CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simpósio de Enfermagem traz experiências em saúde mental

Profissionais da Caps AD falaram sobre a rede aos acadêmicos de Enfermagem da Unoeste


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Simpósio de Enfermagem traz experiências em saúde mental
Evento ocorreu no anfiteatro do Hospital Regional de Presidente Prudente
Foto: Mariana Tavares Simpósio de Enfermagem traz experiências em saúde mental
Marli Fernandes dos Santos e Roberta Stephnie Sumac relataram suas experiências na saúde mental

Saúde Mental foi o tema da palestra ministrada na noite dessa quinta-feira (8), no anfiteatro do Hospital Regional (HR), durante realização do 4º Simpósio de Atualização em Enfermagem da Unoeste. A coordenadora e a enfermeira do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas 3 (Caps-AD), Marly Fernandes dos Santos e Roberta Stephnie Sumac, falaram sobre suas experiências na rede, das conquistas e dificuldades, e explicaram como o trabalho é realizado em Presidente Prudente.
 
Marly, que é psicóloga e também coordenadora do Programa em Saúde Mental do município, conta que são atendidos, em média, 600 pacientes por mês. Segundo ela, os profissionais devem estar preparados para as diversas situações. “Trabalhamos com uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, dentre outros profissionais. Existe um cronograma de atividades internas e externas de prevenção e orientação”.
 
A enfermeira afirma ser um campo em expansão, pois tem se falado mais em saúde mental, também pelas próprias doenças que têm surgido com mais frequência. “No nosso caso específico é o uso de drogas, mas a maioria dos nossos pacientes tem o transtorno associado por causa da dependência química por longo tempo”. Roberta pontua que para quem se interessa pela área é importante buscar especialização e aperfeiçoamento, bem como a troca de experiências. “É um segmento que não tem grande procura, pois demanda um perfil específico do profissional”, relata.
 
A professora da graduação, Aline Aparecida Buriola, explica que o simpósio tem como objetivo o aperfeiçoamento de conteúdo aprendido em sala de aula. “Esse assunto [rede de atenção à saúde mental] os alunos aprendem em disciplinas como Psiquiatria, Psicologia e a própria Saúde Mental. Como eles aprendem na teoria é importante que vejam relatos de pessoas que vivem a prática desse trabalho”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem