CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Articulação de vários segmentos almeja Centro de Inovação

Estudos são feitos em Prudente e a proposta é promover interação de empreendedores com áreas do conhecimento


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Articulação de vários segmentos almeja Centro de Inovação
Santos e Dória, durante a visita à Intepp
Foto: João Paulo Barbosa Articulação de vários segmentos almeja Centro de Inovação
Alessi, Isique, Santos e Dória no acesso à Intepp


Dentro das políticas públicas de oficinas de gestão, importantes polos socioeconômicos no Brasil e no mundo têm adotado centro de inovação, concebido para contribuir para a construção de processos regionais de desenvolvimento socialmente responsável, sustentável e competitivo no âmbito da economia globalizada. Mediante a articulação de vários segmentos, estudos são realizados para criar e instalar o Centro de Inovação de Presidente Prudente (Cipp). A Unoeste está envolvida como um centro produtor de pesquisa e inovação, com o envolvimento da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, da Faculdade de Informática (Fipp) e da Incubadora Tecnológica (Intepp), instalada no campus II e que envolve parceiros externos.

O centro será instalado pela prefeitura, por intermédio das secretarias de Tecnologia da Informação e de Desenvolvimento Econômico. Os recursos serão do governo, conforme protocolo de intenção, firmado no ano passado, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.  O estudo inicial é da GeoBrasilis, com atuação nacional desde 1998. O corpo técnico da empresa paulistana de tecnologia elabora um plano de desenvolvimento econômico, por encomenda da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal). Os serviços iniciados em junho deste ano devem estar prontos em fevereiro de 2015.

Como parte do processo de levantamento de dados e informações, o diretor da GeoBrasilis, José Roberto dos Santos, esteve na manhã desta quinta-feira (21) na Intepp,  recepcionado pelo presidente Emerson Silas Dória, juntamente com o gerente Luís Horácio Ramos Isique. Na companhia do secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, o visitante também esteve no Centro de Formação Permanente dos Profissionais da Educação de Presidente Prudente (Ceforpp), local para possível instalação do Centro de Inovação, com a anuência do prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã”.

Conforme Santos, o centro – como espaço de interação entre empreendedores e de produtores do conhecimento em diferentes áreas – é de significativa importância para auxiliar a alavancar o desenvolvimento regional. “Estamos conhecendo a estrutura que a Unoeste possui em pesquisa e inovação, o que representa um ativo de alto valor. Fora das capitais e de suas regiões metropolitanas não encontramos um ativo desse porte que pode ser ampliado em prol da região”, comentou o executivo que tem atuado em outras regiões paulistas, como são os casos das elaborações de projetos dos parques tecnológicos no Guarujá e em Araçatuba.

A GeoBrasilis elaborou os estudos de implantações da Plataforma Logística Multimodal de Goiás, localizada em Anápolis, e o Entreposto Aduaneiro da Zona Franca de Manaus em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. O plano que é desenhado para a região de Presidente Prudente abrange 32 municípios, com a meta de dez grandes projetos estruturantes e dois projetos de apoio ao desenvolvimento econômico em cada um dos municípios, conforme entendimento com a diretoria da Unipontal, entidade municipalista presidida pelo prefeito de Regente Feijó, Marcos Rocha. Projetos vinculados a recursos federal e estadual.

No caso do Cipp, Alessi estima o investimento inicial de R$ 200 mil, injetado pelo Estado, conforme protocolo do final do ano passado. O centro serve para capacitar empreendedores, oferecendo toda estrutura gestora e operacional, laboratórios, equipamentos para pesquisas, servidores de tecnologia da informação, equipamentos para desenvolvimento de softwares e projetos, entre outros meios. Há toda uma mobilização em prol do centro, na qual está inserido o Arranjo Produtivo Local, denominado APL de Software do Oeste Paulista, com expressivo e organizado número de empresas.

Na elaboração do pré-projeto, a GeoBrasilis irá demonstrar a viabilidade técnica do Cipp, com as indicações dos investimentos para instalação, de acordo com Alessi, que leciona na Fipp, juntamente com Dória e Isique. Faculdade que se constitui no coração da efervescência de ideias como a do APL e agora do Cipp, com a equipe liderada pelo diretor Moacir Del Trejo e da qual também participa na condição de professor, o pró-reitor de pesquisa e pós-graduação doutor Adilson Eduardo Guelfi.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem