CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto sobre saúde visual receita óculos para 114 alunos

Seis são encaminhados para fazer exames de topografia de córnea e cinco passam por acompanhamento médico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Projeto sobre saúde visual receita óculos para 114 alunos
Estudante de medicina aplica o teste de acuidade visual
Foto: João Paulo Barbosa Projeto sobre saúde visual receita óculos para 114 alunos
Exame clínico com o oftalmologista Leonardo Castilho
Foto: João Paulo Barbosa Projeto sobre saúde visual receita óculos para 114 alunos
Equipes do Lions, Banco de Olhos, Unoeste, Proext/Medicina


A diretoria do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente, anuncia o balanço do Projeto Saúde Visual do Escolar realizado em parceria do Lions Clube Cinquentenário com a Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e envolvimento da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp).  Durante três meses do primeiro semestre deste ano, de março a maio, testes de acuidade foram aplicados em 1.381 alunos do 6º ano do ensino fundamental de 13 escolas da Rede Estadual de Ensino. Destes, 266 passaram por consultas médicas, 114 precisaram usar óculos, seis encaminhados para exames de topografia de córnea e cinco recebem acompanhamento médico.

Os exames clínicos ocorreram no banco de olhos, feitos pelo oftalmologista Leonardo Castilho, com os serviços acompanhados pelo presidente Irineu Sesti Filho, diretor técnico Edson Rikio Fudo, assistente social Fátima Elisabete Rota e enfermeira Daiane Graciela da Silva Hilário. O projeto foi implantado em 2010 e faz o segundo de dois atendimentos de saúde que cada aluno recebe durante o ensino fundamental, sendo o inicial quando ingressa em escola da Rede Municipal de Educação e que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O mesmo aluno volta a ser atendido ao iniciar o segundo ciclo do ensino fundamental, que ocorre no 6º ano e em escola estadual.

No primeiro semestre de 2014 a aplicação de testes de acuidade visual ocorreu nas seguintes escolas: Marierta Ferraz de Assumpção, Francisco Pessoa, Anna Antônio, Clotilde Veiga de Barros, Doutor José Foz, Fernando Costa, Monsenhor Sarrion, Tannel Abbud, Miguel Omar Barreto, Mirella Pesce Desidere, Hugo Miele, Maria Luiza Bastos e Humberto Salvador. Para o segundo semestre, com o calendário a ser definido, estudantes e professores da medicina irão às escolas Joel Antônio de Lima Genésio, Pedro Tófano, Fátima Aparecida Costa Falcon, João Alfredo da Silva, Florivaldo Leal, Celestina Teixeira, Antônio Fioravante de Menezes, Arlindo Fantini, Marrey Júnior, Maria Luiza Bastos, Hugo Miele e Placídio Braga Nogueira.

A principal constatação de professores e diretores é de que o aluno que passa a usar óculos tem seu rendimento de aprendizado aumentado. Ao passar a enxergar melhor, copia com menos esforço o que tem na lousa, passa a entender melhor cada conteúdo ensinado e isso aumenta seu entusiasmo. Quando é verificada a necessidade de uso de óculos, em caso dos pais não poderem comprar, o Lions Cinquentenário faz a doação. Muito antes do projeto levado às escolas, o clube de serviço mantinha em suas atividades atenção às pessoas com problema de saúde visual. Em 47 anos de clube, já são 46 que mantém a doação de óculos.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem