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Webfólio proporciona vantagens como instrumento de avaliação

Registro de atividades acadêmicas ganha em dinâmica, facilidade em informações, economia e sustentabilidade


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Foto: João Paulo Barbosa Webfólio proporciona vantagens como instrumento de avaliação
Sandra Genaro ao fazer a apresentação
Foto: João Paulo Barbosa Webfólio proporciona vantagens como instrumento de avaliação
Banca avaliadora: Álvaro Costa Jardim Neto, Maria Eliza Jorge e Gelise Alfena
Foto: João Paulo Barbosa Webfólio proporciona vantagens como instrumento de avaliação
Sandra com Maria Eliza Jorge, Gelise Alfena, Álvaro Costa Jardim Neto e Ana Lúcia de Siqueira


O portfólio utilizado para acompanhamento de atividades acadêmicas e avaliação, no modelo on-line ganha o nome de webfólio. Realizado no curso de nutrição de uma instituição de ensino superior, experimento possibilita aquilatar as vantagens da ferramenta. Existem os ganhos da dinâmica na execução das tarefas, a facilidade em buscar informações adicionais (por estar inserido na internet), a economia com a eliminação de gastos de papel e tinta, e o emprego do conceito de sustentabilidade, amplamente apregoado nas atividades humanas.

A nutricionista Sandra Cristina Genaro realizou o experimento, no segmento de prática clínica em estágio de saúde pública, para produzir a monografia do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na especialização em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem, ofertada pelo Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unoeste. O emprego do webfólio contempla a avaliação formativa, proposta pela qual o aluno é avaliado durante todo o processo e não apenas no fim do período, de tal forma que o acompanhamento permite redirecionamentos durante o percurso.

Assim como o portfólio, o webfólio auxilia no desenvolvimento e acompanhamento das atividades, que podem ser feitos a qualquer hora e de qualquer lugar com acesso à internet, inclusive por diferentes dispositivos móveis. Verifica-se contribuição na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, de tal forma que a avaliação não se apresenta como ajuste de contas. É possível orientar o aluno sobre os problemas que vão sendo encontrados.

Especialmente para o aluno, há ainda a vantagem de pertencer a uma geração que apresenta estreitas relações com as novas tecnologias. Sua vida acadêmica é facilitada. O que fica mais fácil, torna-se mais atraente. Assim, são maiores as oportunidades de revelar suas habilidades e competências. Como também são melhores as condições do professor observar e revisar. Existe ainda a condição de interatividade, de troca de informações, de críticas e sugestões, não só com o professor, mas de aluno para aluno.

O webfólio permite utilizar várias linguagens, verbal e não verbal: texto, imagem estática ou em movimento, áudio, figura, vídeo, música... Para isso, muitas vezes basta o click num link que remete a um filme, por exemplo. São situações reveladoras de atitude e interesse em construir e buscar novos conhecimentos, proporcionando, inclusive, a autoavaliação. Conforme a autora do estudo, a metodologia para trabalhar com o webfólio exige sistematização de conduta.

Na monografia levada à defesa pública na tarde desta quarta-feira (26) consta um guia para a elaboração do webfólio no espaço virtual, o que se inicia pela escolha do navegador e prossegue com criação de conta no Google, elaboração da ferramenta e as possibilidades de uso possíveis, procedimentos de postagens, adicionamento de imagens e outras medidas, como a que estabelece privacidade, com acesso restrito aos envolvidos nas atividades ou grupos afins.

O trabalho orientado por Maria Eliza Nigro Jorge e produzido por Sandra foi avaliado por Gelise Soares Alfena e Álvaro Costa Jardim Neto, em sessão de defesa pública instalada por Ana Lúcia Farão Carneiro de Siqueira, em nome da coordenação do curso no Nead. Nessa nova especialização em sua carreira acadêmica, a professora universitária que ostenta o título de mestre foi aprovada para receber um novo título: o de especialista em avaliação do ensino e da aprendizagem, outorgado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação.

Sandra fechou a programação de sete defesas ocorridas esta semana, de segunda a quarta-feira. Felipe Diego Moraes, sobre avaliação no ensino de bateria; Carla Renata Drimel Bibiano que estudou a avaliação em capacitação de recursos humanos; Elisabete de Souza Lima Oliveira que discorreu sobre a importância das metodologias e práticas educativas no ensino infantil; e Michelli Rodrigues Manoel Souza, sobre a dimensão lúdica de reunir brincadeiras antigas e atuais.

Cláudia Firmino de Oliveira produziu monografia que analisa a importância da afetividade para o processo avaliativo do ensino e aprendizagem; e Cláudia Mara de Oliveira Peloso estudou a avaliação como prática importante no processo ensino e aprendizagem. Estiveram envolvidos nas bancas, orientadores e avaliadores, Maria Eliza, Gelise, Valdecir Cahoni Rodrigues, Danielle Aparecida do Nascimento Santos, Luiz Antonio Sobreiro Cabreira e Eunice Ladeira Guimarães Lima.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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