CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Projeto voltado à Terceira Idade ganha curso de dança

Unoeste + Terceira Idade retorna no segundo semestre com quatro cursos


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Projeto voltado à Terceira Idade ganha curso de dança
Primeira aula de dança lotou e alunas mostram muita disposição
Foto: Mariana Tavares Projeto voltado à Terceira Idade ganha curso de dança
Projeto fez Marli Barreto Maldonato, 64, retornar à universidade após quase quatro décadas de formada


Aos 62 anos, a dona de casa Célia Maria Dionísio entrou, neste ano, numa universidade pela primeira vez como aluna. A aposentada Marli Barreto Maldonato, 64, retornou à Unoeste após 39 anos de formada, quando concluiu Letras. Elas não se tornaram acadêmicas, mas vêm quase todos os dias à universidade em busca de novos conhecimentos por meio do projeto Unoeste + Terceira Idade. São exemplos do novo modelo de idoso e participam dos quatro cursos oferecidos: artes, ginástica, informática e, a partir deste semestre, dança.

Ficar em casa, após a aposentadoria, se sentindo sozinho, não é mais o perfil desse público que cresce no Brasil a cada ano. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos acima de 60 anos será maior que o grupo de crianças com até 14 anos em 2030. Contudo, eles não querem apenas viver mais, e sim viver melhor!

Presidente Prudente foi avaliada como a 8ª melhor cidade para se viver no Brasil após a aposentadoria, segundo a pesquisa realizada pela empresa de análise de dados Urban System. Ações promovidas por instituições públicas e privadas contribuem para este cenário, como o Unoeste + Terceira Idade, realizado desde março pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste. E neste segundo semestre as atividades voltaram com tudo! Agora, mais um curso integra esse projeto: dança. A primeira aula lotou e as alunas mostraram muita disposição.

O coordenador do projeto, Josué Pantaleão da Silva, explica que a ideia é “movimentar” esse público e trazê-lo para o ambiente acadêmico, promovendo integração entre idosos e estudantes, além de criar uma nova expectativa de vida. “Ações como essa contribuem para colocar Prudente nessa posição [8º lugar], pois, a partir deste convívio, os alunos passam a estudar formas de melhorar ainda mais a vida dos idosos”.

Dona Célia tem três filhos, duas formadas e o mais novo universitário. “Moro apenas com meu filho e ficava muito tempo só. Com o projeto meus dias são mais alegres!”, revela. Também mãe de três, todos formados, dona Marli gosta de todas as aulas, mas destaca a de informática. “Meus filhos até tentaram me ensinar, mas com os monitores estou conseguindo aprender melhor a manusear o computador”.

Informações – As atividades do Unoeste + Terceira Idade são gratuitas e realizadas no campus I da universidade, todas conduzidas por professores e acadêmicos. As vagas para este segundo semestre já foram preenchidas, mas o coordenador do projeto salienta que os interessados podem se inscrever na lista de espera para o próximo ano.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem