CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Núcleo de Pesquisa em Saúde recebe aval de pró-reitorias

Membros do Nipes reúnem-se para traçar agenda de trabalhos deste ano


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Núcleo de Pesquisa em Saúde recebe aval de pró-reitorias
Encontro nesta semana marca retomada de atividades e planejamento


Nesta semana, uma reunião realizada no campus I estabeleceu os rumos do Núcleo Institucional de Pesquisa em Saúde (Nipes) da Unoeste para este ano no que se refere à agenda de trabalho. Constituído em abril de 2014, o grupo agora está homologado oficialmente pelas pró-reitorias Acadêmica e de Pesquisa e Pós-graduação e definiu a sua diretoria. Outra das novidades é que a organização, formada por docentes pesquisadores, oferecerá um curso de formação científica, com enfoque principal na saúde, para alunos e professores da universidade.

A equipe é liderada pelo professor doutor Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, que comenta que a partir da atual homologação, o “Nipes passa a ser reconhecido como núcleo institucional de fato e pode propor, aos colegiados superiores e pró-reitorias, alternativas ou planos para o desenvolvimento de pesquisa em saúde na Unoeste”. Desde quando foi criada, a organização tem o intuito de refletir sobre o que é pesquisado, produzir pesquisas que beneficiem o Oeste Paulista e contribuir para criação de um mestrado em ciências da saúde na Unoeste.

Está definido que pretende-se criar uma linha de pesquisa sobre saúde baseada em evidências e oferecer, com previsão para o segundo semestre de 2015, um curso de formação científica para universitários e docentes. Rodrigues aponta que “na última reunião também ficou decido que o Nipes se organizará na elaboração de projetos interdisciplinares em saúde e, para isso, dia 7 de abril haverá uma palestra com a professora Larissa Sapucaia Ferreira Esteves”, do curso de Enfermagem, que tratará sobre indicadores de saúde que merecem atenção em Presidente Prudente, de forma a construir projetos voltados para as necessidades de saúde da cidade.

Funcionamento do grupo – A diretoria do Nipes da Unoeste, eleita, é formada pelos seguintes professores doutores da Unoeste: Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues (coordenador do curso de Biomedicina), Jossimara Polettini (professora da Biomedicina), Luciana Prado Maia (professora da Odontologia) e Maria Cristina Alves Corazza (coordenadora da Fonoaudiologia). Também integra a comissão organizadora, Ana Clara Campagnolo Real Gonçalves, fisioterapeuta da Unesp. Este quadro fica vigente de 2015 a 2018.

Quem tiver interesse em conhecer ou até mesmo participar do Nipes, seja docente da Unoeste, representante de sociedades científicas ou órgãos, ou ainda de outro segmento ligado à saúde, basta manifestar o interesse por meio do e-mail do líder do grupo: marcusvinicius@unoeste.br. O núcleo institucional terá reuniões quinzenais, às terças-feiras, das 17h20 às 18h40, no bloco E do campus I da Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem