CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Educação recebe inscrição para processo seletivo

stricto sensu


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Educação recebe inscrição para processo seletivo
Leandro Filho recomenda o mestrado em Educação da Unoeste

O colegiado do Programa de Mestrado em Educação – ofertado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste – anuncia que as inscrições em processos seletivos estão na reta final para alunos especiais e em seguida serão abertas para alunos regulares. Um prazo termina no dia 14 deste mês e o outro começa já no dia 15, indo até 21 de agosto.

A seleção dos interessados em ingressar no programa como aluno especial será através da análise de currículo. A seleção para aluno regular ocorrerá em quatro etapas. A primeira delas será a prova escrita, com tema relacionado à educação. A aprovação requer nota igual ou superior a 7,0. É a única etapa de caráter eliminatório, sendo as demais classificatórias.

Na segunda, examinadores farão a análise do pré-projeto, elaborado numa das duas linhas de pesquisa de escolha do candidato: 1- Instituição educacional: organização e gestão; e 2- Formação e prática pedagógica do profissional docente. A terceira etapa constará de entrevista sobre o pré-projeto e o currículo do candidato inserido na Plataforma Lattes.

Durante a entrevista, as arguições serão avaliadas por banca examinadora composta por orientadores do programa. Por fim ocorrerá o exame de proficiência em língua estrangeira, com opção de escolha entre inglês e espanhol. Nos editais de ambos os processos são encontradas todas as informações pertinentes.

O professor de filosofia e sociologia no ensino médio da Rede Estadual de Ensino José Antônio Leandro Filho concluiu o mestrado no fim do mês passado e tem recomendado para seus colegas de profissão em Presidente Venceslau (SP), onde leciona há dez anos. “Inclusive, tenho um colega que irá participar desse próximo processo seletivo”, contou na manhã desta quarta-feira (8).

Sua recomendação é sustentada em dois motivos: o nível do mestrado e a transparência no processo de seleção, “que não dá preferência e nem faz reserva para ex-aluno de graduação da própria instituição”. Além do mais, disse que fazer a pós-graduação na Unoeste contribuiu em muito com sua vida profissional, permitindo aprofundar o conhecimento prévio e adquirir novos conhecimentos.

Outro fato positivo, apontado pelo novo mestre, é a melhoria no salário devido a titulação. Leandro Filho entende estar preparado para tentar ingressar no doutorado em 2016, inclusive com convite para fazer em Portugal. A proposta surgiu ao enviar trabalho científico desenvolvido no mestrado, para apresentação num congresso luso-brasileiro sobre currículo escolar.

Porém, optou por declinar do convite, em razão da dificuldade ou até impossibilidade de convalidar o título no Brasil. Sua intenção é fazer o doutorado no modelo sanduíche, que compreende parte no Brasil e outra no exterior. A pretensão de sua nova pesquisa será comparar o currículo sobre o ensino de filosofia brasileiro e português, no aspecto da disciplina contribuir na formação crítica e reflexiva do aluno.

Graduado em filosofia pela PUC de Campinas e em teologia pela PUC de São Paulo, com a convalidação de seu diploma pelo Colégio Atheneu (em Roma) exerceu o sacerdócio por 1 ano. Foi padre em Presidente Epitácio, no ano de 2005. Natural de Jales (SP), Leandro Filho passou parte de sua vida em Matão e Campinas, antes de se radicar na região de Presidente Prudente.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem