CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente possui 20 doentes renais esperando por transplante

Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico busca sensibilizar doadores e sonha com centro de referência


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui 20 doentes renais esperando por transplante
Mesa redonda da Carim, no auditório do Ciesp
Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui 20 doentes renais esperando por transplante
Participantes da mesa redonda promovida pela Carim
Foto: João Paulo Barbosa Prudente possui 20 doentes renais esperando por transplante
Rosilene Martins Viel falou em nome da Proext

 
Pelo menos 300 doentes renais crônicos fazem hemodiálise no Hospital Regional e na Santa Casa de Presidente Prudente. Existem ainda mais de 700 pessoas em tratamento conservador, que consiste em medicação, dieta adequada e estilo de vida apropriado. São 14 que recebem diálise peritoneal, por apresentarem quadros de insuficiência renal aguda ou crônica. No ano passado, apenas oito conseguiram transplantes. Atualmente, são 20 doentes na lista de espera. Os números preocupam dirigentes e equipe técnica da Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim), empenhados numa grande mobilização para sensibilizar doadores e com o sonho de que a cidade possa ser um centro de referência na prevenção, tratamento e transplantes.

O ponto de partida da missão para mobilizar a cidade e região ocorreu nesta segunda-feira (1), numa mesa redonda que reuniu representantes de vários segmentos, realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), entidade que cede espaço à Carim. Visando o debate permanente, voltado a empreender ações, os interessados em contribuir passarão a participar da reunião mensal da entidade, na primeira sexta-feira de cada mês. Neste mês, por conta de feriado prolongado, a reunião ficou para a sexta-feira (12) da próxima semana, às 9h. A Unoeste está entre os parceiros, por intermédio da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext).

Outros envolvidos são: Hospital Regional, Santa Casa, Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, Secretaria Municipal de Saúde, Rotary Rosa dos Ventos, Ciesp/Fiesp, médicos e alguns segmentos da classe política, representados na mesa redonda. Num primeiro momento, dentre as várias sugestões, duas devem ganhar corpo: ações junto à rede municipal de saúde – formada por unidades básicas, estratégia da família e farmácias – e participação na campanha em prol da doação de órgãos, realizada em setembro de cada ano pelo Banco de Olhos da Santa Casa, em conjunto com a Lions Clube Cinquentenário e Proext, entre outros parceiros. A campanha oferece serviços preventivos de saúde e distribui 40 mil panfletos.

Na abertura, conduzida pelo secretário da Carim, Martinho Sérgio Krasucki, falou o presidente Walmy Geraldo de Almeida. A assistente social Elaine de Oliveira Almeida, juntamente com sua colega Welida Gomes Farias e a psicóloga Célia Harumi Tarumoto, apresentou as estatísticas e falou de ações em prol da visibilidade da Carim, que apoia pacientes e familiares, como a campanha Lacre-Carim, com a coleta dos lacres de alumínio das latinhas de bebidas para vender à empresa de reciclagem ou utilizar para artesanato. Rosilene Martins Viel falou em nome da Proext, reafirmando o compromisso de parceria, com a possibilidade de ampliar as atividades em conjunto.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem