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História

Licenciatura | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


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Resumo:
Este Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica - apresentado em sua modalidade PEIC - tem como temática de estudo o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) e a educação escolar. Temos como objetivo geral refletir sobre quais competências o professor necessita desenvolver para promover o processo de ensino e de aprendizagem do estudante com TDAH, contribuindo para o processo de inclusão escolar. A partir do exposto, partimos das seguintes questões norteadoras: quais competências o docente necessita desenvolver para promover o processo de ensino e de aprendizagem da criança com TDAH? Quais são as competências requeridas pela educação contemporânea? Seria a capacidade de adequar-se ao novo modelo da sociedade do conhecimento uma competência? A empatia? A Inteligência Emocional? Competência interpessoal? Agilidade, audácia, criatividade e criticidade? Capacidade de (des) construir? Assumir riscos? Na tentativa de responder aos questionamentos acima, metodologicamente desenvolveremos uma pesquisa de base bibliográfica analisando livros específicos e artigos científicos presentes na base de dados Scielo cujo recorte temporal situa-se entre 2015 e 2018, atentando para as produções publicadas recentemente. Não se trata, portanto, de uma pesquisa de estado da arte. Mas sim de investigar como uma parcela da produção bibliográfica discute a temática das competências docentes no que se refere à inclusão escolar. Apontamos que a formação docente é um elemento essencial na promoção do processo de ensino e de aprendizagem do escolar, minimizando, dessa maneira, o processo da medicalização, tornando a educação prazerosa e significativa para a criança hiperativa.

Protocolo: 5292 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAYLSON TEIXEIRA RESENDE
LUANA CARDOSO
Professor(es): ADEMIR HENRIQUE MANFRE

Resumo:
História da religião, mais especificamente a história do protestantismo no Brasil, tem sido nosso tema de pesquisa desde a realização do mestrado concluído no ano de 2000 com a dissertação Sérgio Pimenta: canção e propaganda religiosa (19681987) e a tese de doutorado de 2008, A produção musical evangélica no Brasil. Diante da demanda por uma história regional, linha de pesquisa em expansão hoje em diferentes espaços acadêmicos, vimos propor um Projeto de Pesquisa Docente com o objetivo de estudar a cidade de Presidente Prudente e suas instituições religiosas protestantes, ou mais comumente chamadas de igrejas evangélicas, reconhecendo quais são essas instituições, quem são os fiéis que frequentam essas igrejas e qual o impacto desse ramo religioso na produção do espaço urbano, desde as primeiras igrejas que aqui se estabeleceram até os dias atuais. Pesquisa bibliográfica e documental será a metodologia utilizada nesse projeto, contando com a participação de alunos da graduação que desenvolverão parte da pesquisa de campo para a coleta do material. Somente serão utilizados dados publicados por diferentes meios de comunicação (dados oficiais do governo e/ou institutos de pesquisa; dados oficiais e materiais de divulgação das denominações) e materiais disponibilizados pelas instituições/igrejas para a elaboração da pesquisa.

Protocolo: 4839 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 7/2020 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): ERICA DE CAMPOS VISENTINI DA LUZ

Resumo:
Os acontecimentos históricos decorrentes do movimento independentista pós Brado do Ipiranga por muito tempo foram tratados de forma simplista pela Historiografia nacional, tendo-se como acertado o desenrolar relativamente pacífico entre as Cortes portuguesas e o círculo interno do príncipe regente brasileiro, onde, através de um conluio elitista se teria acordado a emancipação político-econômica bragantina. Porém esta visão tida por uma parcela dos historiadores brasileiros se apresenta falha e leviana, visto que após o 07 de Setembro de 1822 só seria concretizada uma "Independência do Brasil" em meados de 1825 com o Tratado de Paz e Aliança entre as "duas nações", dando bases para a validade da grande problemática em questão aqui, cujo acobertamento se viu presente durante gerações de historiadores: a ocorrência de uma verdadeira Guerra de Independência, com a existência de conflitos armados durante aproximadamente três anos (1822-1825) entre milícias rebeldes defensoras do estandarte do "Príncipe de Bragança" e tropas lusitanas de além-mar leais aos interesses das Cortes Constituintes Portuguesas, que se desdobrou em boa parte do território nacional, sendo influenciada pelos particularismos sócio-econômicos dos membros da elite bragantina e trazendo a reboque a participação efetiva da grande massa da população comum, quais dariam suas vidas visando a consolidação da "pátria livre".

Protocolo: 4817 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO LIMA BREDA
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
A segunda metade do século XX foi de profundas mudanças para a Igreja Católica, sobretudo pela realização do Concílio Vaticano II, que vai de 1962 a 1965. Desse evento histórico, surgiram correntes teológicas que despertaram de imediato a atenção da alta hierarquia católica, causando reações diversas e intensificando no interior da Igreja o embate entre conservadores e progressistas, entre o clero de Roma e o da América latina. Em vista disso, no presente trabalho pretende-se abordar as ações e posturas assumidas pela alta hierarquia católica, em particular durante o papado de João Paulo II, perante duas novas correntes teológicas do pós-vaticano II, a saber, a Teologia da Libertação e a Renovação Carismática Católica. Pretende-se ainda observar como tais posturas influenciaram no desenvolvimento de ambos os movimentos teológicos, em particular na Igreja do Brasil.

Protocolo: 4604 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS GABRIEL DE OLIVEIRA MARTINS
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa centra-se no estudo da identidade da Música Brasileira no século XIX por José Maurício Nunes Garcia. O objetivo é destacar a importância deste compositor para o cenário musical brasileiro, seu espólio de obras e o momento histórico cultural. Sabendo que ele trouxe para suas composições o elemento nacional, surgido no encontro das matrizes culturais europeia, indígena e africana. A pesquisa conta com aspectos relevantes que assumem uma intensidade crescente à medida que revelam o caráter do objeto desta investigação, de que é exemplo a partir da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808. Verificaremos a partir das obras com conteúdo textual de José Maurício Nunes Garcia, como estes elementos fazem referência à música brasileira no século XIX. A metodologia a ser utilizada, bem como, as fontes de pesquisa implicam em uma abordagem centrada na atitude (neste caso, na atitude composicional de José Maurício Nunes Garcia ), facilitando a apreensão do significado das estratégias e respectivas funções composicionais (textuais), a qual se baseia em exemplos em partitura, manuscritos, documentos, percepção auditiva, gráficos analógicos, e gravações. A justificativa que mais se destaca para realizar esta pesquisa, aborda a escassez de estudos aprofundados sobre a identidade da Música Brasileira no século XIX por este compositor (José Maurício Nunes Garcia) que foi o mais importante deles no início do século XIX. Quanto a forma de análise, daremos atenção a análise de conteúdo, de modo, a fazer emergir os principais conceitos, conhecimentos, influências e contexto histórico.

Protocolo: 4134 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2017 - 5/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): LAIANE VIEIRA DOS SANTOS
GIOVAN PRATES TEIXEIRA
Professor(es): KELLY NOGUEIRA MARQUES

Resumo:
Por muito tempo o fazer História se manteve apoiado em pilares elitistas, segregacionistas e excludentes, feito por uma minoria e que representava essa mesma minoria, apenas. Com o desenvolvimento da historiografia, é possível enxergar específicos movimentos que se autodeclaravam combatíveis a essa postura. A escola marxista inglesa, foi responsável por ressignificar uma teoria já existente, que era o marxismo, e ampliá-la, em campos de estudo e análise, ao considerar a Cultura como parte fundamental aos processos históricos. As vertentes associadas ao conceito de classe, consciência e a luta, então, admitem um alto grau de complexidade quando consideradas como fenômenos naturais à vida em sociedade. Admitindo a ação grevista como um reflexo claro desses conceitos, cabe aqui, tentar resgatar e compreender, a investigação dessa construção de consciência de classe através da greve ocorrida em 1996, em Presidente Prudente, cidade interiorana de São Paulo, reconhecida como uma das grandes greves do SINTRAPP (atualmente denominado como, Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Presidente Prudente e Região), envolvendo um número grande de servidores (por volta de 1.800) e resultando em 23 dias de greve. O período de estudo também é antecedente, ansiamos mais pela construção árdua do movimento, desde que era apenas ideia, esmiuçando-o. Fundamentada em um autor teórico central: Edward Palmer Thompson, e em consulta a acervo de fontes arquivísticas, a presente proposta de estudo busca o aprofundamento reflexivo dos conceitos já citados, bem como sua manifestação em um caso específico, lançando-se em um emaranhado de desafios, e reconhecendo o desenvolvimento da História não apenas como ciência e disciplina, mas como combustível para o estímulo da construção de um mundo melhor.

Protocolo: 4004 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIANE VIEIRA DOS SANTOS
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
O presente estudo, de perfil bibliográfico (revisão de literatura), com análise documental de livros didáticos de ensino médio (pesquisa qualitativa), objetiva uma investigação sobre a inserção do negro na sociedade após a abolição. Questionam-se as dificuldades encontradas por ele, a ação e a postura da sociedade ao receber essa nova cultura e a sua inserção social posterior. Para tanto, se faz necessário expor a trajetória do ex-escravo, após a concessão da sua liberdade, ao entrar em uma sociedade que era a sua própria opressora, até 1888; sociedade essa à qual o negro vai se adequar na condição de indivíduo, mas devendo ser respeitado, sempre, na sua identidade étnica. Essa inserção social e cultural do negro a partir do momento histórico da abolição constitui, portanto, a temática central do estudo, para, com seus resultados, contribuir no debate acadêmico sobre o assunto em questão.

Protocolo: 3923 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SOELLYN PEREIRA DA SILVA
ADIEL JESSE DOS SANTOS NASCIMENTO
Professor(es): EDILAINE TIRABOSCHI DE OLIVEIRA BERTUCCHI
MARIA DE LOURDES ZIZI TREVIZAN PEREZ

Resumo:
A presente pesquisa tem como propósito o estudo da história da construção do Estádio Municipal do Pacaembu, na cidade de São Paulo abordando o inicio do futebol paulista desde suas raízes e sua evolução, um recorte temporal de 1900-1940. A reflexão do trabalho se embasará no propósito de analisar a construção dessa grande obra que não só servia para os espetáculos futebolísticos como também sediava comícios políticos do presidente Getúlio Vargas e como esse grande monumento na cidade de São Paulo tinha um propósito na vida dos trabalhadores, como por exemplo: trazer para tal classe diversão, melhoria de vida e proporcionar um crescimento nos clubes de bairro formado por operários que já não cabiam mais dentro de seu próprio bairro, devido ao tamanho da importância que tal associação trazia para os moradores da localidade. Sua construção atendia aos diversos interesses, de um lado a elite mandante do futebol paulista, dona das principais associações, determinadora de regras e deveres dentro da modalidade, que reivindicava do governo a construção de um palco a altura do que significava o futebol para a cidade, com o interesse de assim dar uma maior amplitude para os jogos de seus times, indo por outra direção temos o governo paulista que se recusava naquele momento a construir o estádio devido a não ter fundos para o tamanho da obra que tinha pela frente. O desenrolar do projeto ganha fundamentos quando Getúlio Vargas assume o poder em 1930, o presidente tinha entre muitos um ideal que valorizava toda a cultural nacional e o esporte, através destes moldes, o futebol como esporte em plena ascensão recebe um olhar diferenciado pelo governo, tendo em conta que a Chácara da Floresta (onde eram disputadas as partidas de futebol pelos times paulista, antes da década de 40), esta já não comportava mais o publico que se deslocava para assistir as partidas de tal modalidade. No ano de 1938 iniciou-se a construção do "monumental" Estádio Municipal do Pacaembu, tendo algumas modificações no projeto inicial, anexando áreas para a prática de outras modalidades, a obra tem seu fim com a inauguração até 1940.

Protocolo: 3752 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
A Lei de 07 de novembro de 1831, conhecida popularmente e na historiografia nacional, como Lei Barbacena, é considerada o marco inicial na conquista de direitos dos escravos africanos e na campanha abolicionista. A partir da necessidade de uma constante revisão historiográfica, nosso objetivo é comparar os estudos de Sidney Chalhoub em "A força da escravidão, ilegalidade e costume no Brasil oitocentista" (2012) e Tâmis Parron em "A política da escravidão no Império do Brasil, 1826 a 1865" (2011), buscando contextualizar os trâmites desta lei e seu impacto no processo histórico. A metodologia a ser utilizada será uma revisão bibliográfica buscando a compreensão teórica de ambos os autores mencionados.

Protocolo: 3350 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 9/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MURILLO HENRIQUE GIROTTI CHAGAS
Professor(es): ERICA DE CAMPOS VISENTINI DA LUZ

Resumo:
Os anos 1960 nos Estados Unidos foram um palco de insatisfações sociais, principalmente pela juventude que desenvolveu anseios e novos pensamentos. Eram contra a violência e a guerra desnecessária. Essa juventude era contra o modelo de vida conservador imposto pelo establishment que é um conjunto de ordem ideológica, politica, econômica e legal que constitui um Estado. Essas manifestações ganharam o nome pela mídia de contracultura, e que se transformou numa revolução cultural, que teve um grande aumento nos campos de poesia e principalmente no campo da música que tiveram as suas inovações, e a criação do rock, que foi um dos pilares desse movimento. Vindo da a herança dos guetos negros dos Estados Unidos, o rhythm & blues era base para essa nova música, assim como os estilos country & western e os estilos pop, fazendo assim essa mescla de estilos. O rock em si sofreu modificações, desde a sua criação nos anos 1950 até os fins da década de 60, abrindo o leque para as próximas gerações poderem trabalhar na criação de vários estilos. O objetivo deste trabalho é analisar e estudar justamente o conceito de contracultura no contexto da época, e como o rock foi uma explosão para aquela juventude. O método é feito em cima de uma revisão bibliográfica.

Protocolo: 3419 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO MONTEIRO GUASSU
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA

Resumo:
Antes da chegada de Cabral ao Brasil nosso país era habitado por nativos, que receberam o nome de "índios". O interesse dos portugueses e posteriormente de todos os outros imigrantes que aqui chegaram fizeram com que os índios passassem de donos da terra para se tornarem atualmente o grupo de minorias. Ao analisarmos os índios na nossa sociedade fica evidente todas as mudanças que ocorreram em sua cultura e no seu modo de viver. A nossa legislação bem como as políticas públicas voltadas para essa parcela da população só passaram por mudanças significativas durante o século XX, quando praticamente toda população indígena já havia sido dizimada, seus valores quase perdidos, sua cultura banalizada. A pesquisa a ser realizada, tem por finalidade compreender esse processo de mudança no século XX, bem como as alterações das legislações indigenistas referente a esse período. Para isso, analisaremos a criação do primeiro órgão de atenção ao índio, o SPI (Serviço de Proteção ao Índio), e que mais tarde foi transformada na FUNAI. Além disso, também analisaremos as constituições de 1934 na qual, pela primeira vez em uma carta constitucional, é citada a figura do índio. Por fim, a constituição de 1988 que é considerada um marco na garantia de direitos indígenas. A análise dos órgãos de proteção e da legislação poderá permitir a compreensão nas mudanças na legislação indigenista durante o século XX.

Protocolo: 3081 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 7/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA CRISTINA SORRILHA RAMPAZZO DOS PRAZERES
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
A presente pesquisa pretende analisar a documentação referencial das coleções museológicas disponíveis e contextualizar a influência arquitetônica que pode ser aplicada sobre estes, para que, uma vez aliados, resultem em uma relação catalisadora para a educação, de modo a promover um aumento no interesse social pelo Acervo Educacional de Ciências Naturais (AECIN), mantido pela Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) na cidade de Presidente Prudente-SP. Propondo como diretriz norteadora a readequação do espaço, a pesquisa terá como objetivo, portando, promover, através de levantamento de dados qualitativos, propostas de melhoria da qualidade do ambiente e da coleção museológica do indicado acervo, atingindo com os resultados obtidos, não só a comunidade acadêmica, mas também a sociedade civil. Em específico, pretende-se avaliar literatura condescendente às bases históricas da instituição museológica, sua relação com a arquitetura e transformações até a atualidade. Serão realizadas pesquisas para delinear as funções sócio educacionais, erigir normativas e fundamentação teórica, essenciais para a constituição e o funcionamento de uma instituição museológica. Em seguida, será analisado o projeto existente e formuladas propostas de readequação do espaço, visando à melhoria da qualidade do ambiente e a sua maximização. Por fim, pretende-se elaborar novas propostas para exposições de peças como instrumento educacional em relação ao meio ambiente e, além da adequação do espaço físico, promover visitas virtuais, acompanhando a contemporaneidade dos museus. Para tanto, serão utilizadas análises teórico-prática com a finalidade de contribuir para a transformação da realidade prevista, traduzindo em abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa e aplicada, se delimitando, no entanto, a ser dedutiva. Também serão utilizadas bases de dados digitais, em buscas por referencial específico, portais especializados e, além destes, serão consultadas as homepages oficiais dos órgãos regulamentadores pertinentes e de outras coleções museológicas que utilizam as referidas tecnologias.

Protocolo: 3090 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA ZANETTI SEGATTO
Professor(es): ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR
GRAZIELLA PLAÇA OROSCO DE SOUZA
FABRÍCIA DIAS DA CUNHA DE MORAES FERNANDES BORGES

Resumo:
A revolução historiográfica produzida pela Escola dos Annales (1929) instaurou uma diversidade do uso de fontes nas pesquisas históricas, os historiadores Lucien Febvre e Marc Bloch promovendo uma concepção comparatista e problemática abrangeram um novo jeito de se escrever a história. Partindo deste pensamento historiadores na década de 70 voltam se para as obras cinematográficas para complementar o entendimento histórico nas pesquisas historiográficas. A presente pesquisa pretende apresentar o uso do cinema brasileiro como fontes de pesquisa histórica, visando às produções cinematográficas da década de 20 produzidas no Estado de São Paulo que abrangem o progresso paulistano. Abordagem das obras parte para uma analise ideológica e comparativa entre duas produções: independente (ficção) e outra produzida para Estado (documentário), a proposta de analise pretende relacionar as películas diante do contexto histórico e retratar a visão dos acontecimentos através das produções, complementando o conhecimento historiográfico por meio do uso da fonte cinematográfica.

Protocolo: 2938 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2015 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CYNTIA ELISA COURACA DE SOUZA
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
Após Max Weber analisar a influência do Calvinismo na economia capitalista dos países que o aderiram, a influência da vida espiritual na vida material começou a ser tema de vários estudos como, por exemplo, Werner Sombart sobre o Judaísmo e o Capitalismo. Contudo, se no Ocidente, a religião ajudou no enriquecimento material das nações, o que dizer do Oriente? Como explicar como o Japão, por exemplo, ser uma nação altamente desenvolvida sem ser, no mínimo, calvinista? O objetivo do presente estudo é analisar a relação entre a religião budista e a prosperidade econômica do Japão, especialmente em um monge da seita budista Zen do século XVI- Suzuki Shôsan. Através de análise bibliográfica iremos levantar algumas questões e análises sobre como uma religião pode influenciar o comportamento econômico de uma sociedade, realizando um estudo como uma pesquisa exploratória.

Protocolo: 2749 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 3/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS HENRIQUE PALACIO DA SILVA
Professor(es): ERICA DE CAMPOS VISENTINI DA LUZ

Resumo:
As políticas ambientais são uma importante ferramenta de ação de preservação, conservação e não degradação do meio ambiente natural ou construído. As ações locais precisam estar embasadas em legislação federal e estadual, no Brasil, mas tem liberdade de ampliar as exigências sobre o ambiente. Com base nisso, esta pesquisa busca levantar as leis e políticas públicas que focam sobre o meio ambiente no município de Presidente Prudente-SP atualmente. Tem-se como metodologia a investigação bibliográfica e documental.

Protocolo: 2443 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA RODRIGUES
THAIS AGUIAR DOS SANTOS
Professor(es): LORAYNE GARCIA UEOCKA
SIBILA CORRAL DE ARÊA LEÃO HONDA
YEDA RUIZ MARIA
MAYARA PISSUTTI ALBANO VIEIRA
FABIO FERREIRA MORONG

Resumo:
O cangaço foi um movimento armado que se originou no nordeste brasileiro no final do século XIX. Dentre os motivos podemos citar: a miséria, terras injustamente repartidas, as intensas brigas de família e a insolência dos coronéis para com o pobre sertanejo. Podemos classificar estes cangaceiros como "bandidos sociais", ou seja, rebeldes minoritários de uma sociedade rural, visto como criminoso pela elite e como um herói pelo seu povo, sendo o cangaceiro um bandido social nobre ou um vingador. Surgiram vários cangaceiros famosos, dentre os mais: Antonio Silvino, Luís Padre, Sinhô Pereira, Corisco e o "rei do cangaço" Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Virgulino entra para o grupo de rebeldes após a morte de seu pai, junto a seus dois irmãos. Lampião posteriormente assume o comando do seu próprio bando e durante anos uma guerra se instaura no sertão nordestino entre cangaceiros e volante. Lampião conhece Maria Bonita nos anos 30 e anos depois ambos são mortos junto a mais nove cangaceiros pela mão da volante e decapitados, tendo suas cabeças expostas em feiras. Lampião e seu bando ficaram eternizados na memória e cultura popular nordestina, transformando-se em um ícone, principalmente nos poemas de cordel, na qual Lampião é protagonista das mais variadas aventuras fictícias.

Protocolo: 2380 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS AUGUSTO DA SILVA
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
Atualmente os super-heróis estão em evidência tanto na mídia quanto na cultura mundial. As indústrias do cinema investem em tirar os personagens das histórias em quadrinhos para colocá-las na tela do cinema, pois é isto que gera, hoje em dia, boa parte da popularidade dos super-heróis. Suas histórias começaram por volta da década de 1930; muitos ficam intrigados ao descobrir que muitos desses heróis (Super-Homem, Capitão América, Homem-Aranha) possuem mais de cinquenta anos de história, tradições e valores inseridos em suas páginas multicoloridas. No entanto, fora somente em 1938 que o primeiro modelo ideológico de super-herói foi criado, o Super-Homem em Action Comics na primeira era dos quadrinhos, a era de ouro. As HQs serviram como catalisadores do contexto social em que se encontraram, tanto em questões sociopolíticas quanto em questões culturais. O Capitão América, por exemplo, serviu como modelo estadunidense na luta contra o nazismo durante a Segunda Guerra, levando em conta todos seus detalhes, desde ideologias até suas vestimentas e seu escudo simbólico. Podemos ver que os super-heróis acabaram virando o produto da imaginação humana depois de décadas de criação e valores inseridos. Veremos que as transformações sociais moldaram os Super-Heróis e suas histórias ao longo dos anos e não somente isso; vemos que elas surgiram com o intuito de entreter e agradar o público mas que vieram acarretando questões sociais de sua respectiva época. Suas histórias serviram e sempre servirão como uma ferramenta para direcionar a sociedade a um caminho de justiça e igualdade, isto é, um modelo criado décadas atrás que nos guia para que sempre ajamos em pró da sociedade moderna que enfrenta conflitos morais e éticos, ainda precisamos de modelos e referências, bons exemplos e em alguém para acreditar.

Protocolo: 2378 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDO ELIAS DO NASCIMENTO
PATRICK SANFELICIO NOGUCHI
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
Com a chegada da família real ao Brasil em 1808, o Rio de Janeiro sofreu inúmeras transformações, pois a cidade deveria tornar-se a nova corte portuguesa e refletir em seu espaço urbano o status agora alcançado. Sendo capital da Colônia desde o século XVIII, o Rio de Janeiro mostrava-se ainda em 1808, como cidade provinciana, mal cuidada, com inúmeros problemas urbanísticos, tais como falta de ruas asfaltadas e mesmo sistema de esgosto, bem como apresentava uma severa pobreza arquitetônica, e mais, a cidade não dispunha de uma forte atividade cultural, com a existência de teatros ou bibliotecas, por exemplo. Com a chegada da Familia Real Portuguesa e sua Corte, a partir de 1808, a cidade irá sofrer inúmeras transformações, principalmente no que se refere aos aspectos citados, com isso, a partir destes pressupostos, este trabalho propõe-se a analisar o espaço urbano, bem como as condições arquitetônicas e alguns dos aspectos culturais, com vistas a mostrar as transformações ocorridas na cidade no período compreendido nessa pesquisa a paritr da problemática proposta acima.

Protocolo: 2379 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SAVIO ANDRADE SANTOS
CRISTIANE AUGUSTA DA SILVA
LIVIA POLACHINI VENTUROSO DE SOUZA
Professor(es): THIAGO GRANJA BELIEIRO

Resumo:
O ensino de História deve desenvolver a reflexão do educando despertando a compreensão da história do mundo e da sociedade na qual ele esta inserido. Desta forma, este trabalho tem como objetivo discutir a importância do ensino de Historia, na escola estadual Liria Yurico Sumida no município de Sandovalina-SP. Será observada a realidade da metodologia de ensino aplicada pelos professores, para identificar as principais dificuldades dos educando. Será verificado e analisado não só a metodologia usada pelos educadores, mais também o material didático, verificar de que forma esta sendo feito este ensino e se leva a reflexarão critica e a formação integral do aluno como agentes históricos conforme os moldes prescritos pelos PCNs. Sabemos que a escola é um ambiente de construção de aprendizagem, no qual o procedimento de ensino e aprendizagem deve propiciar ao educando a desenvolver seu pensamento, e nesse procedimento cabe ao professor se interrogar de que forma o educando irá compreender aquilo que o educador apreendeu na universidade.

Protocolo: 2423 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JACKELINE CRISTINA DE ARAUJO OLIVEIRA
HENRIQUE RODRIGUES DA SILVA
JOAO BATISTA DA SILVA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA

Resumo:
A Anemia falciforme é considerada um sério problema epidemiológico que tem ficado na invisibilidade, tal como outros problemas de fator social como o educacional e a saúde que afetam a população brasileira, em especial, a etnia negra. No Brasil esta doença existe por hereditariedade e adveio das regiões da África Central e Ocidental trazida pelas imigrações forçadas de escravos africanos, durante o período de escravismo no país. As hemoglobinopatias (hemoglobina S, hemoglobina C e talassemia beta) podem ser consideradas problemas de saúde pública no Brasil. As duas primeiras apresentam importância nacional pela sua alta frequência entre afrodescendentes, o que implica considerável parcela populacional e por se manifestarem nas diversas regiões do país. O conhecido "teste do pezinho" somou à investigação da fenilcetonúria e do hipotireoidismo congênito, a hemoglobinopatia e também a fibrose cística, ampliando, assim, os distúrbios metabólicos investigados. É preciso garantir ao indivíduo com doença falciforme o amplo acesso à saúde através de uma política de atenção integral a essas pessoas desde a triagem neonatal até medidas preventivas e tratamento das complicações agudas e crônicas. Torna-se premente a necessidade de pesquisar os cuidados, ou seja, a assistência às pessoas com doença falciforme, que devem ser acompanhados, por uma equipe multiprofissional e multidisciplinar. A Portaria nº 1018/GM de 1º de julho de 2005, do Ministério da Saúde, institui o Programa de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias considerando o art. 196 da Constituição Federal, relativamente aos acessos universal e igualitário às ações e serviços de saúde para a promoção, proteção e recuperação dos doentes com anemia falciforme. O Sistema único de Saúde (SUS), por meio da Hemorrede, tem garantido alguns avanços a seus usuários; no entanto, é necessário melhorar a equidade e a distribuição de benefícios às pessoas com doença falciforme, por meio do envolvimento da rede de Atenção Primária à Saúde (APS). Pesquisar sobre o perfil e a assistência a esses doentes tornou-se um propósito de extrema relevância, no município de Presidente Prudente e região, devido a se tratar da quarta região mais negra do estado de São Paulo. Os dados coletados nortearão ações para desenvolvimento de políticas públicas que atendam aos princípios da universalidade, da acessibilidade aos bens em saúde, da coordenação do cuidado, do vínculo, da longitudinalidade, da integralidade, da responsabilização, da humanização, da equidade e da participação social. Nessa perspectiva, a presente pesquisa contempla a portaria No 1018/GM de 1 de julho de 2005, do Ministério da Saúde, ao objetivar a busca de dados sobre a assistência aos doentes falcifórmicos no município de Presidente Prudente e região, se tratando de uma pesquisa exploratório-descritiva com caráter qualiquantitativo.

Protocolo: 2193 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 11/2017 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS STUANI LOPES
LARISSA PIRES PEREIRA
SAMARA MIGUEL DE SOUZA
ALANA RAISA LUIZ GOLEMBA
ALINE HAGUI
AMANDA DE ALENCAR FERREIRA
GABRIEL DE SOUZA MOTA
EMILY BERGAMASCO
LUIZ FELIPE FARIAS BARBOSA
ALEXANDRE DE JESUS FELIX
NATHALYE FERNANDA PEDROSO DIRCKSEN
ISABELA SANTOS SOUZA
CAMILA SOUSA VILELA
BRUNO NUNES PEDRO
LUCAS GUELFO MARTINATTI
Professor(es): MARGARIDA MARIA SILVEIRA
ELZA AKIKO NATSUMEDA UTINO
EDIMA DE SOUZA MATTOS
NEIDE MARIA DE CASTILHO
MICHEL JORGE CECILIO
SANDRA CRISTINA GENARO
REBECA CARVALHO BRESSA
JOSÉ ANTONIO NASCIMENTO BRESSA
DANIELLE FRANCISCO HONORATO DE BARROS TORELLI
CECÍLIA EMILIA DE OLIVEIRA CRESTE
ALEX WANDER NENARTAVIS

Resumo:
O presente trabalho tem como objeto de estudo a saga Star Wars (Guerra nas Estrelas em português), para o entendimento de fatores que regem as mentalidades de públicos que se alteram, que vivem momentos históricos diferentes, e mesmo assim têm uma grande identificação com a série. Para o presente estudo, serão analisados dados e informações a respeito da saga em revistas especializadas, artigos e livros, em especial que tratem sobre a interação e assimilação, por parte das populações, a uma figura mítica, como o herói. O trabalho baseia-se na metodologia dialética, uma vez que se presta ao exercício da pesquisa em Ciências Humanas e permite encontrar respostas além das aparências ou de um dado.

Protocolo: 1695 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE LUIS BELLETINI
Professor(es): LULI HATA

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo conhecer a educação cubana e mais especificamente, acompanhar como se dá a formação dos professores para as séries iniciais do seu sistema educacional. Em pouco mais de cinquenta anos de mudança de regime, através de uma revolução socialista, Cuba saiu de uma situação de alta taxa de analfabetismo para uma total erradicação dessa situação tão degradante. Hoje, o desafio do país é prover educação para todos, mas com qualidade. A gratuidade do ensino e o incentivo através de bolsas de estudos têm atraído muitos alunos para a realização de cursos superiores e até mesmo pós-graduação. Embora o alto índice de escolarização, nosso questionamento passa pela questão de como conciliar conhecimento e repressão. Apesar da formação educacional que as novas gerações tem como direito garantido, a população ainda é submetida a uma economia em constante recessão, o que dificulta a aquisição de bens e de uma vida com mais conforto e provida de condições mais dignas de subsistência. A liberdade de expressão e pensamento também não estão garantidos a todos. Assim, nosso objetivo é analisar qual o papel do professor nesse processo tão imbricado de libertação e repressão. Nas palavras de Jose Martí, um dos pilares da educação cubana: "a educação é a única via para adquirir a plena liberdade". Para essa análise, usaremos livros e artigos que discutem o papel dos Centros Pedagógicos e sua estrutura curricular, vamos coletar dados oficiais e extra-oficiais para acompanhar através dos números o que é exposto nos discursos e por fim, faremos a reflexão dos paradoxos presentes nesse contexto, que concilia princípios tão antagônicos.

Protocolo: 1492 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS ROBERTO DOS SANTOS CARVALHO
Professor(es): ERICA DE CAMPOS VISENTINI DA LUZ

Resumo:
O tema proposto para estudo tem por objetvo entender a relação professor aluno no processo ensino aprendizagem nos dias atuais.Hioteticamente, afirma se que ensino tanto quando a aprendizagem hoje está dificultada pela diversidade cultural, formação e educação do publico alvo em detrimento da formação do professor. Teá como metodologia: levantamento bibliográfico, em livros revistas, jornais, periódicos, artigos eletrônicos, leituras, fichamentos, entre outros. Pautar-se em pesquisa bibliográfica bem como em coleta de dados em órgãos públicos e ou privados a exemplo sindicado dos professores, IBGE, escolas. Do ponto de vista acadêmico e cientifico se faz mister o estudo, visto que contribuirá para reflexão e busca de soluções a problemática apontada, ou seja, a relação professor aluno e os reflexos no processo aprendizagem, o que poderá ser difundida em eventos internos e externos á universidades. Por outro lado, a pesquisa trará contribuição social porquanto, os resultados obtidos com a mesma serão levados ao conhecimento local, regional entre outros, por meio de publicação em jornais e palestras escola e associação informando a população sobre a problemática levantada.

Protocolo: 965 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROZANGELA BRAZERO CACHEFFO
JULIANA DA SILVA GONCALVES
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
A presente pesquisa visa identificar e discutir impactos causados pela atividade sucroalcooleira no município de Caiabu e os efeitos socioambientais. O tema proposto para estudo é de grande relevância acadêmica visto ser necessário aprofundar a discussão dessa problemática junto ao discurso discente universitário, em especial aos discentes do curso de Histórias e áreas afins.Do ponto de vista científico é de grande relevância, pois a temática em estudo será difundida por meio de debate, publicações e participações em eventos internos e externos à universidade.No que concerne a importância social, a mesma será de grande valia, pois os resultados obtidos com o presente estudo será levado ao conhecimento local e regional por meio de publicações, palestras entre outros meios. O tema proposto desenvolver-se-á por meio de levantamento bibliográfico, em livros, revista, jornais, periódicos, artigos eletrônicos, leituras, fichamentos entre outros. Pautar-se-á em pesquisa bibliográfica bem como em coleta de dados em órgãos públicos e ou privados a exemplo de sindicatos rurais, IBGE, prefeitura, centro de saúde, etc. Os dados coletados serão tabulados, interpretados, discutidos partindo do geral para o particular, ou seja, hipotético-dedutivo, cuja argumentação será analítica e dialética.

Protocolo: 966 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 6/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KELI REGINA AMARAL
SOLANGE SANTANA
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
É fato que a mulher tem presença considerável no mercado de trabalho atualmente, principalmente no Brasil. Mas e antes? Muitas vezes se apresenta a ideia de que, desde a Pré-História até a sociedade atual, o sexo feminino nada mais foi do que um fardo a ser carregado pelo masculino. E que este construiu e formou a sociedade modernizada que hoje conhecemos. A questão que se forma é: até onde iria a participação da mulher no mercado de trabalho em períodos anteriores? Quão forte é esta participação atualmente? A mulher pode ter tido sua importância, dentro da sociedade, até ser desapreciada quando a História na Idade Média era uma ciência pouco difundida e a Igreja detinha o conhecimento. De modo geral, reconhecia-se a mulher, a exemplo da Bíblia Sagrada Católica, como sendo pecadora original. Assim a sociedade tornou a mulher submissa ao homem. Essa submissão transformou-se na exclusão em determinadas áreas de convívio social, o que pode ter acarretado a ideia de que o sexo feminino dentro da sociedade não teve participação no trabalho, além de ter criado uma série de preconceitos de gênero, alguns dos quais persistem até a atualidade. Assim o presente trabalho tem por objetivo resgatar historicamente a inserção feminina no mercado de trabalho, desde as primeiras formações sociais reconhecidas, perpassando pelas estruturas das Idades Antiga e Média de modo a se compreender o seu papel no atual mercado de trabalho brasileiro. A pesquisa utilizará dados biográficos de algumas personagens relevantes para o contexto de suas épocas, de modo a exemplificar a evolução da representação feminina no meio de produção nacional. Por ser um trabalho bibliográfico, utilizar-se-á do método dedutivo para se teorizar acerca do tema, que deverá suscitar reflexão sobre a importância desta conquista feminina.

Protocolo: 826 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HEITOR ANTONIO RIBEIRO DE ANDRADE
Professor(es): ALBA LUCENA FERNANDES GANDIA
GRAZIELLA PLAÇA OROSCO DE SOUZA

Resumo:
Este projeto tem como base analisar o processo de industrialização brasileiro e a questão do crescimento populacional no Brasil no período histórico de 1920-1970 e seus reflexos sobre o processo de urbanizaçãoescala nacional. Nessa análise histórica, procura-se discutir também, a ligação entre o aumento populacional de áreas urbanas e o surgimento de problemas sociais, tais como a questão da moradia, marginalização, violência, subemprego, etc. Esta pesquisa procura focar a cidade de São Paulo como exemplo maior dessa dinâmica histórica - migração, população e interrelacões com problemas sociais, pois esta constitui a Grande Metrópole Nacional, este recorte espacialescala regional - reproduz-se em outros, servindo, portanto, como possível modelo dessa problemática e sendo possível a transposição do mesmo para o lugar, no caso, Indiana-SP escala local.

Protocolo: 199 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 7/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HEITOR VINICIUS FERREIRA
Professor(es): MARCOS LUPERCIO RAMOS

Resumo:
Pretende-se com essa pesquisa estudar o processo da possível desvalorização dos profissionais da educação, em específico os professores, dentro dos moldes do sistema capitalista, e explicar a aparente relação dessa desvalorização com a queda da procura pelos cursos de licenciatura em Presidente Prudente-SP, na Universidade do Oeste Paulista.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2008 - 11/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ GUSTAVO SIMIONATO TOMAZ FERREIRA
Professor(es): MARCOS LUPERCIO RAMOS

Resumo:
Esse projeto visa a investigação de características peculiares das pe-quenas comunidades adeptas ao cristianismo nascente, durante a chamada era apostólica (ou seja, ainda no início de seu período de clandestinidade), compreen-dendo a segunda metade do 1º século. Essas características, aqui objeto de estudo, referem-se, particularmente, às relações sociais e econômicas vinculadas à prática da coletividade de bens e a disponibilizacão das propriedades privadas à pertença comum, bem como a fraternização das classes sociais recém-convertidas à nova religiãopráticas essas de caráter conflituoso, dado o contexto cultural em que tais comunidades se achavam inseridas (judaísmo e paganismo heleno-romano). Especificamente, essa pesquisa tem como objetivo averiguar o grau/intensidade de ocorrência do referido fenômenobem como as causas de sua brevidade/descontinuidadeatravés de fontes essencialmente bibliográficas, a fim de se extrair uma interpretação diferenciada e um aprofundamento teórico que ve-nham a contribuir para o debate no meio acadêmico. Pretende-se também apresen-tar seus resultados em encontros e congressos realizados interna e externamente à universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2007 - 11/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALMIR MEDINA RIGA
Professor(es): ERICA DE CAMPOS VISENTINI DA LUZ

Resumo:
O presente trabalho pretende investigar sobre a importância do estudo da História, na opinião dos alunos da 8ª série do Ensino Fundamental, bem como, analisar as justificativas apresentadas para atal opinião. Inicialmente, esta investigação será realizada com 40 das classes de 8ª série de uma escola de ensino fundamental da rede particular de ensino e também, em uma escola da rede pública. Portanto, a pesquisa, pretende comparar as opiniões expressas e as conseqüências justificativas, investigando diferentes públicos escolares, alunos que integram o ensino particular e o ensino público.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SIMONE BRANDOLT FAGUNDES
Professor(es): AFIFE SALIM SARQUIS FAZZANO
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