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Presidente Prudente Jaú
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Gestão Comercial

Tecnologia | 4 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


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Resumo:
A franquia (franchising) trata de um sistema alternativo de distribuição de produtos ou serviços em que o franqueador licencia sua marca ao franqueado que distribui seus produtos ou serviços. No século XIX, nos Estado Unidos, a Singer Sewing Machine Company já concedia o direito de comercialização de seus produtos independentes, a franchising chegou ao Brasil na década de 1960. Desde então vem provocando uma revolução na realidade social e econômica no Brasil. Nosso pais é o quarto melhor mercado de franquias no mundo, com uma tendência de expansão promissora. Esse projeto de pesquisa tem a finalidade de identificar quais as maiorias franquias nos últimos 15 anos, seu crescimento e o que vem contribuindo para o desenvolvimento do mercado nacional brasileiro. Para tanto, este estudo será construído através do levantamento de dados encontrados nas literaturas já existentes com a realização de pesquisas bibliográficas por meio de livros, revistas e pesquisas disponibilizados no acervo da biblioteca IES e também em sites específicos sobre o tema.

Protocolo: 3143 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO FRANCO MONZANI
CAIO PEDRO DO NASCIMENTO SANTOS
BEATRIZ NUNES FERRARI
Professor(es): EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA

Resumo:
O presente projeto tem por objetivo geral estudar em que medida os atores sociais locais participam do desenvolvimento do município de Marília/SP a partir da indústria de alimentos, com a conjugação do cenário nacional e internacional. Para a realização desta pesquisa tomar-se-á como referencial teórico, sobre o desenvolvimento e internacionalização autores como AMARAL FILHO, BANDEIRA PEDRO, SCHUMPETER, MARSHALL, HADDAD, BOISIER; GOULART, BRASIL e ARRUDA. Já sobre o município de Marília os autores serão: SPOSITO, MONBEIG, dentre outros. Sobre a construção de cenários prospectivos estudaremos MARCIAL, GRUMBACH e GODET. E o referencial sobre o Método Delphi terá como base os autores: KAYO, SECURATO, GRISI, ZACKIEWICZ, SALLES-FILHO, WRIGHT, GIOVINAZZO, CUHLS e GRUPP. Considerando seu objetivo, o trabalho será desenvolvido em várias fases. Uma primeira de caráter bibliográfico resgatando historicamente o município de Marilia e as teorias sobre internacionalização e desenvolvimento. Em seguida utilizaremos entrevistas abertas do tipo semi-estruturadas com vinte atores sociais locais que compõe os seguintes segmentos: governo municipal; empresariado; universidade; lideranças sociais e trabalhadores. Nesta entrevista buscaremos identificar em que medida estes atores contribuem para o desenvolvimento e a internacionalização de Marília/ SP, tendo como foco a indústria de alimentos. E, finalmente em uma terceira etapa construiremos cenários prospectivos a partir dos dados coletados com o método Grumbach, uma ferramenta de gestão estratégica, amparado no Método Delphi. Adicionalmente empregaremos os softwares Puma, um sistema de planejamento estratégico e cenários prospectivos e o Lince, sistema de simulação e gestão de futuro.

Protocolo: 2130 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 7/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): IVAN MARCIO GITAHY JUNIOR

Resumo:
A indústria da construção civil tem um papel fundamental quando falamos em desenvolvimento, tanto do ponto de vista econômico, como do ponto de vista social. No entanto este setor tem sofrido no momento em que precisam contratar novos profissionais, pois existe uma dificuldade em preencher vagas devido à falta de mão de obra adequada, candidatos que não possuem conhecimentos necessários para exercer a função na qual está sendo contratado. O estudo terá por objetivo identificar o perfil dos trabalhadores que já estão no setor e conhecer as necessidades e o que precisam para uma qualificação. A presente pesquisa terá inicialmente, uma pesquisa bibliográfica fundamentada em obras sobre o tema para possibilitar aos pesquisadores obter conhecimento científico e técnico e que nos proporcionarão as fundamentações necessárias para compreensão do fenômeno em estudo. Pode ser classificada como de abordagem qualitativa e utilizará o estudo de caso para coletar dados e investigar os fenômenos diretamente onde eles ocorrem com a aplicação de questionários e entrevistas junto a funcionários e afiliados do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Imobiliária de Presidente Prudente-SP.

Protocolo: 1727 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAQUEL DA SILVA SANTANA
GISLENE APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS
MANOEL FERREIRA JUNIOR
Professor(es): EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA

Resumo:
Devido as inúmeras mudanças que vem ocorrendo no mercado atual, o setor de serviços esta ganhando espaço, atrelado a aspectos como informação, conhecimento e inovação. Cada vez mais, a preocupação do consumidor esta na qualidade dos produtos e/ou serviços que adquire. Diante disso, as organizações tem buscado na inovação uma forma de obter vantagem competitiva, em especial empresas que atuam na área de telecomunicações; o surgimento de novas tecnologias de informação e de comunicação influencia de maneira significativa este setor. Logo, o presente trabalho terá como objetivo estudar a importância do gestor comercial no processo de desenvolvimento de um novo serviço de comunicação baseado na Internet de uma emissora de televisão localizada na cidade de Presidente Prudente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que fará uso de entrevista e observação não-participante para a coleta dos dados. Espera-se, a partir desta, contribuir para os estudos sobre o tema, proporcionando maior discussão a respeito do assunto dada a sua importância na sociedade moderna.

Protocolo: 1573 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 6/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELLI MAYARA SILVA
MATHEUS DE OLIVEIRA DO AMARAL
Professor(es): THAIS RUBIA FERREIRA LEPRE

Resumo:
Cooperativa é uma sociedade de pessoas que se unem voluntariamente para exercer a mesma atividade, baseando-se nos valores de responsabilidade, democracia, igualdade e solidariedade. Para que a cooperativa se fortaleça, faz-se necessário um esforço para que seu quadro de cooperados se potencialize com a inclusão de novos membros. Nosso objeto de estudo é a COOPERLIX, uma cooperativa de trabalhadores voltada à coleta e comercialização de resíduos sólidos no município de Presidente Prudente-SP, em atividade desde 2003 e que enfrenta questões envolvendo a necessidade de constante inclusão de novos membros cooperados devido a desistências em seus quadros. O objetivo da presente pesquisa é analisar o processo de inclusão e o grau de conscientização de novos cooperados buscando oferecer alternativas para a formação do quadro de cooperado na organização. A fim de propiciar uma melhor abordagem do tema proposto, será utilizada a pesquisa descritiva qualiquantitativa e a técnica de estudo de caso. Iniciando com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado e, em seguida, partindo para a aplicação de questionários aos profissionais catadores membros da cooperativa analisada. Na seqüência, os dados obtidos serão organizados e tabulados para a análise e apresentação dos resultados.

Protocolo: 1399 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 5/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALEXANDRE MAXIMILIANO SILVESTRINI DA SILVA
GABRIEL BARBOSA NOGUEIRA
ADEMIR ALVES
CLAUDIO GIROTTO
HUGO GONCALVES PEREIRA
Professor(es): EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA

Resumo:
O termo "prestação de serviços" apresenta, em sua essencialidade, realizar um trabalho oferecido ou contratado por terceiros podendo ser caracterizado pela sua intangibilidade e inseparabilidade, não resultando na posse de um bem. Sendo assim, podemos entender que para as empresas que prestam serviços em caráter continuado, o relacionamento Cliente/Fornecedor torna-se visceral enquanto perdurar o compromisso, contratual ou não. O objetivo deste projeto de pesquisa é identificar o papel dos gestores de mercado e no difícil processo de retenção e na conquista da tão almejada fidelização do cliente em uma empresa desenvolvedora de softwares e soluções tecnológicas.Para a presente pesquisa, consideramos que os alunos devam buscar uma compreensão particular do tema estudado fazendo uso de uma abordagem quali-quantitativa e tendo como materiais, referencial bibliográfico, estudo documental e aplicação de questionários e entrevistas realizadas junto à empresa a ser analisada.

Protocolo: 1393 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 5/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO LUIS DESTRO
DAYANE MAGALHAES FERNANDES
JOAO VITOR MINCA CAMPIONI
EVANDRO RICARDO JUSTINO
GIOVANA MARIA PASSOS LAMBERTI DE OLIVEIRA
Professor(es): EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA

Resumo:
O cooperativismo é formado por uma doutrina econômica estruturada para a geração de riquezas através da união de pessoas que espontaneamente concordam em criar uma cooperativa em determinado segmento produtivo. Nosso objeto de estudo é a COOPERLIX, uma cooperativa de trabalhadores voltada à coleta e comercialização de resíduos sólidos no município de Presidente Prudente-SP, em atividade desde 2003 e que enfrenta questões conflitantes entre a essência do cooperativismo e a moderna gestão das empresas. O objetivo da presente pesquisa é analisar a estrutura organizacional da COOPERLIX buscando otimizar sua produtividade. A fim de propiciar uma melhor abordagem do tema proposto, será utilizada a pesquisa descritiva qualiquantitativa e a técnica de estudo de caso. Iniciando com uma pesquisa bibliográfica sobre o tema abordado e, em seguida, partindo para a aplicação de questionários aos profissionais catadores membros da cooperativa analisada. Na seqüência, os dados obtidos serão organizados e tabulados para a análise e apresentação dos resultados.

Protocolo: 1136 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GILMARA SANTOS LIMA
GRACIELE APARECIDA DE OLIVEIRA
PAULO CESAR DA SILVA FERREIRA
Professor(es): WILSON ROBERTO LUSSARI
EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da Gestão Ambiental nas organizações como ferramenta para o marketing verde e ainda apresentar os fatores para a implantação da Gestão Ambiental nas empresas e verificar como o Marketing verde ajuda na promoção da empresa como "amiga do meio ambiente". A questão dos Resíduos Sólidos Urbanos constitui uma das grandes preocupações da sociedade proporcionando um desafio a gestores públicos e ambientais. O aumento crescente da geração de RSU, aliado ao destino e manejo inadequados tem provocado efeitos indesejáveis e, muitas vezes irreversíveis ao meio ambiente comprometendo a qualidade da sociedade. A Lucari Motonáutica Ltda, objeto de estudo deste projeto, foi fundada em 1999 na cidade de Presidente Prudente-SP. A Empresa tem como missão atender as necessidades e realizar os sonhos de clientes e colaboradores, comercializando produtos e serviços de alta tecnologia nos segmentos motociclistico, náutico e quadriciclistico, com crescimento sustentável e socialmente responsável."

Protocolo: 596 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 7/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALMIR ROGERIO CAVALCANTI
DANILO PEREIRA DE SOUZA
LUIS CARLOS ROSA
GILSON BONOME
VANESSA GONCALVES CARDOSO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo principal identificar os aspectos e impactos ambientais na execução da poda de árvore praticada pela empresa de energia elétrica e os problemas causados ao meio ambiente. Pois as árvores urbanas competem por espaço com redes aéreas de distribuição de energia elétrica, conflitando com redes de comunicação, iluminação pública, edificações, visibilidade, calçadas, estradas, etc. Portanto, árvores que ameaçam a integridade de serviços de utilidade pública ou outras infra-estruturas essenciais, devem ser podadas ou removidas corretamente. A hipótese adotada é que aplicando-se o gerenciamento de conflitos de maneira adequada, pode-se identificar os impactos que a poda indevida causa ao meio ambiente e estabelecer um planejamento estratégico e operacional para evitar interrupções no fornecimento de energia causadas por quedas de árvores ou galhos em contato com a rede de distribuição.

Protocolo: 605 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2011 - 7/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HUGO LEONARDO DOS SANTOS
JOSE DOUGLAS SILVA DE OLIVEIRA
ALAN FERNANDO DOS SANTOS BARROS
ROSINEIA ESTEVAM SOUZA E SILVA
CARLOS HENRIQUE DOS REIS
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
A pesquisa propõe discutir a importância da responsabilidade ambiental nas organizações tratando a educação e gestão ambiental como caminho para a mudança, discute ainda a importância da responsabilidade ambiental, tendo como base a ferramentas do Marketing Verde como importante aliado do mercado. Através destas ferramentas, o empresário poderá conhecer e entender as atividades e praticas correta para que sua empresa tenha uma postura ética, contribuindo para si mesma e para o meio ambiente.

Protocolo: 593 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 10/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO BARAO PEREZ
WILLIAN ALVES DE MORAIS
ALEX RICCI MONSANI
FELIPE EDUARDO MUNGO DE SOUZA
NATHALIA DE SOUZA GRIGOLETTO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
Este trabalho objetiva identificar quais são os hipermercados do município de Presidente Prudente, que já estão contribuindo e os que ainda estão com o projeto em andamento, com relação à conscientização ambiental, demonstrando quais são seus principais objetivos para com a sociedade, e o que irão fornecer para que seus clientes possam dar continuidade com essa conscientização, sendo esta, em sua residência ou até mesmo fazer uma proposta de implantação deste projeto em seu local de trabalho.A metodologia utilizada recairá sobre uma pesquisa aplicada utilizando entrevistas junto aos funcionários dos hipermercados de Presidente Prudente e com seus clientes, para que saibamos quais são suas opiniões em relação ao assunto abordado. Com isto serão feitos análises entre os hipermercados que estão participando da conscientização ambiental e os que não estão participando, obtendo suas sugestões e criticas sobre o mesmo, sendo estas, tanto pelos funcionários como pelos seus clientes.

Protocolo: 609 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 10/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SILVANA SIMOES
ANDERSON CAMPOS DE SOUSA
JOANA CLECIA PEREIRA TEIXEIRA
MARIA CRISTINA GARCIA CALDERAN
DANILO LUIZ REBES
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
Esse projeto visa entender o impacto que a Agenda 21 tem no desenvolvimento sustentável, a maneira como ela está sendo aplicada nos paises participantes da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e Desenvolvimento (ECO-92). Para tanto, buscou-se subsídios em literatura pertinente ao assunto, tanto em livros, como em periódicos, sites especializados e revistas. O projeto será desenvolvido no segundo semestre de 2008, tratando-se de uma pesquisa exploratória/bibliográfica, portanto de abordagem qualitativa. Após a coleta de dados, far-se-á uma análise de como a Agenda 21 está sendo aplicada nos países que dela fazem parte, especificamente no Brasil. Espera-se com as análises efetuadas, chamar o leitor para a reflexão que cada cidadão tem com o meio ambiente, principalmente no qual ele está inserido. Palavras-chave: Agenda 21, meio ambiente, sustentabilidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2008 - 9/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA JUDITE DE SOUZA FERREIRA
LUDMILA MARIA VENDRAME FERREIRA
MARIANGELA MARCONDES MANGANARO ROSA
TACIANA CRISTINA DA SILVA PEREIRA
Professor(es): JERSON JOAQUIM DA SILVA

Resumo:
Apesar da existência de modelos externos, percebe-se a pouca utilização de estratégias ou ações mercadológicas nos clubes brasileiros, que preferem focar suas ações nas propostas de curto prazo (patrocínio), em detrimento das propostas estruturadas em aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos do país (região) e do próprio clube. O problema de pesquisa derivou da percepção do pesquisador, da ausência de ações de marketing esportivo que contemplassem as características próprias do cenário futebolístico nacional, havendo, no entanto, a existência de ações primárias que almejavam resultados em curto prazo, em detrimento de propostas de médio e longo prazo. Verificaram-se modelos de gestão que atendiam às necessidades (temporárias) administrativas dos clubes envolvidos em processos de transformação para clube-empresa No entanto os modelos vigentes atendiam parcialmente e temporariamente às necessidades dos clubes envolvidos. Em função das transformações pelas quais passam os clubes e o futebol brasileiro, buscou-se pela identificação e caracterização das variáveis da estratégia de marketing esportivo elaborado e implementado pelos clubes em estudo, além da identificação e análise das variáveis que caracterizam o marketing esportivo dos clubes estudados e da proposição de um modelo estratégico de gestão de marketing esportivo a partir dos conhecimentos obtidos pela pesquisa. Esta proposta partiu do pressuposto que, ao se identificarem e analisarem as variáveis que contribuem para falta de previsão nos empreendimentos de marketing e que dificultam o processo de gestão mercadológica, poderia ser proposto um modelo teórico que atendesse às características essenciais da estratégia de marketing esportivo para os clubes-empresa brasileiros. Procurou-se então verificar os aspectos que definem o estado de miopia do marketing esportivo nas estratégias de marketing esportivo dos clubes de futebol no Brasil

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 10/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS HENRIQUE TAKAHASHI NOMURA
HELDER FRANKLIN RAGNI DIAS
ERIKA ARRUDA CAVALCANTE
CELIO DA SILVA VANDERLEI
JOSE ROBERTO DALEFFE JUNIOR
Professor(es): JERSON JOAQUIM DA SILVA

Resumo:
Considerando as bases do cooperativismo, onde os membros da cooperativa trabalham em função de um objetivo comum, verificamos que dentro da cooperativa existem vários incidentes de conflitos internos, dado o motivo de não conhecimento dos cooperados das questões que dizem respeito a todos da cooperativa, como balanço patrimonial discriminação dos gastos e lucros. Tendo em vista esses conflitos e trabalhando com a necessidade de adaptação de novas famílias para este modelo, teremos que efetuar as mudanças necessárias e registrá-las no novo modelo de regimento interno da cooperativa que será criado por nós. O cooperativismo é a união de pessoas voltadas para um objetivo comum, que visão buscar os objetivos propostos na sua constituição. Atualmente na Cooperlix este modo de visão esta estremecida devido à divulgação incorreta das informações, falta de departamentalização, e até mesma estrutura administrativa. O foca da visão de nosso grupo esta na criação de modelos que possam ser usados para a solução destes problemas, o nosso objetivo alem do projeto monográfico é ajudar os membros a obterem resultados mais significativos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2008 - 9/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO GOMES DE OLIVEIRA PINHAL JUNIOR
RENATO RODRIGUES CAOBIANCO
EZEQUIAS DA SILVA RUAS
ARMANDO EMMANUEL CAVALCANTE FERVENCA
Professor(es): JERSON JOAQUIM DA SILVA

Resumo:
A necessidade pelo aprendizado, fez com que o homem buscasse na tecnologia, fontes de aperfeiçoamento que favorecessem o mesmo a lidar com as atividades do mundo moderno, através da Internet, fazendo com que ele troque tecnologias e conhecimentos para suprir suas necessidades. Nesse sentido essa pesquisa tem como objetivo verificar o papel da educação na Era da Informação, analisando as perspectivas para a educação no início desse milênio além de estudar o significado do papel do educador gestor na Era do Conhecimento, focando as competências que o gestor educador necessita desenvolver para acompanhar tais mudanças. A hipótese adotada nessa pesquisa é que o reconhecimento de uma sociedade cada vez mais tecnológica deve ser acompanhado da conscientização da necessidade de incluir nos currículos escolares, a partir do Ensino Fundamental, as habilidades e competências para lidar com as novas tecnologias visando novas possibilidades à educação, exigindo, para isso, uma nova postura do educador. A abordagem metodológica será qualitativa envolvendo pesquisa bibliográfica e documental em acervo da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente-SP, tendo como objeto a própria Secretaria de Educação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2008 - 9/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO FERREIRA DOS SANTOS
MARCILIO NATAL ALVES
ELCIO BATISTA DOS SANTOS
ALEXANDRE ALVES DO NASCIMENTO
CRISTINA SPONTAO DOS SANTOS
Professor(es): JERSON JOAQUIM DA SILVA

Resumo:
Buscar-se-á com essa pesquisa o entendimento sobre o papel da mulher gestora no comando de uma cooperativa de resíduos sólidos, apontando as principais dificuldades que a mesma enfrenta no dia-a-dia. Sabe-se que o trabalho cooperativos solidário requer a participação de todos os seus membros, independente do cargo que ocupa na hierarquia da Cooperativa. Pretendemos com essa pesquisa desvelar incidentes críticos que atuam como conflito no meio cooperativista, bem como comparar o perfil do ingressante na Cooperativa com o dos atuais cooperados no que se refere a situação sócio-econômica. Usaremos como técnicas para buscar os resultados que contemplam as problemáticas desse estudo a pesquisa bibliográfica e documental. Espera-se que os dados oriundos dessa pesquisa possam contribuir para um discernimento sobre o papel do trabalho cooperativo como norteador de trabalho em equipe em situações de solidariedade e cooperativismo.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 10/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARLENE MARQUES DA SILVA MARTINS
JACQUELINE ESTEVAM
JULIANA NAGAI
ALINE CAROLINA PESSOA BRANDAO
GISLAINE ALESSANDRA DE OLIVEIRA MELLATO
Professor(es): JERSON JOAQUIM DA SILVA
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