CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Biorreguladores estimulam crescimento do sistema radicular

Constatação é feita em experimento científico desenvolvido com cana-de-açúcar submetida a déficit hídrico


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Biorreguladores estimulam crescimento do sistema radicular
Zilliani durante a arguição pela banca examinadora
Foto: João Paulo Barbosa Biorreguladores estimulam crescimento do sistema radicular
Banca: doutores Tadeu Marques, Gustavo Maia e Felipe Macedo
Foto: João Paulo Barbosa Biorreguladores estimulam crescimento do sistema radicular
Rafael Zilliani, Gustavo Maia, Tadeu Marques e Felipe Macedo

 
São vários os fatores ambientais que podem alterar os processos fisiológicos da cana-de-açúcar, sendo o déficit hídrico o maior limitador dessa cultura. Reguladores vegetais podem atenuar os efeitos da falta de água. São substâncias que podem auxiliar na regulação dos processos. Diante do exposto, o tecnólogo Rafael Rebes Zilliani realizou experimento científico para avaliar efeitos de uma solução de biorreguladores – auxina, citocinina e giberalina – sobre o desenvolvimento inicial e fotossíntese da planta. Foi constatado que os biorreguladores estimularam, principalmente, o crescimento do sistema radicular, devido à maior absorção de água e, por consequência, melhor desempenho fisiológico sob déficit hídrico.
 
No estudo realizado junto ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Agronomia da Unoeste, no curso de mestrado, Zilliani adotou o delineamento inteiramente casualizado no esquema fatorial 2x3, em dois regimes hídricos: controle, com 100% de capacidade de campo, e déficit hídrico, com 20%. Foram aplicadas três doses da solução de biorreguladores. No tratamento com dez repetições foram utilizados os cultivares RB867515 e SP-3250, com as plantas tratadas com a solução comercial de biorreguladores Stimulate® nos toletes, no momento do plantio, e 64 dias após o plantio, via aplicação foliar. O déficit hídrico foi iniciado 55 dias pós-plantio.
 
Durante o período do experimento foram feitas avaliações biométricas e fisiológicas das plantas. Aos 110 foi feita a avaliação da biomassa. Verificou-se que o déficit hídrico reduziu o conteúdo relativo de água das plantas, todos os parâmetros fisiológicos, o crescimento e a produção de biomassa. Já as plantas tratadas com o biorregulador apresentaram menor redução em todos os parâmetros fisiológicos e biométricos e de produção de biomassa, em comparação às plantas sem o tratamento com o Stimulate®, conforme explicou o autor da pesquisa ao fazer a defesa pública de sua dissertação na tarde desta segunda-feira (2).
 
“Os biorreguladores estimularam, principalmente, o crescimento do sistema radicular. Promoveu maior absorção de água pelas plantas e, consequentemente, melhor desempenho fisiológico sob déficit hídrico. O Stimulate® atenuou os efeitos do déficit hídrico nos processos fisiológicos, com menor redução em Amax, VCmax e Vpmax; e, também, menor dano fotoquímico. Essa condição foi responsável pelo maior crescimento, em altura e área foliar, com aumento da produção de biomassa total das plantas: raiz, folhas e colmo”, pontuou Zilliani.
 
O estudo levou em consideração os fatos de o Brasil ser o maior exportador de açúcar e álcool e maior produtor em área cultivada de cana-de-açúcar, com a estimativa de 9 milhões de hectares para a próxima safra produzir 642,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, sendo que o Estado de São Paulo responde por 32% da área plantada. O país detém 50% do açúcar comercializado no mundo e ainda produz etanol, utilizando caldo e celulosa, e bioeletricidade com a queima do bagaço. Portanto, a cana-de-açúcar desperta grande interesse comercial e agronômico.
 
Orientada pelo Dr. Gustavo Maia Souza, a pesquisa resultou na dissertação “Influência de biorreguladores sobre a fisiologia e crescimento inicial de cana-de-açúcar submetido a déficit hídrico” que, durante a defesa pública, recebeu a avaliação dos doutores Tadeu Alcides Marques e Felipe Barros Macedo, convidado junto à USP de Pirassununga. Aprovado, Zilliani irá receber o título de mestre em Agronomia, concedido pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem