CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Psicologia | Pesquisa Científica

Psicologia

Bacharelado | 10 semestres letivos | Matutino ou Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
O Cloridrato de Metilfenidato (MPH) é um fármaco de estrutura química semelhante à das anfetaminas, que atua sobre o Sistema Nervoso Central, alterando e estimulando os receptores adrenérgicos e dopaminérgicos, fazendo com que a via mesocorticolímbica permaneça com atividade aumentada durante seu uso. Há um grande interesse relacionado ao uso de psicoestimulantes para aumento do desempenho intelectual, porém esses medicamentos apresentam efeitos colaterais que podem gerar complicações indesejadas aos usuários. O objetivo do presente trabalho é apresentar as complicações recorrentes do uso indiscriminado do Metilfenidato em indivíduos saudáveis presentes na literatura. Serão selecionados artigos publicados até 2018 nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde e Biomédica (PubMed/ MEDLINE), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Biblioteca Científica Eletrônica Online (Scielo), em língua inglesa e portuguesa, através dos descritores "TDAH", "metilfenidato", "tratamento" e "consequências", que estejam disponibilizados online. A análise de dados será descritiva.

Protocolo: 5136 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA PUGA MAGOTI
MARCOS ROMBI FILITTO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O acidente vascular encefálico (AVE) manifesta-se por alterações isquêmicas ou hemorrágicas e raramente acometem neonatos ou crianças. Ainda assim, doenças de base como cardiopatias congênitas, anemia falciforme e malformações vasculares podem provocar os AVEs e há necessidade de monitoração, tratamento de suporte e anticoagulação em casos selecionados. Essa é uma revisão integrativa que tem por objetivo listar: 1) as definições e características epidemiológicas de acidentes vasculares encefálicos (AVE) em crianças; 2) os principais fatores de risco para a ocorrência de AVE em pediatria e neonatologia; 3) as principais características fisiopatológicas para a ocorrência de lesão cerebral no AVE; 4) as manifestações clínicas e o diagnóstico por imagem; e 5) as recomendações atualizadas para as medidas de suporte, tratamento e profilaxia dos AVE em pediatria. A revisão de literatura utilizará as bases de dados PubMed, EMBASE e SciELO, BVS, incluindo as palavras-chave stroke, pediatrics e neonatology. A análise dos dados será descritiva.

Protocolo: 5089 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA PELEGRINI FRANCA
KARINE MAYUMI KIMURA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES
ARMENIO ALCANTARA RIBEIRO

Resumo:
Introdução: O diabetes insipidus é uma síndrome caracterizada pela incapacidade de concentração do filtrado urinário, com consequente desenvolvimento de urina hipotônica e aumento de volume urinário. Pode ocorrer por deficiência do hormônio antidiurético (ADH), secretado pela hipófise posterior ou por resistência à sua ação nos túbulos renais. Já a deficiência na produção ou na ação de qualquer um dos hormônios da adenohipófise é denominada hipopituitarismo. Quando ocorre deficiência de mais de um hormônio, denominamos panhipopituitarismo. Objetivo: Estratificar as complicações sistêmicas e hormonais relacionadas às Patologias da Hipófise com ou sem hipofisectomia determinada, incluindo a Diabetes Insipidus e Pan-hipopituitarismo. Metodologia: Revisão sistemática da literatura realizada em bases de dados eletrônicas - PubMed, BVS, Medline e teses de doutorado. Descritores a serem utilizados: hypophysectomy, diabetes insipidus, panhypopituitarism. A seleção dos artigos terá como critérios de inclusão: revisões sistemáticas, ensaios clínicos e relatos de casos de uma amostra representativa de uma população definida (crianças, adultos, idosos e testes com animais de laboratório); critérios de exclusão: revisões literárias.

Protocolo: 5045 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THALITA ROLLEIGH DA SILVA
RAFAELA CRISTINA COLORADO BORGES
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Compreender a dinâmica relacional estabelecida pelo adolescente com sua escola no segmento do ensino médio é desafio instigante para pesquisadores da área da educação e da psicologia. Destaca-se a necessidade de investigações que estendam olhares não apenas para os elementos didático-pedagógicos da escola, mas também para a subjetividade inerente ao processo desenvolvimental do estudante. Nessa direção, a literatura baseada nas abordagens da Psicologia Positiva e da Teoria Social Cognitiva, vem apontando que variáveis como as forças de caráter e a autoeficácia acadêmica, podem impactar fortemente os níveis de bem-estar e o engajamento do adolescente em seus estudos. As Forças de Caráter dizem respeito ao desenvolvimento das potencialidades humanas, enquanto que a autoeficácia é definida como a percepção que o sujeito tem sobre suas capacidades de realização de determinadas tarefas. Sendo assim, a presente pesquisa propõe um estudo correlacional entre Forças de Caráter e a autoeficácia de estudantes. Os participantes serão 400 alunos, do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública, do interior do estado de São Paulo. Para tanto, serão aplicadas a Escala de Forças de Caráter (EFC) e a Escala de Autoeficácia Acadêmica para o Ensino Médio (AAEM). Os dados serão submetidos a análises estatísticas que permitirão a compreensão de possíveis correlações entre os construtos analisados. Espera-se que o estudo possa fornecer elementos que subsidiem a estruturação de práticas interventivas fortalecedores dos estudantes, viabilizando a construção

Protocolo: 4833 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBIC-EM - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio
Aluno(s): VANIA SANTOS RODRIGUES
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Através dos pressupostos teóricos de Donald Super, o presente estudo tem como objetivo identificar as atividades realizadas em relação ao planejamento e desenvolvimento de carreira referente à etapa de exploração de alunos de um curso de Psicologia. Visto a escassez na literatura referente ao tema apresentado, esse estudo pretende auxiliar de forma complementar a compreensão científica sobre os fenômenos estudados. Os participantes serão 30 estudantes de uma universidade particular no interior do estado de São Paulo, com idades a partir de 18 anos de idade; eles responderão a uma entrevista semiestruturada. Os dados coletados serão analisados por meio da categorização de conteúdo.

Protocolo: 4805 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA DE SOUZA PESSININ
NATHALIA ENGEL DUCATTI
Professor(es): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
Indivíduos com quadros depressivos diminuem o rendimento no estudo, no trabalho e em seus afazeres cotidianos, então a estrutura da vida acadêmica dos universitários são um reflexo de fatores sociais, psicológicos, hereditários ou a combinação de todos eles. Dentro das universidades estima-se que de 15 a 25 dos estudantes universitários apresentam algum tipo de transtorno psiquiátrico durante a sua formação acadêmica, por isso o apoio da universidade torna-se de suma importância. No estudo transversal do presente trabalho, buscamos descobrir a prevalência do uso de antidepressivos por estudantes da Universidade do Oeste Paulista, em Presidente Prudente - SP. A coleta dos dados será realizada por meio de um questionário online, anônimo, respondido por alunos dos diversos cursos. A análise dos dados será descritiva.

Protocolo: 4778 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DELCIO ROBERTO DA SILVA ROTTA
MARCELA DIAS DE OLIVEIRA LIMA
BEATRIZ ZOGHEIB ELID
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a importância e as implicações das políticas educacionais no processo de escolha profissional de adolescentes de escola pública. Tem como base teórica e metodológica os pressupostos da psicologia histórico-cultural e pedagogia histórico crítica, visto que ambas se apoiam no método materialista histórico-dialético de compreensão de mundo. Será uma pesquisa de cunho documental, pois buscará nos documentos do sistema educacional, encontrar limites e possibilidades de reflexão sobre a escolha profissional de jovens e adolescentes. Os dados serão organizados e discutidos visando clarear para profissionais da psicologia e da educação quais os limites e possibilidades do trabalho de orientação para a escolha profissional na escola pública.

Protocolo: 4806 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIZ SATOMI KOMESU
MONIQUE CUBA
Professor(es): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
A dopamina (DA) está envolvida na regulação de várias funções mentais e a desregulação desta neurotransmissão está envolvida em diferentes transtornos psiquiátricos. Alterações dopaminérgicas no córtex pré-frontal estão envolvidas nos transtornos em que ocorre disfunção executiva, principalmente transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), esquizofrenia e depressão. A similaridade dos sintomas entre patologias que compartilham o mesmo neurotransmissor e os mesmos circuitos constitui uma dificuldade diagnóstica em psiquiatria. RELATO DO CASO: E.B., 31 anos, masculino, solteiro, pardo, adotado aos 2 anos de idade, apresentou atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e foi vítima de abuso sexual aos 5 anos. Apresentou dificuldade de aprendizado e aos 14 anos começou a apresentar alterações comportamentais e alucinações auditivas, sendo diagnosticado TDAH e transtorno depressivo, com resposta parcial ao tratamento. Ao longo da juventude apresentou isolamento progressivo e abandonou a escola, quando diagnosticado com transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo e modificado o esquema terapêutico, mantida somente resposta insatisfatória. Aos 30 anos iniciou-se processo de revisão diagnóstica, uma vez que os sintomas psicóticos não estavam bem caracterizados e as queixas relativas à atenção persistiam. Realizada a hipótese diagnóstica de transtorno depressivo associado ao TDAH, foi iniciado metilfenidato, mantido o antidepressivo e reduzido progressivamente o antipsicótico. Durante 11 meses o paciente manteve-se bem, sem sintomas psicóticos, com melhora da função executiva e do humor. Após este período, apresentou delírios persecutórios e a dose do antipsicótico foi ajustada, com rápida resolução. DISCUSSÃO: qualquer tipo de abuso infantil aumenta o risco de transtornos psiquiátricos ao longo da vida, especialmente depressão maior e psicoses, entre outros. A ineficiência dos circuitos dopaminérgicos no córtex pré-frontal pode gerar confusão diagnóstica, pois os sintomas se assemelham entre patologias como TDAH, depressão, esquizofrenia e outras. Devido à semelhança dos circuitos dopaminérgicos envolvidos, interferir com os níveis de DA pode causar impacto em todas as hipóteses diagnósticas consideradas neste caso. O uso de metilfenidato em paciente com possível psicose traz o risco de reativação de sintomas psicóticos por aumentar a ação dopaminérgica não só no córtex pré-frontal, mas também na via mesolímbica. Atualmente considera-se a hipótese de transtorno esquizoafetivo do tipo depressivo e persistência do TDAH na vida adulta e os sintomas do paciente compreendidos como uma complexa disfunção dopaminérgica. Assim, o tratamento busca modular este neurotransmissor, ao invés de simplesmente reduzir ou aumentar sua atividade por antipsicóticos e estimulantes, respectivamente.

Protocolo: 4743 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2018 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): MARILIA FERRUZZI EDERLI
ARETHA GABELLA TEIXEIRA
FLAVIA HELENA FORNAZEIRO ABEGAO
Professor(es): CÉLIA MARIA NAVARRO
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O presente projeto tem por finalidade compreender o papel da escuta e da ética psicanalítica dentro dos serviços direcionados a adolescentes em conflito com a lei, que cumprem medida socioeducativa. A pesquisa terá abordagem qualitativa de cunho documental e bibliográfico, e se utilizará da análise de conteúdo como forma de análise dos resultados.

Protocolo: 4719 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 6/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CASSIA APARECIDA RIBEIRO
ALANA BRUNA PEREIRA LEITE
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Atualmente, o termo "cannabis medicinal" refere-se ao uso de cannabis como terapia médica para curar algumas doenças ou aliviar seus sintomas. As condições clínicas mais comuns em que é proposto o uso medicinal da cannabis são utilizados são: esclerose múltipla (MS), dor neuropática crônica e controle dos sintomas de náuseas e vômitos em pacientes com câncer em tratamento quimioterapia. Alguns países têm políticas que permitem que os pacientes possam usar Cannabis para fins médicos, porém a falta de dados sobre a segurança e eficácia de Cannabis é uma barreira importante para o envolvimento dos médicos. Já foram realizados ensaios clínicos randomizados de Cannabis que mostraram eficácia na dor crônica e espasticidade, entretanto esses ensaios foram curtos com amostras pequenas. Parte importante do uso da maconha como fármaco parece depender de isolar o composto canabidiol a partir da planta Cannabis sativa, dado que esta molécula que parece conter os princípios ativos desejados. O presente trabalho propõe-se a revisar sistematicamente a literatura científica em busca dos efeitos provocados pelo canabidiol em curto e longo prazo quando utilizado por via oral ou inalatória. O presente estudo, será conduzido de forma independente e cega. A busca de artigos acontecerá em uma etapa só de Agosto do presente ano, pelos últimos 5 anos de publicações. Serão pesquisadas as seguintes bases de dados eletrônicas: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), PubMed (MEDLINE), Scielo e LILACS. Os descritores utilizados para a busca de artigos foram definidos a partir dos termos indexados no vocabulário estruturado DeCS (Descritores em Ciências da Saúde) e no vocabulário de indexação de artigos da PubMed, estabelecendo-se a seguinte sintaxe: cannabidiol, "medical cannabis", "cannabidiol effects" e "cannabidiol treatment".

Protocolo: 4702 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO MAGNANI SEABRA
BARBARA PREVITALLI PIMENTEL
DEBORA TYEMI TAKASHIMA
BIANCA DE SOUZA BONFIM
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Dentre as principais intervenções utilizadas para o controle do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, este Relato de Caso tem foco voltado para o tratamento medicamentoso com o uso do Metilfenidato, dando ênfase aos benefícios do uso deste. O estudo faz uma relação entre a melhora dos sinais de hiperatividade e desatenção com o uso do medicamento, pois para combater os sintomas as medicações se mostram mais eficazes do que outras intervenções porque, agem diretamente aumentando os níveis de dopamina e noradrenalina elevando o nível de alerta e foco em atividades que exigem mais esforço mental. O diagnóstico é clínico, baseado na entrevista com os pais, com a escola e na avaliação da criança. Os sintomas devem ser persistentes e acompanhar a criança nas diversas situações e ambientes em que está inserida. Quando estes traços a prejudicam, a necessidade de tratamento é inquestionável, e deve ser iniciado o mais cedo possível, pois tratamento precoce evita o acúmulo de prejuízos ao longo do tempo possibilitando que a criança desenvolva o seu potencial. Embora não tenha cura, com a terapia adequada, uma pessoa com TDAH pode ter uma vida normal.

Protocolo: 4641 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 6/2019 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): LARISSA NUNHES DOS SANTOS
LAREN THOME
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma síndrome classificada na categoria de transtornos hipercinéticos. É caracterizado por ter um início precoce, falta de perseverança nas atividades que exigem envolvimento cognitivo e tendência a passar de uma atividade a outra sem acabar nenhuma, associadas a uma atividade global desorganizada, incoordenada e excessiva. Subtipos de atenção são distinguidos em: atenção voluntária e atenção automática. Clinicamente, os termos atenção sustentada, atenção seletiva, atenção focada, atenção alternada e atenção dividida também são comuns. Testes de atenção que envolvem tempo de reação (TR), normalmente são direcionados para a análise de um ou mais desses parâmetros, possibilitando a identificação de alterações do fenômeno atenção e auxiliando no diagnóstico de psicopatologias como o TDAH. O objetivo do presente estudo é avaliar, mediante revisão sistemática da literatura, como o desempenho de crianças com diagnóstico de TDAH difere de crianças hígidas em testes de atenção que envolvam TR. A busca na literatura ocorrerá de forma sistemática, em múltiplas etapas, na base de dados PubMed, com limites para artigos publicados em português, inglês e espanhol, realizados em humanos. A análise dos artigos classificará aspectos como o público-alvo (idade das crianças avaliadas), o tipo de teste utilizado e o tipo de atenção investigada (voluntária ou automática).

Protocolo: 4640 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLA YAMASHITA CONTRERAS
JOAO THALLISSON PEREIRA CAMPOS
PAULA CRISTINA QUEIROZ CARVALHO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Em consonância com os altos índices de violência contra a mulher e na tentativa de compreender tal ato, faz-se necessário realizar um estudo sobre o agressor salientando a violência de gênero. O presente estudo será realizado através do Núcleo de Atenção ao Homem de uma cidade do oeste paulista, acerca do trabalho desenvolvido com homens autores de violência contra a mulher. Para atingir tal objetivo será realizada uma pesquisa de abordagem mista de campo com caráter exploratório com os membros da equipe que compõem o Núcleo de Atenção ao Homem de Presidente Prudente e seus atendidos em grupos reflexivos. A pesquisa será realizada através de entrevistas semi-estruturadas sobre o trabalho realizado, os resultados já obtidos e esperados, além de questionário com escala likert abordando percepções sobre gênero dos atendidos, dinâmicas relacionais, reconhecimento de violências e táticas de resolução de conflitos, possuindo comparações pré e pós-atendimentos. Poderá servir como impulsionadora na formulação de novas políticas públicas voltadas a homens agressores no combate à violência contra a mulher.

Protocolo: 4659 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 5/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA BEZERRA DE SOUZA
Professor(es): IGOR COSTA PALO MELLO

Resumo:
O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) afeta indivíduos de todas as idades, causando prejuízos físicos e cognitivos, diminuindo assim a qualidade de vida dos mesmos. A avaliação da capacidade cognitiva de pacientes com TAG se mostra uma importante ferramenta quando tentamos compreender os prejuízos que esse transtorno traz ao indivíduo. As funções executivas (FE) são responsáveis por coordenar as respostas adaptativas diante de novas situações, no TAG, essas respostas podem ser geradas intensamente ou de forma desadaptativa. Como parte das FE há o controle inibitório, capaz de suspender influências internas ou externas que possam prejudicar um comportamento em curso. No TAG, sem este mecanismo seguiríamos padrão de comportamento, marcado pelo impulso. O presente projeto objetiva avaliar as FE em 40 indivíduos separados em Grupo Controle (n=20) e Grupo TAG (n=20). Os pacientes serão selecionados no Ambulatório de Ansiedade do Hospital Regional de Presidente Prudente a partir do diagnóstico feito pela equipe. Para avaliação das FE, os participantes farão o teste "n-back" (2-back), que envolve manipulação de informações na memória operacional, e o teste de Stroop, utilizado para medir o controle executivo e concentração. Ambos os testes serão executados com o software PsychoPy. Com os resultados obtidos espera-se compreender os prejuízos que o TAG causa às funções cognitivas, em especial as FE.

Protocolo: 4608 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 7/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL FERNANDES KLAUS
MARIA BEATRIZ SOUZA CARDOSO
GABRIELI CAMOSSA ARMAGNI
Professor(es): GILMARA PEIXOTO RISTER
FELIPE VIEGAS RODRIGUES
SAMUEL AUGUSTO FERREIRA AURELIO

Resumo:
Os prolactinomas, ainda que raros em crianças e adolescentes, representam cerca de 50 dos adenomas hipofisários, correspondendo a 2 de todos os tumores intracranianos. Nas duas primeiras décadas de vida, os sintomas incluem alterações funcionais como atraso puberal em ambos os sexos, e galactorreia e amenorreia no sexo feminino e/ou sintomas relacionados ao efeito de massa. Apresentação do Caso:Paciente sexo masculino, 13 anos e 4 meses é atendido com queixa de baixa estatura. Ao exame físico tinha altura de 1,37m e peso= 48,4kg. Desvio padrão para altura= -2. Estágio puberal G1P1 de tanner, pênis= 4 cm. A idade óssea era 11 anos e 6 meses. Exames laboratoriais: dosagem sérica de prolactina= 1.957ng/mL (VR=2,1 a 17,7 ng/ml), LH=0,01, FSH=0,37, testosterona=9 ng/dl, IGF1=115 ng/ml (VR=145-759ng/ml), colesterol total=286 mg/dl (VR= menor que 170 mg/dl), triglicérides=366 mg/dl (VR=menor que 90 mg/dl), e demais exames relacionados a investigação da baixa estatura compatíveis com a normalidade. A ressonância magnética de sela túrcica evidenciou formação expansiva intrasselar medindo 17,5x17,4 mm em seus maiores diâmetros, com infradesnivelamento do assoalho selar. O quadro inicial era compatível com hipopituitarismo secundário a macroprolactinoma. Iniciou o tratamento com cabergolina na dose de 1 mg/semana. Após 2 anos e 5 meses de tratamento, evoluiu com normalização da velocidade de crescimento, desenvolvimento puberal espontâneo, normalização dos valores de testosterona=318ng/dl e IGF1=411ng/dl e melhora do perfil lipídico. Comentários finais: A dosagem de prolactina deve ser solicitada na investigação da baixa estatura patológica para o diagnóstico precoce do prolactinoma e consequente sucesso do tratamento. A hipótese de hiperprolactinemia deve ser investigada em pacientes com baixa estatura e atraso puberal para a realização de diagnóstico precoce evitando possíveis complicações e possibilitando a realização de um manejo adequado do caso.

Protocolo: 4627 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 11/2018 Programa: Relato de Caso
Aluno(s): ELIZA MARIA SANTOS SILVA
MARYENE LUDMILLA GONCALVES SELLERA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Caracterizada como um conjunto de processos que leva à seleção ou priorização no processamento de certas categorias de informação, a atenção tem como objetivo filtrar as informações mais relevantes, evitando a sobrecarga dos sistemas perceptuais no processamento de estímulos. Atualmente, os conhecimentos sobre assimetrias funcionais do sistema nervoso encontram-se bem determinados. Diversas funções já se sabem ser lateralizadas, como a fala, que é localizada no hemisfério esquerdo, e a orientação espacial, no lado direito. A atenção, por sua vez, tem maior processamento no hemisfério direito e é também assimétrica na sua fenomenologia, com favorecimento à direita do espaço. O presente estudo tem como objetivo investigar assimetrias verticais da atenção. Para tal, será utilizada uma versão modificada do Paradigma da Atenção Encoberta de Posner (1980), um teste amplamente utilizado em estudos da orientação da atenção. Ele analisa o efeito do direcionamento encoberto da atenção visual (sem movimento ocular) - realizado por meio de pistas válidas ou inválidas - em relação ao tempo de reação à estímulos exibidos no campo de visão periférico.

Protocolo: 4528 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA LIKA DATE
DANIELA PIRES ABRAO GALINDO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Introdução: A atenção envolve a capacidade de resposta preferencial a estímulos mais significativos em detrimento de outros. A atenção dividida, é um processo no qual há o processamento simultâneo de diferentes estímulos, prejudicando o desempenho nas várias tarefas e elevando o tempo de resposta em comparação à execução individual das mesmas. Há evidências de assimetrias nos mecanismos de atenção, com privilégio de processamento à direita do espaço. Objetivos: Dentro desse contexto, o objetivo desta pesquisa é verificar a presença de assimetria atencional numa tarefa de atenção dividida, partindo da hipótese de que há alterações no processo atencional com o aumento de tarefas. Metodologia: Os participantes, jovens adultos saudáveis de ambos os sexos, farão o Teste de Landmark (TL), que avalia assimetrias dos mecanismos de atenção, isoladamente ou com uma tarefa concorrente e os resultados do teste nas duas condições serão comparados entre si. Análises: Os resultados serão analisados como porcentagens médias de erro na condição isolada e com a tarefa concorrente, por gênero. Uma análise de variância (ANOVA) para medidas repetidas será utilizada para comparar o número de erros e, outra ANOVA, para comparar os tempos de reação.

Protocolo: 4515 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2018 - 6/2019 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA GIMINIANO SUNIGA
MARIA ISABELLA PEREIRA CAIXETA
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Este projeto de pesquisa de iniciação científica propõe uma análise do conceito de atividade humana a partir da teoria histórico-cultural, com o objetivo de produzir aportes teóricos para a psicologia do esporte, notadamente, à atuação psicológica com atletas de alto rendimento. Para tanto, esta pesquisa bibliográfica caracterizará o conceito de atividade humana e sua relação com o desenvolvimento psíquico; Identificará as contribuições do conceito de atividade humana ao esporte de rendimento e analisará as contribuições de tal conceito para a sistematização de um treinamento psicológico à luz da psicologia histórico-cultural.

Protocolo: 4386 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 2/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA
ILSA MARCELA DIAS PASCHOAL
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
Analisar a relação entre o conceito de atividade e o desenvolvimento da consciência humana, a partir da psicologia histórico-cultural, é o objetivo deste projeto de pesquisa de iniciação científica. Para tanto, propõe uma pesquisa bibliográfica com base no materialismo histórico-dialético que busca a explicação histórica da necessidade da inserção da categoria atividade na psicologia, a definição de atividade consciente, sua estrutura, bem como a relação de tal categoria com a formação da consciência, aqui entendida como um atributo do psiquismo humano.

Protocolo: 4385 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 2/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO RISSATTO PEREIRA
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
Parte da psicologia clínica contemporânea vem, dialeticamente, retomando e nutrindo-se de bases filosófica, ao mesmo tempo que recompõe estas bases em um pensar e um fazer propriamente psicológicos. Neste sentido, pretende-se analisar a obra Diário de um sedutor, de Soren Kierkegaard, com o intuito de descrever e compreender seu conceito de "discurso indireto", relaciona-lo com o conceito de "cuidado antepositivo", de Martin Heidegger, para finalmente, apontar esta articulação como estratégia para o "cuidado de si" a ser pensado e utilizado na psicologia fenomenológica clínica. Para tal, será feita a análise fenomenológica hermenêutica da obra em relação aos conceitos mencionados, descrevendo seu "campo de mostração". Na sequência, buscar-se-á explicitar as correlações entre discurso indireto/cuidado antepositivo, para, então, compreender e descrever implicações da estratégia do "discurso indireto" na teoria e prática clínica fenomenológica.

Protocolo: 4335 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WESLEY DE OLIVEIRA PEREIRA
Professor(es): SANDRO RODRIGUES GONTIJO

Resumo:
Por violência intrafamiliar intergeracional entende-se o ciclo da reprodução de práticas tóxicas e coercitivas que são naturalizadas e passadas de geração em geração dentro de um núcleo familiar. De acordo com a literatura, caso inexistam recursos protetivos e intervenções assertivas com as vítimas, a probabilidade de reprodução de a violência intrafamiliar ocorrer tende a aumentar consideravelmente. Partindo destas constatações, este projeto de pesquisa tem como objetivo averiguar a configuração e os modos de funcionamento da rede de apoio social e afetiva presentes na infância de adultos que praticaram violência contra criança e adolescente. A pesquisa será qualitativa, em período transversal e a partir da modalidade de estudo de casos múltiplos. O trabalho de campo será realizado com três adultos, de ambos os sexos, que violaram direitos de seus filhos, por meio da violência física, psicológica e negligência/abandono. Os participantes são atendidos em um CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de um município de médio porte do interior do estado de São Paulo. Para a coleta de dados, serão utilizados três instrumentos: a Entrevista Sobre o Passado dos Pais (ESPP), o Genograma e o Ecomapa. Todas as etapas, incluindo os diálogos estabelecidos a partir da construção do Ecomapa e Genograma, serão gravadas em aparelho digital e, posteriormente, submetidas ao processo de transcrição na íntegra. A interpretação dos dados será realizada através da análise de conteúdo. Os resultados obtidos nessa investigação podem trazer indicadores mais precisos sobre a reprodução da violência intrafamiliar, bem como subsidiar um debate sobre modelos de intervenções que podem ser direcionados para casos similares.

Protocolo: 4326 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAQUELINE KNUPP MEDEIROS
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa busca aplicar o conceito de diagnóstico do desenvolvimento em Vigotski à prática clínica a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, especificamente, no contexto do psicodiagnóstico. Nesse sentido, propõe uma pesquisa bibliográfica que analise teoricamente o conceito de diagnóstico clínico em Vigotski; a periodização do desenvolvimento humano como um dos principais aportes teóricos para a produção do psicodiagnóstico; o conceito de zona de desenvolvimento próximo como elemento indispensável à produção do psicodiagnóstico interventivo; bem como a identificação das principais técnicas envolvidas no psicodiagnóstico a partir desta abordagem.

Protocolo: 4249 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA LAURA LOPES BERTASSO
JULIANA RIBAS BRIGATTO
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS
VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa de iniciação científica tem como objetivo analisar a importância da imaginação no processo de escolha profissional por meio de atividades de intervenção. Será uma pesquisa de campo com intervenções embasadas nos pressupostos teóricos da teoria histórico-cultural, a qual se enraíza no materialismo histórico-dialético. Serão realizados oito encontros de intervenção com duração de uma hora cada. Os participantes serão 15 adolescentes entre 16 e 18 anos de idade de ambos os sexos e estudantes de uma escola pública do interior do estado de São Paulo. Os mesmo deverão estar cursando o terceiro ano do ensino médio. Como instrumentos serão observações, entrevistas semiabertas, questionários e dinâmicas de grupo visando compreender a importância da imaginação no processo de escolha profissional. Também serão propostas técnicas de orientação profissional visando identificar o papel da imaginação na escolha profissional.

Protocolo: 4294 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JEAN SOUSA RODRIGUES
ANA BEATRIZ MANGANARO
Professor(es): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é verificar as concepções que estudantes de psicologia têm sobre violência, com destaque para grupos historicamente oprimidos. O estudo será realizado a partir de uma pesquisa de campo, utilizando-se da abordagem quantitativa, em período transversal. A investigação será realizada em uma universidade particular de um município de médio porte, localizado no interior do estado de São Paulo. A amostragem será intencional, sendo que estão previstas a participação de aproximadamente 500 alunos. Será utilizado um instrumento, construído no modelo de escala likert, com respostas que variam de 1 a 5, sendo que quanto mais próximo do 5, mais aceitação das formas de violência são detectadas nos respondentes. Os acadêmicos serão convidados a participar da pesquisa voluntariamente, sendo que o questionário será aplicado em grupos, durante o horário de aula e com a permissão da direção do curso e dos docentes. Os dados passarão por um processo de tabulação e as análises se darão por intermédio do software SPSS, versão 21.0, versão em português. Serão conduzidas análises descritivas (frequência, média e desvio padrão), bem como análises de correlação, se possível (teste t, Pearson e qui-quadrado). Espera-se que os dados obtidos nesta investigação auxiliem no desvelamento de concepções inadequadas sobre violência, de modo que a pesquisa contribua para o apontamento de lacunas na formação de psicólogos.

Protocolo: 4103 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HARYADNY KAMYLLA MACEDO MUNIZ
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
O processo de recuperação de usuários de drogas tornou-se uma temática de grande importância tanto social quanto na área da saúde. Objetiva-se, com o presente estudo, abordar cientificamente o tema no que concerne às políticas públicas, psicologia e grupos de autoajuda. Caracteriza-se por um levantamento documental e bibliográfico de natureza qualitativa sobre práticas mais exercidas pelo Estado, psicólogos e os próprios ex-usuários referente ao tratamento e abstinência total de álcool e outras drogas.

Protocolo: 4033 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERTA SILA BARBOSA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Ansiedade e fobia são estados afetivos penosos, caracterizados pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, diante do qual o indivíduo se julga indefeso. A sensação pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o carro) por causa do desconforto que sentem. O transtorno de fobias de direção é dos tipos de transtorno psicológicos comuns, que muitas vezes fazem uso de técnicas de exposição por imaginação ou in vivo para o tratamento. Apesar da eficácia, expõe o paciente a alguns riscos como, por exemplo, expor o paciente fóbico ao trânsito real, aumentando a chance de novos acidentes ou variáveis que não podem ser controladas durante o tratamento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar e desenvolver uma aplicação que faz uso de conceitos da Realidade Virtual e Aumentada, visando auxiliar no tratamento de transtornos de fobias de direção por meio de ambientes virtuais. Como resultados, será realizada, por profissionais, uma avaliação da usabilidade da aplicação, onde os resultados analisados permitiram aprimorar, quantificar e qualificar a aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 3979 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IGOR ANDRADE BRITO
THALYA NOVAES MARTINEZ
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO
KARINE AMARAL MAGALHÃES

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa compreender e discutir as contribuições teóricas da psicologia histórico-cultural para trabalho do professor na educação de crianças com TDAH. A pesquisa será desenvolvida a partir do método materialista histórico-dialético, o qual se enraíza a Psicologia Histórico-Cultural, que, por sua vez dará aporte teórico e metodológico para a pesquisa. A modalidade de pesquisa adotada será a pesquisa bibliográfica. O TDAHTranstorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade tem sido cada vez mais discutido em uma perspectiva naturalizante do ser humano e a psicologia histórico-cultural vem apontar um novo olhar para o assunto. O trabalho buscará com o objetivo citado contribuir com a atuação de professores de alunos com TDAH.

Protocolo: 3998 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAIS MEDEIROS DE LIMA
Professor(es): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
A Psicologia Positiva tem se dedicado a investigação das virtudes humanas em contextos e grupos diversificados e essa nova abordagem procura levar em conta a saúde e o bem-estar como uma nova perspectiva, que valoriza as forças e potencialidades humanas. O presente trabalho pretende verificar a ocorrência dos fenômenos estudados por essa abordagem, em adolescentes e jovens em conflito com lei, adolescentes estes que tem um perfil de famílias com estrutura frágil, monoparental, problemas com limites e regras, com direitos violados, problemas com violência, etc. O objetivo da presente pesquisa é verificar associações entre bem-estar subjetivo e as concepções sobre família de adolescentes. Participarão da pesquisa 100 jovens e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 14 e 23 anos que estão cumprindo medida socioeducativa em um CREAS- LA/PSC, em uma cidade do interior paulista. Serão utilizadas para coleta de dados a escala de afetos de Zanon e a LOT-R- Life Orientation teste, além de um questionário de entrevista semiestruturada e entrevista reflexiva. Os achados serão discutidos a luz da Psicologia Positiva. Com esta pesquisa, pretende-se trazer novas constatações acerca da subjetividade de adolescentes e jovens e dos significados atribuídos a família, o que poderá favorecer a estruturação de propostas interventivas promotoras do bem-estar subjetivo.

Protocolo: 4043 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIANI CRISTINA DA SILVA DAS MERCES
MARIANA SOTOCORNO SILVA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
O período denominado adolescência é criado após os acontecimentos e decorrências da Revolução Industrial, os seus estudos estão relacionados com aspectos sociais e culturais. A parentalidade, vem avançando nos estudos sobre as construções intrapsíquicas do ser cuidador ou pai/ mãe, ampliando o olhar biológico -reprodutivo conceituando as construções subjetivas dos sujeitos. Dentro dos conceitos da psicanálise sobre parentalidade e adolescência, a presente pesquisa através do método de revisão bibliográfica buscará compreender o fenômeno da parentalidade juntamente com a constituição psíquica na adolescência, buscando identificar as singularidades e as relações com esse período do desenvolvimento, assim como encontrar estratégias de intervenção psicológica no pré natal.

Protocolo: 4035 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCIELI DA SILVA CARVALHO
LARISSA AKEMI SATAKE
ADRIELLE TENORIO DUARTE
Professor(es): LUCAS BONDEZAN ALVARES

Resumo:
O presente projeto propõe uma pesquisa exploratória que tem como objetivo analisar o feminino nas obras e diário de Frida Kahlo de acordo com as teorias dos psicanalistas Sigmund Freud e Jacques Lacan. As obras serão selecionadas, primeiramente, pela retratação da figura feminina (meninas, mulheres e autorretratos), em seguida, obras que retratam a relação de Frida Kahlo com seu marido Diego Rivera, com a sua mãe e com a maternidade. Para análise dos dados coletados serão utilizados, além dos apontamentos freudianos sobre o édipo e a sexualidade femininos, principalmente os livros: "O seminário. Livro 4: relação de objeto" e "O seminário. Livro 20: mais ainda" de Jacques Lacan, e também, o livro "O que Lacan dizia das mulheres", de Colette Soler a fim de investigar e compreender o feminino sob o ponto de vista teórico destes autores e traçar correlações com os dados coletados nas obras, bibliografias e diários.

Protocolo: 3959 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BARBARA LOPES NARDINO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar a percepção das mulheres sobre a indicação de cesárea, bem como se esta é influenciada por informações transmitidas pelo obstetra, sociedade e cultura familiar. Será um estudo de abordagem qualitativa, que se preocupa com aprofundamento sem submeter dados à prova. Os sujeitos alvos da pesquisa serão, 6 gestantes no ultimo mês de gestação e 6 puérperas. Totalizando 12 participantes utilizadoras do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a coleta de dados pretende-se utilizar entrevistas semiestruturadas e com questões sobre a escolha ou necessidade de via de parto, a opinião do obstetra em relação a esta e como foi o atendimento e fornecimento de informações durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Protocolo: 3965 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA SANTOS DE OLIVEIRA
Professor(es): LUCAS BONDEZAN ALVARES

Resumo:
A orientação profissional expandindo suas perspectivas de intervenção tem trazido para o campo das discussões temas pouco explorados, entre os quais a orientação para pessoas com deficiência. Assim, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a eficácia de uma proposta de intervenção em Orientação de Carreira para alunos de uma Escola de Educação Especial localizada no inteiro de São Paulo. Poderão compor a amostra 10 estudantes de ambos os sexos com idade entre 15 e 30 anos. Será critério de inclusão o participante ter diagnostica de deficiência intelectual leve ou moderada. Quanto ao desenho, caracteriza-se como uma pesquisa-intervenção de abordagem qualitativa. Inicialmente será realizada uma entrevista semiestruturada que permitirá conhecer o que os participantes pensam sobre as profissões quais são as predileções e habilidades próprias reconhecidas nos participantes; Na segunda etapa serão realizados 20 semanais que e terão duração de 1h30min. Os temas norteadores para os encontros serão: interesses profissionais, habilidades para o trabalho, possibilidades ocupacionais, expansão de capital cultural e cidadania/direitos das pessoas com deficiência. Servirão ainda como norteadores os conteúdos levantados nas entrevistas individuais. Espera-se que o estudo contribua para o aprimoramento e adequação de técnicas que facilitem o processo de organização de carreira de pessoas com deficiência

Protocolo: 3775 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2017 - 9/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO APARECIDO ENGEL
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar o conceito de resiliência oculta a partir de letras de músicas do gênero rap (rhythm and poetry), de forma a identificar expressões de fortalecimento subjetivo por intermédio de experiências consideradas não convencionais. O estudo, de natureza qualitativa, configurará uma pesquisa documental exploratória. A análise será conduzida a partir das letras das músicas do grupo Facção Central, cuja obra apresenta alto teor político e notória popularidade entre adolescentes e jovens que residem em bairros periféricos. A seleção das letras será feita através de um site de domínio público e a análise das mesmas por intermédio da técnica de análise de conteúdo. Espera-se que os resultados desta investigação tragam subsídios para o aprofundamento teórico sobre elementos que estão associados a expressões de resiliência oculta na vida de adolescentes e jovens que estão submetidos a formas de exclusão social.

Protocolo: 3709 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 2/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELLO AUGUSTO GIANFELICE
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar teoricamente, a partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural, o papel da brincadeira no desenvolvimento de crianças com autismo. Para tanto serão realizadas pesquisas bibliográficas em bases de dados contendo artigos, dissertações e teses visando conhecer quais as brincadeiras utilizadas pelas professoras em seu trabalho com crianças autistas, as principais dificuldades encontradas e as contribuições das brincadeiras para o desenvolvimento da criança autista. Os dados serão analisados com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural.

Protocolo: 3610 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA MARTINS PEREIRA
Professor(es): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA

Resumo:
Este projeto propõe uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo fulcral, analisar a atividade física desportiva na adolescência como uma das principais atividades responsáveis pelo desenvolvimento da representação mental do corpo no cérebro. A partir dos pressupostos da psicologia histórico-cultural e de primeiras aproximações dos aportes teóricos da neurociência sobre o tema, apresenta a adolescência como uma etapa propícia para o desenvolvimento de habilidades motoras que podem ser engendradas na complexidade da atividade desportiva. A representação subjetiva, no cérebro, da realidade objetiva (o corpo adolescente), é formada a partir de um sistema funcional complexo, constituído de funções psíquicas afetivo-cognitivas, tais como: sensação, percepção, atenção, memória, linguagem, pensamento, imaginação, emoção e sentimento. Tais funções psíquicas não podem se desenvolver fora das atividades que as requeiram, confirmando, assim, a ideia de que a qualidade dessa atividade determina a qualidade do desenvolvimento psíquico na adolescência.

Protocolo: 3596 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CINTHIA DE SOUSA NOGUCHI
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
O presente projeto propõe uma pesquisa bibliográfica que tem como objetivo discutir a necessidade de o psicólogo escolar/educacional conhecer teorias pedagógicas. Com base nos aportes teóricos da psicologia histórico-cultural, notadamente a partir do conceito de mediação, esta pesquisa parte de uma análise das especificidades da atuação do psicólogo escolar/educacional propostas pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), bem como da analise das principais teorias pedagógicas, para defender a hipótese de que a relação entre psicologia e a educação escolar deve ser mediada por uma teoria pedagógica, evitando assim, o psicologismo do processo educativo.

Protocolo: 3511 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINA COPETTI FARIA
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo avaliar a eficácia de uma proposta de intervenção grupal com idosos, onde serão trabalhados conceitos da Psicologia Positiva como bem-estar subjetivo, otimismo e felicidade. No intuito de verificar quais mudanças positivas em relação às emoções dos participantes podem ocorrer nesse período. Trata-se de uma pesquisa de cunho misto pois os instrumentos de medida e procedimento interventivos poderão ser avaliados quali e quantitativamente. O local da pesquisa será um CRASCentro de Referência em Assistência Social, com grupos compostos por em média 10 idosos na faixa etária entre 60 e 80 anos. A coleta de dados será realizada em duas etapas, sendo inicialmente aplicada a EPR e na sequencia realizados os encontros em grupos. Destarte, espera-se que esse estudo possa verificar a eficácia das intervenções baseadas na psicologia positiva ao longo do processo de envelhecimento.

Protocolo: 3475 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 3/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ GUSTAVO PAULA DA SILVA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Tendo em vista que a voz está intimamente ligada a introspecção do indivíduo, podendo refletir em sua expressão e em sua qualidade, é de grande valia estudar os efeitos que causam no mecanismo da voz. Objetivo: o presente projeto de pesquisa pretende descrever a qualidade vocal de pacientes em pacientes com diagnóstico de depressão. Métodos: Participarão deste estudo 30 pacientes com diagnóstico de depressão, será feita gravações dos sinais de voz através de vogal sustentada, trecho de fala espontânea e contagem de 1 a 15; avaliação perceptiva utilizando a escala GRBAS; análise acústica utilizando o programa VOX METRIA, da CTS informática, também será aplicado um questionário sobre os hábitos vocais; após coletar os dados, será realizada uma análise descritiva para apresentação dos resultados.

Protocolo: 3499 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS ALVES CARVALHO
Professor(es): ROSILÉIA CINTIA FABIAN
DÉBORA GODOY GALDINO

Resumo:
O objetivo desta pesquisa é analisar os indicadores de proteção presentes no contexto de crianças em situação de acolhimento, correlacionando estes fatores à promoção de resiliência. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em período transversal. Em relação aos instrumentos utilizados, estão inclusos um roteiro de entrevista semiestruturado, a produção de desenhos feitos pelas crianças participantes e a condução de entrevistas reflexivas. As crianças possuem de 6 a 9 anos, são de ambos os sexos e estão sendo atendidas em uma instituição de acolhimento localizada em um município de médio porte do interior do Estado de São Paulo. A definição da faixa etária justifica-se por ser uma fase do desenvolvimento em que se expressa bem os sentidos subjetivos por intermédio de desenhos. Os instrumentos utilizados abordarão as percepções e experiências positivas das crianças em relação à dinâmica do local que as acolhe. A interpretação dos dados será feita por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin. Espera-se que os resultados obtidos nessa investigação contribuam para a ampliação do conhecimento na área em que a pesquisa se insere e contribuam para a organização de práticas que qualifiquem o atendimento de crianças em instituições de acolhimento.

Protocolo: 3329 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 4/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA BELIZARIO DA FONSECA
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
O objetivo da pesquisa é analisar, a partir das perspectivas de crianças que residem em instituições de acolhimento, os indicadores de vulnerabilidade e os fatores de risco presentes nas instituições. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, em período transversal. Os dados serão coletados por meio de um roteiro de entrevista semiestruturado, por intermédio da produção de desenhos que serão feitos pelas próprias crianças e pela condução de entrevistas reflexivas. As entrevistas serão feitas individualmente e depois será solicitado que as crianças façam desenhos sobre coisas que a "deixam tristes" dentro da instituição de acolhimento. Após a produção das imagens, as crianças darão significado a cada elemento de seu desenho, ou seja, as imagens serão interpretadas do ponto de vista da criança. Na terceira etapa serão conduzidas entrevistas reflexivas para o aprofundamento dos conteúdos que emergiram das duas primeiras etapas. Tanto as entrevistas como os desenhos serão feitos nas dependências da instituição de acolhimento. Acreditamos que essa investigação contribuirá para um melhor entendimento sobre a continuidade dos processos de violência que as crianças estiveram expostas ou dos mecanismos que as fortalecem subjetivamente.

Protocolo: 3328 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 4/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAQUELINE KNUPP MEDEIROS
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
O Plantão Psicológico é uma modalidade de intervenção psicológica reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia e utilizado em diversos espaços e instituições no Brasil. Inicialmente vinculado às abordagens humanista em psicologia (principalmente Abordagem Centrada na Pessoa), o Plantão Psicológico passou a ser reconhecido e utilizado em diversos contextos e por abordagens distintas. Este estudo apresentar-se-á como pesquisa bibliográfica acerca do tema "Plantão Psicológico" no Brasil, visando evidenciar suas proposições e variações conceituais e operacionais. Para tal, teremos como referencial e marco teórico o primeiro trabalho publicado sobre o tema no Brasil, intitulado "Plantão Psicológico: Novos Horizontes" publicado em 1987. Buscar-se-á delinear o que foi desenvolvido até o momento sobre o tema e analisar as teorizações, métodos e propostas sobre Plantão Psicológico. Serão analisados artigos científicos, buscados em bases de dados digitais, através do descritor "Plantão Psicológico", bem como livros e capítulos de livros específicos sobre o tema indicados nos artigos selecionados. O recorte da pesquisa e a consequente análise dos dados se dará a partir do(s) conceito(s) de Plantão Psicológico, forma de sistematização do serviço, abordagem psicológica utilizada, pressupostos teóricos.

Protocolo: 3612 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA ANANIAS GUIMARAES
Professor(es): SANDRO RODRIGUES GONTIJO

Resumo:
Já há algum tempo as Histórias em Quadrinhos (HQ) tem ganhado a atenção em investigações acadêmicas estético-literárias e socioculturais. As HQ são um "suporte" de informação onde são expressos e transmitidos, dialogicamente, diversas ideias e conceitos. Dentro do fluxo de informação que promovem, podemos identificar inclusive saberes psicológicos. A pesquisa proposta buscará estabelecer uma relação entre aspectos da teoria de Carl Jung sobre arquétipos, principalmente, animus e anima, em relação à personagem Desejo, da minissérie de HQ Sandman, de Neil Gaiman. Realizaremos a leitura da obra, estabelecendo o perfil da personagem com base em suas falas e descrições, assim como interações com outros personagens. A partir dos dados obtidos será realizada uma triangulação entre a análise da personagem Desejo em ralação aos arquétipos junguianos, e literatura crítica sobre o universo de Sandman e de seu autor, e análises específicas de contraposição entre Sandman e a obra de Jung. Para desta forma, buscar entender a influência da psicologia e de aspectos culturais nesta obra em HQ e como conceitos psicológicos podem ser apropriados e repostos a partir de outros produtos culturais.

Protocolo: 3622 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 1/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERT FERNANDO SOUZA SANTOS
Professor(es): SANDRO RODRIGUES GONTIJO

Resumo:
A vida acadêmica acarreta em várias mudanças na vida do estudante, as quais podem alterar de forma benéfica ou até mesmo maléfica. No caso dos benefícios, o fato de obter conhecimento e aprender uma profissão são os mais importantes. Já os malefícios podem ser caracterizados como possível falta de tempo para fazer outras atividades, pressão dos professores e principalmente o estresse. Por sua vez a pressão por resultados e o estresse acabam levando o estudante a fazer uso de substâncias para aliviar os problemas. Assim, o objetivo do presente estudo é indicar o uso de antidepressivos, ansiolíticos e psicoestimulantes em estudantes de graduação da Unoeste de Presidente Prudente-SP. Para isso, participarão da pesquisa estudantes maiores de 18 anos dos cursos de graduação. Os participantes responderão um questionário online com dezesseis questões, com informações acerca do uso de psicoativos com e sem prescrições médicas. Igualmente, a forma de uso será esclarecida, sendo esta intermitente ou contínua e por fim serão apontados os dados referentes a origem da droga, ou seja, o local onde o usuário obteve a substância. Os dados serão analisados de forma descritiva, em função do número de respostas apresentadas para cada questão do questionário e uma Análise Multivariada de Variância (MANOVA) será executada para avaliar se há padrões detectáveis de uso de substâncias (lícitas ou ilícitas), isto é, se há substâncias que são utilizadas mais frequentemente em conjunto.

Protocolo: 3319 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KELEM APARECIDA ALVES
AMANDA NEVES AMARAL
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
O envelhecimento é um processo natural que engloba as dimensões biológicas, psicológicas e sociais, sendo assim, demanda estudos interdisciplinares para maior compreensão dos processos subjetivos do envelhecer. A presente pesquisa justifica-se a partir dos poucos "espaços" para serem trabalhados o ressignificar do processo de envelhecimento. A pesquisa tem como objetivo Identificar representações para um grupo de idosos sobre significados e sentidos da vida, assim como compreender a visão do idoso sobre o significado da sua história de vida auxiliando nas reflexões e perspectivas futuras. A pesquisa será de cunho qualitativo e caráter exploratório sendo realizada em um Centro de Referencia do Idoso (CRI) de Presidente Prudente. Serão realizados 5 grupos temáticos com temas pré estabelecidos buscando refletir questões como: Significados de vivências da infância e adolescência; Significados de vivências da idade adulta até a atual; Reflexão sobre o futuro: sentidos do envelhecer; Reflexão sobre o futuro: objetivos de vida. A análise do material coletado será feita com base na análise de conteúdo, esta que do ponto de vista de Bardin, é uma análise das comunicações a partir de um conjunto de técnicas e procedimentos, com o objetivo de uma obtenção de descrições do conteúdo das mensagens, de forma objetiva e sistemática, para que assim, se produza inferências de um texto visando sua realidade social de forma concreta

Protocolo: 3667 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FLAVIANA BATALIOTTI GOMES
Professor(es): LUCAS BONDEZAN ALVARES

Resumo:
A presente pesquisa pretende investigar as correlações entre os estudos de Hegel sobre o belo e a estética e as produções artísticas de Magritte, bem como suas possíveis articulações com a psicanálise lacaniana. Para trabalhar esta temática é importante considerar que Hegel distingue o belo natural e o belo artístico. Assim, em um primeiro momento retomaremos tais discussões para a partir de então tratar da estética e, posteriormente, tratar as obras de Magritte à luz destes conceitos. Para alcançar esses objetivos, a metodologia adotada é uma investigação bibliográfica acerca dos pensamentos hegelianos sobre a estética e análise das obras de Magritte do período em que o artista teve contato com o filósofo. Em um momento posterior, estas discussões sobre a estética, o belo e as obras surrealistas serão articuladas ao pensamento lacaniano, em especial o Seminário 7.

Protocolo: 3347 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA MAGALHAES SAWAMURA BONFIM
CARINE DE OLIVEIRA TEIXEIRA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Desde o surgimento da psicanálise, o profissional de psicologia é direcionado para o atendimento clinico individual. Mas com o passar dos anos e com as grandes demandas, faz se necessário pensar a respeito do atendimento grupal, no entanto, é preciso pensar em uma conduta ética e não fazer distorções a respeito da teoria em questão, a lacaniana. Dessa forma, o presente projeto, irá investigar as possibilidades de um trabalho com grupos embasado na psicanálise lacaniana, através de uma pesquisa bibliográfica, para assim conseguir recuperar os conhecimentos científicos produzidos até o presente momento e alcançar o objetivo por nós proposto.

Protocolo: 3298 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EVELYN CASSIA DE SOUZA SILVA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Analisar o papel da educação escolar de adolescentes no desenvolvimento do autodomínio da conduta é o objetivo deste projeto de pesquisa. Com base na psicologia histórico-cultural, propõe uma pesquisa bibliográfica que busca compreender como o processo pedagógico pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento por conceitos que, segundo Vygotski, é a nova forma de pensamento que pode ser desenvolvida na adolescência. Devido ao pensamento por conceitos, todas as demais funções psicológicas se intelectualizam, possibilitando o salto qualitativo das funções espontâneas às voluntárias e o consequente desenvolvimento da autoconsciência e do autodomínio da conduta. Esse processo, porém, não ocorre naturalmente, mas a partir da transmissão e apropriação de conteúdos culturais que promovam a formação de tal complexidade psíquica. Daí a necessidade de análise do processo educativo, uma das especificidades do psicólogo escolar/educacional.

Protocolo: 2961 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENE EGEA SEMENSATO
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
Produzir aportes teóricos à atuação clínica a partir da psicologia histórico-cultural é o objetivo deste projeto de pesquisa. A atuação clínica na perspectiva dessa abordagem psicológica é considerada um campo de atuação pouco explorado no Brasil, visto que no período de 2008 a 2014 apenas um artigo foi encontrado sobre o assunto. O presente projeto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, pretende sistematizar esse trabalho. Para tanto, defenderá que a implantação de uma psicologia histórico-cultural clínica não pode ocorrer sem a discussão precedente sobre a concepção histórico-cultural de ser humano, desenvolvimento do psiquismo, método de atuação psicológica, bem como sobre a produção de psicodiagnóstico proposto por Vigotski e seus continuadores.

Protocolo: 2960 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO
Professor(es): RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
No cenário nacional e internacional, observamos o crescimento dos casos de violência nas escolas, o que compromete significativamente o processo educativo. Seja verbal, física ou qualquer outro tipo de prática, a violência deve ser prevenida e combatida, pois esta é oposta ao propósito da educação. Desta forma, as respostas às situações de conflitos presentes na escola mediante comportamentos violentos apontam a relevância em se trabalhar com práticas que promovam a formação ética dos alunos, pois estas compreendem a reflexão sobre valores e habilidades necessárias para a convivência em sociedade. Sob esse olhar, o presente projeto tem por objetivo principal fundamentar e sistematizar uma experiência com uma prática moral deliberativa, as assembleias de classe. Esta pesquisa será realizada segundo a abordagem qualitativa descritiva de natureza fenomenológica do tipo Estudo de Caso intrínseco. Os procedimentos metodológicos envolverão: coleta de dados, por meio de entrevistas semi estruturadas para a diretora de uma escola municipal de Ensinos Infantil e Fundamental I do interior paulista; duas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental I; observação de uma experiência com assembleias de classe com estes professores e seus respectivos alunos; entrevista sobre as assembleias com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (escolhidos por sorteio) e análise documental. A análise e discussão dos dados serão trabalhados por meio da interpretação do significado das respostas (escrita ou oral), apresentadas pelos pesquisados; as quais serão separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos por esta pesquisa.

Protocolo: 2899 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 2/2017 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLEIDE APARECIDA DE SANTANA
VERONICA NOGUEIRA VANNI
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
A atenção consiste num processo cognitivo de focalização, concentração e seleção de estímulos. As teorias atuais consideram dois tipos de atenção com relação ao mecanismo de orientação: atenção automática, que envolve mecanismos de ativação de baixo-para-cima, e orientação voluntária, dependente de mecanismos de cima-para-baixo. De um ponto de vista clínico, a atenção é classificada pela sua forma de operacionalização. Uma dessas formas é a atenção dividida, que envolve a divisão de recursos entre dois ou mais estímulos do ambiente. Estudos realizados acerca do tema apontam que cindir a atenção pode acarretar prejuízos à qualidade e quantidade de informação absorvida pelo indivíduo, quando este se submete a realização simultânea de tarefas (multitasking) que exijam demandas de atenção, ou quando realiza tarefas na presença de estímulos distratores. O presente estudo tem por objetivo avaliar a magnitude da interferência do celular no mecanismo atencional, testando voluntários saudáveis num Teste de Busca Visual (TBV) e colocando um aparelho celular como um estímulo distrator.

Protocolo: 2800 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CINTHIA DE SOUSA NOGUCHI
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Estudos tem destacado a importância da compreensão do autoconceito, definido como a percepção que o individuo constrói sobre si a partir de suas interações sociais, e das interferências do ambiente, em especial, do ambiente escolar. Acredita-se que um ambiente escolar de aceitação e respeito que incentive a construção do conhecimento e valorize os interesses, habilidades dos alunos e possa favorecer o desenvolvimento do autoconceito. Dessa forma, esse estudo tem como objetivo verificar as possíveis correlações entre autoconceito escolar e as variáveis da dinâmica de uma sala de aula. Os participantes serão 150 alunos de escolas públicas do interior do estado de São Paulo, de ambos os sexos com idade entre 10 e 13 anos, matriculados nos 6º e 7º anos do ensino fundamental. Serão utilizados como instrumentos para coleta de dados a EAC-IJEscala de Autoconceito Infanto Juvenil que permitirá a averiguação do autoconceito escolar dos alunos e a APSA - Escala do Ambiente Psicossociológico da Sala de Aula que permite um levantamento de aspectos presentes na dinâmica de sala de aula. Análises correlacionais serão realizadas pela aplicação da correlação de Pearson e será utilizado o programa estatístico SPSS. Acredita-se que será clarificada a importância do conhecimento destes dois aspectosautoconceito escolar e ambiente de sala de aula - a partir dos achados decorrentes do estudo.

Protocolo: 2798 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO SANTOS DE SOUZA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
O presente estudo tem por objetivo analisar e compreender a forma pela qual o autoconceito escolar influencia os fatores e variáveis, como desempenho acadêmico e relacionamento interpessoal, dentro do ambiente escolar. Nota-se um aumento de problemas relacionados com o desenvolvimento acadêmico e as relações interpessoais, e o modo como os alunos percebem a si mesmo, dentro ou fora do ambiente escolar, pode ser um dos fatores que contribuem para tais dificuldades. Para tal investigação serão entrevistados 60 alunos do 6º ano de uma escola de ensino fundamental, no interior do oeste paulista, objetivando a compreensão do modo como estas crianças descrevem seu autoconceito, e analisando as interferências que este possui sobre os fatores relacionados com o contexto escolar

Protocolo: 2797 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BARBARA CRISTINA SOARES SENA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
As redes sociais se configuram como recursos tecnológicos muito presentes nas culturas-juvenis. Essas ferramentas têm modificado drasticamente as relações interpessoais estabelecidas na contemporaneidade, trazendo desdobramentos na vida de adolescentes com envolvimento em ato infracional. Dessa forma, o objetivo desse estudo é compreender os sentidos e significados das redes sociais e dos recursos tecnológicos disponíveis para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa que será realizado no Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de um município de pequeno porte localizado no interior do Estado de São Paulo. Os participantes da pesquisa serão adolescentes, de 12 a 18 anos, de ambos os sexos e que estejam em cumprimento de medida socioeducativa do tipo liberdade assistida (LA). A amostragem será intencional e por adesão voluntária dos participantes. Serão realizadas entrevistas, a partir de um roteiro que foi construído de acordo com os objetivos do estudo, levando em consideração quatro temas: 1) acessibilidade; 2) atividades de interesse na redes sociais; 3) relacionamentos; 4) sentidos pessoais. As entrevistas serão individuais e todas serão gravadas por um dispositivo eletrônico. Após essa etapa, o material coletado será transcrito na íntegra. O conteúdo das entrevistas será organizado através da análise de conteúdo. Esperamos que os dados provenientes dessa investigação possam descortinar temáticas ainda pouco estudas e, acima de tudo, desdobrar em intervenções que estejam em consonância com a realidade dos adolescentes.

Protocolo: 2599 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 2/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO
Professor(es): ALEX SANDRO GOMES PESSÔA

Resumo:
Tem sido amplamente abordada na atualidade, a utilização dos recursos tecnológicos em diversificados contextos da vida humana. Em especial, estudiosos vem trazendo em suas investigações discussões referentes as possíveis interferências do uso das tecnologias no desenvolvimento de crianças e adolescentes. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo conhecer o que pensam alunos, pais e professores acerca da utilização das tecnologias e suas implicações no desenvolvimento infanto-juvenil. Serão participantes do estudo 60 estudantes com idade de 6 a 17 anos de uma escola particular de uma cidade do interior paulista. Também irão colaborar com a pesquisa, pais e professores destes estudantes. Como instrumento de coleta de dados serão utilizados três questionários formulados especificamente para cada grupo de participantes: estudantes, pais e professores. Espera-se que os achados dessa pesquisa contribuam para uma compreensão mais ampliada dos benefícios e malefícios do uso das tecnologias no processo desenvolvimental da população estudada

Protocolo: 2416 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JACQUELINE DE OLIVEIRA LIMA
GIZELLY MOREIRA FERRARI
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Esse estudo se insere no campo interdisciplinar da Psicologia Social com o Design e tem por objetivo investigar através de uma pesquisa bibliográfica, as considerações feministas sobre os discursos veiculados pela mídia e reproduzidos socialmente sobre o que é ser mulher na contemporaneidade, assim como os papéis e padrões sociais impostos às mulheres. Entendendo a mídia como um equipamento que produz modos de subjetivação, e que atua de modo específico na captura da subjetividade das mulheres, será feita uma análise através dos dados coletados e da bibliografia discutida, averiguando se o feminismo cria condições que possam se configurar em recursos para desnaturalização e ressignificação de discursos opressores sobre a mulher, e possibilitadores de outros modos de existência e de subjetivações para as mulheres na sociedade.

Protocolo: 2394 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA SILVA BIANCHI
RAFAELA DA SILVA ARAUJO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Este trabalho é um estudo sobre o novo fenômeno social, a selfie, na perspectiva das Artes Visuais e da Psicologia, com objetivo de retratar sobre esse espetáculo contemporâneo, sobre a estética da autoimagem dos indivíduos e a comercialização desse novo produto que gera uma alienação, ou seja, a sociedade reproduz sem questionar o acontecimento e ela pode ser, também, uma expressão da personalidade do sujeito. Portanto, esse projeto busca realizar uma análise crítica das selfies, desde o surgimento dos retratos na arte até nos dias de hoje, com a relação do homem a sua imagem.

Protocolo: 2397 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TAMIRES SILVA ROSA
BRUNA MARTINS DA SILVA ALVES DE SOUZA
JAQUELINE PEREIRA DE VASCONCELOS
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO
RICARDO ELEUTERIO DOS ANJOS

Resumo:
A proposta deste projeto é evidenciar o papel da arte, da memória e do grupo na produção de sentidos para os atores especiais, sendo assim baseando-se primeiramente nas bibliografias, que apontam como são produzidos novos sentidos, a influência do teatro no cotidiano e o paradigma estabelecido para a sociedade sobre os deficientes intelectuais. Portanto será feita uma pesquisa bibliográfica e documental, a partir de artigos especializados, entrevistas, noticias e vídeos disponíveis na internet, em bibliotecas e no acervo do GTPAÊ (Grupo de Teatro para Atores Especiais).

Protocolo: 2387 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PRISCILA HELENA JOVIAL STELLA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A música sempre esteve presente na vida humana, e acompanhou o homem em toda sua história, e é também instrumento de subjetivação. Em virtude do atual sistema capitalista o consumo se faz presente em todas as esferas das relações humanas. Não há valorização do "ser" e sim do "ter", efetivando cada vez mais o consumo, até mesmo para que venha somente "parecer" que se tem algo, característica inerente à sociedade do espetáculo anunciada por Debord (1997). Sendo assim, através de pesquisa bibliográfica embasada por autores que discutem o espetáculo, a sociedade de consumo e os modos de subjetivação na contemporaneidade, o presente estudo busca relacionar o consumo da massa com a apreciação da música atuando na formação da subjetividade dos indivíduos. A partir de Adorno (2009) discute-se a Indústria Cultural como fenômeno de manipulação de decisões, ou seja, o sujeito consome não só aquilo que produz e gera lucro, mas aquilo que é lhe é imposto. Considera-se que a configuração atual do capitalismo produz a música não apenas como obra de arte mas também como produto, sendo apresentada aos sujeitos com o propósito de que seja consumida em massa, e trazendo importantes marcas nos modos de subjetivação do ser humano.

Protocolo: 2382 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAUANE REZENDE SANTOS
RAFAEL MOREIRA DE ALMEIDA
VINICIUS WILLIAN DA COSTA BRANQUINHO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO
SABRINA LAURELEE SCHULZ TOFFOLO

Resumo:
É recorrente o uso de redes sociais virtuais tais como facebook; twitter; whatsapp; snapchat; instagram entre outros, como modo de interação entre as pessoas e forma de estabelecer vínculos e laços afetivos na sociedade atual. Esta nova configuração das relações humanas nos possibilita conceber uma nova concepção de homem, pautado na virtualização das relações, produto e produtor de uma nova subjetividade. Desta forma, este estudo visa conhecer e discutir a construção da subjetividade na sociedade contemporânea mediada pelos ambientes virtuais através de pesquisa bibliográfica com análise de conteúdo.

Protocolo: 2360 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SUELEN MIDORI BARBOSA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A proposta deste projeto é evidenciar a produção de sentidos através do teatro para os atores especiais, sendo assim baseando-se primeiramente nas bibliografias, que apontam como são produzidos novos sentidos, a influência do teatro no cotidiano e o paradigma estabelecido para a sociedade sobre os deficientes intelectuais. A partir destas discussões é possível fazer uma comparação entre bibliografia e a prática na atuação dos atores. Portanto será feita tanto uma pesquisa bibliográfica, quanto uma pesquisa em campo, onde será possível compartilhar as vivências e compreender a produção de sentidos no cotidiano dos atores especiais.

Protocolo: 2434 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 9/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PRISCILA HELENA JOVIAL STELLA
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Esse estudo se insere no campo da psicologia social e tem por objetivo discutir as construções contemporâneas sobre a imagem e a subjetividade da mulher, bem como acolher narrativas de feministas sobre os papéis e padrões sociais impostos às mulheres e veiculados nos meios de comunicação social, através da proposta de grupo-dispositivo cunhado por Benevidades (2007). Entendendo a mídia como um equipamento que produz modos de subjetivação, e que atua de modo específico na captura da subjetividade das mulheres, o grupo como dispositivo se mostra um recurso para desnaturalização e resignificação de discursos opressores sobre a mulher, e possibilitador de outros modos de existência e de subjetivações.

Protocolo: 2433 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2014 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA SILVA BIANCHI
RAFAELA DA SILVA ARAUJO
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
Cuidador é denominado à pessoa que dispõe de grande parte do dia com a realização ou ajuda de atividades básicas e instrumentais de vida diária de indivíduo com necessidades especiais. Devido à sobrecarga de atividades que são submetidos, podem ficar expostos a consequências como: desgaste físico, emocional ou psicológico, fato que pode prejudicar diretamente sua qualidade de vida. Deste modo, os objetivos deste estudo são analisar o nível de sobrecarga e a qualidade de vida de cuidadores de indivíduos com necessidades especiais em diversos tratamentos. Serão avaliados 40 indivíduos cuidadores de sujeitos com necessidades especiais (com sequelas neurológicas e/ou distúrbios intelectuais), que frequentam a Clínica de Fisioterapia ou o Centro de Reabilitação Equestre da Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente/SP. Os critérios de inclusão são a autorização dos indivíduos com a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido e exercer a atividade de cuidador a pelo menos de três meses. Já como critério de exclusão, será eliminado da amostra o indivíduo que não permanecer frequentemente com o paciente. A pesquisa será realizada por entrevista com o indivíduo, com a aplicação dos questionários: Questionário Inicial (aborda perfil do cuidador, realização da tarefa, presença de dor e perguntas a respeito do indivíduo com necessidades especiais), Questionário de sobrecarga Burden Inteview (verifica a sobrecarga física e emocional do cuidador) (Scazufca (2002)) e o Questionário Genérico de Qualidade de Vida SF-36 (quantifica a qualidade de vida) (Ciconelli et al. (1994)). As variáveis serão expressas em média e desvio-padrão, será considerado estatisticamente significativo p<0,05.

Protocolo: 2129 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO KENDY KAWANO
DANIELI FERNANDES DA SILVA
DHIEGO BONETTI DOS SANTOS
DANIELA TANAJURA CALDEIRA
LAYS DOS SANTOS TORTOLA
Professor(es): REGINA LUCIA MEIRELLES GONÇALVES ITO
DEBORAH CRISTINA GONÇALVES LUIZ FERNANI
SANDRA SILVA LUSTOSA DEARO
MARIA TEREZA ARTERO PRADO DANTAS

Resumo:
A atenção é um fenômeno neurofisiológico que promove a seleção da atividade de certas regiões neurais, acelerando o desempenho em curso. Pelo menos em parte, a atenção depende de circuitos adrenérgicos que promovem a ativação de todo o córtex cerebral, circuitos estes que são também determinantes para o estado de vigília de um indivíduo (e se encontram desativados em sono profundo). É também conhecido que indivíduos que sofrem de privação de sono tem prejuízos tanto físicos quanto cognitivos, incluindo o desempenho da atenção. O objetivo do presente trabalho é analisar as consequências da privação do sono no desempenho da atenção em indivíduos saudáveis, além de verificar se a privação de sono é capaz de alterar a assimetria da orientação da atenção normalmente verificada em indivíduos saudáveis.

Protocolo: 2182 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOSIELLE CARDOSO
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Na última década, o trabalho docente passou a revelar processos de adoecimento em seu âmbito laboral. Neste sentido, pensando na relevância da temática do sofrimento psíquico no contexto de trabalho acadêmico e dando continuidade a uma pesquisa empírica sobre a mesma temática (PIBIC/CNPqagosto 2013/2014) com docentes de uma licenciatura em Pedagogia, o presente projeto tem como objetivo analisar as possibilidades de sofrimento psíquico existente entre os professores dos cursos de pós-graduação stricto sensu; identificar os aspectos e as características que compõem o seu ambiente de trabalho; verificar a sua concepção sobre o exercício da docência e investigar aspectos da saúde física e mental destes profissionais. Este estudo se justifica pelas exigências que este nível de ensino demanda dos docentes. A pesquisa será realizada segundo a abordagem quanti-qualitativa, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolverão a coleta de dados, por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado, com professores dos cursos da pós-graduação stricto sensu de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular do estado de São Paulo. A análise e discussão dos dados serão trabalhados por meio da análise quantitativa e pela interpretação do significado das respostas (escrita ou oral), apresentadas pelos pesquisados; as quais serão separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos por esta pesquisa.

Protocolo: 2052 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 7/2015 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KELLY CRISTINA TESCHE ROZENDO
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
O sofrimento psíquico no âmbito do trabalho docente adquiriu importância nas últimas décadas tendo revelado processos de adoecimento neste contexto. Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o sofrimento psíquico de professores universitários considerando seu âmbito laboral acadêmico. Justifica-se tal temática por meio de pesquisas que identificam sofrimento psíquico nesta categoria. O embasamento teórico apresenta contribuições da Psicodinâmica do Trabalho, Psicologia Social e da Educação Superior. O objetivo geral será analisar as possibilidades de sofrimento psíquico de professores universitários, destacando a relação entre o psiquismo e a organização do trabalho dos docentes do ensino superior. Os objetivos específicos consistem em identificar aspectos e características que compõem o cotidiano de trabalho do professor universitário; investigar aspectos da saúde física e mental do professor universitário; analisar os efeitos da organização do trabalho sob o psiquismo do professor universitário. A coleta de dados será por revisão bibliográfica de literatura especializada, dividida em duas etapas, sendo a primeira a definição dos descritores e a segunda a busca de artigos nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde da Bireme, BVS-PSI (Biblioteca Virtual em Saúde PsicologiaULAPSI; SCIELO), BVS-BRASIL (Biblioteca Virtual em Saúde Brasil) e ERIC (Education Resources Information Center), entre os anos de 2010 a 2014. Seguindo as perspectivas de Minayo (2007) e Bardin (2009) a análise será realizada por meio do estabelecimento de categorias, identificando a relação entre o sofrimento psíquico e a organização do trabalho, considerando os efeitos sobre o psiquismo, segundo repercussões da lógica da produção capitalista.

Protocolo: 2051 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 12/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): KELLY CRISTINA TESCHE ROZENDO
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
A atenção é um dos processos neurofisiológicos mais essenciais para uma correta interação de uma pessoa com o ambiente. Ela permite a seleção de estímulos relevantes e a inibição daqueles irrelevantes para o comportamento. A atenção também parece ser assimétrica, com favorecimento para o lado direito do espaço em pessoas saudáveis. Há evidências de que os idosos apresentam declínio dos níveis de atenção voluntária, o que poderia gerar alterações da capacidade normal da atenção e alterar o favorecimento à direita do espaço. O presente trabalho propõe investigar se a assimetria da atenção voluntária comumente encontrada em adultos saudáveis está alterada em idosos, através do teste de bissecção de linhas e do teste de Landmark. Um total de 20 idosos (idade entre 60 e 85 anos) farão tanto o teste de bissecção de linhas, que consiste em pedir ao voluntário que seccionem linhas horizontais, de tamanhos variados, o mais ao centro possível; quanto o teste de Landmark, uma variação do teste de bissecção de linhas que requer ao voluntário julgar se linhas pré-cortadas estão corretamente seccionadas ao centro ou não. Os voluntários serão instruídos a julgarem se as linhas estão corretamente cortadas ao centro e, caso não, se estão à direita ou à esquerda do centro. O teste dos idosos será comparado àquele de um Grupo Controle (idade entre 20 e 40 anos, n=20) através de análises de variância (ANOVA).

Protocolo: 2067 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DOUGLAS STUANI LOPES
SAMARA MIGUEL DE SOUZA
ALINE HAGUI
Professor(es): FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Diariamente somos expostos a diversas informações e é comum parte delas não serem memorizadas quando não nos parecem úteis ou quando destinamos a atenção para algo mais importante, por exemplo. No entanto, há informações que mesmo nos despertando a atenção e sendo de extrema relevância, não ficam armazenadas em nossa memória. Dessa maneira, mesmo expostos a conteúdos que queremos de fato aprender e aos quais dedicamos tempo, atenção e estudo, podemos esquecê-los. Neste trabalho é apresentada uma revisão de literatura a respeito de como determinadas situações e mecanismos favorecem a retenção de informações pelo cérebro ou a prejudica.

Protocolo: 2109 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANNE CAROLYNE MARINHEIRO RODRIGUES
RAFAEL ZONZINI VICENTE VEIGA
GABRIELLA VELOSO SANTANA
LUIZ FELIPE FARIAS BARBOSA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
Com o decorrer dos anos, o número de pessoas que passaram a buscar nas ruas formas de vida, tem aumentado significantemente. O agravamento das questões sociais, porém, não é o único fator que contribuiu para que esse contingente faça das ruas seu espaço para sobreviver. Outros motivos como o alcoolismo, as drogas, perda de sentido de vida e desavenças com familiares também podem explicar o aumento de moradores de rua. Na produção cientifica brasileira, os estudos cuja intenção é compreender aspectos psicológicos dessa população ainda são escassos, o que torna pertinente novas investigações. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo verificar as características psicológicas dos moradores de rua assistidos por um Centro de Referência de Assistência a População de Moradores de Rua. Para tanto serão utilizados o Inventário de Habilidades Sociais (IHS), a Bateria Fatorial de Personalidade (BFP), a Escala dos Pilares da Resiliência (EPR), e as Escalas Beck (Escalas de Ansiedade, Depressão e Desesperança), além de uma entrevista semiestruturada.. Nessas condições pretende-se contribuir para o desenvolvimento de pesquisas a respeito da temática e igualmente identificar possíveis estratégias para posteriores intervenções.

Protocolo: 2073 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AUSLEY SOUZA FRANCO
CARLA QUEIROZ MONTEIRO
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
A adolescência é um período transicional, que envolve mudanças e escolhas. O jovem passa a pensar no futuro e a construir seu projeto de vida. Muitos são os fatores que influenciam na tomada de decisão da profissão, tais com: a família, a escola, os amigos, a condição social, os interesses e a personalidade. A família demonstra ter papel fundamental, e muitas vezes determinante, para a escolha profissional do adolescente, podendo tanto apoiá-lo e encoraja-lo, quanto gerar dúvidas e indecisão, dependendo do estilo parental. A indecisão está sempre presente no processo de escolha. Ela pode ser vista como um fenômeno natural e esperado, e até mesmo importante para a reflexão, quando trabalhada junto ao adolescente. Seus interesses e sua personalidade, se explorados e identificados, podem indicar possíveis profissões e ajudar na decisão. É pensando na somatória dos fatores influentes na escolha profissional, que o presente projeto tem por objetivo estabelecer possíveis relações entre estilos parentais, níveis de indecisão e interesses profissionais. Participarão da pesquisa 150 adolescentes estudantes do ensino médio de escolas públicas. Serão utilizados para coleta de dados a Escala de Responsividade e Exigência (Costa, Teixeira, Gomes, 2000), IDDPInventário de Levantamento das Dificuldades da Decisão Profissional (Primi, et al., 2000) e SDSQuestionário de busca auto dirigida (Primi, el al., 2010) a fim de identificar estilos parentais, níveis de indecisão e interesses. Pretende-se com esse projeto levantar possíveis relações que possam contribuir para maior compreensão do processo de escolha profissional e, através dessa compreensão, ajudar na facilitação do processo.

Protocolo: 2084 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA SANTANA COELHO
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Desde 1962, o Brasil é o único Pais na América do Sul que conta com o serviço da clinica escola de psicologia para a formação profissional dos alunos, a qual é regulamentada pela Lei Nº 4.119.1962. A clinica escola de psicologia faz parte da formação prática dos alunos, pode ser um campo de pesquisa e oferecendo ainda serviço psicológico ao publico em geral e a comunidade. O presente projeto de investigação visa analisar as principais psicopatologias classificadas como queixas no relatório de triagem realizada com pacientes de gênero feminino com faixa etária de 25 a 35 anos. Para tal objetivo será utilizado o método de pesquisa documental quantitativo-descritiva, onde os dados serão coletados através do sistema informatizado da clinica escola de psicologia

Protocolo: 2190 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2014 - 11/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIEL AZEVEDO DO NASCIMENTO
CAROL MILAGROS KOHATSU CASAZOLA
Professor(es): ZILDA RODRIGUES NOGUEIRA

Resumo:
Considerado essencial para um bom crescimento e desenvolvimento infantil, o aleitamento materno é discutido por muitos estudiosos em busca de estratégias para aumento da adesão de mães e esclarecimento de seus benefícios. A fim de fortalecer esse laço entre mãe e filho, a Estratégia de Saúde da Família tem preconizado como um de seus eixos projetos que organizam grupos para informar e esclarecer dúvidas durante o período de amamentação. A partir de estudos que comprovam seus benefícios e mostram a relação entre o uso de drogas lícitas, como o álcool e tabaco, durante o período de aleitamento materno, nosso estudo tem por objetivo verificar a incidência de mães tabagistas e etilistas que amamentaram e verificar se houve ou não comprometimento no crescimento e desenvolvimento de seus filhos. Para isso, serão colaboradoras do estudo 50 mães pertencentes ao grupo de Puericultura de uma ESF no Oeste Paulista. Será realizada uma entrevista individual para a coleta de dados a fim de verificar quais as implicações do uso dessas substâncias nos aspectos afetivo, social e patológico do bebê, e quais as possíveis seqüelas deixadas pelo uso das mesmas. Com isso, pretende-se orientar às mães durante as reuniões dos grupos quais as comorbidades mais encontradas e as conseqüências para seus filhos, diminuindo o índice de aleitamento materno e uso de drogas lícitas concomitante a este período essencial para a criança.

Protocolo: 1967 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2014 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELLA FERRARI DE PAULA
MARIANA DE ANDRADE SILVA
MANOELA COSTA PEREIRA
Professor(es): ELZA AKIKO NATSUMEDA UTINO
CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Na tortura o ato de desrespeitar de forma proposital uma pessoa se configura a fim de induzir dor física ou mental com o objetivo de conseguir informações desejadas ou causar sofrimento. Durante anos esta prática foi camuflada e colocada numa concepção coletiva, onde um pensamento formado historicamente, impede a exposição desta prática ao indivíduo e por sua vez pode potencializar o poder do estado além de causar danos físicos e psíquicos em suas vítimas. A tortura é um campo difícil para a Psicologia; mesmo não sendo tratada como uma patologia é uma temática que deve ser discutida nas práticas psicológicas. Assim a presente pesquisa recorre à busca bibliográfica em revistas, livros, teses e artigos no sentido de trazer discussões relativas à memória coletiva formada culturalmente e que por sua vez, resulta na aceitação social da tortura em diferentes formas de controle social. Nesse sentido, indagamos: será que o indivíduo se encontra em um impasse entre a influência cultural de uma vida e a busca pela autonomia genuína?

Protocolo: 1931 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 11/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAELA BARBOSA COLLETTE PIAI
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
A arte na Educação Infantil possui papel fundamental, pois envolve os aspectos cognitivos, sensitivo, cultural, corporal, entre outros, e as crianças precisam ser estimuladas por meio de todos os seus sentidos. O que nos remete a pensar na formação desses professores, e como este profissional tem trabalhado a criatividade em seu aluno. Ou ainda, se este professor teve (ou estão tendo) uma formação adequada suficientemente para que possam entender o desenvolvimento da criatividade na infância. Pensando na relevância de trabalhar a criatividade para o desenvolvimento global da criança, tem-se como objetivo principal analisar a importância do desenvolvimento da criatividade na criança na ação docente do professor de Educação Infantil, verificando a concepção que os professores tem sobre a docência e a criatividade no desenvolvimento infantil e o planejamento da ação docente para o desenvolvimento da criatividade infantil. Desta forma, analisar as práticas pedagógicas adotadas pelos professores para o desenvolvimento da criatividade infantil. Esta pesquisa será realizada segundo a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolverão: a recolha de dados, através de entrevista com roteiro semi-estruturado, com professores que ministram aulas para crianças de 4 e 5 anos do Pré I e Pré II, em uma escola de Educação Infantil da rede municipal de ensino da cidade de Nova Andradina (Mato Grosso do Sul). O critério de escolha será feito por sorteio sendo, quatro professores do Pré I e quatro professores do Pré II de um total de quinze professores dos períodos matutino e vespertino; a análise e discussão dos dados coletados, trabalhados através da interpretação do significado das respostas (escrita ou oral), apresentadas pelos pesquisados. Em seguida, serão separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa.Também serão utilizados a observação e a análise documental para o enriquecimento da pesquisa.

Protocolo: 1985 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 6/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JULIANA DE MATOS MELLO
FERNANDA SOARES GODOI YANO DO CANTO
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
Este trabalho aborda o modo como a imagem da mulher é enunciada nos meios de comunicação social e sua influência na constituição da subjetividade feminina. Assim, o objetivo principal da pesquisa é avaliar a maneira como a midia apresenta o papel da mulher na sociedade e produz subjetividades. Para esta discussão percorre-se o tema da construção da subjetividade na vertente da Psicologia Social e procura-se identificar elementos do machismo enquanto ideologia que afirma uma relação hierarquizada de gênero impondo modelos a serem seguidos. Além disso, serão feitas articulações entre os modos de subjetivação e modelos impostos pela mídia e o Movimento Feminista no Brasil e na cidade de Presidente Prudente-SP. Desse modo, o trabalho será realizado a partir da pesquisa bibliográfica através da consulta a estudos publicados em livros e artigos científicos, bem como das ideologias e opiniões veiculadas nas mídias eletrônicas, como blogs, sites e facebook.

Protocolo: 1918 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 2/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BIANCA SILVA BIANCHI
Professor(es): JOANA SANCHES JUSTO

Resumo:
O ensino de Análise Experimental do Comportamento (AEC) é parte do currículo obrigatório de cursos de Psicologia desde 1964, quando foi criado o Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília. Com o golpe militar, cerca de 90 do corpo docente da universidade pedem demissão, dentre eles, os professores responsáveis pela disciplina AEC e, quando são contratados por outras universidades espalhadas pelo Brasil, implantam a disciplina em outras universidades. Então, esta pesquisa tem como objetivo analisar o desenvolvimento do ensino em Análise Experimental do Comportamento no Brasil desde experiência da Universidade de Brasília (UnB) em 1964, ou seja, os resquícios do PSI nos programas atuais de ensino. Utilizará como referencial filosófico o Behaviorismo Radical e sua aplicabilidade, a Análise do Comportamento. Por conta disto podemos dizer que a história de uma ciência é a história do comportamento dos cientistas e do contexto social em que a ciência foi constituída. A historiografia de uma área do conhecimento estaria relacionada ao comportamento dos historiadores de uma ciência. Serão analisados manuais didáticos de análise experimental do comportamento publicados no Brasil, o currículo lattes dos professores do Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília nos anos de 1964 e 1965, artigos publicados no Jornal Brasileiro de Psicologia nos anos de 1964, 1965 e 1966 que falem sobre o curo de Brasília, e planos de ensino da disciplina Análise Experimental do Comportamento de universidades brasileiras. As práticas e exercícios de laboratório, os objetivos didáticos das disciplinas, o método de ensino utilizado serão comparados. Por fim, uma análise histórico-conceitual será feita, buscando por semelhanças e diferenças existentes no ensino de Análise do Comportamento na UnB e nas Instituições selecionadas para esta pesquisa.

Protocolo: 1888 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2014 - 1/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAQUEL CIQUETO COSTA
OTAVIO BELTRAMELLO
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO

Resumo:
O estudo tem como objetivo identificar o nível de estresse em profissionais atuantes nos serviços de saúde mental, localizados em um hospital geral no Oeste Paulista. O estudo será do tipo exploratório, descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de coleta de dado será baseado na escala lipp. A amostra aproximada seráde 73 profissionais dentre eles médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, psicólogo, assistente sociale terapeuta ocupacional que atuam nos serviços de cuidado emsaúde mental há no mínimo seis meses e que se dispuserem a responder os questionários de investigação. Os dadosquantitativosserãotabulados de acordo com o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de LIPP (ISSL) (LIPP,2000) e analisados por meio do programa Epi Info 2.06.

Protocolo: 1933 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2013 - 1/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA CLAUDIA SILVA FONSECA
MAYARA IRENE BARROS
RAQUEL ZACHARIAS
KAREN CRISTINE DA SILVA
Professor(es): MARINA BOULHOSA FABRIS
ALINE APARECIDA BURIOLA

Resumo:
O estudo da punição e seus efeitos são temas que aparecem com frequência entre discussões de Analistas do Comportamento, por conta de não haver concordância quanto a sua conceituação e quanto ao seu uso. O presente projeto pretende discutir e analisar algumas visões sobre a conceituação e a aplicabilidade da punição, através de uma investigação bibliográfica em textos utilizados para o ensino deste conceito, em disciplinas de Análise do Comportamento e Behaviorismo Radical em cursos de graduação. Fazendo um levantamento quantitativo de publicações e categorizando os autores que pesquisam punição segundo sua visão, assim como proposto pela literatura da área.

Protocolo: 1737 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 9/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): OTAVIO BELTRAMELLO
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO

Resumo:
Emoções tem seu componente subjetivo, a sensação gerada pela emoção específica, como a ansiedade, e um componente fisiológico, que é a resposta autonômica observável eliciada por aquela emoção. As reações de ansiedade combinam componentes somáticos, cognitivos, emocionais e comportamentais. A privação hídrica ou alimentar é uma das operações motivacionais mais comumente usadas em laboratórios de Psicologia para o estudo de processos de aprendizagem, no entanto, pouco se avalia as consequências da restrição para o comportamento dos animais. Leathwood e Plummer (1969) descrevem que ambas as restrições levam a hiperatividade, curiosidade diminuída e diminuição do comportamento exploratório, comportamentos semelhantes ao de ratos ansiosos. No presente projeto pretende-se avaliar se restrições hídricas e alimentares geram aumentos dos níveis séricos de Cortisol em ratos Wistar machos. O Cortisol é um glicocorticóide comumente utilizado como indicador de estresse em animais e humanos. O dado fisiológico será complementado pelo teste do Labirinto em Cruz Elevado (LCE), um teste clássico de ansiedade em animais de laboratório (RODGERS e DALVI, 1997).

Protocolo: 1732 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 9/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAISSA DE OLIVEIRA MANTOVANI
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO
FELIPE VIEGAS RODRIGUES

Resumo:
É recente a discussão acerca dos sintomas depressivos em crianças em idade escolar dado o crescimento expressivo desse fenômeno. Quando estudada a ocorrência de sintomas depressivos no contexto escolar a incidência também tem sido considerável. Igualmente vem sendo apontadas possíveis relações entre sintomas depressivos, autoconceito e habilidades sociais. Na população brasileira, os estudos ainda são escassos, o que torna pertinente novas investigações especialmente no ambiente educacional no qual essas variáveis em conjunto podem se constituir como inibidoras do desempenho escolar. O presente estudo tem por objetivo identificar sintomas depressivos em crianças escolares do Ensino Fundamental e verificar possíveis correlações de sua incidência com o repertorio de habilidades sociais e o nível de autoconceito das mesmas. Para tanto serão utilizados o Inventário de Depressão Infantil (CDI), o Inventário Sistema Multimídia de Habilidades Sociais para Crianças - IMHSC e a Escala de Autoconceito Infanto-Juvenil EAC-IJ, além de uma entrevista semi- estruturada que visa investigar o que para cada criança significa ser feliz, estar triste ou ser infeliz. Nessas condições pretende-se contribuir para o desenvolvimento de pesquisas a respeito da temática e igualmente identificar possíveis estratégias de prevenção e intervenção especialmente no âmbito educacional.

Protocolo: 1621 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA GORRAO LOPES ALBERTINI
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
Na última década, o trabalho docente passou a ser uma temática importante, a qual revela processos de adoecimento em seu âmbito laboral, influenciando na saúde de professores universitários. Pensando na relevância dessa temática e, dando continuidade a um projeto de pesquisa bibliográfica sobre a mesma temática (PIBIC/CNPq)agosto 2012/2013, o presente projeto, tem como objetivo analisar o sofrimento psíquico de professores universitários das licenciaturas; identificando os aspectos e as características que compõem o seu ambiente de trabalho; verificando a concepção que os professores têm sobre a docência; investigando a sua saúde física e mental. Esta pesquisa será realizada segundo a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os procedimentos metodológicos envolverão: 1. Coleta de dados, através de entrevistas com roteiro semiestruturado, com professores de um curso de licenciatura em Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular do Estado de São Paulo. O critério de escolha dos entrevistados será com professores que trabalham há mais tempo na IES. 2. Análise e discussão dos dados coletados, trabalhados através da interpretação do significado das respostas (escrita ou oral), apresentadas pelos pesquisados. Em seguida, serão separadas por eixos e categorias e relacionadas com os objetivos propostos na pesquisa.

Protocolo: 1601 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 8/2014 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KELLY CRISTINA TESCHE ROZENDO
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
O comportamento das pessoas no trânsito, atualmente, tem sido tema de grande interesse entre os psicólogos e uma das razões para tal é o crescente número de pessoas que vem apresentando medo de dirigir. Como dirigir é uma parte fundamental da vida na sociedade moderna, permitindo uma independência do indivíduo, o medo relacionado à direção de um automóvel poderia restringir esta liberdade. A literatura em terapia analítico-comportamental aponta que a intervenção em grupo propicia resultados bastante positivos por se assemelhar ao ambiente cotidiano do paciente, permitindo que comportamentos sejam modelados em situações análogas às reais. Por isso, justifica-se a realização de um grupo para atender à demanda de pacientes que apresentam medo de dirigir. Este estudo tem como objetivo avaliar o aumento do repertório de comportamentos considerado pré-requisito para dirigir e a diminuição de respostas emocionais em pacientes que se queixam de medo de dirigir, participantes de uma intervenção psicoterápica em grupo. Será realizado um grupo semiestruturado, composto por sete pacientes adultos, previamente triados no Projeto de Extensão "Medo de Dirigir". Ele será coordenado por 2 estagiárias do curso de psicologia e supervisionado pelos professores responsáveis pelo projeto. O grupo acontecerá semanalmente e terá duração de aproximadamente 20 sessões. A intervenção foi planejada a partir de um modelo encontrado na literatura sobre medo de dirigir e os procedimentos realizados nos grupos serão baseados nos princípios da terapia analítico-comportamental. O repertório comportamental dos pacientes será avaliado por meio de um formulário de registro de comportamento antes, durante e ao final da intervenção. Os dados de cada participante serão analisados individualmente, comparando os resultados da linha de base (coletados durante as sessões iniciais) com os resultados coletados durante as sessões intermediárias e finais. Espera-se que com o grupo cada paciente apresente mudanças em relação ao comportamento de dirigir ao longo das intervenções e que, ao final, possa ter atingido seu objetivo individual.

Protocolo: 1625 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 5/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDNA AKEMI AKASHI
ANA LUCIA SATO DE LIMA
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO
CAROLINE DA CRUZ PAVAN CANDIDO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa procura abordar a saúde do trabalhador do setor bancário, analisando os limites e possibilidades do trabalho lhes proporcionar bem-estar. A fundamentação que irá subsidiar a investigação, percorrerá um itinerário representado por três enfoques. O primeiro efetua uma reflexão acerca do trabalho. No segundo, são apresentadas as últimas transformações no seio do processo produtivo do sistema capitalista que reestrutura profundamente o mundo do trabalho e, por conseguinte, tem implicações na vida dos trabalhadores. No terceiro são discutidas as questões referentes ao trabalho e bem-estar subjetivo. Serão participantes do estudo dez trabalhadores bancários de diferentes níveis hierárquicos. Para o desenvolvimento do estudo serão realizadas entrevistas semiabertas, sendo os dados submetidos posteriormente a análise de conteúdo. Pretende-se com essa investigação ampliar as reflexões referentes a saúde do trabalhador em especial no contexto laboral em questão.

Protocolo: 1659 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS DOS SANTOS OLIVEIRA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
A história da prostituição no Brasil e no mundo nos revela a extensa luta executada por militantes em defesa do reconhecimento da prostituição enquanto profissão, e, por conseguinte, a garantia legal de direitos de cidadânia e humanidade. Como consequência desse trabalho, pode-se apontar a inserção das práticas de natureza sexual no CBO (Classificação Brasileira de Ocupações), além da retirada do Código Penal de tudo o que atribui caráter criminoso a esse tipo de trabalho. Esses fatos parecem demonstrar a importância dada a abordagem da questão sob o viés das políticas públicas na atualidade. Todavia, observa-se uma fraca presença da literatura no que diz respeito à afetividade da mulher prostituta, o que reforça a hipótese da imagem social da prostituta como objeto, e não como ser humano. Sendo assim, é objetivo da presente pesquisa verificar o que pensam as prostitutas acerca da afetividade nas relações pessoais e profissionais. Para tanto, participarão do estudo cerca de dez prostitutas de uma cidade do interior do oeste paulista com idade a partir dos 18 anos, que exercem sua prática profissional nas ruas ou casas de prostituição. Para o desenvolvimento da pesquisa será utilizado entrevistas semi-estruturadas com as participantes que irão compor a amostra. O foco está direcionado à compreensão de como a afetividade é entendida, assim como em que medida se desenvolve a relação afetiva familiar, buscando também, discutir se há associações entre afetividade no amor e no trabalho, e quais são a implicações da afetividade em sua atuação profissional. Parte-se do pressuposto de que as discussões possam viabilizar à mulher prostituta a possibilidade de se reconhecer como pessoa humana e cidadã.

Protocolo: 1609 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2013 - 3/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS SILVA COSTA
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
O presente trabalho objetiva construir um roteiro para o atendimento dos brinquedistas às crianças hospitalizadas que se encontram impossibilitadas de deixar o leito para se locomoverem até a brinquedoteca hospitalar. Sabendo da importância do brincar e do seu impacto sobre a vida das crianças e adolescentes, justifica-se a necessidade da construção desse roteiro, buscando sistematizar esse atendimento, proporcionando métodos adequados para o trabalho do brinquedista nesse contexto. Para a coleta de dados serão realizados 144 atendimentos através do quais as crianças serão entrevistadas. A natureza desse trabalho é qualitativa, utilizando como instrumento um protocolo pré-estabelecido com o objetivo de coletar dados identificatórios e observações para realizar os relatórios a serem analisados posteriormente. A análise dos dados coletados, através da categorização das respostas, servirá como suporte para a padronização desse tipo de atendimento.

Protocolo: 1646 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2013 - 2/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PATRICIA ALESSANDRA FUKURA DE ABREU
DAIANE DA SILVA VIDEIRA
THAYS MAYARA ALLI DE ANDRADE
LEONARDO DE OLIVEIRA BARROS
Professor(es): JOSIANE MACHADO RUIZ

Resumo:
A psicologia experimental é uma subárea da psicologia que produz conhecimento sobre variáveis que afetam o comportamento. Ao fundamentar esta prática, o Behaviorismo Radical assume o comportamento como um fenômeno natural, portanto, submetido a leis que podem ser descritas, portanto, previsível como qualquer outro evento natural. É um fenômeno histórico, exigindo uma descrição/explicação de processo. Como possibilidade de abordar o comportamento como objeto de estudos, o delineamento de sujeito único é uma possibilidade por estudar alterações ao longo do tempo, na medida em que variáveis independentes são manipuladas. Esta forma de pesquisar em Psicologia vem fazendo parte do currículo de cursos desde 1961, abordando aspectos como construção do conhecimento, treino prático dos alunos em aplicação de procedimentos, verificação e aprendizagem dos conceitos. Com isto, busca-se analisar se uma prática de laboratório que simula práticas sociais humanas auxilia na aprendizagem de conceitos básicos sobre processos comportamentais, na aprendizagem de habilidade para trabalhar em grupos e aprendizagem de habilidades interpessoais e clínicas. Seis alunos de diferentes períodos letivos do curso de Psicologia da Universidade do Oeste Paulista aplicarão procedimentos com objetivo de treinar ratos a engajarem em uma situação social análoga ao jogo de basquete, porém adaptado à uma quadra experimental para os animais. O conhecimento dos alunos será avaliado antes de iniciar a aplicação dos procedimentos e após concluir todo o procedimento. Cada aluno será avaliado a partir de alterações nas respostas dadas às perguntas antes e depois da realização de todo o treino, respeitando os diferentes períodos letivos em que estão matriculados, de acordo com o método quali-quantitativo.

Protocolo: 1362 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2013 - 11/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARINA SILVINA DA SILVA BACELLAR
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO

Resumo:
Esta pesquisa é uma revisão bibliográfica sobre o sofrimento psíquico de professores universitários das licenciaturas. Justifica-se tal temática por meio de pesquisas, que identificam o sofrimento psíquico especialmente na categoria dos professores. A base teórica será a Psicodinâmica do trabalho e a Psicologia Social. O objetivo será analisar produções científicas sobre o sofrimento psíquico de professores universitários das licenciaturas. O método será a revisão bibliográfica, dividida em duas etapas, sendo que a primeira constará da definição dos descritores e a segunda será a busca de artigos em base de dados Scielo e Biblioteca Virtual de Saúde da Bireme, entre os anos de 2008 e 2012. A análise seguirá os passos da análise temática, por meio do estabelecimento de categorias, identificando a relação entre sofrimento psíquico e organização do trabalho, segundo repercussões da lógica da produção capitalista.

Protocolo: 1226 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 5/2013 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): KELLY CRISTINA TESCHE ROZENDO
Professor(es): CARMEN LUCIA DIAS

Resumo:
A Orientação de Carreira pode ser contemplada desde o ensino universitário até posteriormente, durante a fase produtiva e profissional do individuo, favorecendo a saúde mental no trabalho e a consequente realização pessoal e profissional que interferem na subjetividade. Dentre as possibilidades teóricas de compreensão das variáveis imbricadas no desenvolvimento de carreira, encontram-se na literatura as contribuições da Psicologia Positiva, através das definições que essa perspectiva apresenta do construto bem-estar subjetivo, suas implicações no desempenho acadêmico, e nas crenças de autoeficácia profissional. Assim, o presente estudo tem como objetivo verificar os níveis do bem estar subjetivo e as possíveis correlações com desempenho acadêmico. Será formada uma amostra de estudantes de uma Universidade do Interior Paulista, cujos instrumentos de medida contemplarão a Escala de Afetos Positivos e Negativos Zanon (EAZ) e a verificação do desempenho acadêmico. Espera-se que os resultados demonstrem a eficácia e ampliação desse campo de estudo da Psicologia aplicado à saúde mental dos discentes universitários.

Protocolo: 1079 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN
IGOR COSTA PALO MELLO
CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
A estruturação de um projeto de carreira é um processo dinâmico e fortemente influenciado pelas experiências de vida, Estudos contemporâneos vêm apontando que a compreensão de diversos elementos envolvidos na tomada de decisão, no que se refere à escolha de uma profissão, pode favorecer a construção de um projeto de carreira que integre aspectos da personalidade, habilidades e interesses. Novos construtos, porém merecem ser estudados na intervenção e pesquisa em Orientação Profissional, dada relevância que podem apresentar na compreensão da construção dos projetos profissional e de vida. A este respeito, a autoeficácia merece destaque, uma vez que. as crenças de autoeficácia determinam se as pessoas pensam de modo produtivo ou limitado e assim influenciam o tipo de metas estabelecidas, a quantidade de esforços empregados para alcançá-las, a manutenção da motivação e perseverança, ou a desistência em face as dificuldades. Pretende-se a partir desse estudo, verificar a existência de correlações entre crenças de autoeficácia e interesses ocupacionais. Os participantes do estudo serão adolescentes estudantes de ensino médio. Serão utilizados dois instrumentos para medição dos construtos em questão: a Escala de Aconselhamento Profissional - EAP e a Escala de Autoeficácia para a escolha profissional EAE-EC. Pretende-se contribuir para a clarificação da importância do conhecimento do construto autoeficácia associado aos interesses na escolha profissional

Protocolo: 1077 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALZEIR MARTINS BERTAZZO
Professor(es): CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
São muitos os problemas encontrados no contexto do trânsito: mortes, altos custos para o governo, sofrimento tanto por parte dos acidentados, quanto das famílias que perdem seus entes queridos em acidentes. Para melhorar essa situação caótica, é necessário que profissionais de várias áreas se empenhem no sentido de tornarem-se especialistas em diminuir acidentes e reduzir mortes. O psicólogo capacitado para realizar a avaliação psicológica pericial é o profissional responsável por verificar se o candidato à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação possui condições mínimas para ser considerado apto, contribuindo assim, para tirar do trânsito pessoas sem habilidades mínimas. Na avaliação psicológica deverão ser aferidos, por métodos e técnicas psicológicas, os seguintes processos psíquicos: tomada de informação; processamento de informação; tomada de decisão; comportamento; auto-avaliação do comportamento; e traços de personalidade. No entanto, muitas dificuldades se impõem à atuação do psicólogo no campo da avaliação, caracterizado por dificuldades e limitações em sua fundamentação e atuação profissional. No intuito de colaborar com a diminuição dessas dificuldades encontradas e aceitar os desafios que se impõem, este trabalho tem como objetivo investigar as percepções e os sentimentos dos candidatos à obtenção da carteira nacional de habilitação em relação à avaliação psicológica pericial e fazer um levantamento dos aspectos positivos e negativos apontados pelos entrevistados. A pesquisa será de campo e os dados serão coletados por meio de entrevista semidiretiva à 5 candidatos, de ambos os sexos, acima de 18 anos, que passaram pelo processo de avaliação psicológica pericial num período retroativo de 6 meses. Será feita uma análise de conteúdo dos dados coletados.

Protocolo: 1026 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 6/2012 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCIANE DONEGA MANIWA
Professor(es): REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Resumo:
A análise do comportamento, como um campo científico que se preocupa com a resolução de problemas psicológicos, vem se desenvolvendo no Brasil desde 1961, com a chegada do Professor Fred Keller à Universidade de São Paulo (USP) para dar o que hoje é considerado o primeiro curso sobre Análise Experimental do Comportamento. Com este curso nasceria não só um campo de investigação promissor, mas uma relação de amizade entre brasileiros e este professor norte americano. Dentre os presentes neste curso, Carolina Bori se destacaria anos mais tarde como uma das principais cientistas brasileiras. Suas ações repercutiram não apenas na psicologia, mas em diversas áreas ao buscar uma política científica que levasse a um desenvolvimento não apenas teórico e a uma utilização do conhecimento científico na melhoria da condição de vida dos brasileiros. Por isso, este trabalho tem como objetivo conhecer o contato entre a cientista brasileira e o cientista norte americano. Ao abordar a ciência como uma cultura, as ações de seus integrantes passam a ser entendidas como um dos principais fatores a ser conhecido quando a proposta é conhecer a história de determinada ciência. Em vez de se ater às idéias e construções científicas que precisam ser superadas, comportamentos dos cientistas e suas motivações passam a fornecer informações mais quentes sobre uma história de lutas, contradições e sofrimento. Correspondências trocadas entre estes dois cientistas serão utilizadas como fonte de análise e, como instrumento de análise, conceito básicos da análise do comportamento (abordagem psicológica da qual os dois foram grandes difusores). O uso de conceitos de torna adequado na medida em que foram produzidas sob condições de controle visando sua utilização para solução de problemas humanos. Usá-los em pesquisas deste tipo ajudaria a analisar, também, a adequação de tais conceitos.

Protocolo: 1028 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 12/2012 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): GABRIEL VIEIRA CANDIDO

Resumo:
Uma escolha profissional adequada é desejada por todos dada a importância que a relação homem-trabalho ocupa no projeto de vida do ser humano. A Orientação Profissional enquanto modalidade de atendimento da Psicologia oferece ajuda para o indivíduo em processo de escolha de uma carreira, sendo necessários estudos referentes a construção e verificação das características psicrométricas de instrumentos para levantamento de interesses profissionais. Assim, o presente projeto tem como objetivo explorar as relações entre a EPOO - Escala de Preferências por Objetos Ocupacionais e o SDS - Questionário de Busca Autodirigida. Participarão da pesquisa 550 adolescentes estudantes de ensino médio de escolas públicas de Presidente Prudente. Serão realizadas análises que permitam a verificação de evidências de validade convergente-discriminante para a EPOOc. Espera-se que esse novo instrumento possa facilitar o delineamento de um perfil de interesses indicando uma provável inclinação para a escolha de uma ocupação a partir das preferências por objetos profissionais Pretende-se igualmente com a presente pesquisa contribuir para o desenvolvimento da área de avaliação psicológica e da Orientação Profissional.

Protocolo: 813 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2011 - 4/2012 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): REGINA GIOCONDA DE ANDRADE
CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
O presente estudo tem como objetivo avaliar os níveis de ansiedade e depressão de professores enfermeiros atuantes no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) de Presidente Prudente, Estado de São Paulo. A saúde física e mental do profissional de enfermagem pode ser influenciada por fatores internos e externos ao trabalho. A alta carga de estresse vivenciada em seu cotidiano contribui para o seu adoecimento, podendo desenvolver algumas alterações e doenças como insônia, úlceras, dores de cabeça, hipertensão, problemas de ajustamento social e problemas na área profissional. Há, ainda, um elevado número de profissionais inseridos no ensino da enfermagem, o que pode aumentar seus níveis de exaustão emocional devido à carga horária estendida, o acúmulo de cargos e a quantidade de alunos atendidos, além do mau comportamento destes. Assim, a partir de uma revisão bibliográfica e estudo de campo com os professores enfermeiros de um curso de graduação em enfermagem do Oeste Paulista, tentaremos fundamentar esta pesquisa através da análise dos resultados obtidos após o preenchimento realizado pelos professores dos Inventários de Beck para Ansiedade (BAI) e Depressão (BDI), visando o reconhecimento de possíveis fatores de risco para saúde mental dos mesmos, a fim de estabelecer programas de prevenção, motivação e tratamento precoce.

Protocolo: 697 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELE CARLA RODRIGUES
MAYARA CRISTINA SECCHI CAMARGO
JAQUELINE GOES ALVES
NATALIA DOS SANTOS PRADO
Professor(es): MARINA BOULHOSA FABRIS
ALINE APARECIDA BURIOLA

Resumo:
Este projeto busca, através da realização de entrevistas, compreender o que profissionais e os usuários de Unidade Básica de Saúde esperam da atuação do psicólogo neste equipamento, investigando assim como compreendem o papel do psicólogo a partir da maneira como são desenvolvidas suas atividades na saúde pública. A partir da proposição de uma única questão inicial, serão entrevistados profissionais e usuários de UBS situada do município de Presidente Prudente, sendo o conteúdo de tais entrevistas analisado a partir de uma concepção epistemológica subjetivista. Dessa forma, pretendemos explorar o pensamento individual de cada um dos entrevistados segundo a premissa de que este pensamento seria socialmente construído, subjetivando-se nas e através das experiências pessoais de cada sujeito. Depois de transcritas, procederemos à análise do conteúdo das respostas, buscando identificar categorias organizadoras do modo de pensar dos sujeitos em sua relação com o tema proposto.

Protocolo: 625 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2011 - 12/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RITA DE CASSIA SANTOS VARGAS
LEILA FERNANDES DE SOUZA
Professor(es): SOLANGE MARIA SOBOTTKA ROLIM DE MOURA

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ESTUDAR O PERFIL DOS USUÁRIOS DA INTERNET EM RELAÇÃO A TIMIDEZ. PRETENDE-SE CONSTRUIR UM SOFTWARE EM FORMATO HTML, DO TIPO BANCO DE DADOS, DE MODO A PERMITIR QUE OS SUJEITOS POSSAM RESPONDER O QUESTIONÁRIO A PARTIR DA INTERNET E OBTER O SEU RESULTADO IMEDIATAMENTE APÓS O PREENCHIMENTO E ENVIO DOS DADOS. PRETENDE-SE TAMBÉM PESQUISA COMO POPULAÇÃO-ALVO, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E ADOLESCENTES QUE TENHAM ACESSO A INTERNET. A FIM DE RESPONDER A PESQUISA, OS SUJEITOS TERÃO DE ACESSAR O SITE DA UNOESTE NO LINK DA PSICOLOGIA, PREENCHENDO EM PRIMEIRO LUGAR O TERMO DE CONSENTIMENTO PARA USO DOS DADOS EM PESQUISAS CIENTÍFICAS. EM SEGUIDA, O PROGRAMA PERMITIRIA O ACESSO A ESCALA DE TIMIDEZ DE HENDERSON ZIMBARDO (1997)

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANNA DOS SANTOS BRAGA
LIDIANE PEREIRA VIANA
Professor(es): EDUARDO CAMPOS DE ALMEIDA NEVE

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEM POR OBJETIVO REALIZAR UMA PESQUISA EM UMA AMOSTRA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE AMBOS OS SEXOS, DE DIFERENTES ÁREAS, PARA COLETAR DADOS SOBRE SEU GRAU DE TIMIDEZ. PRETENDE-SE ADQUIRIR INFORMAÇÕES SOBRE INDIVIDUOS DE DIFENTES ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA VERIFICAR SE OS NÍVEIS DE TIMIDEZ SÃO DIFERENTES NAS ÁREAS ESOLHIDAS. EM UM PRIMEIRO MOMENTOS OS SUJEITOS SERÃO SOLICITADOS A PREENCHER O TERMO DE CONSENTIMENTO PARA USO DOS DADOS. EM SEGUIDA, SERÃO UTILIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ABERTAS, NAS QUAIS SERÁ APLICADA A ESCALA DE TIMIDEZ DE HENDERSON E ZIMBARDO (1997). A APLICAÇÃO DESTE INSTRUMENTO SERÁ REALIZADA DE FORMA COLETIVA E SIGILOSA, OU SEJA, SEM IDENTIFICAR OS PARTICIPANTES. POR FIM, ALGUNS PARTICIPANTES SERÃO REENTREVISTADOS A FIM DE SE OBTER FIDEDIGNIDADE TESTE-RETESTE, ASSIM COMO DADOS COMPLEMENTARES AO INSTRUMENTO. APÓS A COLETA DE DADOS, OS RESULTADOS SERÃO TABULADOS E ANALISADOS A PARTIR DE TESTE ESTATÍSTICOS A FIM DE REALIZAR COMPARAÇÕES ENTRE OS RESULTADOS OBTIDOS ENTRE AS DIFERENTES AMOSTRAS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS BONDEZAN ALVARES
LUCAS ALVES MAGALHAES
Professor(es): EDUARDO CAMPOS DE ALMEIDA NEVE

Resumo:
Neste trabalho partimos da idéia de que a família, quando deparada com uma situação nova como o adoecimento mental de um de seus membros, procura respostas e orientações tanto com especialistas como também na religião, ou no senso comum, para entender o que se passa. Desta maneira, acreditamos na importância de investigarmos em quais idéias a família se apóia para entender o transtorno mental. Sendo assim, esta pesquisa teve como objeto de estudo as famílias primárias de origem de indivíduos portadores de transtornos mentais e seu objetivo foi verificar qual é o conceito que estas famílias têm sobre este transtorno, através do questionamento de um dos familiares que acompanhavam o portador. Os dados foram colhidos através de entrevistas semi-dirigidas, realizadas mediante a autorização prévia dos participantes. Entrevistamos doze familiares de origem primária de indivíduos que tiveram um transtorno mental diagnosticado, sendo um representante por família de origem. Estes eram cadastrados e freqüentavam a Associação de Familiares, Amigos e Doentes Mentais (A.F.D.M.) de Presidente Prudente-SP. Os dados colhidos nas entrevistas foram analisados de forma qualitativa, de acordo com a orientação teórica sócio-histórica. As informações foram organizadas em núcleos de significações do discurso, processo que consiste basicamente na busca de temas, conteúdos e questões centrais apresentados pelos indivíduos, articulando-os com o processo histórico por eles vividos. A partir destes dados concluímos que os familiares entrevistados utilizaram uma reprodução de vários conceitos, obtidos através de experiências pessoais diversas além de seu contato com as equipes de saúde, para a elaboração de um conceito subjetivo que lhes permitisse algum entendimento sobre o transtorno mental.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): SOLANGE MARIA SOBOTTKA ROLIM DE MOURA

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ESTUDAR A FORMAÇÃO DA SEXUALIDADE E SUAS TRANSFORMAÇÕES, A PARTIR DA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA. FOI PROPOSTO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE TEMÁTICA AMPLA, SOBRE OS ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA SEXUALIDADE E OUTROS FATORES RESPONSÁVEIS POR SUA FORMAÇÃO, TAIS COMO OS FATORES INCONSCIDENTES. A PARTIR DA LEITURAS REALIZADAS PRETENDE-SE EVIDENCIAR TAMBÉM OS MECANISMOS REPRESSIVOS DA SOCIEDADE, QUE INSTITUEM BARREIRAS AO SUJEITO COMO CUSTO DOS BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELO SISTEMA E AINDA OUTRAS FORMAS DE REPRESSÃO COMO O TABU DA VIRGINDADE QUE JÁ SOFREU GRANDES TRANSFORMAÇÕES

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Professor(es): INES AMOSSO DOLCI

Resumo:
O presente trabalho busca acompanhar as modificações atuais ocorridas no estilo de vida das pessoas consideradas adultas. Sabe-se que o desenvolvimento humano não é um processo estático e que acompanha o contexto social. Assim podemos questionar: porque hoje, muitas pessoas que possuem idade suficiente para adquirir características autônomas e independentes não o conseguem?, o que a vivência pelo adulto de uma adolescência prolongada pode lhe acarretar? A partir destas e outras questões, a presente pesquisa tem por objetivos: Investigar as relações atuais existentes entre pais e filhos adolescentes. Levantar dados sobre a relação entre pais e filhos durante a infância. Verificar que aspectos referentes à relação pais e filhos colaboram para a ampliação da adolescência atual. Analisar possíveis conseqüências de ordem psíquica, emocional e/ou social, devidas ao prolongamento da adolescência. Para cumprimento dos objetivos propostos, serão analisados dados obtidos a partir de entrevistas a serem formuladas e posteriormente realizadas. Serão entrevistadas em torno de 8 a 10 pessoas adultas, de ambos os sexos, com idade entre 25 e 35 anos e um de seus genitores em separado uns dos outros. Também, será observada a dinâmica da família em um dia do seu cotidiano, através da utilização de técnica projetiva. A analise dos dados levantados será qualitativa.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 12/2005 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ALESSANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA
Professor(es): INES AMOSSO DOLCI

Resumo:
A saúde física e mental do profissional da saúde é imprescindível para a qualidade do atendimento do usuários que utilizam destes serviços. Pesquisas voltadas à avaliação da saúde desses profissionais são fundamentais para manutenção da qualidade dos serviços. Assim, este estudo, que se caracteriza por ser um estudo de natureza metodológica qualiquantitativa, tem como objetivo investigar a ocorrência de estresse em profissionais de enfermagem nas modalidades de serviço de saúde em que atua - Pronto-Socorro, em ambulatórios de especialidades e unidades básicas de saúde de Presidente Prudente/SP, bem como verificar a possibilidade de relacionar a incidência de estresse crônico nestes profissionais e comparar tais resultados de acordo com o contexto em que atuam. Além disso, pretende-se analisar estes fatores e o nível de estresse entre eles, apontando, com base nesta avaliação, diretrizes de diagnóstico e acompanhamento psicológico a casos com estas características. Para isto será utilizado o Inventário de Sintomas Stress para adultos, de Lipp (ISSL). O instrumento visa identificar a sintomatologia que o indivíduo apresenta, avaliando se ele possui sintomas de estresse, o tipo de sintoma predominante e a fase em que se encontra. Além disso, será utilizado o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (QSG), no qual visa a avaliar a saúde mental das pessoas, por meio de itens que indicam a presença ou ausência de sintomas ou distúrbios clínicos não-psicóticos ou transtornos mentais comuns, e Questionário Informativo (QI), o qual visa obter dados pessoais e profissionais dos participantes. Os dados coletados serão sistematizados e analisados conjuntamente ao estudo teórico, os quais serão as fontes para o processo de avaliação e validação da pesquisa.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): AYAKO YOSHIMOTO
Professor(es): IGOR COSTA PALO MELLO
ILZA LIGIA BICEGLIA

Resumo:
Este projeto tem como objetivo geral investigar as práticas psicoterapêuticas mediadas por computador, questionando suas especificações e delimitações, que se mantêm pela homologação da Resolução CFP nº012/2005. Consideramos que todos os movimentos teóricos que foram construídos e que puderam ser aceitos pela Psicologia tiveram um alicerce presencial, ou seja, de intimidade entre o teórico e sua doutrina/pesquisa. À parte, a resolução supra compõe-se de alguns pontos obscuros (que permitem uma prática alheia à autorizada) como a definição de atendimentos psicoterapêuticos. Pretendemos entrevistar 10 profissionais psicólogos que estejam na prática clínica por no mínimo 5 anos, garantindo assim a vivência, ao menos legal, da homologação da Resolução. Para proceder na análise do material coletado via entrevistas, construiremos categorias de análises que servirão de comparação. Em termos técnicos, podemos averiguar uma variância terminológica que se faz amiúde confusa, principalmente, no que cerne ao entendimento de muitos profissionais. Vamos propor uma reflexão acerca da possível relevância prática de uma terapia on-line.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDO FERNANDO NUNES
Professor(es): LUIS SANTO SCHICOTTI

Resumo:
A grande exigência do esporte competitivo tem provocado sérias conseqüências em atletas envolvidos em treinamentos, visando sempre a vitória em suas competições. Por sua vez, fatores internos e externos ligados aos treinamentos de atletas têm provocado comportamentos que, por meio do exercício físico, excedem seus limites psicológicos. Sendo o estresse, um fator que está muito presente nesse contexto esportivo, ele possibilita e acarreta alterações metabólicas, com conseqüências que abrangem não apenas o desempenho, mas também outros aspectos fisiológicos e emocionais. O objetivo do presente projeto de pesquisa é investigar e fazer uma análise dos fatores de estresse de atletas nadadores frente a treinamentos regulares e momentos pré-competitivos que contribuem de forma sinérgica para o aparecimento de comportamentos não adaptativos no contexto esportivo em que se encontram. A abordagem metodológica será de natureza qualitativa através da técnica de entrevista para a coleta dos dados e os mesmos serão analisados por meio de categorização e interpretação das respostas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2008 - 7/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA DELOVO CREMA
Professor(es): ILZA LIGIA BICEGLIA
ELLEN CAROLINA DOS SANTOS ASSEF

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é reunir e sistematizar informações ocupacionais acerca dos 40 cursos de graduação e tecnologia oferecidos pela Universidade do Oeste Paulista. Para tanto serão utilizados materiais teóricos já disponíveis bem como entrevistas com profissionais e professores que exercem as atividades profissionais em questão. Este trabalho visa ter como resultado a criação de guia informativo sobre as profissões pesquisadas, com foco nos objetos profissionais utilizados em cada uma delas, bem como em suas principais atividades. Este guia poderá ser utilizado como instrumento de informação e orientação profissional a jovens em fase de escolha de carreira.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA AKEMI TANAKA
Professor(es): REGINA GIOCONDA DE ANDRADE

Resumo:
O projeto de pesquisa, intitulado "Avaliação Psicológica de Adultos com Bruxismo", caracteriza-se por ser um estudo de natureza metodológica qualiquantitativa e que tem por objetivo avaliar a incidência de alguns tipos de sintomas psicológicos (relacionados, principalmente, a estresse e ansiedade) em indivíduos com diagnóstico de bruxismo. Os sujeitos da pesquisa serão escolhidos pelos critérios de acessibilidade e intencionalidade, sendo estes adultos, de ambos os sexos e pacientes da Clínica-Escola do curso de Odontologia da Universidade do Oeste Paulista. A metodologia a ser utilizada para a coleta de informações compreenderá a aplicação de testes psicológicos e entrevistas, visando avaliar a saúde mental de forma geral e a incidência de sintomas psíquicos principalmente aqueles relacionados a ansiedade e estresse. Os dados coletados serão sistematizados e analisados conjuntamente ao estudo teórico, os quais serão as fontes para o processo de avaliação e validação da pesquisa. Esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para identificar estratégias de diagnóstico e acompanhamento psicológico para indivíduos diagnosticados como bruxomanos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDREA MARQUES LEAO DOESCHER
Professor(es): IGOR COSTA PALO MELLO

Resumo:
ASSEF, E. C. S & Biceglia, I. L. Psicologia do Esporte: perfil psicológico de nadadores. Projeto de Pesquisa Docente, Programa da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa-gerência de Pesquisa, Presidente Prudente, 2007. É consensual a representatividade do esporte, seu potencial de mobilização, frente às diferenças de etnias, gêneros, classes sociais, credos religiosos, seja entre participantes ou entre espectadores. Há mais de um século surgiram estudos e pesquisas que buscavam a compreensão psicofisiológica no esporte (Samulski, 2002) que na passagem temporal da cultura, da economia e da sociedade foi fundamentando e direcionado a formação de uma área denominada de Psicologia do Esporte. Em 1986, American Psychological Association reconhece a Psicologia do Esporte como especialidade da Psicologia visandoà compreensão científica das dimensões psicológicas da conduta humana no contexto do esporte (Becker, 2000). Dentre os campos de aplicação da psicologia do esporte, se destaca o esporte de rendimento, tendo como proposta o aprimoramento da performance do atleta considerando os fatores psíquicos como interferentes no rendimento. Sob essa perspectiva caracterizar, analisar os aspectos psicológicos e potencialidades comuns entre atletas seus desempenhos configuram-se como exigência precedente a qualquer iniciativa de investigação e intervenção singular no campo psicológico dentro do esporte. Esse estudo tem como objetivo principal análisar o perfil psicológico de atletas competitivos da modalidade da natação e verificar se há diferenças e correlações entre características de personalidade, níveis de estresse, tipos de raciocínio e atenção e o desempenho competitivo desses atletas. Participarão aproximadamente 15 atletas de 18 a 25 anos, de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados para investigação serão: Inventário Fatorial de Personalidade (IFP), Teste de Atenção Concentrada (AC), Bateria de provas de raciocínio (BPR-5), Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL). Os resultados dos testes serão analisados conforme os critérios fornecidos pelos autores e posteriormente correlacionadas com o desempenho, conforme avaliação do técnico responsável pela equipe de nadadores e classificações obtidas em competições oficiais.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2007 - 11/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): ILZA LIGIA BICEGLIA
ELLEN CAROLINA DOS SANTOS ASSEF

Resumo:
O presente trabalho busca investigar a condição de errância do andarilho, os processos de subjetivação que incidem sobre seu psiquismo, estabelecendo uma relação com o sujeito da sociedade contemporânea. Este abandona o sedimentarismo, se desterritorializa a favor de se por em movimento, experenciando diversos pontos de passagem; não mais de formação de vínculos consistentes e duráveis, rompendo assim com suas estruturas fixas de percepção, pensamentos e afetos. O nomadismo não é privilégio de povos determinados, nem dos indivíduos que se afirmam nômades numa sociedade que se diz sedentária como a nossa. A categoria nômade estabelece sutilmente fluxos que percorrem uma sociedade, ou seja, o mercado capital invadem todas as relações do homemfluxos físico-químicos, fluxos orgânicos e significantes subjetivos ( econômicos, culturais, sexuais, entre outros), incidindo diretamente em sua subjetividade. O sujeito busca referência de si nos outros vivenciando uma relação neonarcisista e já não sofre com a perda de sua identidade, ao contrário ele até a intensifica. Para o cumprimento dos objetivos propostos pretende-se em um primeiro momento fazer um levantamento historiográfico das condições macro sociais que constituem o sujeito da modernidade. Posteriormente, será efetuado o trabalho de campo através da observação participante, onde os observadores se caracterizarão de mendigos. Noutro momento, será utilizado a entrevista semi-estruturada. De acordo os dados coletados será construída uma escala para as respostas obtidas. Esse modo de análise permitirá a construção de categorias. Após a classificação das respostas a análise será efetuada de acordo com o referencial psicanalítico freudiano.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2006 - 11/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCIA FATIMA LOPES SILVERIO
LINDOMAR DOS SANTOS ARAUJO
Professor(es): LUIS SANTO SCHICOTTI

Resumo:
O presente projeto de pesquisa tem por objetivo caracterizar a população atendida, do sexo masculino, que vem a procura de um atendimento psicoterápico na Clínica-Escola de Psicologia da UNOESTE. Os dados desta caracterização serão coletados a partir das Folhas de Triagem do período de 2004 até os dias atuais, nas quais constam as informações dos usuários da Clínica-Escola, tais como sexo, escolaridade, profissão, estado civil, composição familiar, queixas iniciais e encaminhamento. Após a coleta dos dados, serão tabulados em planilhas do Microsoft Excel e analisados a partir dos recursos do software estatístico Sphinx (2005).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 11/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SUZI DA SILVA DUTRA
Professor(es): EDUARDO CAMPOS DE ALMEIDA NEVE

Resumo:
A adolescência é um marco fundamental na história do desenvolvimento vita dos seres humanos. Inicia-se com o fim da infância e termina com o início da vida adulta. Pode-se dizer que é uma etapa de conflitos para a maioria dos adolescentes. O presente trabalho visa investigar a depressão na adolesência, quais os processos de subjetivação que incidem sobre o psiquismo do sujeito, gerando a depressão, bem como, suas consequências e sintomas . A sintomatologia depressiva é um problema mais frequente entre adultos do que jovens no Brasil. Faz-se necessária, no entanto, a condução de estudos específicos que possam fornecer a dimensão dos transtornos depressivos entre jovens, e estudos prospectivos que acompanhem esses jovens da adolescência à idade adulta. O objetivo é verificar através de entrevistas com adolescentes que passaram por depressão acerca de: circunstâncias que teriam gerado a depresão; sintomatologia apresentada e evolução da doença; consequencias de ordem fisíca emocional e social advindas da doença e comparar adolescentes de diferentes idades, quanto à característica da depressão, acima referidas. A pesquisa será aprofundada em primeiro momento, com levamento de literaturas especializadas no assunto. Serão feitas entrevistas semi-estruturadas, contendo uma série de perguntas abertas, feitas verbalmente, visando maior flexibilidade e liberdade de respostas ao sujeito com aproximadamente doze pessoas de ambos os sexos que tiveram depressão à aproximadamente três anos, entre as faixas etárias de doze e treze anos, e de dezessete e dezenove anos. A pesquisa terá caráter qualitativo. Será elaborado sistema de categorias temáticas para análise dos dados, com base tanto no roteiro proposto, como mas informações obtidas com as entrevistas. Em seguida, as categorias serão analisadas e interpretadas buscando evidenciar as relações existentes entre o fenômeno estudado e outros fatores. Comparações entre os entrevistados serão feitas com dados agrupados nas duas faixas etárias já referidas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ELAINE CRISTINA DA SILVA JORGE
TANIA MARIA COSTA MUCHIUTTI
Professor(es): INES AMOSSO DOLCI

Resumo:
Esta investigação será desenvolvida junto a clinica escola de psicologia da UNOESTE. As clinicas escola atendem a um duplo propósito: prestar atendimento especializado a comunidade e contribuir para a formação acadêmica do futuro profissional da Psicologia, oferecendo oportunidade de estágio supervisionado. Investigações se fazem necessárias para que a população de usuários da clínica escola da UNOEST seja mais conhecida em termos de seu perfil psicossocial. Esse conhecimento pode contribuir para uma maior adequação entre as reais necessidades do usuário e as especificidades do serviço psicológico a ele prestado. Assim, o objetivo do trabalho é traçar o perfil de crianças e adolescentes usuários da clinica escola de psicologia, abrangendo, dentre outros, os seguintes aspectos: sexo, idade, escolaridade, estado civil e profissão dos pais, local de origem e composição familiar do usuário. A pesquisa tem caráter documental e os dados serão coletados em protocolo padronizado, a partir da Folha de Triagem que consta do prontuário do cliente. A triagem é a via pela qual a pessoa entra na clinica escola e consiste em uma ou mais entrevistas com os pais das crianças e dos adolescentes. Os dados obtidos serão objeto de análises qualitativas e quantitativas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUDIMILA TESTI AGUTOLI
Professor(es): INES AMOSSO DOLCI

Resumo:
O presente trabalho busca investigar a ocorrência de práticas inclusivas dos hospitais psiquiátricos de Presidente Prudente. No decorrer da história o desenvolvimento e o conhecimento humano passam por um processo de transformação. Assim, a compreensão do que é considerado e caracterizado como normal se modifica, acompanhando este processo e a cultura em que tais concepções estão inseridas. Sendo racional, o homo sapiens é produto e produtor de sua história, e assim faz da sociedade um fenômeno de contínua transformação. Dessa forma pode-se questionar: na atualidade, quais práticas institucionais e sociais podem colaborar para que ocorra a inclusão social de portadores de transtornos mentais? Para o cumprimento dos objetivos propostos, serão realizadas visitas em instituições psiquiátricas, através da técnica de observação participativa, visando investigar se na instituição são desenvolvidas práticas inclusivas. Os dados coletados serão correlacionados a partir de núcleos de significação utilizando o método sócio-histórico (Bock, Gonçalves e Furtado, 2001), com o intuito de averiguar a presença de práticas inclusivas dentro das instituições investigadas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALESSANDRA DOS SANTOS OLIVEIRA
VANESSA BOMFIM DE SOUZA
Professor(es): SOLANGE MARIA SOBOTTKA ROLIM DE MOURA
Alguma mensagem