Você está em: Unoeste » Pesquisa » Informação sobre Cadastro de Projetos

Informação sobre Cadastro de Projetos

Pesquisa Científica Institucional PEIC
Comitês de Pesquisa Institucionais Calendário PEIC
Modalidades de Pesquisa PPG
PROBIC PPD
Calendário PROBIC Fluxograma da Tramitação de Projetos

Atualize seu Currículo Lattes
PIBIC 2013-2014 - Resultado da Seleção

Pesquisa Científica Institucional

A Pesquisa Institucional na UNOESTE tem sido conduzida no sentido de fomentar a formação de recursos humanos para execução e/ou orientação de pesquisas em suas diferentes formas nas diversas áreas do conhecimento. A Pesquisa Institucional na UNOESTE cumpre também um papel determinante na integração entre os diferentes níveis do ensino superior e a extensão, por meio da capacitação científica e tecnológica e agregação de novos conhecimentos com repercussão social, científica e tecnológica. Na UNOESTE é possível identificar os seguintes tipos característicos de pesquisa: a básica que busca conhecimentos independentes de aplicação prática, a aplicada voltada para a obtenção de soluções práticas para problemas específicos e a de desenvolvimento tecnológico voltada para a introdução de novos produtos ou processos. A Coordenadoria Central de Pesquisa da UNOESTE (CCPq) é o setor da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Campus II) que realiza os cadastramentos e reúne todas as informações sobre a Pesquisa Institucional.

topo

Comitês de Pesquisa Institucionais

A CCPq dispõe de Comitês de apoio ao desenvolvimento da pesquisa.

CAPI - Comitê Assessor de Pesquisa Institucional da UNOESTE

É um colegiado interdisciplinar presidido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, integrado por representantes da CCPq , professores-pesquisadores representantes de cada área do conhecimento, representantes dos programas de pós-graduação stricto sensu (mestrados), por um representante discente da graduação e um da pós-graduação . O CAPI apóia e assessora a CCPq na tomada de decisões, acompanha as atividades dos programas de Pesquisa e constitui-se num fórum de julgamento dos recursos relacionados aos Programas de Pesquisa Institucional. Trata-se de uma instância de caráter normativo, consultivo e deliberativo. Entre suas atribuições, destacam-se: estudar e promover alterações nos Programas e na própria política de Pesquisa Institucional; analisar os projetos e as características de seus participantes, decidindo quanto a sua inclusão nos respectivos Programas; analisar e homologar pareceres de consultores ad-hoc sobre projetos e relatórios de pesquisa; julgar recursos; acompanhar e avaliar as atividades dos Programas de Pesquisa Institucional. Todos os projetos de pesquisa são analisados quanto ao teor técnico-científico e metodológico, verificando-se sua coerência, pertinência, relevância e viabilidade.

As avaliações dos comitês CAPI (avaliação técnica), CEP (avaliação ética) e CEUA (avaliação ética) são independentes, por isso, quando o projeto de pesquisa é alterado seguindo sugestão/determinação de um dos comitês, o outro comitê deve ser informado sobre a alteração por meio de Comunicação Interna entregue na CCPq.

CEP - Comitê de Ética em Pesquisa da UNOESTE Acesse!

Calendário de reuniões:

topo

Modalidades de Pesquisa

Todas as modalidades de pesquisa descritas abaixo, devem ser cadastradas na Coordenadoria Central de Pesquisa da UNOESTE (CCPq) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Campus II).

1 - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Programa de Iniciação Científica é a modalidade destinada aos graduandos da UNOESTE, sob orientação docente qualificada. A Iniciação Científica visa à formação geral do aluno graduando, à reflexão e à criatividade por meio de projeto vinculado a uma atividade de Pesquisa Docente, capaz de proporcionar a vivência das diferentes etapas da investigação científica. São dois os Programas Institucionais de Pesquisa Discente: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica e PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica da UNOESTE.

topo

1.1 - PROBIC - PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Visa a estimular pesquisadores produtivos a engajarem alunos de graduação com vocação científica, em suas atividades de pesquisa, objetivando a aprendizagem de técnicas e métodos específicos com vistas à prática científica e ao aprofundamento de estudos em uma pós-graduação ou qualificação profissional diferenciada. O PROBIC oferece possibilidade de concessão de bolsas aos alunos participantes, mediante submissão para participação de um processo seletivo anual, conduzido de acordo com critérios de mérito e competência. Cada projeto PROBIC pode contar com até 4 (quatro) alunos participantes, sendo dois bolsistas e dois colaboradores sem bolsas. Orientadores mestrandos (matrícula como aluno regular em curso de mestrado reconhecido pela CAPES), poderão orientar, no máximo 1 projeto de iniciação científica. Orientadores mestres e doutores poderão orientar até 3 projetos de Iniciação Científica.

Em razão do grande número de cadastros de projetos PROBIC e solicitações de bolsas, é realizada uma seleção de projetos para contemplação dos alunos bolsistas. O Comitê Assessor de Pesquisa Institucional (CAPI) definiu os critérios para a seleção dos projetos cadastrados na modalidade PROBIC, cujos alunos serão beneficiados com a bolsa.

» Relação de alunos contemplados no PROBIC (ago/2013)

topo

1.2 - PEIC - PROGRAMA ESPECIAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O PEIC cumpre o papel idêntico ao PROBIC, incentivando professores qualificados a realizarem orientação de graduandos em atividades de pesquisa na forma de Iniciação Científica. Mantendo as preocupações com o mérito técnico-científico e viabilidade técnica e econômica, o PEIC caracteriza-se pelo fluxo contínuo na apresentação de projetos (que não acarretem custos para UNOESTE), todavia, não há concessão de bolsas.

CADASTRO DE PROJETOS PROBIC e PEIC

topo

2 - PPG – PROGRAMA DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO

É uma modalidade destinada ao cadastramento de projetos de pesquisas dos pós-graduandos de cursos lato sensu e stricto sensu . Para evitar duplo cadastramento, a UNOESTE admite apenas os projetos de pesquisa, cujos alunos autores não tenham cadastrado suas pesquisas nas outras instituições às quais estejam vinculados. O PPG não prevê a concessão de bolsas para o alunos ou de horas pesquisa para os professores orientadores. O professor da UNOESTE que esteja realizando um curso de pós-graduação stricto sensu , deverá cadastrar seu projeto de pesquisa na modalidade PPD.
CADASTRO DE PPG

topo

3- PPD - PROGRAMA DE PESQUISA DOCENTE

O Programa de Pesquisa Docente (PPD) tem como objetivo fomentar a realização de pesquisas pelos docentes da Instituição, inclusive enquanto cursam programas de pós-graduação strictu sensu O Programa de Pesquisa Docente (PPD) admite pesquisas propostas por docentes que sejam, no mínimo, mestrandos. Neste tipo de projeto podem participar outros docentes, discentes e técnicos. O PPD pode ser individual ou coletivo.

Quando o PPD for coletivo, o grupo de pesquisadores poderá ser cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq, onde ganham domínio nacional. O Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de pesquisadores organizados em torno de uma temática central vinculada a uma Linha de Pesquisa. O líder deve ser doutor e tem a incumbência de coordenar as atividades do grupo, geralmente composto por docentes de áreas afins, alunos de pós-graduação stricto sensu , alunos de graduação e técnicos. O conjunto que se forma tem caráter interdisciplinar e compartilha não só instalações e equipamentos como também orientações teórico-metodológicas. Para cadastrar um Grupo de Pesquisa acesse o site do CNPq (www.cnpq.br) e entre no link "Diretório dos Grupos de Pesquisa".
Cadastro de Projetos do PPD na CCPq da UNOESTE

topo

Cronograma e Orçamento são preenchidos no próprio Sistema Gestor de Pesquisa (não precisam ser impressos e assinados).
O Projeto de pesquisa completo é anexado no Sistema Gestor de Pesquisa (não precisa ser impresso).
Para atualizar e/ou imprimir o Currículo Lattes, acesse o link: http://lattes.cnpq.br