CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Assentados de Marabá Paulista terão tratamento odontológico

Projeto em elaboração objetiva melhorar qualidade de vida do trabalhador no Assentamento Areia Branca


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Assentados de Marabá Paulista terão tratamento odontológico
Reunião sobre o projeto de tratamento odontológico


Com a previsão de ser posto em prática no segundo semestre deste ano, projeto levará tratamento odontológico para trabalhadores da agricultura familiar no Assentamento Areia Branca. Com envolvimento da Prefeitura de Marabá Paulista, a iniciativa envolve a parceria da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com a Unoeste, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Nesta terça-feira (2), ocorreu reunião para tratar do assunto diretamente com o prefeito Hamilton Cayres Lopes.
 
“Temos uma cidade pequena, mas o município possui enorme extensão rural. O Areia Branca foi o ponto inicial dos assentamentos”, disse o prefeito para explicar as dificuldades de uma prefeitura com poucos recursos e a necessidade de vários serviços na zona rural, incluindo os básicos, que são conservação de estradas e pontes, educação e saúde. Para Lopes, a parceria envolvendo a Unoeste e o Itesp é de grande importância, até mesmo para levantar a autoestima dos assentados. Com 25 anos de existência e cerca de 300 moradores, o Areia Branca é o mais antigo dentre os assentamentos realizados pelo governo paulista em terras devolutas do Pontal do Paranapanema.
 
Para viabilizar o projeto, a coordenadora de ações extensivas de saúde da Proext, Rosilene Martins Viel, esteve na prefeitura de Marabá com a diretora da Faculdade de Odontologia (Fopp), Cláudia de Oliveira Lima Coelho e o professor José Luiz Santos Parizi. Foram várias abordagens feitas durante a reunião, as quais servirão de subsídios para confecção do projeto. A previsão é de 60 dias, entre início e fim da prestação dos serviços odontológicos a serem realizados no próprio assentamento, com instalações de laboratório protético e consultório na escola.
 
Além do prefeito e dos representantes da Unoeste, participaram da reunião: o vice-prefeito Wilson Guidorizzi, a secretária de saúde Maria Almeida dos Santos, o engenheiro agrônomo José Oliveira Gomes, os vereadores Eli Roberto Chaves e Antônio Edivan de Lima; pelo Itesp o supervisor técnico em Presidente Prudente, Odjalma Beltramello, o analista de Desenvolvimento Agrário, Sivaldo da Mota, e o supervisor técnico do Itesp em Presidente Venceslau, Gilberto Ferrari. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem