CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Entorno da ETE de Gardênia recebe primeiras mudas de árvores

Administração municipal de Rancharia prevê 10 mil árvores na Estação de Tratamento de Esgoto do distrito


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Entorno da ETE de Gardênia recebe primeiras mudas de árvores
Plantio das primeiras mudas de árvores no entorno da estação
Foto: João Paulo Barbosa Entorno da ETE de Gardênia recebe primeiras mudas de árvores
Doação de mudas de árvores para produtores rurais de Gardênia
Foto: João Paulo Barbosa Entorno da ETE de Gardênia recebe primeiras mudas de árvores
Representantes da Unoeste, da Câmara e da Prefeitura de Rancharia


Por ocasião da construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Gardênia, a administração municipal de Rancharia assinou Termo de Ajuste de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público para o plantio de 5 mil árvores no entorno do local de destinação final dos dejetos residenciais, em área rural próxima das cerca de 500 moradias do distrito de 1,5 mil habitantes e localizado a 53 quilômetros da sede do município. Articulações são feitas pelos gestores públicos e a intenção é plantar o dobro: 10 mil. Em ato simbólico para formação de mata, algumas mudas foram plantadas neste domingo (28), por ocasião do 9º Fest Peixe.

Conforme o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adriano Machado, pelo Programa Integração, resultado de convênio firmado entre a Prefeitura e a Unoeste, 200 mudas foram doadas inicialmente, 5 mil estão previstas pela Flora Londrina e outra quantidade é pretendida junto ao colégio agrícola de Rancharia, atualmente denominado de Escola Técnica (Etec) e que pertence ao Centro Paula Souza. Quem também esteve envolvido no plantio inicial, foi um grupo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), juntamente com o professor Thadeu Henrique Novaes Spósito que também leciona na Unoeste.

O Programa Integrar envolve os cursos de ciências agrárias da Unoeste – Agronomia, Zootécnica e Medicina Veterinária – e abre a oportunidade para projetos de outros cursos. Contempla extensão, pesquisa e ensino. No plantio de domingo, ocorreu a contribuição de um grupo de alunos da Agronomia na companhia do professor Neimar Rotta Nagano e do coordenador do curso Dr. Carlos Sérgio Tiritan. Pela Prefeitura, além de Machado, esteve presente a diretora de Turismo, Sandra Cristina Amaral Franco.

Também participaram membros da câmara legislativa municipal. Pela Associação dos Piscicultores de Rancharia, ajudaram no plantio o presidente Cicélio Félix e o vice-presidente Daniel Fernando. A ETE fica próxima à represa do rio Capivari, em região do bioma cerrado da Mata Atlântica. A participação da Unoeste nessa atividade fez parte da programação do Mês da Responsabilidade Social, realizada pela Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) em atenção à proposta de Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem