CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Plano de trabalho é ponto de partida de convênio com o Itesp

Várias ações são preliminarmente definidas, incluindo demandas prioritárias de assentamentos no Pontal


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Plano de trabalho é ponto de partida de convênio com o Itesp
Reunião entre representantes da Proext e do Itesp


A Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) articula a formação de convênio entre a Unoeste e a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) para várias ações no decorrer deste ano. O plano de trabalho já está delineado. Decisões preliminares foram tomadas em reunião durante a tarde desta segunda-feira (9), com as participações de representantes de ambas as partes, realizada no campus II. “Trabalho que exige uma conjugação de esforços e de conhecimentos interdisciplinares e multiprofissionais”, conforme a coordenadora de ações extensivas gerais da Proext, Cidinha Martines.

O supervisor técnico do Grupo de Trabalho de Campo (GTC) do Itesp, Odjalma Betramello, disse que em razão do período eleitoral no fim do ano passado, não foi possível formalizar o convênio, ficando para agora o início do processo de formalização de parceria. A reunião serviu para estabelecer encaminhamentos preliminares, incluindo as demandas prioritárias apontadas nos dois eventos do Programa Agita Pontal, realizados em 2013 nos assentamentos Areia Branca, em Marabá Paulista, e São Bento, em Mirante do Paranapanema.

Os coordenadores da Proext passam a articular junto aos cursos de graduação e programas de mestrados e doutorados as ações prioritárias a serem contempladas no plano de trabalho. Os envolvimentos imediatos da pós-graduação stricto sensu são do mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e do Programa de Mestrado e Doutorado em Agronomia, que deverão trabalhar com informações social, econômica e ambiental registradas nas cadernetas de campo, elaboradas por técnicos do Itesp. A partir da análise de dados serão elaboradas ações.

“No âmbito do plano de trabalho de compensação ambiental, elaborado pelo Itesp para o Pontal do Paranapanema, foi cogitada a possibilidade do mestrado em Meio Ambiente, dos cursos de Engenharia Ambiental e afins promoverem as capacitações dos assentados para implantação dos projetos de recuperação das áreas degradadas”, disse Cidinha. A coordenadora de ações culturais, esportivas e sociais da Proext, Graziella Plaça Orosco de Souza cogitou a possibilidade de envolvimento do mestrado em Educação no Grupo de Pesquisa de Saúde na Zona Rural, juntamente com a Coordenadoria de Ações Extensivas de Saúde da Proext e o curso de Odontologia.

Todavia, em termos de novas ações o interesse do Itesp, manifestado por sua assistente social Eliana Faustino, é que neste ano sejam priorizados os assentamentos no município de Presidente Bernardes, com as demandas a serem apresentadas à Proext até o final deste mês. O Agita Pontal, que leva vários serviços, deverá contemplar tais assentamentos. O interesse dos parceiros é que o plano de trabalho esteja pronto o mais rápido possível. Após homologação da Reitoria da Unoeste, seguirá para o Itesp para encaminhamento à Secretaria de Estado da Justiça, visando a celebração do convênio.

Também esteve na pauta da reunião a importância da formalização de parecerias com prefeituras dos municípios onde as ações serão desenvolvidas, bem como a necessidade quando da realização dos eventos. Protocolo de intenções, formalizado em março e firmado em agosto de 2013, precede o convênio entre Itesp e Unoeste, por intermédio da sua mantedora Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), no qual está aberta a possibilidade de que os professores pesquisadores inseridos no Comitê Gestor do Programa Agita Pontal tenham seus nomes publicados no Diário Oficial do Estado (DOE).

Outra possibilidade de ação entre os parceiros está em trâmite na Proext, que é a oferta pela Unoeste do curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos (IATF) aos médicos veterinários do Itesp. O cronograma e conteúdo constam de orçamento enviado à gerente de produção e renda da Fundação Itesp, Renata Vieira de Miranda Cunha. Pela Proext, também participaram da reunião o coordenador administrativo Fábio Nogueira, a coordenadora de ações extensivas de saúde Rosilene Martins Viel e os assessores de integração comunitária Darci Galbiati e Luciana Lorençon.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem