CAMPUS:
Presidente Prudente Jaú
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Química - Bacharelado | Pesquisa Científica

Química

Bacharelado | 8 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Com o rápido desenvolvimento das indústrias de bebidas energéticas, observado no Brasil com uma crescente produção ao longo dos últimos anos, torna-se necessário uma atenção para o consumo exagerado da cafeína presente nestes produtos, que muitas vezes têm como alvo um público jovem. Essa substância estimula o sistema nervoso central e possui variados efeitos positivos e negativos, estando presente também em outros produtos, como os cafés e chás. Os objetivos deste trabalho são quantificar a cafeína em amostras de bebidas energéticas e comparar os resultados com o limite imposto pela legislação. A metodologia aplicada baseia-se na extração por clorofórmio em meio alcalino e leitura de absorbância no equipamento de espectrofotometria na região do ultravioleta. A curva de calibração, obtida a partir das soluções-padrão preparadas, fornece a equação da reta que relaciona absorbância com teor de cafeína. Ao total, serão analisadas em triplicata 5 amostras de diferentes marcas e os resultados de teor serão tratados com média aritmética, desvio padrão e a posterior comparação, sendo demonstrados na forma de tabela e gráfico.

Protocolo: 5080 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUAN DA SILVA PIRES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A utilização de métodos para o embelezamento dos fios de cabelo acontece desde 4000 a.C. Esses procedimentos estéticos, contribuem significativamente para a economia brasileira e mundial. As técnicas de coloração atual são diferentes das utilizadas a milhões de anos, que usavam pentes mergulhados em vinagre no processo de colorir cabelos grisalhos. Atualmente, existe uma classificação para os tipos de tintas capilares, sendo elas: permanentes, semipermanentes e temporárias. As mais usadas são as tintas permanentes, que possuem uma variedade de tonalidades dentro da faixa de coloração capilar. Esse tipo de tinta possui efeitos tóxicos a saúde humana, devido à concentração de metais tóxicos em sua composição, que não devem ultrapassar o limite máximo permitido pela ANVISA. Outro produto mundialmente utilizado é o alisante capilar, que surgiu na década de 50, apresentando soda cáustica (hidróxido de sódio) como base de sua composição, quebrando facilmente as ligações de dissulfeto presentes na queratina do cabelo e modificando o fio. Os alisantes capilares possuem uma variedade de substancias em sua composição. O Formaldeído é usado em algumas formulações de produtos cosméticos, mas segundo a ANVISA, somente pode ser utilizado como agente conservante com limite máximo de 0,2 e como endurecedor de unha com limite de 5. Apesar da ANVISA determinar o limite máximo permitido de formaldeído, algumas marcas de produtos fazem o mascaramento do odor característico dessa substancias com essências dos variados tipos aumentando o risco à saúde dos consumidores. Desta maneira, através de análise por espectrofotometria, serão analisadas três marcas de alisantes e tinturas capilares, com o objetivo de avaliar a concentração deste analito e comparar com as informações contidas nos rótulos e com a legislação vigente.

Protocolo: 5081 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCIELLY DA SILVA MORAIS FERREIRA
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A ação humana está relacionada cada vez mais com a elevação de metais tóxicos nos compartimentos ambientais, provenientes de atividades como mineração e descarte e efluentes. O Processo com um biossorvente para tratamento de efluentes é composto por interações eletrostáticas, que ocorre entre duas moléculas, exibindo afinidade por determinado metal. Aplicações deste método têm demonstrado eficácia, baixo custo e possibilidade de utilização de biomassa que pode ser reutilizada no processo e os metais removidos recuperados. O meio mais usual de contaminação por metais pesados é através da descarga de efluentes não tratados em rios ou lagos. Através de um estudo poderá ser obtido dados para analisar a presença de metais pesados, e a eficácia do biossorvente utilizado extraído da casca da banana verde e madura, utilizando espectrometria de absorção atômica em chama (FAAS) para determinação dos metais.

Protocolo: 5097 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RHALNY ANTONIO AGUILAR CARVALHO
FERNANDA BIZINOTTI DOS SANTOS
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Os metais tóxicos nos últimos anos têm se tornado um problema ambiental devido a contaminação de solos e corpos d´água, vindos principalmente de efluentes industriais sem tratamento ou com tratamento ineficiente. Um dos processos de tratamento de efluentes com a presença de íons metálicos que recebeu uma atenção especial por pesquisadores é a biossorção, utilizando microrganismos para a captura desse metal em meio fluido. A Saccharomyces cerevisiae, principal levedura utilizada em processos fermentativos, é um desses microrganismos estudados, onde, utilizando sua biomassa esgotada do processo de fermentação, é exposta a soluções contendo íons metálicos e analisado a adsorção efetiva de tais componentes. O presente estudo se baseia no fato da ausência de pesquisas utilizando efluente real e condições de exposição da biomassa aos íons metálicos utilizando técnicas existentes no tratamento de efluentes. Tanto as amostras de controle e amostras reais, após o contato com a levedura, serão analisadas por Espectrômetro de Absorção Atômica de Chama (FAAS) e os resultados serão comparados entre si utilizando gráficos e tabelas.

Protocolo: 5083 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO PIANI SILVERIO PAES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Apesar da tamanha popularidade, os refrigerantes são alvos de diversos debates e críticas na mídia e na comunidade acadêmica por sua suposta capacidade de descalcificar os ossos quando ingerida, além de causar outros danos à saúde. O ácido fosfórico, de fórmula molecular H3PO4 é usado na indústria para acidificar alimentos como refrigerantes e xaropes. O ácido fosfórico se consumido em excesso pode provocar alguns malefícios à saúde, como, por exemplo, interferir na absorção e utilização do cálcio pelos ossos, prejudicando sua formação e levando futuramente a uma osteoporose. Os sais de cálcio são excretados no sangue, logo podem se acumular nos rins sob a forma de pedras. Por isso a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), estabelece através da legislação um limite de 0,06 para a concentração desse aditivo em tais bebidas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo determinar a concentração de ácido fosfórico em diferentes amostras de refrigerantes adquiridas em supermercados do município de Martinópolis e comparar com as especificações dos rótulos e das legislações vigentes.

Protocolo: 5084 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADNA TAMIRES DA SILVA LIMA
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A utilização da água no meio industrial cresceu consideravelmente ao logo da história, sendo aproveitada para as mais diversas funções que variam de acordo com o ramo de atividade da indústria. As águas empregues nos processos de produção geram resíduos que contem uma ampla carga de poluentes em sua composição. A indústria coureira no Brasil tem uma forte demanda, contudo os efluentes gerados após os processos de produção do couro são elevados, gerando assim grande quantidade de efluentes líquidos, sólidos e gasosos. Os efluentes líquidos concebidos no final dos processos a qual o couro é submetido são caracterizados por uma elevada carga de poluentes tóxicos que geram a contaminação de leitos hídricos e são nocivos ao meio ambiente e para população quando não tratados adequadamente, podendo colocar em risco o ecossistema e a saúde humana. A presente pesquisa pretende avaliar os parâmetros físico-químicos e microbiológicos do efluente de uma indústria coureira localizada no oeste paulista.

Protocolo: 5086 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HALIM FILIPE PLINIO SANTOS SOUZA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A superfície do planeta Terra é quase toda coberta por água. Sendo 97,5 composto por água salgada, tornando o seu consumo pouco viável, e somente 2,5 é composto por água doce que se encontra em geleiras, calotas polares, águas subterrâneas entre vários outros lugares. Um manancial de abastecimento é uma fonte de água doce, podendo ser qualquer corpo d´água superficial ou subterrâneo, é muito utilizado para consumo humano ou desenvolvimento de atividades econômicas. As áreas onde contêm mananciais devem ter uma atenção específica porque com o crescimento populacional, a demanda por água aumenta relativamente, assim a pressão sobre os mananciais de abastecimento aumenta. A degradação da área que têm mananciais resulta na baixa qualidade da água distribuída, expondo a população local a doenças, por isso, as bacias que contem mananciais devem receber um tratamento especializado. Diante disso, a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU) vem trabalhando para minimizar os impactos sobre mananciais de abastecimento com foco em áreas muito urbanizadas. A presença de diversos nutrientes na água tem alguns pontos negativos, o uso excessivo desses elementos pode causar danos. O objetivo do presente projeto será analisar o índice de qualidade da água (IQA) da represa Cica, localizada na cidade de Presidente PrudenteSP.

Protocolo: 5087 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THAYNARA LETICIA PACITO COELHO
DANIELA MAYUMI HAYACHIDA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A evolução da indústria alimentícia e de suas tecnologias aplicadas, disponibiliza a cada dia no mercado consumidor os mais novos e mais diversos produtos para pessoas que portam algum tipo de necessidade alimentar. Muitos indivíduos deixam de consumir leite pelo fato de haver alguma restrição, normalmente, por dois motivos: intolerância à proteína ou intolerância à lactose. Esta última atinge quase a metade da população mundial. A intolerância à lactose pode ser descrita como uma afecção da mucosa intestinal que a incapacita a digerir a lactose devido à deficiência de uma enzima denominada lactase, que é responsável pela hidrólise da lactose em glicose e galactose. Esta doença pode apresentar alguns conjuntos de sinais como: dor abdominal, diarreia, náusea, flatulência e/ou distensão abdominal após a ingestão de lactose ou de produtos alimentícios contendo lactose. Pode se apresentar como uma deficiência hereditária, por alguma lesão gastrointestinal ou apresenta-se na idade adulta pelo declínio da atividade enzimática. Este trabalho tem como objetivo analisar leites especiais rotulados como "zero lactose" e compara-lo com as normativas estipuladas na legislação vigente. O método utilizado será a Determinação de glicídios redutores, que baseia-se na reação de oxidação da lactose.

Protocolo: 5104 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ERIKA DA SILVA ANDRADE
THALIA CAROLINE SILVA DA COSTA
Professor(es): MAIRA RODRIGUES ULIANA
SÉRGIO MARQUES COSTA

Resumo:
A conservação dos alimentos é primordial desde quando o homem passou a viver em grupo, e tem como principal objetivo evitar a deterioração dos alimentos por determinado tempo. Uma das técnicas utilizadas pelas indústrias para garantia do chamado tempo de prateleira é a utilização de aditivos químicos, um dos mais utilizados pelas indústrias de alimentos/bebidas é o dióxido de enxofre (SO2), também conhecido como agentes sulfitantes. O mesmo é adicionado na forma de gás ou sais de sódio, potássio e cálcio. O emprego desses aditivos vem trazendo questionamentos quanto à sua segurança, pois podem estar associados a problemas de saúde, tais como broncoespasmos e distúrbios neurológicos. A resolução n° 04/88 estabelece limites máximos de sais de sulfitos, expressos em SO2 residual que consiste em 50 ppm para conservas de cogumelos e 200 ppm em sucos de frutas. O Brasil segue normas estabelecidas pelo JECFA (Joint Expert Committee on Food Additives) que assegura a utilização de aditivos em alimentos e bebidas. A escolha dos produtos processados para a realização dessa pesquisa se deu pelo fato do aumento significativo no consumo desses alimentos pela pulação brasileira, que vem optando por alimentos processados pela sua praticidade, portanto, o objetivo deste trabalho é avaliar os teores de conservantes sufitos e a qualidade físico-química dos produtos processados em duas marcas de conservas de cogumelos e duas marcas de sucos integrais de laranja e uva, através das avaliações de pH, acidez total, sólidos solúveis e açúcares redutores. Esses parâmetros serão avaliados de acordo com métodos descritivos e o delineamento experimental será definido em 2 tratamentos de cogumelos com 4 repetições; 2 tratamentos de suco integral de laranja com 4 repetições e, finalmente, 2 tratamentos de suco integral de uva com 4 repetições. Os resultados das análises desses produtos serão comparados com padrões estipulados pela legislação brasileira.

Protocolo: 5105 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TALIAS CRISTINA NOGUEIRA DOS SANTOS
JOYCE SOARES CARVALHO
Professor(es): MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de avaliar a qualidade dos recursos hídricos de acordo com o índice de qualidade de água para proteção da vida aquática (IVA) na bacia do Córrego do Limoeiro, situada nos municípios de Presidente Prudente - SP e Álvares Machado - SP. Inicialmente será realizado um estudo bibliográfico quanto ao reconhecimento da área de estudo, logo, serão efetuados levantamentos de campo em toda a bacia com a finalidade de identificar os possíveis pontos de captação de água para a realização das análises físico-químicas. Os pontos de coleta, denominados estações de monitoramento, serão definidos em função dos objetivos da rede e identificados pelas coordenadas geográficas. As análises físico-químicas e microbiológicas da água serão realizadas e utilizadas para a determinação dos índices de qualidade das águas propostos pela Agência Nacional das Águas (ANA) e pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB). Os índices analisados serão: IVA, composto pelo IPMCA (Grupo de variáveis essenciais: oxigênio dissolvido, pH e toxicidade; Grupo de substâncias tóxicas: cobre, zinco, chumbo, cromo, mercúrio, níquel, cádmio, surfactantes e fenóis), ITE (fósforo total, clorofila a). Após a realização das coletas, serão realizadas as análises nos laboratórios de ensino e pesquisa da UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista) e, com os resultados obtidos será realizado um comparativo com os padrões estabelecidos pela legislação vigente e assim uma verificação quanto à qualidade da água da bacia do Córrego Limoeiro.

Protocolo: 5128 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 10/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO PAGANIN SUZUKI
DIEGO DE SOUZA
RODOLFO DURANTE SERRAGLIO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O captopril é um fármaco anti-hipertensivo e vasodilatador encontrado nas dosagens de, 12,5mg, 25mg ou 50mg. O tratamento medicamentoso da hipertensão arterial tem como finalidade a redução da morbidade e mortalidade cardiovasculares. Pode ser obtido em farmácias que comercializam o medicamento produzido por grandes laboratórios, mas também em farmácias de manipulação de pequeno porte. Visando a importância do tratamento o presente trabalho tem como objetivo verificar o teor de captopril presente nas cápsulas em questão nas farmácias magistrais, baseado no doseamento do fármaco. Para a análise, serão adquiridas três lotes de Captopril 25mg, em três farmácias magistrais designadas como X, Y e Z. A determinação do teor de captopril das formulações magistrais será feita utilizando a técnica de espectrofotometria de absorção molecular UV (ultravioleta). Os resultados serão tabulados em gráficos e tabelas e comparados com os valores de referências e aqueles descritos nos rótulos do medicamento.

Protocolo: 5099 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 12/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA CAMILA DA SILVA PEREIRA
MAYLA CHRISTINA OVANDO BARUTA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
A recuperação florestal em bacias hidrográficas tem sido apontada como um dos principais meios para aumentar a produção de água de boa qualidade para o uso humano. Entretanto, fazer o uso desta prática exige um planejamento que aponte áreas prioritárias para o investimento de recursos, em geral muito limitados, em reflorestamento. O objetivo deste trabalho é identificar áreas prioritárias para a recuperação/restauração de matas em bacias hidrográficas visando à conservação dos recursos hídricos de bacias. Como estudo de caso será utilizado a Bacia do rio PirapozinhoSP que tem 1.000 km2, mas apenas 6,5 dessa área possui vegetação. Para a determinação das áreas prioritárias à recuperação florestal, será aplicado a abordagem multicritério em ambiente SIG. Serão levantados os critérios relevantes para a determinação de áreas prioritárias e dos pesos relativos de cada critério pelo Processo Analítico Hierárquico (AHP). Além disso, uma análise de qualidade das águas superficiais da bacia de interesse será realizada para descrever a qualidade em função das áreas prioritárias para recuperação florestal. A análise físico-química das águas superficiais será realizada segundo os padrões recomendados por órgãos competentes. Os resultados serão analisados para cada etapa que compõe o método proposto. Ressalta-se que, campanhas de campo serão realizadas tanto para a coleta das amostras de água quanto para a validação dos produtos cartográficos gerados.

Protocolo: 4926 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 9/2021 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO PIANI SILVERIO PAES
RENATA CRISTINA MAFRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARCELO RODRIGO ALVES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
As embalagens multicamadas (longa vida) foram inventadas com o intuito de preservar o alimento e outros produtos para que o mesmo não entre em contato com o ambiente externo prolongando a sua validade. Este tipo de embalagem possui multicamadas de polietileno, papel, e alumínio, , sendo a camada plástica/alumínio a responsável por deixar os produtos livres de microorganismos e ação da luz, porém geram grandes impactos ambientais pela produção de resíduos sólidos que demoram anos para degradação natural. O alumínio e polietileno permanessem grudados um ao outro em uma mesma camada pós-consumo e sua separação física é difícil. Os métodos convencionais separam-se apenas a fibra originária do papel das multicamadas. Portanto é necessário que essa parte de alumínio/polietileno seja encaminhada para empresas que possuem um tratamento especializado para a separação e recuperação destes dois componentes, que atualmente é feito por plásma, termo injeção, e incorporação em materiais, que além de ter um gasto demasiado de energia, possui custo elevado. Dessa forma, um estudo sobre solventes para delaminação da camada alumínio e polietileno (Al/PE), incentivaria outras formas de reciclagem das embalagens multicamadas, diminuindo custos e impactos ambientais. Este projeto tem como objetivo avaliar diferentes tipos de solventes no processo de separação de Al/PE em diferentes condições experimentais, bem como caracterizar os produtos resultantes por Microscopia Eletrônica de Varredura. As amostras das embalagens pós-consumo serão lavadas e secadas para serem submetidas aos tratamentos. Os solventes utilizados serão água destilada (tratamento controle), ácido acético (concentrações 3,5,10 e 15), temperaturas de 25ºC, 35ºC, 45ºC, 55ºC e vinhaça. Os tratamentos serão realizados em duplicata. Um deliniamento fatorial duplo conforme o solvente utilizado, a concentração submetida, a temperatura, e o tempo que cada substância utilizada para delaminação do alumínio e polietileno serão avaliados, bem como as imagens da Microscopia Eletrônica de Varredura.

Protocolo: 4870 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DERLI RANIERI COSTA DANTZGER
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Os resíduos gerados nas indústrias de transformaçâo, se não forem tratados de maneira adequada, podem causar vários impactos ambientais negativos. O curtume não foge à regra, pois produz uma considerável quantidade de efluentes. Durante todo o processo existem várias etapas que envolve a adição de diferentes produtos químicos, gerando águas residuárias com grande quantidade de materiais toxicos. As águas residuárias de curtumes são submetidas à vários processos de tratamento: i) preliminar (gradeamento, mistura e homogeneização, retenção de gordura e lançamento em vazão regularizada), ii) primário (coagulação, floculação e decantação) e iii) secundário (aplicação de lodos ativados, valos de oxidação, lagoas aeradas, facultativas etc). Entretanto, em indústrias de grande porte essas etapas de tratamento as vezes não se mostram eficazes para que os efluentes tratados tenham as características desejáveis para serem descartados no meio ambiente. A utilização de microorganismos, na etapa biológica, é importante devido à capacidade de degradar alguns contaminantes. A utilização de fungos no setor biotecnológico é muito atrativa devido às características que esses microorganismos apresentam como, por exemplo, o metabolismo bastante dinâmico e rápido. De uma maneira geral, os fungos diferem das bactérias por sobreviverem em pHs baixos e não necessitarem de grandes quantidades de nutrientes para a sua sobrevivência. Considerando estas especificidades dos fungos, este trabalho visa o estudo da utilização dos fungos Pleurotus ostreatus e Ganoderma sp. no tratamento do efluente de um curtume, localizado na cidade de Presidente Prudente, principalmente para avaliar a capacidade de remoção do cromo. Através de uma análise fatorial com ponto central, onde três variáveis serão alteradas: tempo de tratamento, pH e a espécie do fungo, pretende-se conseguir selecionar os melhores valores para estas variáveis de modo que o tratamento do efluente seja o melhor possível. Para a avaliação da eficiência do tratamento da água do curtume serão efetuadas análises da demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), quantidade de fósforo, de nitrogênio, teor de sólidos, temperatura do reator, pH e doseamento de cromo.

Protocolo: 4829 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELA MAYUMI HAYACHIDA
ANGELA CRISTINA GOMES
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
ROGERIO GIUFFRIDA

Resumo:
O Brasil hoje destaca-se pela grande produção de frutas, atingindo uma quantidade de 42 milhões de toneladas anuais. Deste volume total de produção, acredita-se que as perdas no mercado interno possam chegar a 40. Além disso, o país é um dos que mais produz resíduos de fruticultura provenientes das indústrias de polpas, o que têm aumentado a produção do lixo orgânico, resultando em graves problemas no meio ambiente. Nesse contexto, estudos têm sido conduzidos com o intuito de investigar o valor nutricional desses resíduos, valorizando-os e sugerindo novas alternativas de utilização. Assim, o objetivo deste trabalho será produzir um biscoito apresentando como fator de diferenciação, o uso da farinha com resíduos de frutas. Os biscoitos serão desenvolvidos por meio de uma farinha produzida a partir de resíduos de frutas, acrescidas de farinha de trigo integral. As frutas selecionadas serão maçã, banana, abacaxi e maracujá. Para a produção da farinha dos resíduos das frutas, as cascas das frutas serão desidratadas, em seguida serão trituradas. Neste experimento, serão produzidas 3 (três) formulações de biscoitos, a partir da formulação de farinha de trigo integral e farinha de resíduos de frutas (biscoito padrão 0 de farinha de resíduos de frutas/100 farinha integral, biscoito Tipo I 10 de farinha de resíduos de frutas/90 farinha integral, biscoito Tipo II 20 de farinha de resíduos de frutas/80 farinha integral). Os biscoitos tipo cookies serão elaborados utilizando para formulação o padrão de cookies descrito no método 10-50D da AACCAmerican Association of Cereal Chemists. A receita padrão de biscoito será modificada pelas substituições conforme descritas anteriormente. Os ingredientes serão homogeneizados, até a obtenção da consistência desejada, em seguida, serão modelados manualmente e assados em forno elétrico. Após assados, serão resfriados em temperatura ambiente, acondicionados em sacos de polipropileno liso e transparente, e analisados. Tanto as frutas, como as farinhas e biscoitos serão avaliados pela composição centesimal, determinando os parâmetros de umidade, cinzas, lipídios, proteínas, carboidratos. Além da composição centesimal, todas as matérias-primas e produtos também serão avaliados em relação ao pH, acidez total, sólidos solúveis, açúcares redutores e redutores totais, fibra bruta. O delineamento experimental será inteiramente casualizado, com 3 tratamentos (formulações do biscoito 0, 10 e 20 de acréscimo de farinha de resíduos de frutas), com 4 repetições. Os dados das avaliações serão analisados pela análise de variância (ANOVA), seguida de teste de comparação de médias, por meio do software estatístico Assistat, versão 7.7 beta. Os resultados serão apresentados na forma de gráficos e/ou tabelas, não excluindo as melhores representações dos dados.

Protocolo: 4824 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): STEPHANY GONCALVES DUARTE
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O município de Presidente Prudente-SP apresentou, ao longo de cem anos de história, uma expansão habitacional caracterizada pela debilidade de um planejamento urbano que adequasse a taxa crescente de urbanização e as condições de saneamento básico oferecidas à população prudentina. Tal fato trouxe o surgimento de pontos geográficos nos quais restou patente, ao longo do processo de expansão urbana, a contaminação dos aquíferos que os abastecem (especificamente o Adamantina e o Santo Anastácio), trazendo-se a presença indevida de várias substâncias indesejadas, inclusive o nitrato. O objetivo deste Projeto é verificar o processo de urbanização prudentino e como este, quando relacionado à indisponibilidade de pleno saneamento básico em consonância com o processo de expansão urbana, levam a um quadro de contaminação das águas subterrâneas, utilizando-se, como indicadores da qualidade da água, parâmetros químicos e microbiológicos como o pH, condutividade, concentração de nitrato e coliformes fecais e totais. Para tanto, a pesquisa se pautará, em sua metodologia, por uma análise bibliográfica acerca do problema ora delineado, posteriormente se desenvolvendo mediante pesquisa experimental realizada nas regiões periféricas da zona leste prudentina. Assim, espera-se que os resultados da pesquisa sirvam não apenas para a compreensão da situação atual da qualidade das águas de tais áreas, mas também de base para definições de estratégias destinadas a sanar eventuais problemas relacionados aos parâmetros analisados.

Protocolo: 4769 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2018 - 12/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAIARA MARIA PAVANI
FERNANDO MARTINEZ HUNGARO
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARCELO RODRIGO ALVES

Resumo:
A produção de vinhos de mesa de variedades americanas no Brasil representa mais de 80 da produção nacional, entretanto poucos estudos sobre esses vinhos já foram desenvolvidos. O objetivo deste projeto será verificar as características de qualidade e os resíduos de sulfitos em vinhos brancos de mesa brasileiros. Serão adquiridas garrafas de vinhos (750 mL) no município de Presidente Prudente-SP, de um mesmo lote industrial, em quantidades suficientes para as análises. O delineamento experimental será definido em 4 (quatro) tratamentos (vinhos brancos secos produzidos a partir de duas variedade de uvas, nas versões secos e suaves) com 4 (quatro) repetições. Os parâmetros avaliados serão extrato seco total, extrato seco reduzido, relação álcool/extrato seco reduzido, acidez total, acidez volátil, acidez fixa, teor alcoólico por destilação, pH, dióxido de enxofre livre e total, açúcares redutores, densidade em densímetro digital. Os resultados das análises serão avaliados através da análise de variância e posteriormente será realizado o teste de comparação de médias, através do software Assistat versão 7.7 beta.

Protocolo: 4527 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 4/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ GUILHERME OLIVEIRA DE CAMARGO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O vinho é uma bebida mundialmente apreciada e amplamente consumida, necessitando de um rigoroso controle de qualidade. No Brasil existem muitos produtores de vinhos de mesa de uvas americanas e/ou híbridos, representando mais de 80 da produção nacional. No processo de fabricação de vinhos, os metais participam das etapas desde o plantio da videira até o engarrafamento. O presente projeto tem como objetivo verificar a concentração de metais em vinhos de mesa brasileiros produzidos a partir de variedades de uvas americanas e/ou híbridos. Serão analisados os metais chumbo (Pb), níquel (Ni), alumínio (Al) e cobre (Cu) pelo método de Espectrometria de Absorção atômica em chama (FASS). A amostras serão coletadas município de Presidente Prudente, SP. Será realizada uma digestão por via úmida em chapa de aquecimento emtemperatura de 250°C por 2 horas, em seguida 10 mL da amostra será levada para em um erlenmeyer, seguindo-se de 10 mL de ácido nítrico (HNO3) e 1 mL de peróxido de hidrogênio (H2O2). Após a extração, as amostras serão injetadas no espectrômetro de absorção atômica em chama para análises dos metais Pb, Ni, Al e Cu. O delineamento experimental será definido em 4 (quatro) tratamentos (vinhos brancos) e 4 (quatro) repetições (representadas cada uma por uma garrafa de um mesmo lote) . Os dados das análises serão avaliados através da análise de variância. as médias serão comparadas por teste de comparação de médias e também comparadas com o limite de cada metal de acordo com a legislação vigente.

Protocolo: 4525 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 4/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANA ALVES RIBEIRO CALDEIRO
LUIZ GUSTAVO DE OLIVEIRA VIEIRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
A galvanoplastia é uma técnica de deposição de metais mais nobres sobre metais menos nobres. O processo em questão possui diversos tipos de banhos galvanotécnicos em sua realização, dentre eles existem os banhos de soluções metálicas. As soluções metálicas têm a função de revestir um certo material, através da redução de metais sobre a superfície do mesmo, por meio de uma corrente elétrica, pelo processo de eletrodeposição, cada banho possui uma finalidade. Entre os metais envolvidos nos banhos estão o Cobre, o Níquel e também o Cromo, que são metais tóxicos, conhecidos também como metais pesados. Os metais pesados, são metais que possuem propriedades toxicológicas, uma das características desses metais é a propriedade de serem bioacumulativos, ou seja, eles não são eliminados pelo nosso organismo. Esses metais são encontrados no efluente líquido da galvanoplastia onde passam por um tratamento antes de ser descartado no esgoto. O descarte do efluente, é um fator crucial desse processo, deve ser feito de maneira adequada e isento de erros, pois o despejo desse efluente pode causar impactos ambientais e afetar a saúde. Por isso órgãos fiscalizadores exigem que as indústrias que trabalham com atividades como esta, tenham um tratamento adequado, deixando as concentrações dos contaminantes na margem aceitável pela lei. Tendo isso em vista, o trabalho a ser realizado, tem como objetivo analisar as concentrações de Cu, Ni e Cr presentes, no pré e pós tratamento, com intuito de verificar se o processo aplicado atualmente é realmente válido, e também se o mesmo atende as especificações estabelecidas pela Resolução CONAMA N°430 de 2011.

Protocolo: 4556 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO LOPES TROMBINI
Professor(es): CESAR VANDERLEI NASCIMENTO
ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
O pó de exaustão é um resíduo sólido fino, gerado pelo processo de regeneração térmica das areias de macharia e produzido pela indústria de fundição. Neste trabalho, serão desenvolvidos formulação de massa para revestimento (rejunte) com a incorporação do pó de exaustão em diferentes granulometrias. O pó de exaustão será caracterizado por difratometria e fluorescência de raios X (DRX/FRX), análise térmica (Termogravimétrica e Calorimetria Exploratória Diferencial- (TG/DSC) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Serão realizados ensaios de aderência, atração e absorção de água do rejunte em diferentes substituições do pó de exaustão.

Protocolo: 4437 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA VIEIRA DA SILVA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A cinza do bagaço da cana-de-açúcar (CBC) é um resíduo gerado da utilização do bagaço da cana como combustível em processos de geração de energia. Por ser constituída predominantemente de dióxido de silício (SiO2), apresenta como potencial matéria-prima alternativa para substituição parcial de novos materiais. Neste trabalho, serão desenvolvidos formulação de massa para revestimento (rejunte) com a incorporação da cinza do bagaço da cana (CBC) em diferentes granulometrias. CBC será caracterizada por difratometria e fluorescência de raios X (DRX/FRX), análise térmica (termogravimétrica e calorimetria exploratória diferencial- (TG/DSC) e microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Protocolo: 4436 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA VIEIRA DA SILVA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
Durante a produção de cerveja é permitido até 45 de adjunto no processo de mosturação, esses adjuntos podem ser milho, arroz ou qualquer outro cereal não maltado, então o projeto busca uma nova alternativa de adjunto sendo a batata-doce na produção de cervejas artesanais. A batata-doce é rica em carboidratos e tem uma alta produção na cidade de estudo, Presidente Prudente-SP, o que pode tornar o custo da cerveja menor devido à alta produtividade do local sem que altere suas características organolépticas. Para a produção de cerveja é necessário água, malte, lúpulo, levedura e utilizaremos a batata-doce como adjunto verificando seu comportamento através de parâmetros físico-químicos e análises sensoriais. Serão estudados os parâmetros pH, acidez total (AT), açúcares redutores totais (AR), extrato, umidade, sacarose, sólidos solúveis (SS) e potencial energético do malte e da batata-doce para o desenvolvimento da receita. A cerveja final será caracterizada através de parâmetros físico-químicos e analisada sensorialmente. Serão utilizados o teste triangular, para diferenciar as amostras apresentadas, e um teste afetivo, para verificar aceitação dos indivíduos participantes. Os resultados das avaliações físico-químicas e sensoriais serão avaliados por teste estatítico de comparação de médias e apresentados em forma de gráficos e/ou tabelas.

Protocolo: 4557 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2018 - 3/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EVELYN SILVA MOREIRA
LEONARDO FERREIRA DORINI
Professor(es): WILLIAM HIROSHI SUEKANE TAKATA
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
A preocupação com o uso e a qualidade da água são temas frequentemente abordados por diversas pesquisas. Parte desta preocupação é pelos problemas causados pelo excesso de nutrientes e de matéria orgânica presentes na água, fazendo assim necessário o estudo de novas técnicas para a melhora desta qualidade da água, bem como a eficiência destas técnicas. Neste trabalho será utilizado microrganismos eficazes (EM) em tanques de aquicultura, para melhorar a qualidade da água. Será avaliada a eficiência deste método por meio de análises físico-químicas da água utilizada no viveiro de peixes da Universidade do Oeste Paulista, antes e após a aplicação dos microrganismos eficazes (EM), tendo como referência as metodologias do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os resultados serão apresentados á partir de gráficos e tabelas, para posteriormente serem comparados entre si.

Protocolo: 4398 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HUGO LUIS LEAL CASTALDELLI
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
A água para o consumo humano, antes da sua distribuição, tem que ser devidamente tratada, independente se água a água seja captada de poços ou rios. O tratamento dessa água tem que obedecer a alguns parâmetros quanto a sua qualidade. No Brasil, a portaria em vigor quanto a esses parâmetros, tanto físico, químico e microbiológicos é a portaria 2.914, publicada em Dezembro de 2011. Devido à importância da água estar dentro dos parâmetros exigidos antes do consumo humano, neste trabalho serão comparados a qualidade da água que é distribuída pelo município de Rancharia com os parâmetros exigidos por lei. Foram escolhidos para caracterizar a qualidade da água as análises químicas de: pH, Turbidez, Cor, Cloro Residual Livre e Fluoretos e as análises microbiológicas de: Coliformes totais e E.coli, onde todas as características analisadas têm que estar dentro dos parâmetros da portaria em vigor para se caracterizar como água própria para consumo humano. Serão realizadas quinze coletas, nos cavaletes das residências, distribuídas por vários bairros da cidade, quinzenalmente durante o período de dois meses. Os métodos analíticos que serão utilizados nas análises, são métodos com referência internacional a Associação de Saúde Pública Americana (APHAAmerican Public Health Association, 2005). Após a execução das análises, os resultados obtidos serão compilados em planilhas e seus valores comparados com a especificação necessária para classificar a água como potável para o consumo humano conforme norma 2.914/2011.

Protocolo: 4394 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEANDRO VALIM MARQUINI
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
O isotônico é uma bebida confeccionada para atender atletas e consumidores que necessitam de rápida hidratação eletrolítica, devido à prática de esportes ou perda excessiva de liquido. Foi desenvolvida em 1965 por pesquisadores da universidade da Florida que buscavam uma melhora no desempenho esportivo de seus atletas em dias quentes de verão. Após diversos testes realizados, e comprovando sua eficácia decidiram comercializar a bebida para a população. Em sua composição deve conter a presença de sódio, cloretos e potássio tendo como adjetivos opcionais carboidratos e vitaminas, deve possuir a osmolalidade entre 280 e 330 mOsm/Kg dando a característica de bebida isotônica. O consumo de sódio no mundo vem aumentando, no Brasil a população ingere quase o dobro da quantia recomendada diariamente, aliado a esse fato o aumento no número de casos de doenças como a hipertensão e distúrbios aliados ao consumo excessivo de sódio têm gerado uma grande preocupação nas possíveis fontes de abuso de sódio. O consumo de isotônico no Brasil não se compara a outros tipos de bebidas como refrigerantes e bebidas maltadas, porém seu consumo sem a intenção de reposição eletrolítica pode acabar agravando ainda mais a condição de seus consumidores em relação ao abuso de sódio. O objetivo deste trabalho será quantificar o teor de sódio presente em quatro marcas diferentes de isotônicos, utilizando a fotometria de chama como método de quantificação, comparando com os valores informados no rótulo do produto e orientando a população sobre o consumo consciente desse tipo de bebida.

Protocolo: 4313 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL BATEZATI RABELO VALERIO
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O brinquedo é muito importante no crescimento da criança, pois é através dele que a criança tem o seu momento de diversão e aprendizado, e que irão influenciar no seu desenvolvimento emocional, intelectual e cognitivo. Em vista disto, é essencial que ele esteja livre de contaminações, principalmente quando se passa por processos industriais que possam deixar resíduos quícios de produtos que possam causar uma má influência na saúde, como metais potencialmente tóxicos (Pb e Cr). O INMETRO regulamenta as concentrações permitidas desses metais e este trabalho visa quantifica-los e analisar se estão dentro dos parâmetros permitidos, por espectrometria de absorção atômica.

Protocolo: 4312 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYCON RENAN SANTOS LIMA
JOAO VITOR LOURENCO
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A química é a ciência que trata da constituição, propriedades e transformações da matéria, e uma das suas finalidades é a determinação da composição de uma amostra. Cerca de 71 dos homicídios são provenientes de armas de fogo, que ao serem disparadas geram resíduos nas mãos e vestes do atirador, como partículas de chumbo, bário e antimônio, tornando-as assim, evidências criminais importantes no ramo da química forense e balística. Desta forma, o trabalho visa realizar um estudo sobre os resíduos gerados em um disparo e as técnicas de análises dos mesmos, identificando-os, quantificando-os e caracterizando-os, por meio das técnicas de rodizonato de sódio, que demonstra qualitativamente se o indivíduo efetuou ou não o disparo por meio da complexação dos íons de chumbo e de bário pelos íons rodizonato, a espectrometria de absorção atômica, que com base na lei de Lambert Beer será responsável por quantificar o chumbo presente nas mãos do atirador e a microscopia eletrônica de varredura, que fornecerá imagens dos resíduos com caráter virtual, devido à transcodificação da energia emitida pelos elétrons, e por meio do espectrômetro de dispersão de energia fornecerá a composição dos resíduos presentes nas mãos do atirador.

Protocolo: 4296 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO IWAMOTO CREPALDI
FELIPE MACHADO DE MELO
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O cloreto de alumínio foi a primeira substância utilizada como antitranspirante que apresentou uma boa ação. Porém, causava irritações na pele e mancha nos tecidos. Por isso, vem sendo substituído pelos sais hidratados de cloreto de alumínio, chamados de cloridratos de alumínio (formula geral AlnCl(3n-m)(OH)m), que não apresentam esses inconvenientes. Um exemplo é o sesquicloridróxido de alumínio, que apresenta baixo grau de irritação, sendo indicado para produtos hipoalergênicos. O antitranspirante funciona através a difusão do sal de alumínio pelos ductos das glândulas sudoríparas na abertura da epiderme, que é a camada de cima da pele. Após contato com o suor da transpiração, é produzido um gel ou complexo mucopolissacarídeo que obstrui os ductos impedindo a saída do suor pela pele. Alguns antitranspirantes também contêm desodorantes. Os desodorantes não previnem o suor, mas podem reduzir o número de bactérias e diminuir o odor. Há diversos estudos que objetivam a determinação do agente mais efetivo, mas, por enquanto, compostos de Alumínio e de Zircônio são os mais utilizados na formulação de antitranspirantes, sendo o cloreto de alumínio hexaidratado um dos antitranspirantes mais efetivos. O Brasil ocupa atualmente a terceira posição no mercado mundial de cosméticos e é o primeiro mercado em perfumaria e desodorantes. Nos últimos anos, informações divergentes sobre a segurança do uso de derivados de alumínio vêm sendo veiculadas, tanto na grande mídia, como em artigos científicos.

Protocolo: 4295 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA REGINA LOPES
MAURICIO AUGUSTO DE OLIVEIRA
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A população mundial é composta por pessoas que estão em constante busca por produtos mais saudáveis, inovadores e de pratica utilização. Essa busca causa o crescimento exponencial da indústria de bebidas lácteas, fazendo com que ganhe popularidade. Esses alimentos utilizam em sua formulação leite, soro e aditivos para transformação no produto lácteo, dentre essas substâncias temos as que darão cor, cheiro, textura e as que garantirão a durabilidade do alimento. É imprescindível a existência de um rigoroso controle de qualidade para verificação de contaminantes e outras substâncias potencialmente tóxicas e cancerígenas que possam estar nos alimentos. Embora a Agência Nacional de Vigilância Sanitária seja a responsável por verificar e garantir que o limite máximo de contaminante não seja ultrapassado, relatos e estudos mostram que algumas dessas normas não estão sendo cumpridas. Desta forma, se faz necessário um estudo sobre a determinação desses contaminantes, que muitas das vezes são metais, como o chumbo, cádmio, crômio e arsênio, que apresentam maior potencial tóxico em relação à saúde, e afeta de forma mais significativamente o público infantil. Serão analisadas três marcas de bebidas lácteas, utilizando o método de Espectrometria de Absorção Atômica. Os resultados obtidos serão apresentados em tabelas e/ou gráficos e comparando com os valores encontrados nos rótulos e na legislação.

Protocolo: 4240 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PEDRO GARDINAL MICHELIN
ALECSSANDER AZEVEDO DOS SANTOS
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
Esta pesquisa tem como finalidade avaliar a concentrações de metais não essenciais em peixes da espécie piranha vermelha (Pygocentrus nattereri) e o piau três pintas (Leporinus freiderici), ambos de água doce. Os peixes deverão ser pescados entre a divisa de estado, Mato Grosso Do Sul e São Paulo e em diferentes épocas do ano, onde serão armazenados em embalagem para que não ocorra o risco de ser contaminado. Os elementos que deverão ser analisados será Mercúrio e Chumbo. Tais metais são gerados geralmente por industrias e chegam nos rios por meio de lixiviação. Os dois metais não essenciais que vão ser estudados são bioacumuladores e biomagnificadores, ambos sê acumula nos tecidos gordurosos dos seres vivos e conforme o passar dos anos suas concentrações podem aumentar, mas isso só ocorre se novos alimentos já contaminados com esses elementos for ingerido.A análise será feito pelo método via úmida, vão ser retirados cerca de 2,0 g dos tecido e de alguns órgão dos peixes, os regenerantes que deveram ser utilizados será o ácido nítrico concentrado e peroxido de hidrogênio 30 (v/v), após feito isso será utilizado o Espectrofotômetro de Absorção Atômica de chama (FAAS), com intenção de determinas os teores de Pb e Hg contido nas amostras.

Protocolo: 4239 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIELE PEREIRA DE CAMARGO
GABRIEL MURILO GOIS PAVANI
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O presente projeto de graduação tem como objetivo comparar os resultados encontrados nas análises realizadas com os rótulos dos chás escolhidos para as análises e os parâmetros da RDC Nº 273 de 22 de setembro de 2005, com o intuito de verificar se os chás estão aptos para consumo ou se seus níveis de cafeína estão acima do permitido. Considerando que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo é importante não haver excesso de cafeína em sua composição já que ela causa alguns efeitos fisiológicos à saúde humana como o diurético e a dependência química. A cafeína se consumida regularmente também pode elevar a pressão arterial e sua ingestão em demasia pode causar alguns sintomas desagradáveis como, irritabilidade, dores de cabeça e insônia. Para obter os resultados serão utilizadas 3 amostras de chá branco, 3 de chá verde e 3 de chá preto de mesma marca. O método empregado para extrair a cafeína dos chás foi baseado em Schormüller. Depois de extrair a cafeína as amostras serão lidas num espectrofotômetro que fornecerá as absorbâncias para a montagem dos gráficos de resultados entre absorbância e concentração da cafeína encontrada em cada amostra. Os resultados encontrados serão comparados com os valores dos rótulos das respectivas amostras.

Protocolo: 4238 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2018 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELE NASCIMENTO SILVA
MARIELLE FLAVIANE DE CARVALHO PIMENTEL
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
Edulcorantes são substâncias com sabor extremamente doce que apresentam perfil de sabor com propriedades funcionais semelhantes a da sacarose, dentre os quais, se encontra o Ciclamato de Sódio com capacidade de adoçar até 50 vezes mais que a sacarose, podendo ser utilizado em sucos, sobremesas e principalmente, refrigerantes. Apesar de ter sido considerado por muitos anos como aditivo ideal e ter sua segurança questionada por ser possivelmente carcinogênico, realizaram-se diversos estudos que comprovaram o contrário. E através da liberação de seu uso em diversos países, incluindo o Brasil, foram estabelecidas de acordo com os órgãos vigentes sua quantidade de ingestão diária aceitável e quantidade máxima do composto na rotulagem de refrigerantes de baixa caloria. O objetivo desse trabalho é determinar a quantidade de ciclamato de sódio presente nessas amostras de refrigerantes e através dos resultados, verificar se as quantidades se encontram dentro dos valores especificados na legislação. Para a realização das análises, serão coletadas amostras de refrigerantes dos tipos cola, guaraná, limão e laranja de forma aleatória nos supermercados da cidade de Presidente Prudente - SP e analisadas de acordo com método gravimétrico diferentes lotes por triplicata. Os resultados serão expressos por meio de gráficos, tabelas e método estatístico a fim de comparar com a quantidade encontrada na literatura.

Protocolo: 4237 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 11/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MILENA APARECIDA DA SILVA
THAISA SILVA ARROJO ANTUNES
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
A forma de uso e ocupação do solo pelos seres humanos, associado a práticas de manejo inadequadas, vem acarretando diversos danos aos recursos hídricos e por consequência ocasionando grandes crises locais e globais. Diante disso o presente projeto de pesquisa tem como objetivo realizar o monitoramento qualitativo e quantitativo dos recursos hídricos da bacia do Córrego do Limoeiro, situada no município de Presidente Prudente e Álvares Machado, através de uma metodologia de análise empírica da fragilidade ambiental, por meio da elaboração de Inventário e Diagnóstico Ambiental, mapeando as características físicas e de uso da terra, empregando programas especializados. Pretende-se discutir os limites da potencialidade de uso do solo verificando se a bacia está protegida da erosão, quais os fatores e as condições atuais e avaliar a qualidade sanitária e ambiental da Bacia. E ainda avaliar qualitativa e quantitativa o potencial toxicológico (periculosidade) dos contaminantes encontrados na Bacia. A escolha da área se deve ao fato da importância econômica, ambiental, social, histórica e cultural da sub-bacia hidrográfica pertencente a bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema (UGRHI 22), estado de São Paulo. Os dados a serem obtidos com a pesquisa poderão servir como subsídio para ações de controle da poluição ambiental e gestão dos recursos hídricos, ou ainda como referência na avaliação de potenciais contaminações oriundas de futuras atividades antrópicas desenvolvidas na sub-bacia hidrográfica em estudo.

Protocolo: 4351 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 2/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PEDRO GASPAROTTO
FELIPE DAVID GEORGES GOMES
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A deposição de metais pesados no meio ambiente tem sido crescente relacionado a processos industriais. Atualmente em Presidente Prudente é considerado como um dos principais polos industriais do Oeste Paulista, onde os metais predominantes desses efluentes são o cádmio (Cd2+) e cromo (Cr3+), em altas concentrações esses metais ocasionam toxicidade, podendo trazer a perda da qualidade dos cursos d´água, desequilíbrio no ecossistema, prejudicar o meio biótico e riscos para saúde humana. Portanto, o presente trabalho terá como objetivo estudar a biomassa seca e homogeneizada de casca de laranja como um material adsorvente de metais pesados de cádmio (Cd2+) e cromo (Cr3+) presentes em soluções aquosas. As cascas de laranja serão coletados dos quiosques do campus II da Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP, lavados, secas a 100°C, moídas e peneiradas. Diversas propriedades físicas, bioquímicas, interfaciais e químicas dos biossorventes serão analisadas. Os ensaios serão preparados com 6 soluções padrão com diferentes concentrações para cada íon e estudos de sorção em colunas de percolação de laboratório com soluções sintéticas de metais pesados.

Protocolo: 4095 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GRAZIELLE SHIZUMI SUZUKI
ALINE ALVES COSTA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO
MAIZA DA SILVA OZORIO

Resumo:
A produção brasileira de cana de açúcar vem crescendo exponencialmente. Com ajuda do seu clima tropical e da vasta área existente para plantio o país se tornou o maior produtor de cana da atualidade. Como se trata de um setor com processo contínuo e de larga escala, a quantidade de resíduos gerados pelo setor é proporcional a sua grandiosidade. A cinza do bagaço da cana é um desses resíduos, rico em silicatos e visando a possibilidade de tornar produtos, que antes eram vistos como problema, em fontes de renda o trabalho tem como intuito introduzir mais a fundo o conceito de desenvolvimento sustentável, buscar fontes alternativas de extração da sílica e evita danos ao meio ambiente o presente trabalho propõe a extração da sílica proveniente do subproduto do setor sucroalcooleiro, a cinza do bagaço da cana, como objetivo principal a sintetização e caracterização da mesma. Amostras provenientes de três usinas com características distintas serão realizados tratamentos em meio ácido com intenção de melhorar o produto obtido retirando suas impurezas, em seguida serão realizadas análises por termogravimetria (TGA), espectroscopia de absorção na região do infravermelho (FT-IR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), calorimetria exploratória diferenciada (DSC) e espectroscopia Raman. Com base nos resultados obtidos de caracterização da sílica extraída das cinzas do bagaço da cana será feita uma comparação com a sílica PA ou comercial para análise e proposta de aplicações da cinza em outras atividades que não sejam agrícolas.

Protocolo: 4187 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2018 - 1/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUMA FREITAS CORREA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO
JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A exploração de recursos naturais não renováveis e a destinação de resíduos são preocupações ambientais muito presentes em todos os setores da sociedade e da indústria. A fim de mitigar impactos provenientes da produção de cimentomaterial produzido mais consumido do mundoa indústria vem incorporando resíduos em quantidades significativas a estes cimentos. Para que estes resíduos sejam utilizados com cimento Portland, no Brasil, devem atender aos requisitos da NBR 12653. Assim este trabalho busca investigar se a cinza proveniente da queima de lenha em fornos de olarias, enquanto material pozolânico atende a estes requisitos. Os produtos cerâmicos são fabricados pelos processos de extrusão e prensagem seguidos pela queima, estágio mais importante no processo produtivo. No Pontal do Paranapanema a grande maioria dos fornos utilizados nas olarias utilizam a lenha como combustível o que gera as cinzas objeto de interesse deste projeto. Assim a pesquisa proposta abrangerá primeiramente a fabricação do material cimentício, a partir da cinza (peneiramento e moagem da cinza). Após este processo os ensaios de fluorescência de raios-X, perda de massa em relação ao fogo e a difração de raios-X permitirão caracterizar quimicamente a cinza produzida e os ensaios de resistência mecânica a compressão axial e granulometria por difração a laser tornarão possível a caracterização física do material.

Protocolo: 4076 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 2/2019 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PATRICIA DE JESUS RIBEIRO
LUCAS HENRIQUE PEREIRA SILVA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
A água pode sofrer alterações físico-químicas naturais, porém muitas vezes é causada pela ação antrópica, devido ao descarte efluente de forma incorreta. Com tais alterações podemos obter a eutrofização, processo no qual tem como consequência o alto índice de nutrientes como os fósforo e nitrogênio, levando ao crescimento da vegetação. Outras consequências podem ser a mortalidade de peixes, água de coloração escura da água, odor forte e o mais preocupante seria a transferência de patógenos, pois coloca em risco a saúde populacional. Desta forma o presente trabalho tem como finalidade realizar análises de fósforo o total no Balneário Municipal de Quatá, local no qual é utilizado para recreação. O método utilizado para as análises será de Fósforo com Reativo Ortofosfato, adaptado do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. E por fim os resultados serão comparados com as classes de estado trófico e os parâmetros da legislação. As análises serão efetuadas no laboratório de análise de água do Bloco Q- Campus II na Universidade do Oeste Paulista.

Protocolo: 3973 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAINE D' AURELIO CARREIRA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
A valorização do uso dos cosméticos e consumidores cada vez mais exigentes, tem feito com que esse ramo evolua cada vez mais. A todo o momento vários produtos e marcas são lançados no mercado, e isso tem feito com que as empresas busquem, através de pesquisas e desenvolvimentos, melhorar progressivamente a qualidade dos produtos, visando sempre à saúde do consumidor e a sustentabilidade. O costume de se enfeitar data de milhares de anos.Desde a antiguidade os homens usam pigmentos na pele sem a preocupação com procedências e efeitos ao organismo.Com a evolução do mundo, a preocupação com a saúde aumentou gradativamente, e atualmente os consumidores estão procurando produtos não prejudiciais. No entanto, ainda são empregados, por exemplo, alguns metais potencialmente tóxicos em cosméticos, sendo o chumbo um dos mais utilizado, principalmente na composição dos batons. O uso do chumbo é permitido pelos órgãos responsáveis, porém deve seguir os limites indicados pela legislação. O uso de batons com limites superiores ao permitido pode causar risco à saúde em longo prazo. Devido a esse risco, a investigação dos teores desse metal potencialmente tóxico é necessária, para quantificá-lo e compará-los aos valores orientadores da legislação e em seguida conscientizar os consumidores da composição e possíveis riscos à saúde. Desta forma, este estudo tem como objetivos determinar os teores de chumbo em batons de diversas marcas, e compará-los com a legislação vigente, utilizando o método de digestão ácida da amostra e posterior determinação por espectrometria de absorção atômica.

Protocolo: 3924 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA ROSANGELA RIBEIRO GONCALVES
LARISSA DE JESUS RODRIGUES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Com a vida tumultuada a população acaba mudando seu estilo de vida e isso reflete automaticamente em seus hábitos alimentares, gerando assim uma péssima dieta alimentar. As necessidades nutricionais variam muito, porem na maioria das vezes as pessoas não escolhem os alimentos pelo seu valor nutricional, e com toda a correria do dia a dia à procura por uma alimentação rápida aumentaram muito, como é o caso do macarrão instantâneo, muito consumido principalmente por crianças, adolescentes e jovens, mesmo sendo um alimento que contem alto teor de sódio, gorduras e conservantes químicos. Diante destes fatos este trabalho tem como objetivo comparar os valores coletados com os já existentes nas embalagens de macarrão, utilizando o método de titulação por volumetria, Visando alertar os consumidores que o consumo exagerado do sódio é extremamente nocivo à saúde, e o macarrão instantâneo apesar de ter um preço acessível a todos e ser pratico, como outros produtos industrializados contem um alto teor de sódio em sua composição. Sabendo que o consumo excessivo de Na é considerado um fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis como doenças do coração, obesidade, hipertensão, problemas renais, neoplasias, diabetes, entre outras.

Protocolo: 3783 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2017 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA ESPERANDIO GRADICI
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo a abordagem histórica do uso e o estudo farmacognóstico do fruto da Morinda citrifolia Linn, conhecida popularmente como Noni, priorizando o isolamento e identificação das antraquinonas. Esse fruto foi introduzido no Brasil com grande aceitação pela população segundo o dito popular de apresentar propriedades terapêuticas, sendo uma delas relacionada à possível cura do câncer, o que tem levado a questionamentos em relação aos riscos e benefícios do seu uso. Devido a esses questionamentos a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), proibiu o uso do fruto como medicamento fitoterápico e como alimento funcional, já que as pesquisas publicadas atualmente não comprovam a veracidade deste benefício, enquanto que outras pesquisas mostram os possíveis malefícios a saúde. Em vista do exposto o presente projeto desenvolvera a produção de extratos do fruto do Noni em dois estágios de amadurecimento, para identificação e quantificação das antraquinonas, que segundo estudos são capazes de trazer danos à saúde. Neste sentido o estudo em questão justifica-se, pois, os possíveis resultados serão utilizados para informação dos prescritores e usuários do fruto do Noni, garantindo o uso seguro.

Protocolo: 3701 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIEL DE SOUZA MARTINS
Professor(es): DÉCIO GOMES DE OLIVEIRA
HAMILTON MITSUGU ISHIKI
MARCOS ALBERTO ZOCOLER

Resumo:
O estudo será feito em base uma propriedade rural localizada do Pontal do Paranapanema cujo principal fonte de renda é o leite. O intuito é verificar a qualidade fisico-química do leite proveniente dessa propriedade e comparar se está de acordo com a legislação vigente, deixando o produtor informado sobre sua produção leiteira, e a qualidade de suas matrizes. Do ponto de vista do controle de qualidade, o leite e os derivados lácteo estão entre os alimentos mais testados e avaliados, principalmente devido à importância que representam na alimentação humana e à sua natureza perecível. Os testes empregados para avaliar a qualidade do leite fluido constituem normas regulamentares em todos os países, havendo pequena variação entre os parâmetros avaliados e/ou tipos de testes empregados. De modo geral, são avaliadas características físico-químicas e sensoriais. O produtor que reside na propriedade rural, além de consumir esse leite em natura também o usa para fazer derivados sem uma prévia análise ou informação do mesmo. Devido a problemática envolvida será feito análise de pH com um pHmetro de bancada, determinação da gordura por método de Gerber que se baseia na mistura de ácido sulfurico e alcool amilico para separação das micelas de gordura e a quantificação da mesma em um butirometro, determinação de estabilidade ao alizarol que verifica se esse leite está bom para a pasteurização, no caso de grandes quantidades ou para o cozimento em consumo menor e direto e determinação da densidade com um lactodensimetro empregado também por laticinios. Os resultados serão apresentados em gráficos e tabelas para melhor visualização. Espera-se que os parâmetros análisados estejam de acordo com a legislação vigente.

Protocolo: 3727 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NAYARA PEREIRA ROCHA
Professor(es): JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA

Resumo:
Atualmente a segurança dos alimentos fica cada vez mais questionada, com o aumento dos casos de doenças como o câncer. Sabe-se que são causadas pela ingestão de substancias em poucas quantidades mas com uso crônico, ou seja, consumidas periodicamente. A indústria brasileira possui um controle rigoroso quanto a adição de conservantes, mas alguns estabelecimentos que manipulam alimentos frescos na caso carne bovina como os açougues internos de mercados ou o próprio frigorífico, podem fazer uso de Nitrato de Sódio e Nitrito de Sódio a fim de aumentar o tempo de prateleira dessas carnes como também o odor característico e a cor avermelhada de carne fresca. Estes estabelecimentos são proibidos pela ANVISA de adicionarem qualquer tipo de conservante em carnes frescas. Observando este fato, serão realizadas análises de adição de conservantes (Nitrato e Nitrito) em carnes frescas comercializadas em grandes mercados de Presidente Prudente, somente carnes bovinas serão analisadas por serem as mais consumidas, portanto serão investigados o uso destas substancias, pois não podem aparecer nenhum traço nas análises. Tanto a qualificação quanto a quantificação dos possíveis conservantes será baseada no método de análise de alimentos do instituto Adolfo Lutz, pela reação de Griess-Ilosvay.

Protocolo: 3758 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIEGO GUEVARA MAGALHAES
FELIPE AUGUSTO LOURENCO
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
Há milhares de anos, as plantas têm sido empregadas como medicamentos, no tratamento, na prevenção e na cura de distúrbios. O chá verde é cultivado especialmente nos países Asiáticos, no qual seu consumo se transforma em uma cerimônia de grande importância social e cultural. A Camellia sinensis pertencente à família Theaceae, gênero Camellia e espécie Caméllia sinensis, é uma das plantas mais utilizadas na terapêutica atualmente. É mundialmente conhecido como chá-da-índia, chá preto, chá verde ou Green tea. Proveniente do sudeste asiático começou a ser cultivada primeiramente na índia e foi levada da china ao Japão, a Camellia sinensis é cultivada em mais de 30 países há mais de 50 anos. É uma planta de composição química muito variada, tendo como os principais componentes as catequinas, as teaflavinas e os flavonóides. O chá verde participa na prevenção de neoplasias malignas pela ação de suas catequinas, com possíveis efeitos protetores do dano causado pelos RL no DNA das células e também na indução de apoptose nas células tumorais. São potentes antioxidantes, seqüestradores de radicais livres, quelantes de metais (o que reduziria sua absorção) e inibidores de lipoperoxidação. A ação antioxidante das catequinas é capaz de prevenir a citotoxicidade provocada pelo estresse oxidativo em diversos tecidos. As características antioxidantes do chá verde apresentam contribuições positivas na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas, incluindo o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes e outras. Além das catequinas, outros compostos polifenólicos de interesse são os flavonóides. Os flavonóides constituem uma ampla classe de substâncias de origem natural, cuja síntese não acontece no organismo humano. No entanto, tais compostos possuem uma série de propriedades terapêuticas que os fazem atuarem sobre os sistemas biológicos, por exemplo, como antioxidantes. A concentração de compostos fenólicos totais será determinada de acordo com o método de Folin-Ciocalteu e a avaliação da atividade antioxidante será realizado pelo ensaio de DPPH (1,1-difenil-2-picril-hidrazila). Estudos realizados a respeito do preparo do chá verde têm revelado que o modo de preparo, tempo de infusão, forma de acondicionamento da erva, temperatura e a proporção peso seco da erva e a quantidade de água utilizada tem influência significativa na quantidade de compostos fenólicos presentes e nas atividades antioxidantes extraídas. Em razão desses efeitos, o presente estudo justifica-se na necessidade de se avaliar a eficiência terapêutica de alguns constituintes químicos específicos da planta Camellia sinensis que são associados à prevenção de algumas doenças como o câncer, tratamento de diabetes e Alzheimer. Com isso, os dados obtidos servirão como base para outros estudos relacionados a esses componentes presentes na planta camellia sinensis.

Protocolo: 3618 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 10/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANY TIEMI MAKI BRUNO
Professor(es): DÉCIO GOMES DE OLIVEIRA
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
As transformações econômicas e o aumento da população nas grandes metrópoles aceleraram o consumo dos produtos oriundos de recursos naturais e, consequentemente causam impactos ambientais. Diante deste cenário pode-se destacar o consumo dos produtos provenientes do couro bovino. Na última década o abatimento bovino cresceu em ritmo acelerado e as indústrias de curtimento enxergaram uma ampla oportunidade de mercado. O efluente deste tipo de indústrias é principalmente composto por contaminantes orgânicos, dentre eles o sulfeto e o crômio. Outro resíduo sólido é proveniente das fases de aplainamento da "pele" curtida com crômio. Neste processo são geradas toneladas de resíduos, e serragem de pó do couro, que não possui valor agregado para as indústrias curtumeiras. Em consideração a sustentabilidade e o cuidado com meio ambiente, considera-se a incorporação dos resíduos suscitados na indústria de curtimento de couro com o processo de gesso utilizado na construção civil ou na criação de artefatos. Assim, este trabalho busca o desenvolvimento de um produto sustentável de responsabilidade social, embasados nas normas técnicas obrigatórias, em concordata com a ABNT.

Protocolo: 3556 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLAUDINEI SAN MARTIN
FERNANDO APARECIDO MARQUES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A mudança da cor dos cabelos é um desejo inerente dos seres humanos, porém as formas que encontraram para atender essa necessidade não foram viáveis, por oferecer riscos ao organismo devido à presença de um composto que tem efeito acumulativo, apresentando problemas em longo prazo. A arte de tingir os cabelos vem de milhares de anos atrás, desde a época dos egípcios, sendo comum o uso de sulfeto de chumbo, materiais orgânicos e principalmente a henna. As tinturas são classificadas em quatro tipos: Progressivas ou gradativas, permanentes, semipermanentes e temporárias. Sendo a progressiva a que será alvo de estudo. Observa-se que as tinturas progressivas contêm muitos produtos químicos, dentre eles a amônia, o peróxido de hidrogênio e metais potencialmente tóxicos, como chumbo, que seus limites permitidos deveriam ser informados nos rótulos. Por este motivo a análise de metais potencialmente tóxicos é necessária para ajudar a garantir a saúde pública, quantificando e comparando com os dados apresentados não só nas embalagens, mas também na legislação vigente. Desta forma, este estudo pretende determinar os teores de chumbo e amônia, utilizando métodos clássicos da literatura como volumetria de neutralização com ácido forte e base fraca e gravimetria.

Protocolo: 3555 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARIANE CAROLINE RIBEIRO
LUCAS WILLIAN BARBOSA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O tabaco é utilizado de diferentes formas, como por exemplo: cigarro, charuto, rapé, cachimbo, narguile ou fumo mascado. Neste estudo será abordado o narguile - também conhecido como hookah, shisha, water pipe, arguile, entre outros nomes - que é utilizado para fumar tabaco aromatizado, muito popular nos países orientais. Atualmente o número de fumantes dessa prática cresceu nos países ocidentais, inclusive no Brasil. Sabe-se que vários estudos sobre o tabaco e sua fumaça indicam níveis de alcatrão, nicotina, monóxido de carbono, entre outras substâncias. No entanto, pouco se sabe sobre o tabaco utilizado no narguile (essência). No Brasil, sua composição é pouco fiscalizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e não há estudos rigorosos para determinar a presença e definir limites aceitáveis para metais contaminantes. Desta forma, se faz necessário um estudo sobre as características e a determinação desses metais; como o chumbo, cádmio e crômio, que apresentam maior potencial tóxico em relação à saúde das pessoas.

Protocolo: 3554 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HUGO FAVARETTO MENOSSI
DANIELA VANESSA BIANCHI
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O trabalho será desenvolvido através do Processo Sol-Gel, um método ao qual se desenvolveu pelo fato de os cientistas buscarem um processo adequado a era moderna. Este processo é muito vantajoso em relação às técnicas utilizadas atualmente para a obtenção de eletrocrômicos, armazenadores de íons, pós-ultrafinos, fibras, materiais porosos, entre outros filmes finos. As vantagens desse processo se da pelo processamento de materiais, como a obtenção de matérias com alta pureza e a permissão de fácil introdução de traços de elementos. Entretanto, também possui suas desvantagens, sendo alguns precursores de alto custo, possuindo longos tempos de processamento e em algumas vezes possui dificuldade de reprodutibilidade. O objetivo deste trabalho é desenvolver a síntese e caracterização do silicato de bário pelo processo sol-gel. Sendo assim, serão desenvolvidas as sínteses do silicato de bário através das reações que o material demonstrar com a variação de temperatura, variação do tempo de agitação e variação na concentração do catalisador na amostra. A caracterização do silicato de bário será realizada pela analise térmica, utilizando a termogravimetria, como também através da espectroscopia no infravermelho e microscopia eletrônica de varredura.

Protocolo: 3903 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAMELLA PEROSSO NUNES DA SILVA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
As indústrias produzem grandes quantidades de resíduos poluidores, e esses resíduos ou efluentes gerados podem contribuir com a contaminação do solo ou da água de rios receptores. As agroindústrias necessitam de um sistema de tratamento eficaz destes resíduos em função da liberação de efluentes com grande quantidade de contaminantes orgânicos, biológicos ou químicos. O presente trabalho possibilitará a análise do efluente gerado pela indústria alimentícia antes e depois do tratamento, tendo como objetivo a avaliação do tratamento atualmente realizado pela empresa, além de verificar se o mesmo atinge os valores estabelecidos pela Resolução CONAMA 430/2011, por meio de análises físico-químicas, como: demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO), nitrogênio total, cloreto total, fósforo total, pH, turbidez e sólidos totais.

Protocolo: 3576 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE BARDELLI MENESES
NATALY NEGRAO LANZIANI
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
As plantas vêm sendo utilizadas ha milhares de anos com o intuito de curar vários tipos de enfermidades, hoje em dia essa pratica, ainda muito comum é denominada de fitoterapia. Porém, o uso desse tipo de pratica nem sempre produz apenas benefícios, pois existe uma grande quantidade de plantas que tem o seu efeito toxico. A Morinda Citrifolia Linn, conhecida popularmente como "Noni" está em um dilema se os seus constituintes químicos são benéficos ou maléficos a saúde humana. Apesar da proibição do consumo do fruto, decretado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), já se conhece diversos tipos de compostos químicos e funções biológicas deste fruto, sendo que dois destes constituintes serão estudados nesse projeto. Um deles pertence a classe dos flavonoides que são compostos polifenólicos, amplamente encontrados em plantas, e de extrema importância para diversos processos essenciais para a manutenção e funcionamento da vida. A outra classe de composto são os antioxidantes, que possuem a função de retardar ou até mesmo inibir a oxidação de lipídios ou outros tipos de moléculas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo realizar a identificação e quantificação dessas duas classes de compostos.

Protocolo: 3540 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2017 - 12/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIEL DE SOUZA MARTINS
Professor(es): DÉCIO GOMES DE OLIVEIRA
HAMILTON MITSUGU ISHIKI
MARCOS ALBERTO ZOCOLER

Resumo:
Descoberta por Wilhelm Conrad Rontgen em 1895, a radiografia tem uma grande importância para a medicina e a odontologia, através dela doenças e patologias são identificadas com mais precisão e maior rapidez, trazendo diversos benefícios aos pacientes. Todavia, diversos resíduos gerados em sua utilização trazem riscos ao meio ambiente e a saúde da população. O filme radiológico, responsável pela formação da imagem, é composto por acetato de celulose com camadas gelatinosas de colágeno cobertas por haletos de prata que, ao ser exposto a radiação, produz uma imagem latente. Após isso são realizados processos com soluções reveladoras para obtenção da imagem, diversos resíduos são formados no processo, um deles são os íons de prata, substancia que pode trazer risco ao meio ambiente e a saúde da população, sendo necessário um tratamento prévio antes do seu descarte de acordo com a legislação. Existem diversos tipos de processos para o tratamento destes, neste trabalho será utilizado um processo químico que consiste na remoção da prata permanecente nos filmes radiológicos usados, deixando-a em formato metálico com alto grau de pureza. A prata será removida utilizando hipoclorito de sódio para sua precipitação e remoção (4Ag+2ClOˉ+H₂O→2AgCl+Ag₂O+2OHˉ) logo após será oxidada com hidróxido de sódio, e por ultimo ela será aquecida com sacarose para deixa-la em forma metálica. Será realizada analise de residual de prata nos efluentes gerados durante o processo e os resultados comparados com o Decreto 8468 /76 para descarte na rede coletora de esgotos.

Protocolo: 3502 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME HENRIQUE CAETANO DE ANDRADE
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
A urbanização desordenada, a industrialização, o desenvolvimento da agricultura intensiva, o aumento do consumo juntamente com o populacional, ampliaram as demandas de extração dos recursos naturais e intensificaram os descartes no meio ambiente tornando complexos, onerosos e difíceis os meios de proteção e recuperação do nosso habitat. A indústria da construção civil utiliza em abundância matéria-prima não renovável, consome grande quantidade de energia na extração de insumos, na produção de materiais e no transporte de ambos. Este projeto visa fabricar protótipos de placas pré-moldadas composta com o reuso de concreto de obras da construção civil de Presidente Prudente. A metodologia envolve o estudo sistemático de referenciais teóricos e a estimativa da situação dos resíduos sólidos de concreto descartados no perímetro urbano de Presidente Prudente e o estudo da fabricação dos protótipos. Os estudos dos protótipos compreendem análises: a caracterização da matéria prima, das proporções em massa dos constituintes (concreto de reúso, concentro virgem, vinhaça e água), da caracterização física (microscópica e macroscópica) dos protótipos fabricados e a avaliação de acordo com as normas da ABNT. Os resultados serão disponibilizados a toda comunidade visando à conscientização sobre a questão dos resíduos sólidos da construção civil e as possibilidades de minimização dos impactos ambientais, através da reutilização dos mesmos dentro no ciclo da construção civil.

Protocolo: 3405 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 2/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITORIA DOMINGUES GALANTE
JACQUELINE ROBERTA TAMASHIRO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
Na região do Pontal do Paranapanema há uma predominância de atividades agronômicas voltadas para a lavoura, o que evidencia a utilização de praguicidas. O uso desenfreado desses praguicidas tem contribuído para o agravamento da poluição, contaminando solo e recursos hídricos. O Difenoconazol, é um praguicida empregado na produção de mamão, maracujá, morango, e outras culturas. É classificado como fungicida sistêmico, e, é considerado extremamente tóxico (classe I). Isso traz preocupações no âmbito da saúde pública, visto que, pode afetar a população através do consumo de alimentos contaminados. Mesmo podendo ser alta a exposição da população ao difenoconazol, estudos que relacionam sua ação à fertilidade são escassos. Desta forma, o presente projeto tem como objetivo avaliar os efeitos do difenoconazol sobre a qualidade espermática de ratos machos adultos. Para isto, ratos machos Wistar adultos serão alocados em 4 grupos experimentais (n=10/grupo): controle e tratados com 5, 10 ou 50mg/kg/dia de difenoconazol, por 30 dias, via gavage. Após o término do tratamento, os animais sofrerão eutanásia com 100mg/kg de tiopental sódico. Os órgãos reprodutivos serão coletados e pesados. Em seguida, serão realizadas análises espermáticas: contagens espermáticas em testículo e epidídimo, morfologia e motilidade e vitalidade. Posteriormente, as amostras serão caracterizadas espectroscopicamente pela técnica de Espalhamento Raman, para a identificação de possíveis alterações químicas a nível molecular nos espermatozoides dos ratos tratados com o difenoconazol em relação aos controles. Considerando que a população em geral está exposta ao difenoconazol via alimentação, identificar possível prejuízo á qualidade espermática em ratos, pode trazer informações importantes sobre os possíveis impactos sobre a fertilidade masculina humana.

Protocolo: 3407 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 6/2018 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR PEREIRA RIBAS
VIVIANE RIBAS PEREIRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
O glifosato (N-fosfonometil-glicina) é um herbicida de amplo espectro, pós-emergente e de ação não-seletiva. Este herbicida livre no solo é degradado rapidamente a dióxido de carbono, pela atividade microbiana. No entanto, o glifosato adsorvido é degradado mais lentamente, ou não degradado, persistindo inativo durante anos. Apesar deste herbicida ser considerado um produto de mediana ou baixa toxicidade, estudos recentes têm demonstrado que ele pode apresentar toxicidade, mesmo quando em baixas concentrações, especialmente sobre o sistema reprodutor masculino. Diante desta problemática, os processos oxidativos avançados (POA) são uma ferramenta promissora para a degradação de diversos compostos, inclusive do glifosato. A avaliação da eficiência dos POA, através de ensaios de toxicidade, é essencial, visto que tais processos podem resultar na formação de espécies químicas intermediárias mais tóxicas do que os compostos iniciais. Desta forma, o presente estudo pretende avaliar o potencial toxicológico da exposição de ratos machos adultos ao glifosato antes e após o processo de tratamento UV/H2O2, com ênfase nos possíveis impactos sobre a morfofisiologia reprodutiva. Para isso, 24 ratos Wistar adultos serão alocados em três grupos experimentais: controle (água destilada) e expostos ao glifosato antes e após processo de tratamento UV/H2O2. As exposições serão realizadas por 30 dias consecutivos, via oral por gavagem. Após o término do período de exposição, os animais sofrerão eutanásia com 100mg/kg de tiopental sódico. Os órgãos reprodutivos serão coletados e pesados. Serão realizadas as seguintes análise espermáticas: contagens em testículo e epidídimo, morfologia, motilidade e vitalidade. Além disso, serão realizadas analise da histologia testicular, contagem de células de Sertoli e células germinativas e avaliação da dinâmica da espermatogênese. Os resultados serão comparados por ANOVA com o teste "a posteriori" de Tukey ou Dunnet, e o teste de Kruskall- Wallis, com "a posteriori" de Dunn, considerando como nível de significância estatística o limite de 5 (p<0,05). No presente trabalho, a toxicidade reprodutiva de solução aquosa de glifosato será investigada, por meio de um modelo experimental mamífero, antes e após o processo de tratamento UV/H2O2, a fim de determinar a eficiência do processo na possível diminuição da toxicidade.

Protocolo: 3263 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 5/2018 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA SILVESTRE GONCALVES
PRISCILLA MARIA THEES DE CASTRO
THIELE VEIGA LIMA
HUGO LUIS LEAL CASTALDELLI
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
ANA PAULA ALVES FAVARETO
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
A reposição com o hormônio sintético levotiroxina sódica (LTX) constitui um tratamento amplamente utilizado para o hipotireoidismo. Este fármaco pode ser considerado um potencial micropoluente, com possíveis impactos sobre a saúde humana, animal e ambiental. Este hormônio pode ser encontrado em afluentes e efluentes de plantas de tratamento de esgoto convencionais, por não ser completamente degradado. Diante desta problemática, os processos oxidativos avançados (POA) são uma ferramenta promissora no tratamento de efluentes para a degradação de diversos compostos orgânicos. A avaliação da eficiência dos POA, através de ensaios de toxicidade, é essencial, visto que tais processos podem resultar na formação de espécies químicas intermediárias mais tóxicas do que os compostos iniciais. Desta forma, o presente estudo pretende avaliar o potencial toxicológico da exposição de ratos machos adulto à LTX antes e após o processo de tratamento UV/H2O2, com ênfase nos possíveis impactos sobre a morfofisiologia reprodutiva. Para isso, 24 ratos Wistar adultos serão alocados em três grupos experimentais: controle (água destilada) e expostos à LTX (levotiroxina sódica) antes e após processo de tratamento UV/H2O2. As exposições serão realizadas por 30 dias consecutivos, via oral por gavagem. Após o término do período de exposição, os animais sofrerão eutanásia com 100mg/kg de tiopental sódico. Os órgãos reprodutivos serão coletados e pesados. Serão realizadas as seguintes análise espermáticas: contagens em testículo e epidídimo, morfologia, motilidade e vitalidade. Além disso, serão realizadas analise da histologia testicular, contagem de células de Sertoli e células germinativas e avaliação da dinâmica da espermatogênese. Os resultados serão comparados por ANOVA com o teste "a posteriori" de Tukey ou Dunnet, e o teste de Kruskall- Wallis, com "a posteriori" de Dunn, considerando como nível de significância estatística o limite de 5 (p<0,05). No presente trabalho, a toxicidade reprodutiva de solução aquosa de LTX será investigada, por meio de um modelo experimental mamífero, antes e após o processo de tratamento UV/H2O2, a fim de determinar a eficiência do processo na possível diminuição da toxicidade.

Protocolo: 3262 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2016 - 5/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATA GARDENAL TELES
AMANDA BORGES VILELA
THIELE VEIGA LIMA
FLAVIO DE SOUZA RODRIGUES
MARIELE PEREIRA DE CAMARGO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
ANA PAULA ALVES FAVARETO
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
As transformações econômicas e culturais, o dinamismo do mercado e a revolução causada pelo desenvolvimento tecnológico, principalmente nos últimos cinquenta anos, causaram inúmeras e profundas mudanças na sociedade brasileira e mundial. Esse novo cenário global atinge todos os setores da sociedade atual, que se viram obrigadas a reavaliar sua postura e seu papel no mundo contemporâneo, bem como reorganizar a utilização dos recursos hídricos disponíveis. No Brasil, sobretudo na região de Presidente Prudente, estes recursos são utilizados tanto para consumo, quanto para utilização por banhistas, em parques aquáticos abertos à população em geral. O uso de indicadores de qualidade de água consiste no emprego de variáveis que se relacionam com as alterações ocorridas nos locais de coleta das amostras, sejam estas de origens humanas ou naturais. Esta qualidade pode ser influenciada por diversos fatores e, dentre eles, estão o clima, a cobertura vegetal, a topografia, a geologia, bem como o tipo, o uso e o manejo do solo no entorno do local analisado. Embasado na resolução 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) o presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar a balneabilidade da água utilizada por banhistas no Parque Figueiral, localizado em Presidente Epitácio-SP. Tendo observado o fluxo de pessoas que constantemente utilizam esta área para lazer e ainda para prática desportiva, serão coletadas amostras da água nestes locais, bem como estas serão analisadas com base no procedimento instituído pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial-INMETRO a fim de constatar se a qualidade da água a torna própria para estes fins.

Protocolo: 3212 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 7/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS CONSULO NOVAES DE BRITO
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
A dengue é uma doença transmitida por várias espécies de mosquito do gênero Aedes, principalmente o Aedes aegypti. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) estima-se que cerca de 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Aproximadamente cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil acabam falecendo. Considerando a gravidade desta enfermidade e os problemas enfrentados em nosso país, e em várias partes do mundo, torna-se necessária a busca de novas metodologias capazes de inibir o avanço desta doença. A busca de novos inseticidas é uma das formas para se tentar interromper a propagação desta epidemia. De modo a não prejudicar o meio ambiente, derivados de produtos naturais seriam uma boa escolha para novos inseticidas. Desta forma, este trabalho tem por objetivo utilizar estudos computacionais de docking para realizar uma busca na literatura a fim de encontrar novos inibidores, derivados de produtos naturais, para a inibição da enzima arilalkilamina N-acetiltransferase, vital para a sobrevivência do mosquito Aedes aegypt.

Protocolo: 3162 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DERLI RANIERI COSTA DANTZGER
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES

Resumo:
Os fármacos são poluentes prioritários de especial interesse devido ao seu fácil transporte no meio ambiente, bem como o seu potencial de ameaçar seriamente o ambiente aquático e a saúde humana, sendo considerados desreguladores endócrinos. Dentre os medicamentos mais vendidos no mundo está o hormônio sintético levotiroxina sódica-T4 (LTX), a droga mais eficaz no tratamento do hipotiroidismo. Diferentes estudos têm relatado que as estações de tratamento de água e esgoto apenas reduzem parcialmente a concentração de compostos farmacêuticos, mas isso não garante a degradação dos mesmos, uma vez que o lodo pode conter concentrações desses poluentes até 1000 vezes superiores às encontradas no efluente que chega às estações. Legislações mais restritivas quanto aos impactos de efluentes químicos sobre o meio ambiente e demandas sociais têm ocasionado uma busca intensa por novas e eficientes tecnologias de tratamento, impulsionando o desenvolvimento de processos oxidativos avançados (POA), que permitem degradar poluentes orgânicos com diversas estruturas químicas e grupos funcionais. O POA baseado no sistema UV/H2O2 foi aplicado comercialmente para tratamento de águas contaminadas com fármacos, dessa forma este processo figura como um candidato interessante para remediação de águas e efluentes industriais contendo LTX em diferentes concentrações. Por outro lado, na literatura não são encontrados trabalhos dedicados ao estudo dos mecanismos de degradação do hormônio sintético LTX por meio do processo UV/H2O2. Nesse sentido, este estudo, além de avaliar as condições ótimas de degradação da LTX por UV/H2O2 em solução aquosa, pretende aprofundar o conhecimento a respeito da degradação deste hormônio sintético em diferentes aspectos.

Protocolo: 3119 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2016 - 5/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAURICIO OLIVEIRA COSTA
RENATA CRISTINA MAFRA
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
DIEGO ARIÇA CECCATO
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
No processo industrial de hidrogenação de óleos e gorduras são utilizados metais sólidos para catalisar a reação química de adição de hidrogênio em substancias que possuem uma ou mais "instauração(ões)". O metal mais utilizado como catalisador nesse processo industrial é o níquel. O catalisador é removido da gordura no final do seu processo de hidrogenação, quando a mesma ainda se encontra no seu estado liquido através do processo de filtração. Entretanto, há a possibilidade desse metal estar presente em uma pequena quantidade, no produto final. O presente trabalho tem como objetivo verificar a existência de Níquel presente em gorduras hidrogenadas e em produtos que utilizam esse tipo de gordura como matéria prima através da Espectroscopia de Absorção Atômica.

Protocolo: 3079 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS VINICIUS COSTA DE SOUSA
ANDRE LUIZ DO NASCIMENTO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
A busca por substâncias naturais que possam trazer benefícios para a população está aumentando nos últimos anos. A mandioca, por exemplo, é uma cultura de grande importância socioeconômica e muito consumida em regiões tropicais e subtropicais. Recentemente muitos estudos estão sendo realizados referentes às folhas de mandioca, por ser considerada um subproduto agrícola e descartada sem presunção de uso. As folhas da mandioca são usadas para o preparo da multimistura de farinha de folhas de mandioca (FFM) como uma alternativa para suplemento, conforme o seu conteúdo proteico. As folhas possuem teores elevados de proteínas, mas possuem baixa digestibilidade devido aos teores de fibras e polifenóis. Os polifenóis são compostos capazes de remover os radicais livres e os metais catalisadores quelantes, ao ativar as enzimas antioxidantes e reduzindo o alfa-tocoferol, que tem sua forma mais ativa na vitamina. O objetivo deste trabalho será avaliar a atividade antioxidante presente nas folhas e nos caules da mandioca. A metodologia será realizada por espectroscopia na região do UV-VIS. Para a determinação da atividade antioxidante serão utilizados os métodos ABTS e DPPH, ambos via trolox, também serão avaliados os teores de polifenóis totais e cianeto. Os resultados serão submetidos à análise de variância, as médias serão comparadas por teste estatístico e apresentados na forma de tabelas e/ou gráficos.

Protocolo: 3078 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MICHELE RIBEIRO MIRANDOLA
ALINE MORETTI SANCHES
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
É grande a preocupação quanto à presença de desreguladores endócrinos (DE) no ambiente aquático, devido ao potencial destes micropoluentes em afetar a saúde de humanos e animais. Dentre os DE está o hormônio sintético levotiroxina sódica (LTX), a droga mais eficaz no tratamento do hipotiroidismo. A LTX é um dos medicamentos mais prescritos no mundo; no Brasil foi o décimo medicamento mais vendido em 2014. Entre 20 e 40 da dose da LTX são excretados na urina e/ou nas fezes e posteriormente dispersados no esgoto doméstico. Soma-se a essa rota de entrada destes resíduos no ambiente, o esgoto hospitalar e os efluentes da indústria farmacêutica. Estudos relatam que as estações de tratamento de esgoto e de água contribuem muito pouco para remoção da LTX presente nos afluentes (inferior a 3). Sendo assim, torna-se necessário investigar o destino ambiental da LTX, já que não são encontrados na literatura trabalhos nesse sentido. O presente projeto de pesquisa tem como proposta investigar a degradação da LTX em águas superficiais como resultado de reações fotoquímicas. Este projeto pretende trazer contribuições científicas originais em um contexto em que se tem levantado a preocupação com a valorização de recursos hídricos, com o reuso de água e com o tratamento de esgoto para fins complementares ao abastecimento.

Protocolo: 3083 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 3/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEONARDO FERREIRA DORINI
GABRIEL BATEZATI RABELO VALERIO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
RENATA CALCIOLARI ROSSI
MARCELA PRADO SILVA

Resumo:
Os refrigerantes são bebidas gaseificadas feitas a partir da junção de extrato de frutas ou suco concentrado, adição de açúcares e água potável com dióxido de carbono, embalados em garrafas de vidro, latas ou garrafas de politereftalato de etileno (PET). A composição foi aprimorada com o passar dos anos, já que esta técnica sofreu alterações, por conter normas que auxiliam no melhoramento do produto final. As características físico-químicas e sensoriais devem estar de acordo com a composição do produto, sendo que o suco concentrado e o extrato da fruta têm suas especificações e quantidades mínimas a serem adicionadas definidas pela legislação. O produto que apresentar características organolépticas própria da matéria prima natural de origem, ou cujo nome se assemelhe, devendo conter, obrigatoriamente, a matéria-prima nas quantidades mínimas estabelecidas. A bebida gaseificada oferece calorias, que são os açúcares necessários para a produção. É realizado o monitoramento da fabricação, visando o tempo e temperatura do processo realizado.O objetivo deste trabalho será avaliar a qualidade de refrigerantes comercializados no município de Presidente-Prudente-SP.Serão selecionas amostras de duas marcas comerciais de refrigerantes, comercializados em supermercados, embaladas em garrafa de politereftalato de etileno. Após a coleta, as amostras serão guardadas de acordo com o armazenamento dos locais de comercialização e avaliadas no dia da coleta (ponto 1) e a cada dez dias de armazenamento, totalizando 50 dias (ponto 2, 3, 4 e 5). Os refrigerantes serão analisados quanto ao pH, acidez total, sólidos solúveis, insolúveis e totais, açúcares redutores e totais e ratio. Também será realizada análise sensorial pelo teste de aceitação por escala hedônica estruturada de sete pontos. O delineamento experimental será inteiramente casualizado e o experimento será em esquema fatorial 2 x 5 (2diferentes marcas de refrigerantes de laranja e 5pontos de avaliação durante o armazenamento). Os dados obtidos serão submetidos à análise de variância (ANOVA), e posterior análise de regressão.

Protocolo: 3068 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAIZA DE OLIVEIRA
DANIELLE AKIKO HASHIOKA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O tomate é um alimento muito consumido no Brasil e no mundo, tanto em sua forma fresca, como processado de diversas maneiras. Tanto o tomate in natura como seus derivados são considerados alimentos saudáveis, pelo baixo teor calórico e lipídico, estando portando livre de colesterol e por ser uma boa fonte de fibras e proteínas. O objetivo principal deste estudo será avaliar a qualidade de molhos e extratos de tomates prontos. Serão escolhidas 2 (duas) marcas comerciais de molho e extrato de tomate, totalizando, portanto, 4 (quatro) tratamentos, onde cada tratamento será representado por 4 (quatro) embalagens, constituindo as repetições. O delineamento será inteiramente casualizado (DIC). Serão determinadas as seguintes avaliações: pH, acidez, sólidos solúveis e carotenoides totais em molhos e extratos de tomates prontos. Os resultados das análises serão submetidos à análise de variância (ANOVA), as médias serão comparadas pelo Teste Tukey (5 ) e apresentadas na forma de gráficos e tabelas ou de maneira que melhor represente esses resultados.

Protocolo: 3066 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TIAGO SOTOCORNO
Professor(es): MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Entende-se por leite uma mistura de água, lactose, gorduras, proteínas, substâncias minerais e ácidos orgânicos. Por ser um alimento presente nas mesas dos brasileiros é de grande importância um rígido controle de qualidade, mantendo-se dentro dos padrões exigidos pela legislação. Com seu alto teor nutritivo e sendo um produto atrativo ao paladar, o leite é um produto com o consumo garantido. O leite UHT (longa vida) e o pasteurizado possuem tempos de validade diferentes, porém composições semelhantes. O objetivo desse trabalho será analisar composição centesimal de duas marcas de leites embalados em diferentes tipos de embalagens (Tetra Pak e saquinhos plásticos). Será realizada a composição centesimal para a avaliação desses leites (proteína bruta, gorduras totais, carboidratos, umidade e cinzas). As amostras serão coletadas no município de Regente Feijó-SP, comparadas entre si e com a legislação. O planejamento será inteiramente casualizado e os dados serão avaliados pela Análise de Variância (ANOVA) e também será realizado o teste Tukey, para a comparação de médias.

Protocolo: 3065 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ODILEY MATHEUS ALVES
Professor(es): MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
Com o presente trabalho possibilitará a análise da qualidade das águas receptoras do lançamento de efluentes domésticos e industriais especialmente frigoríficas, na qual são estabelecidos limites especificados pela Resolução CONAMA 430/2011. O desenvolvimento deste estudo tem a finalidade de verificar se esse lançamento esta atendendo a legislação vigente e a interferência que causa na qualidade da água do córrego. As análises a serem realizadas serão os parâmetros de pH, concentração da matéria orgânica por meio da DBO e DQO, concentração de fósforo total, nitrogênio total, óleos e graxas. As amostras serão coletadas a montante, no local e a jusante do lançamento dentro de um determinado período. Após os resultados obtidos no decorrer das análises, serão apresentados por meio de gráficos, tabelas e fotografias que possibilitará a comparação com os padrões exigidos, revelando a eficiência ou ineficiência do tratamento para posterior lançamento.

Protocolo: 3010 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 11/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CRISTIANE SANTANA
YASMIN DE SOUZA CASTELLI
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
A soja foi originada da China, e começou a ser exportada pelos ingleses. No Brasil, apareceu em meados do século XIX, mas só teve um avanço depois da queda de safra que ocorreu na Rússia. Então, o Brasil se tornou um grande produtor, porém os Estados Unidos ainda é o maior produtor dessa semente. A soja é um produto muito fácil de ser comercializado, e por essa razão os orientais usavam essa semente para o consumo humano. No mundo ocidental isso não aconteceu, mas a soja teve sucesso na área industrial, pois acharam que seu sabor não era muito agradável para o consumo natural e com isso obtiveram o molho de soja, mais conhecido como "shoyu". Esse molho é fermentado por trigo e soja ou por algum cereal; sua cor é marrom e seu aroma é de carne. Os chineses inventaram esse líquido que era previamente chamado de chian-yu. Esse molho pode substituir o sal no alimento, e a quantidade adequada é de até uma colher e meia de sopa por dia. Esse molho é muito usado em iguarias; mas quando o consumo é muito alto é possível causar a hipertensão, que é uma doença causada por consumir grande quantidade de sódio por dia, sendo que o necessário são 2 gramas. Se essa doença não for tratada, ela pode se agravar e levar ao óbito. Com isso, o objetivo deste trabalho é avaliar o teor de sódio em amostras de shoyu do tipo premium, tradicional e light, utilizando a técnica de espectrometria de Absorção Atômica em Chama (FASS) no modo emissão.

Protocolo: 2970 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DAYANNE APARECIDA DIAS PEREIRA
NICKOLAS MATHEUS PEREIRA E SILVA
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
A avaliação da eficiência do tratamento de efluentes é muito importante em se tratando do reuso da água industrial. Diariamente, as atividades industriais geram resíduos sólidos e líquidos, conhecidos como efluentes industriais. Este trabalho visa avaliar a eficiência do tratamento de efluentes de um laticínio na região de Presidente Prudente/SP. O laticínio em questão lança seus efluentes na rede de coleta de esgotos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São PauloSABESP e, para que esse processo seja feito de forma adequada, o Decreto nº 8.468/76 determina valores máximos permitidos para os parâmetros como Demanda Biológica De Oxigênio, Demanda Química De Oxigênio, pH, Óleos E Graxas E Sólidos Sedimentáveis. As amostras serão coletadas na estação de tratamento da empresa e as análises serão feitas com base no Standard Methods os Water and Wastewater, que descreve os métodos analíticos padrão para água e esgoto. O objetivo deste trabalho será avaliar a eficácia do tratamento realizado pela empresa e verificar se o efluente está apto a ser lançado na rede de esgotos para prosseguir seu tratamento final.

Protocolo: 2969 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANA BEATRIZ HOSSAKA
ANDERSON LUIS DE MATTOS BEZERRA
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O objetivo do presente trabalho será desenvolver protocolos de extração e processamento do palmito cana-de-açúcar e seu subproduto como pasta processada com vista à aplicação em receitas gastronômicas. A matéria-prima será a "ponta de cana," subproduto e resíduo oriundo da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum da variedade RB 867515), que compõe aproximadamente 40 da produção na região do Oeste Paulista. Os produtos processados (conserva de palmito e pasta de palmito) serão avaliados quanto à composição centesimal (umidade, proteínas, lipídios, cinzas, carboidratos), além dos procedimentos para avaliação da acidez, pH, açúcares redutores totais e sacarose, para a caracterização da matéria-prima e seus produtos. Serão utilizadas ponteiras em três estágios de maturação, tanto para a produção da conserva, quanto para a produção da pasta. O delineamento experimental será inteiramente casualizado (DIC), totalizando 3 tratamentos, a partir dos diferentes estágios de maturação, com 5 repetições. Os resultados da caracterização físico-química serão avaliados pelo teste de comparação de médias Tukey, tanto para conserva de palmito quanto para a pasta.

Protocolo: 2820 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 12/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DEBORA REGINA LOPES
ULISSES DIAS DE SOUZA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
O pontal do Paranapanema tem a agricultura como uma das suas principais gerações de renda e emprego, direto e indireto. Dentre as culturas produzidas, predomina a soja, o capim braquiária e a cana-de-açúcar, esta última destaca-se devido às indústrias de beneficiamento de açúcar e álcool. Com o objetivo de aumentar a colheita e a produção, vêm sendo utilizados nas plantações os herbicidas. O herbicida mais utilizado é o glifosato, pois apresenta ampla ação de atuação, além de uma boa eficiência. Porém, o uso do mesmo acaba acarretando vários impactos ambientais, pois as altas concentrações pulverizadas ficam retidas no solo, o que afeta a sua composição. Além disso, pode afetar os corpos d´água, por meio do seu arraste pela água da chuva e por causa da lixiviação do material. Devido os eventuais problemas que podem ser causados por este herbicida, este projeto visa monitorar a variação de sua concentração sobre a influência da fotodegradação, com os efeitos da variação da temperatura e de pH.

Protocolo: 2816 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 12/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANY TIEMI MAKI BRUNO
BEATRIZ GONCALVES DE OLIVEIRA MANCINI
VITOR GUILHERME SACCOMANI SERVILHA
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
Embora o controle químico de pragas tenha reduzido o índice de doenças para homens e animais e incrementado a produção agrícola, agentes químicos podem permanecer ativos no meio ambiente por longos períodos, afetando os ecossistemas. Os efeitos desses agentes ao longo do tempo representam um grande risco para a saúde pública, sendo necessários o monitoramento e a vigilância desses produtos em águas, solos, alimentos e ar. A infertilidade e outros problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino podem estar associado à contaminação crônica por compostos organoclorados. Embora seu uso seja proibido em território brasileiro, exceto para programas de saúde pública, ainda sofremos os impactos do uso descontrolado dessa classe de praguicida nas últimas décadas. Acredita-se que as moléculas dos organoclorados interajam quimicamente com as estruturas contidas no núcleo dos espermatozoides, gerando anomalias no sistema reprodutor masculino. O presente trabalho visa identificar as possíveis alterações químicas no DNA dos espermatozoides expostos ao metolacloro por meio de Espectroscopia de Espalhamento Raman. Amostras de espermatozoides humano não expostas (controle) e expostas in vitro ao metolacloro em diferentes concentrações serão caracterizadas através de seus espectros vibracionais, para possível verificação das alterações químicas ocorridas em sua estrutura, durante o período da exposição.

Protocolo: 2844 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2015 - 2/2017 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE MORETTI SANCHES
GUILHERME RODRIGUES FIGUEIREDO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
O estado de São Paulo é o maior produtor de cana de açúcar do Brasil com 4,69 milhões hectares da área plantada, sendo a cultura com maior representatividade no oeste do estado. Na safra 2015/2016, a produção de açúcar alcançou 153 mil toneladas até 1º de abril, enquanto a produção de etanol somou 232 milhões de litros. Embora a monocultura da cana de açúcar seja expressiva economicamente ela contribui com problemas ambientais no solo, ar e recursos hídricos na região. A produção de açúcar, álcool e subprodutos envolve macro-operações de pesagem, estocagem, lavagem, preparo/moagem, clarificação de caldo, evaporação, cozimento/turbinação, além da destilaria (fermentação/centrifugação e destilação). Após o caldo da cana de açúcar fermentado passar pelo processo de destilação fracionada para a obtenção do etanol, há a geração de um resíduo pastoso, conhecido como vinhaça. Para cada 1 L de etanol produzido, gera-se em média 12 L de vinhaça, variando de 10 a 18 L. A composição química da vinhaça varia de acordo com a sua origem e destacam-se o alto teor de potássio e a grande quantidade de matéria orgânica. Por outro lado, a indústria da construção civil tem uma participação expressiva na economia mundial e, mesmo não sendo perceptível, é uma atividade poluente com um produto final que consome muitos recursos naturais e gera grande quantidade de resíduos. Os prejuízos são distribuídos por toda a sociedade, não só pelo aumento do custo final das construções como também pelos custos ambientais. Este projeto visa caracterizar quimicamente a vinhaça originária de diferentes usinas da região do oeste paulista para a utilização na fabricação de tijolos do tipo "adope" e sua aplicação na construção civil local. Desta forma, os resultados esperados por este projeto podem trazer uma solução para resíduos gerados no setor sucroalcooleiro e uma alternativa para a construção civil.

Protocolo: 2801 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALY NEGRAO LANZIANI
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A cafeína é uma substância presente em diversos alimentos, tais como chocolate, chás, cafés, guaraná, energéticos dentre outros, que afeta diretamente o sistema nervoso central. Seu consumo em excesso pode ocasionar diversos problemas, dependência, ou até mesmo a morte, por isso deve ser consumido moderadamente. Para a realização deste trabalho será analisado duas matrizes, a erva mate e o café (solúvel, descafeínado moído, e o torrado), com o objetivo de determinar o teor de cafeína através do método espectrofotométrico. A extração será realizada com clorofórmio, considerado um método rápido, simples e preciso. As análises serão realizadas em triplicata, entre os comprimentos de onda de 271 e 275 nanômetros, aumentando a confiabilidade dos resultados obtidos. Essas amostras representativas, de marca brasileira, serão escolhidas de acordo com a sua popularidade na região do oeste paulista, e adquiridas em supermercados aleatórios da cidade de Presidente Prudente, São Paulo. Os resultados do teor de cafeína obtidos serão analisados e comparados entre si, determinando qual a espécie citada que possui maior concentração e se estão enquadradas dentro dos limites estabelecidos pela legislação brasileira. Consequentemente, essa abordagem informará a população sobre os produtos que consomem para que possam usufruí-los de maneira adequada além de exigir uma fiscalização mais rigorosa desses produtos.

Protocolo: 2787 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDA FERNANDES OLIVEIRA
PATRICIA REGINA SOUZA INACIO
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O presente projeto pretende realizar uma análise dos impactos ambientais da atividade cemiterial no município de Presidente PrudenteSP, visto que os cemitérios são intrínsecos a sociedade e precisam ser analisados a fim que possam proporcionar uma relação harmoniosa com o meio ambiente, minimizando os impactos que essa atividade proporciona. De acordo com a potencialidade de contaminação dos cemitérios, e as alterações nos meios físicos e biótico, atribui a esta atividade um elevado impacto ambiental. O líquido liberado pela decomposição dos cadáveres, o necrochorume, é a principal causa da poluição ambiental pelos cemitérios. A metodologia de pesquisa será o levantamento bibliográfico relacionado ao cemitério, as análises físico-químicas e bacteriológicas das amostras de água dos poços de monitoramento, e o levantamento das espécies vegetais presentes no cemitério. A partir dos resultados de trabalhos de campo, laboratoriais e revisões de literatura conseguiremos descrever os possíveis impactos da atividade cemiterial em Presidente Prudente.

Protocolo: 2891 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2015 - 2/2017 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DERLI RANIERI COSTA DANTZGER
LETICIA APARECIDA COSTA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
PAULO ANTONIO DA SILVA

Resumo:
O consumo de chás tem aumentado muito, principalmente nos países sul americanos, devido às suas propriedades diuréticas e por possuírem atividade antioxidante e trazerem diversos benefícios para a saúde dos seres humanos. São utilizados como medicamentos e são encontrados facilmente em ruas, feiras livres, supermercados, farmácias, entre outros. O chá é uma bebida preparada através da infusão de folhas, raízes ou flores de plantas, podendo ser preparado comumente com água quente, ou com água gelada. Cada variedade possui sabores definidos de acordo com o processamento utilizado, podendo ser tostado ou não, com ou sem fermentação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, estabelece padrões microbiológicos, físico-químicos e sensoriais do produto e para estar dentro da legislação, o grau de contaminação, não pode ter um valor superior a 1. Existem marcas de determinados tipos de chás que encontram-se acima do limite máximo estabelecido para cinzas insolúveis em ácido, que podem ser originadas na colheita devido à, sujidades, terra e poeira na matéria prima, alterando seu valor nutricional e comprometendo sua qualidade. A camomila, Matricaria recutita, é uma das plantas medicinais utilizadas como chá, que sofre contaminação na sua composição por sílica e dentre muitas outras, necessita de uma avaliação de sua qualidade. A região centro sul do Brasil, é uma das regiões que mais cultiva esta planta. Com o intuito de avaliar a qualidade destes chás, serão selecionadas 3 marcas diferentes da erva camomila de estabelecimentos comerciais diferentes. Serão adquiridas 3 repetições do mesmo lote de cada marca, para avaliar a qualidade nutricional e determinar o teor de cinzas insolúveis em ácido, que quando em excesso, pode significar em contaminação por sílica. A análise dos resultados será feita mediante análise de variância (ANOVA) seguida por teste de Tukey (p<0,05).

Protocolo: 2776 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): EDUARDA MATTOS MAGURNO
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
Sendo de conhecimento comum, o iodo é um micronutriente essencial na dieta nutricional da população, onde o conhecimento sobre sua função está ligada diretamente ao funcionamento da glândula da tireoide, que por sua vez é responsável por inúmeras funções do organismo humano. A falta desse micronutriente pode causar sérios problemas de saúde em qualquer faixa etária. Alimentos ricos em iodo estão concentrados em sua maior parte em áreas marítimas, e também em fazenda que detenham de uma nutrição rica em iodo voltada para os animais. Com base nos problemas causados e pela necessidade de se combater esse déficit foi recomendado a iodação universal do sal destinado ao consumo humano com o objetivo de eliminar esses problemas de saúde causada pela falta desse micronutriente. Uma estratégia viável e barata para um problema de escala mundial foi adotada, no Brasil é seguida através legislação RDC nº 23 de abril de 2013, vigente em todo o país. É de conhecimento que empresas podem manipular esses valores visando um menor custo e um maior lucro na produção e venda do produto. Estudos são realizados com a intenção de se alertar a população sobre fraudes e falsas alegações nutricionais desses produtos. O objetivo é analisar e determinar o teor de iodo encontrado nos sais comercializados visando verificar o cumprimento das leis referente à proporção de iodo nos sais estudados

Protocolo: 2822 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 5/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): ARTHUR RIBEIRO PEREIRA
Professor(es): EDNA ANTONIA TORQUATO DE AGOSTINI

Resumo:
O trabalho tem como objetivo a produção de carvão ativado a partir do mesocarpo e endocarpo do coco verde, visando reduzir o impacto ambiental que esses resíduos causam ao meio ambiente. Existem dois tipos de ativação para o carvão ativado. O primeiro tipo é a ativação química, que pode ser realizada na presença do ácido fosfórico, cloreto de zinco, hidróxido de potássio, carbonato de potássio, entre outros; e o segundo tipo é a ativação física onde utiliza-se um banho de vapor de água, monóxido de carbono ou a mistura desses gases, a uma temperatura entre 800 à 1000°C. O método que será utilizado será o processo de ativação química, por ser até 30 mais eficaz em relação à ativação física. As amostras serão coletadas em comércios onde é realizada a comercialização de água de coco, na cidade de Presidente Prudente. A seguir, as amostras serão preparadas para o processo de pirólise a 650°C. Na etapa de ativação química, será utilizado o ácido fosfórico como agente desidratante, que irá aumentar a porosidade do carvão ativado. Em seguida as amostras preparadas serão colocadas em uma mufla a 600°C por 2 horas, e transferidas para um dessecador, até o resfriamento. Após o resfriamento, serão tratadas novamente em uma mufla a 800°C, por um período de 3 horas. Com o carvão pronto, será realizada a análise de sua adsorção.

Protocolo: 2752 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ FERNANDO DA SILVA ALVES
LEON FERREIRA MARQUES MILANI
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
A água de coco verde é um produto muito consumido especialmente por suas propriedades de reposição de eletrólitos perdidos após uma desidratação ou desgaste físico. Ela geralmente é comercializada por ambulantes em locais de grande fluxo de pessoas principalmente praticando atividades físicas. As condições de higiene desses locais nem sempre são adequadas para a garantia da conservação e segurança desses produtos. O objetivo desta pesquisa é realizar a avaliação microbiológica de água de coco fresco comercializada por ambulantes na cidade de Presidente Prudente por meio de análises microbiológicas de contagem de bactérias aeróbias mesófilas, enumeração de bolores e leveduras, contagem de Staphylococcus aureus, detecção de Salmonella ssp. e coliformes totais. Serão adquiridas três unidades amostrais de cada um de 5 comércios ambulantes do município. Será solicitado ao vendedor que perfure o coco e transfira sua água para recipientes estéreis que serão imediatamente acondicionados em caixa térmica contendo termogel. A avaliação microbiológica será realizada após a obtenção dos dados e construção de gráficos e tabelas de contingência. Analise de variância e teste de Tukey serão aplicados para os dados quantitativos dos micro-organismos (p < 0,05).

Protocolo: 2629 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE CRISTIANE RIBEIRO BATISTA
CAMILA HARUMI YAMACHITA PEREIRA
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
O estudo da bacia hidrográfica do alto curso do rio Santo Anastácio foi motivado por sua importância no abastecimento da cidade de Presidente Prudente, pólo regional do oeste paulista. O alto da Bacia Hidrográfica do rio Santo Anastácio localiza-se a oeste do Estado de São Paulo, compreendendo uma área total de aproximadamente 197,70 km2, abarcando, em sua extensão territorial, parte dos municípios de Álvares Machado, Anhumas, Pirapozinho, Presidente Prudente e Regente Feijó (DIBIESO, 2013). Surge, portanto, a necessidade de se realizar estudos na região desta bacia hidrográfica com a finalidade de levantar aspectos relacionados a distribuição hídrica local, identificando os corpos e cursos d´água. Para a realização deste estudo, têm-se como objetivo fundamental a utilização de técnicas cartográficas como ferramenta para o seu desenvolvimento, uma vez que esta ciência é uma forma eficiente para a transmissão de informações, tornando-se essencial no processo de planejamento ambiental e apoio à tomada de decisões. Deste modo, o propósito deste trabalho será realizar o mapeamento cartográfico e produzir cartas temáticas, relacionadas aos recursos hídricos, da região do alto da bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio. Como subsídio para a elaboração dessas cartas serão utilizadas fotografias aéreas disponibilizadas pela EMPLASA (2010, 2011) e programas de geoprocessamento. A partir dos resultados obtidos, dever-se-á apresentar a análise quantitativa das classes temáticas definidas no projeto cartográfico, evidenciando as condições a que essa bacia hidrográfica se encontra em termos de proteção de seus mananciais

Protocolo: 2612 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2017 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JOSE GUILHERME MARQUES CHITERO
RODRIGO BERNARDO SOLDA
CAROLINA MORENA DUARTE BARBOSA
GERALDO AUGUSTO MAXIMIANO FERDIN
NORTON DE BIASI SANTOS
LUCAS PRADO OSCO
BRUNO MAGRO RODRIGUES
LETICIA APARECIDA COSTA
CINTIA RAMOS LOPES EVANGELISTA
NANGLY XAVIER RIBEIRO
MATEUS EDERLI
MARIA CLARA PISSOLATO
ALESSANDRA SANTOS
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MUNIR JORGE FELICIO
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
A água é um recurso natural essencial à vida, porém finito. Este é um importante fator que influencia o desenvolvimento de várias atividades humanas e econômicas. A água utilizada para o tratamento hemodialítico tem uma função primordial, uma vez que cerca de 95 de toda a solução que realiza a limpeza do sangue é composta de água, habitualmente a água direcionada até a maquina de hemodiálise, é utilizada cerca de 70 no processo de filtração do sangue, o restante (30) é descartado diretamente no esgoto. Dentre os tratamentos de purificação existentes, a Osmose Reversa realiza o melhor processo de filtração necessário para ser utilizado no processo de hemodiálise, pois a mesma pode reter partículas que podem ser provenientes dos filtros anteriores. Além da água tratada, a Osmose Reversa produz água residual, também chamada de rejeito, este além de ter a saída dos 70 utilizados no processo de filtração ainda somatiza a ele o volume de água e impurezas do cliente submetido ao tratamento. Este trabalho objetiva a metodologia aplicada para a reutilização de água de rejeito da Osmose Reversa do tratamento de água para hemodiálise, o qual proporcionará diminuição de consumo relacionado diretamente ao lençol freático.

Protocolo: 2568 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS EDUARDO DA SILVA MOREIRA
MARIELLI APARECIDA SILVA
Professor(es): GUSTAVO NAVARRO BETONICO
VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O desenvolvimento da atividade piscicultora, juntamente com a tomada de consciência relativamente recente dos problemas ambientais, justifica plenamente a atenção que se deve oferecer ao item "qualidade da água". Consequentemente, o incremento da procura e uso da água, os piscicultores podem ou até já estão se tornando alvos preferidos dos órgãos de controle ambiental, comprovadamente pela imposição de regras, leis e exigências. Sendo assim sugere-se que os criadores devam estabelecer normas de conduta quanto a sua obtenção, uso e reuso, despejos das águas, escolha, introdução e translocação de espécies exóticas ou nativas, quanto no aspecto sanitário do produto obtido. Além da preocupação em aplicar métodos de avaliação e recuperação simples e objetivos. Por meio de análises físico-químicas o estudo tende a avaliar a qualidade da água utilizada no viveiro de peixes da Universidade do Oeste Paulista tendo como referência as metodologias do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater. Os resultados serão apresentados á partir de gráficos e tabelas, obedecendo aos parâmetros estabelecidos segundo a Resolução CONAMA Nº 413/2009 e 357/2005.

Protocolo: 2583 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIO SILVESTRE GOMES
MARIANNE GARCIA ZACARIAS
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
No Brasil, a gasolina automotiva é usada em grande escala e possui alto valor comercial, assim tem sido alvo frequente de adulterações em alguns estabelecimentos, que visam obter maiores lucros, sem se preocupar com os danos causados no automóvel e no meio ambiente. O objetivo desse trabalho será avaliar a qualidade da gasolina nos postos de combustíveis na região de Presidente PrudenteSP. A metodologia utilizada será a realização de ensaios físico-químicos sendo: análise visual, o teor de etanol, curva de destilação e a densidade, especificados conforme as normas da Agência Nacional do Petróleo (Portaria ANP n° 309 de 27/12/2001). Os resultados serão apresentados á partir de gráficos e tabelas, seguindo também as especificações exigidas pela Portaria ANP n° 309.

Protocolo: 2582 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DENISE APARECIDA DA SILVA LEITE
BARBARA BISPO DE ALENCAR
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
O vinagre é um condimento obtido por processos de fermentação, inicialmente a alcoólica, realizada pela levedura Saccharomyces cerevisiae, seguida da acética por bactérias do gênero Acetobacter. O vinagre é uma bebida milenar, sendo que o processo de fabricação tradicional sofreu alterações ao longo do tempo. Os principais processos industriais utilizados estão baseados nos métodos de Orleans, Alemão ou fermentação submersa. Este produto tem diferentes utilidades como condimento, desinfetante, digestiva, antisséptica, antiflamatória entre outras. Então, o produto para ser comercializado, deve apresentar qualidade garantida por agência reguladora, por isso o objetivo deste projeto será analisar as diversas variáveis que caracterizam os vinagres produzidos pela indústria brasileira, e compará-las com os dados da literatura, com a legislação vigente determinada pela ANVISA assim como, confrontar as informações com as contidas nos rótulos das embalagens de vinagre. A metodologia, utilizada para análise da qualidade das amostras de vinagre, é preconizada pelo Instituto Adolfo Lutz. As variáveis pH, acidez total, acides volátil, determinação de álcool em volume, extrato seco e extrato seco reduzido, serão analisadas. As amostras (vinagre de maçã e de vinho tinto) serão adquiridas, aleatoriamente, no comércio da cidade de Presidente Prudente/SP. Os resultados serão tabulados e analisados por estatística descritiva qualitativa, por meio de tabelas e gráficos.

Protocolo: 2531 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SERGIO APARECIDO FERREIRA
CLODOALDO LOURENCO DA SILVA
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO

Resumo:
A procura por refeições práticas e rápidas se tornou comum nos últimos anos, atualmente vem se observando que os consumidores desse tipo de refeição além de praticidade também buscam uma alimentação mais saudável e equilibrada tendo muitas vezes como opção os lanches naturais. A seguinte pesquisa busca avaliar a qualidade higiênica sanitária de lanches naturais comercializados em cantinas de uma universidade no município de Presidente Prudente. Assim serão analisadas 33 amostras no total, colhidas periodicamente de 15 em 15 dias de 11 estabelecimentos em 3 repetições localizados numa universidade do município de Presidente Prudente - SP. Em cada repetição será realizada a contagem de bactérias mesófilas aeróbias, bolores e leveduras, estafilococos coagulase positiva, coliformes totais e termotolerantes e Salmonella spp (presença ou ausência). A partir do controle sanitário realizado serão construídas tabelas de contingência com média e desvio padrão e gráficos representativos. O Teste do &#61539;2 será aplicado para avaliar as relações entre as variáveis (local da coleta x microrganismo detectado).

Protocolo: 2435 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA ESPINDOLA DA COSTA
ANGELICA VIANA
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
A degradação do ambiente é um tema fequentemente discutido nos dias de hoje. Tendo em vista que diversos fatores contribuem para essa degradação, sabese que a ação antrópica é a principal responsável por todos estes prejuízos. Entre estes fatores pode-se destacar o descarte de resíduos feito de forma indevida, entre eles os resíduos de laboratóio que devem ser tratados com maior atenção devido aos seus fatores de periculosidade, por serem inflamáveis, reativos, corrosivos, tóxicos, além de incompatíveis até mesmo com outras substâncias presentes no laboratório, que ao serem estocados ou eliminados de forma incorreta podem trazer riscos a saúde humana, além de poluir o solo, água e ar.Diante disso, o presente projeto tem como objetivo, fazer o levantamento dos resíduos gerados nas aulas de química, nos laboratórios de química I e química II, existentes no campus II da Unoeste, apresentando passos básicos a serem seguidos em um projeto de gerenciamento de resíduos, de forma aprimorada na instituição em questão.Ditos "básicos", pois estes passos envolvem uma amostragem coletada de forma simples, que depois será submetida a testes de caracterização preliminar, onde serão separados em duas categorias, sendo estas, dercartáveis ou armazenáveis, com uma rotulagem apropriada, sendo exigida uma constante reavaliação dos resultados.

Protocolo: 2430 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ARTUR ZORZETTO NETO
MAISA DOS SANTOS PEREIRA
Professor(es): CESAR VANDERLEI NASCIMENTO

Resumo:
A imprescindibilidade por uma alta demanda de alimentos para suprir as necessidades da população, tem como consequência o uso desenfreado de agrotóxicos, que por sua vez, contribui para o agravamento da poluição ambiental, por meio da contaminação de solos e recursos hídricos, visto que são em sua maioria substancias persistentes. O uso indiscriminado destes, a longo prazo, também pode afetar substancialmente a saúde humana, diretamente ou indiretamente. Destacando o morango como um fruto que requer grandes quantidades e variedades de agrotóxico para seu cultivo, surge a necessidade de investigar os possíveis malefícios que o difenoconazol, empregado no controle de fungos pode oferecer, por se tratar de um fungicida de alto teor toxicológico e desregulador endócrino. Acredita-se que a interação do fungicida e espermatozoides humanos possa causar alterações químicas em sua estrutura, gerando anomalias no sistema reprodutor masculino. Sendo assim, este projeto visa realizar estudos qualitativos e quantitativos in vitro, com o intuito de avaliar a qualidade espermática (volume, aparência, liquefação, viscosidade, pH, concentração, morfologia e motilidade) das amostras expostas ao difenoconazol em relação as amostras controle, variando tempo e concentração. Posteriormente as amostras serão caracterizadas espectroscopicamente pela técnica de Espalhamento Raman, para a identificação de possíveis alterações químicas a nível molecular em espermatozoide humano.

Protocolo: 2569 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA SANCHES RODRIGUES
VIVIANE RIBAS PEREIRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
A fitorremediação é uma técnica que objetiva a descontaminação de solo e água, utilizando-se como agente de descontaminação as plantas. É uma alternativa aos métodos convencionais de bombeamento e tratamento da água, ou remoção física da camada contaminada de solo, sendo vantajosa principalmente por apresentar potencial para tratamento in situ (no local) e ser economicamente viável. Além disso, após extrair o contaminante do solo, a planta armazena-o para tratamento subsequente, quando necessário, ou mesmo metaboliza-o, podendo, em alguns casos, transforma-lo em produtos de toxicidade menor. Este projeto objetiva determinar o teor de crômio absorvido pelo uso do girassol como fitoextrator no solo, raiz, parte aérea e óleo. O girassol será cultivado em vasos com capacidade para 9 dm3 de solo. O tratamento será com solução de dicromato de potássio nas concentrações 150, 300 e 400 µg.L-1. O delineamento será inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4x2 (quatro doses de cromio e duas sementes de girassol), com dez repetições. As análises serão realizadas por espectrometria de absorção atômica. Os resultados serão avaliados através da análise de variância e regressão linear.

Protocolo: 2429 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 6/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARKIO GONCALVES VICENTE
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES
MAIRA RODRIGUES ULIANA

Resumo:
As questões ambientais vêm sendo discutida cientificamente nos últimos anos, devido à necessidade de conservar os compartimentos hidrosfera, atmosfera, e litosfera e as consequências sobre os organismos. Dentre os diversos poluentes indicadores de contaminação ambiental, os metais devem ser vistos com grande preocupação por serem elementos não degradáveis e que atingem toda a cadeia trófica. Sua presença, em concentrações elevadas, causa mortalidade de espécies e sua introdução no organismo humano, via cadeia alimentar, pode provocar inúmeras doenças, podendo levar até a morte. Atualmente, estudos de contaminação por espécies metálicas, bem como, a remediação de áreas impactadas, resultantes de atividades antrópicas ou não, tornou-se relevante. Dentre os contaminantes químicos que podem ser citados, temos o cádmio (Cd) e o chumbo (Pb), que podem causar sérios danos aos seres vivos. Nos solos, encontra-se matéria orgânica (M.O.) em consequência da atividade dos seres vivos. É constituída pela mistura de microrganismos e resíduos de vegetais/animais os quais, devido à degradação química e biológica, encontra-se em vários estágios de decomposição. As substâncias húmicas (SH) são os principais constituintes da matéria orgânica natural (MON), globalmente distribuída em ambientes terrestres e aquáticos. As SH são ambientalmente importantes principalmente pela sua coloração escura que possibilita a retenção de calor pelo solo beneficiando a germinação de sementes e o desenvolvimento de raízes, e reduzem a toxicidade de certos metais e influenciam no transporte, acúmulo e concentração de espécies metálicas no ambiente. A interação com espécies metálicas no ambiente é uma importante propriedade das SH, a qual resulta em reações de complexação e/ou redução. Assim, este projeto tem como principal objetivo estudar a interação existente entre substâncias húmicas de solo e diferentes metais potencialmente tóxicos (Pb e Cd).

Protocolo: 2474 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILA GARCIA MATHEUS SANTIAGO
CRISTIANE HERNANDES LOPES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
Entende-se por leite em pó o produto obtido por desidratação do leite de vaca integral, desnatado ou parcialmente desnatado e apto para a alimentação humana, mediante processos tecnologicamente adequados. As fases para a obtenção do leite em pó são divididas em: controle de matériasprimas, eliminação de impurezas, preaquecimento, evaporação, desidratação, esfriamento, acondicionamento que deve ser em local impermeável e por último, o transporte/comercialização do produto final. Por serem produtos perecíveis e terem presença significativa na alimentação humana, o leite e seus derivados merecem atenção no controle de qualidade, mantendo-se dentro dos padrões exigidos para o consumo. Com alto teor de proteínas e sendo um produto saboroso, o leite é um produto com consumo garantido. Desta forma, o leite em pó traz uma opção para o consumo diante de um maior tempo de validade, e também por ser usado em indústrias de sorvetes e iogurtes, entre outros. A ausência de água no leite em pó, evita que microrganismos cresçam com facilidade, garantindo suas propriedades originais, e um produto com qualidade. O objetivo do estudo será analisar a qualidade físico-química do leite em pó integral de três marcas comercializadas na cidade de Presidente Prudente (SP), comparando-as entre si e com a legislação. Nas três amostras serão analisados os parâmetros: prova de reconstituição, substâncias voláteis, acidez em ácido lático, matéria mineral, alcalinidade das cinzas, gorduras totais, proteína bruta e glicídios redutores em lactose. As análises serão realizadas em triplicata para cada amostra e de acordo com as metodologias do Instituto Adolfo Lutz. Será realizada a Análise de Variância (ANOVA) dos dados e para a comparação de médias, será realizado o teste de Tukey.

Protocolo: 2325 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 11/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LAIS FERNANDA ALEXANDRE DA SILVA
LILIAN FERNANDES DE SOUZA
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
No Brasil, a fermentação alcoólica foi inicialmente utilizada para aguardente a partir de caldo de cana-de-açúcar, passado mais tarde a ser aplicada na produção de álcool carburante. Optou-se então, pela produção de etanol a partir da cana-de-açúcar por via fermentativa, em razão da baixa nos preços do açúcar. No inicio do século XXI, na certeza de escassez e de crescente elevação nos preços dos combustíveis fosseis, priorizam-se novamente os investimentos na pesquisa e produção de etanol. A transformação de açúcar (glicose) em etanol e CO2 envolvem 11 reações em seqüência ordenada, cada qual catalisada por uma enzima específica das leveduras produtoras de etanol, como por exemplo, a Saccharomyces cerevisiae. Essas leveduras exigem uma fonte de carbono, que pode ser glicose ou outro açúcar, mas também exigem vitaminas e outros nutrientes tais como nitrogênio, fósforo, enxofre, potássio, magnésio, cálcio, zinco, manganês, cobre, ferro, cobalto, iodo e outros elementos em quantidades diminutas. Na fermentação alcoólica, o crescimento celular está intimamente relacionado com a formação do produto, que é o álcool. Desta forma, tanto o crescimento da levedura como a formação do álcool são influenciados pelas condições que o meio oferece. Então para suprir as exigências das leveduras, alguns macros nutrientes e/ou micronutrientes são adicionados ao mosto, a fim de complementar as deficiências do meio, quanto a certos elementos indispensáveis às leveduras para a máxima transformação dos açúcares. As necessidades nutricionais das leveduras durante o processo de fermentação alcoólica influenciam na multiplicação, crescimento celular e eficiência de transformação do açúcar em etanol. O presente trabalho tem por objetivo estudar a influência da complementação de nutrientes em mosto de caldo de cana, os nutrientes contido no mosto serão identificados através espectrofotômetro de chama no comprimento de onda do uvvísível, onde serão qualificado e quantificado de acordo com a concentração de açúcares redutores totais que é obtida através de uma curva padrão utilizando soluções de concentrações rigorosamente conhecidas.

Protocolo: 2331 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LEANDRO RODRIGUES DE MELO
ELISEU JOSE DA COSTA
Professor(es): CESAR VANDERLEI NASCIMENTO

Resumo:
A gasolina é um dos principais combustíveis utilizados por veículos automotores no Brasil. É um produto derivado da destilação do petróleo, com solventes. Desde 1° de Outubro de 2011, o percentual obrigatório de álcool anidro é de uma proporção de no máximo 25 em volume conforme disposto no Art. 1°, da Lei 10.203/2001. A adulteração de combustíveis é algo que tem crescido nos últimos tempos e preocupado a população em geral, por isso a Agência Nacional de Petróleo (ANP) tem intensificado a fiscalização em postos de todo o país. Para determinar o percentual de álcool anidro em algumas amostras de combustíveis comercializados em todos os postos da cidade de Mirante do Paranapanema, um estudo quantitativo, será realizado para a determinação da quantidade de álcool anidro na gasolina, sendo cinco postos de distribuidores diferentes. A gasolina será adquirida pela compra individual em cada posto sem ser identificado marca origem e local. A determinação do álcool na gasolina será realizada usando-se solução aquosa de NaCl (cloreto de sódio) com uma concentração especificada ao método a ser realizado. A partir disso se evidencia a seguinte problemática: ocorrendo a desconfiança de que os postos de combustíveis de Mirante do ParanapanemaSP estão fornecendo aos consumidores gasolina adulterada. Tendo em foco essa questão declarou-se como objetivo analisar o teor de álcool anidro nas amostras de gasolina coletadas nos postos de combustível, de toda a cidade.

Protocolo: 2318 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 8/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIANA IRIAS LANUTTE PINTO
Professor(es): CESAR VANDERLEI NASCIMENTO

Resumo:
Para a redução de gorduras em produtos cárneos, além da utilização de cortes mais magros, é possível adicionar substituintes de gordura, um deles é o amido. O emprego industrial de amido deve-se ao seu baixo custo, tecnologia conhecida e aceitabilidade por parte dos consumidores. O objetivo desta pesquisa consiste em determinar o teor de amido em salsicha comercializada no município de Presidente Prudente (SP) pelo método espectrofotométrico sugerido por Zenebon, Pascuet e Tiglea (2008). Para tanto, serão adquiridas no comércio local, 4 marcas diferentes de salsicha em 3 repetições do mesmo lote. Os dados serão tabulados e mediante análise de variância (ANOVA) e teste de Tukey (p<0,05) serão comparadas as diversas procedências (marcas) de salsicha quanto ao teor de amido. Além disto, será verificado se os teores de amido encontram-se dentro do limite máximo de 2 estabelecido no Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade do MAPA (BRASIL, 2000).

Protocolo: 2306 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2014 - 10/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR GUILHERME SACCOMANI SERVILHA
PRISCILLA FRANCISCHETTI BREUER
Professor(es): TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
A literatura é concordante sobre a extrema importância da utilização de protetores auriculares, também chamados de atenuadores de som, para se prevenir problemas auditivos em decorrência da exposição prolongada ou, mesmo abruptos, a elevados níveis de pressão sonora. Existem no mercado diversos materiais poliméricos utilizados na confecção destes protetores auditivos, como espumas de poliuretano (PU), poli cloreto de vinila (PVC), etileno acetato de vinila (EVA) entre outros. Cada um proporciona um nível de atenuação diferente do ruído e do som. Tais materiais apresentam características, em alguns aspectos parecidos, em outros completamente diferentes entre si. A maioria não é biodegradável, outros emitem gases poluentes e tóxicos na sua decomposição ou em sua queima e quando descartados inadequadamente. O Brasil tem grande potencial de produção de novos materiais que possam vir a substituir alguns dos materiais hoje existentes, muitos deles causadores de menores impactos ambientais. Diferentemente do processo de obtenção de polímeros sintéticos, os biopolímeros são fabricados pela atuação de enzimas de micro-organismos específicos. O estudo de materiais biopoliméricos tem alta demanda em função da busca de materiais ecologicamente corretos. A cana-de-açúcar, amplamente empregada na agricultura brasileira e o amido e seus derivados têm potencial e chance de entrar no mercado como matéria prima para a fabricação e substituição dos polímeros hoje existentes. Misturas ou blendas poliméricas estão entre estes novos materiais e muitos destes podem ser estudados para a possível fabricação de protetores auriculares eficientes e com menor impacto ambiental. O presente projeto tem como objetivo estudar diferentes materiais poliméricos (sintéticos e naturais) para possível utilização como atenuadores de som e posteriormente fabricação de protetores auriculares. Serão estudados os polímeros PU, EVA, PVC, silicone e derivados de amido. As amostras de polímeros inseridas em tubos ocos, simulando o conduto auditivo externo humano, serão expostas à uma frequência sonora específica de 1KHz (tom médio), obtida por um gerador de som, e após a exposição o som será medido por um decibelímetro. Serão variadas as situações de medidas, com diferentes distâncias de inserção do polímero no tubo de 1 cm de diâmetro, com variação da espessura e do tipo do material. Como referência, será realizada medida inicial do nível de pressão sonora do som gerado sem a inserção dos materiais nas duas extremidades do tubo. Para análise, serão utilizados os testes estatísticos não paramétricos de Wilcoxon, Mann-Whitney e Kruskall- Wallis em função da natureza das informações.

Protocolo: 2281 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS ROGERIO RODRIGUES DA SILVA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARIA CRISTINA ALVES CORAZZA
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
As indústrias frigoríficas produzem resíduos líquidos com grande potencial poluidor, em função da grande quantidade de carga orgânica, sólidos em suspensão e nutrientes, necessitando, portanto, de um tratamento eficaz para a redução destes resíduos. O tema foi determinado pela forte expansão das atividades frigoríficas na região fazendo com que aumente a quantidade dos resíduos líquidos gerados. Estes resíduos ou efluentes podem contribuir diretamente no índice de poluição das águas dos rios receptores, fazendo com que os órgãos de monitoramento e fiscalização como, por exemplo, a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental- CETESB no estado de São Paulo passassem a controlar esse tipo de poluição. O sistema de tratamento utilizado pela empresa dessa natureza, portanto, deve apresentar-se condizente com os padrões estabelecidos pelas legislações vigentes. Senso assim, o presente estudo propõe avaliar a eficiência do sistema de lagoas de estabilização utilizadas para o tratamento dos efluentes líquidos gerados em grande quantidade e representam um sério problema pelo alto teor de matéria orgânica necessitando, portanto de um tratamento eficaz para redução da mesma. A eficiência desse tratamento será analisada conforme a legislação ordena, por meio de analises físico-químicas; como: Demanda bioquímica de oxigênio (DBO), Demanda química de oxigênio (DQO), Nitrogênio, Fosforo e pH observando se esse tratamento empregado pela empresa atingi a eficiência de remoção estabelecida pela legislação.

Protocolo: 2285 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WASHINGTON FERNANDO RODRIGUES DO VALE
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
O chumbo (Pb) é um metal considerado na atualidade como um dos poluentes mais perigosos, devido ao seu alto potencial tóxico. É encontrado no solo por consequência das atividades antropogênicas, e é liberado na atmosfera em forma de micro e macro partículas, sendo que essa última se deposita com rapidez no solo. Uma das maneiras de recuperar esse solo contaminado por chumbo é a fitorremediação, uma biotecnologia que utiliza um sistema vegetativo fotossintetizante e sua microbiota para desintoxicar áreas degradadas e poluídas. No processo de fitorremediação a vegetação a ser utilizada deve tolerar o contaminante e não anular essa toxicidade. O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil e apresenta comunidades vegetais que possuem características favoráveis para a utilização no processo de fitorremediação, como crescimento rápido, elevada produção de biomassa, competitividade, vigor e tolerância à poluição. A espécie Qualea grandiflora Mart. é uma das espécies acumuladoras mais abundante do Cerrado, é amplamente dispersa em todas as fitofisionomias do Cerrado do Brasil central. Este estudo tem como objetivo avaliar os efeitos do solo contaminado por chumbo (Pb) na morfologia e fisiologia em plântulas de Q. grandiflora e determinar a concentração desse metal em diferentes partes da planta. As plantas serão cultivadas em casa de vegetação por 120 dias, sob sete tratamento, controle e com adição de (Pb(NO3)2), 18.8, 75, 150, 300, 600, 1.200 mg kg-1. Serão mensurados os parâmetros (1) anatômicos como espessura da epiderme adaxial e abaxial, parênquima paliçádico e esponjoso, e na nervura central serão mensurados o número de elementos condutores e diâmetro do xilema, densidade de venação e estomática, (2) morfológicos (área foliar específica), altura, número de folhas, (3) fisiológicos, taxa de assimilação de CO2, condutância estomática, concentração intercelular de CO2, eficiência quântica potencial e efetiva do FSII, coeficiente de extinção não-fotoquímico da fluorescência e a taxa de transporte de elétrons e (4) amostras do solo e do tecido vegetal serão coletadas para a quantificação das massas das matérias secas da parte área e das raízes e para a determinação do acúmulo de chumbo nos tecidos vegetais. Os resultados de cada parâmetro serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA, p = 0,05), e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5 de probabilidade.

Protocolo: 2222 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 8/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CAROLINE DE SOUZA ARAUJO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
WILLYAM DE LIMA VIEIRA

Resumo:
Neste Projeto de Pesquisa em nível de mestrado objetivamos realizar um estudo que enfoque a fabricação e caracterização estrutural de tijolos ecológicos utilizando o solo local, os materiais provenientes dos resíduos sólidos urbanos coletados da construção civil e da coleta seletiva da COOPERLIX como aglomerantes; e o resíduo das destilarias de álcool da região, o vinhoto, como aditivo, visando aplicação em habitação sustentável, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento tecnológico sustentável da região. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica, colóquios com o orientador, trabalhos de campo; experimentos com o solo local; realização de diagnóstico da situação dos resíduos sólidos coletados, no que diz respeito à variedade; analises das hipóteses de misturas quanto à proporção de aglomerante/aditivo para a produção do adobe; realização de ensaios de retração, resistência à compressão, isolamento térmico e acústico. Os dados e informações serão analisados e sistematizados para compor a dissertação de mestrado da candidata. Os resultados serão disponibilizados à comunidade científica e acadêmica bem como ao Poder Público Municipal e à comunidade civil visando conscientizar sobre a questão dos resíduos sólidos urbanos e as possibilidades de minimizar seus impactos ambientais através da aplicação dos mesmos na construção civil.

Protocolo: 2189 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2014 - 7/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
Professor(es): REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A política ambiental tem ficado cada vez mais rígida, estabelecendo padrões de emissão para os poluentes contidos em efluentes industriais lançados em corpos de água. Levando em consideração o fator de tratamento e reutilização da água contaminada por esses compostos industriais, será feita uma análise da eficiência de remoção de alguns metais potencialmente tóxicos, chumbo (II) e crômio (III), utilizando zeólita sintética. Tendo em mente a utilização dos processos de adsorção e troca iônica (principais características das zeólitas), serão realizados estudos da variação da concentração dos metais antes, durante e ao término do tratamento zeolítico. Os experimentos serão realizados nos laboratórios do campus II da Universidade do Oeste PaulistaUNOESTE. Inicialmente será feita uma lavagem e secagem da zeólita para remoção de possíveis contaminantes e liberação dos poros para uma melhor adsorção dos metais. Serão preparados soluções de concentração conhecida dos metais, variando de 10 a 500 mg/L. Os ensaios serão realizados de forma simples, onde será adicionado certa quantidade de adsorvente as amostras e o sistema ficará sobre uma mesa agitadora magnética onde serão coletadas alíquotas do sobrenadante em intervalos de tempo pré-determinados para a determinação capacidade de adsorção da zeólita sobre o metal analisado. As concentrações de chumbo (II) serão estabelecidas através do processo de emissão atômica e o crômio (III) será determinado por meio de espectrofotometria de absorção. Através dos valores obtidos da variação das concentrações, serão feitos cálculos para demonstrar a eficiência do tratamento e a construção de isotermas de adsorção da zeólita em relação ao metal analisado.

Protocolo: 2215 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZ HENRIQUE OLIVEIRA DA CRUZ
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
O desenvolvimento tecnológico trouxe consigo um aumento na demanda por pilhas de uso doméstico, o que acarreta ao final, em um grande número de pilhas descartadas de forma inadequada. Isto causa danos não somente ao ambiente, mas, em longo prazo, riscos irreversíveis á saúde humana, devido à contaminação por metais que as constituem. Esta contaminação se dá através da lixiviação do solo contaminado por metais potencialmente tóxico como mercúrio e chumbo, por exemplo. É necessário que haja uma maior conscientização por parte da população quanto à importância de um descarte de forma correta deste tipo de material. A maior preocupação é quanto à questão ambiental, no entanto, a reciclagem de pilhas domésticas não deixa de ser economicamente interessante para as empresas, uma vez que seus componentes podem ser reutilizados em indústrias químicas, para fabricação de tintas, cerâmicas, cimento ou até mesmo para a fabricação de novas pilhas. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar a recuperação dos metais que constituem as pilhas, e propor o reuso dos mesmos na indústria da construção civil. Para a recuperação dos metais, será realizada a separação de todos os componentes da pilha, e em seguida, a recuperação quantitativa de metais, como o zinco (à sua forma de metal puro), e o manganês (utilizado como matriz de cimento).

Protocolo: 2219 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA DE SOUZA CHAVES
JESSICA FERNANDA RODRIGUES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
O rápido desenvolvimento industrial gera graves consequências ao ambiente, tornando cada vez mais escassos os ecossistemas livres de contaminação. Esses resíduos estão sendo descartados de maneira inadequada em lixões e corpos d´água, tornando a água imprópria para o consumo humano, já que destes mananciais são captadas as águas que abastecem as cidades. Um setor que está gerando grandes quantidades de resíduos tóxicos são as indústrias coureiras, pois o tratamento de couro é dividido em três etapas, onde são utilizados diversos tipos de produtos químicos, como sulfetos, sulfatos, cloretos, amônio, ácido clorídrico, sulfúrico, fungicidas, tintas, solventes como acetona, acetatos de etila, fungicidas, e o crômio utilizado para dar estabilidade ao couro. O crômio no seu estado de oxidação trivalente é estável no solo e essencial para o homem, pois a ausência na dieta pode levar a doenças cardiovasculares e a diabetes. Já o crômio hexavalente é prejudicial ao solo, trazendo consequências para o desenvolvimento das plantas, alterando o seu DNA e dificultando o consumo de nutrientes como N, K, Ca. Para o homem pode acarretar varias doenças já que é mutagênico e cancerígeno. Neste estudo, será avaliado o sedimento e a água do Córrego do Veado em Presidente Prudente- SP. A concentração de crômio total será determinada por espectrometria de absorção atômica em chama e os resultados serão comparados com os valores orientadores da CETESB.

Protocolo: 2220 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 6/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BEATRIS CORDEIRO GONCALVES
Professor(es): VINICIUS MARQUES GOMES

Resumo:
De suma importância para o desenvolvimento e manutenção do organismo, o leite está presente na dieta de grande parte da população, seja de forma direta ou indireta. Esse alimento contribui com grande parte dos nutrientes necessários à nossa saúde, dentre os macroelementos que o compõe, tem-se como destaque o cálcio, um mineral que está presente no leite em alta concentração. O cálcio auxilia na formação dos dentes e fortalecimento dos ossos, entre outros benefícios. A tecnologia UHT, (Ultra High Temperature), chegou ao Brasil em 1972, no auge do leite pasteurizado, trazendo assim a concorrência entre o leite de caixinha e de saquinho, como é conhecido pela população. Nessa disputa, com o passar dos anos o leite longa vida vai tomando o espaço do concorrente e ganhando os lares brasileiros. As empresas que o comercializa têm como obrigação colocar a quantia de cálcio presente no leite na embalagem do mesmo. Sabe-se que, embora haja análises frequentes do leite, desde sua chegada até seu embasamento, podem acontecer erros nas mesmas, tornando, portanto, necessária a análise deste macroelemento tão importante, e a comparação das concentrações encontradas em leites UHT de marcas diferentes.

Protocolo: 2146 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ADRIANE AZEVEDO DE JESUS
HEMILY GUARDACIONE RATIS
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
Os nitratos e nitritos são aditivos que estão presentes em diferentes tipos de alimentos processados, com a finalidade de conservação contra a proliferação de microrganismos. Os embutidos são alimentos que contém nitratos e nitritos, que são adicionados segundo a legislação da ANVISA (portaria 1004/1998). Apesar dos efeitos benéficos destes aditivos sobre os alimentos industrializados, podem desencadear problemas à saúde humana, quando seu consumo é excessivo, devido à toxicidade ao organismo. A interação destes aditivos com aminas secundárias e terciárias, presentes nos alimentos produzem N-nitrosaminas, que são compostos potencialmente cancerígenos. O objetivo desse trabalho será determinar a presença e concentração de nitrito e nitrato em amostras de produtos alimentícios comercializados em supermercados populares. Determinar os teores de nitrato e nitrito encontrados nas amostras e compará-los com os valores máximos permitidos pela portaria da ANVISA. O método utilizado será por espectrofotometria, na região do visível segundo metodologia preconizada pelo Instituto Adolfo Lutz, que envolve duas fases, sendo a primeira na extração do analito e a segunda sua quantificação. Os resultados laboratoriais serão analisados por meio de análise de variância (ANOVA).

Protocolo: 2095 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2014 - 1/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GIOVANA CRISTINA PEREIRA
VANESSA SILVA DA CRUZ
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO

Resumo:
O impacto ambiental causado pelo desenvolvimento humano deve ser entendido como o efeito significativo no meio. É o desequilíbrio provocado por um choque, um "trauma ecológico", resultante da ação do homem sobre o ambiente. O problema de impacto ambiental dos resíduos sólidos gerados pelo consumo é de responsabilidade de todo o cidadão. O respeito à legislação e à proteção do meio ambiente faz parte do processo de gestão ambiental em benefício da sociedade e das futuras gerações. Neste contexto deve-se buscar alternativas de resolução e/ou minimização deste problema. Neste projeto em nível de iniciação científica pretende-se investigar três proporções viáveis de aditivo/aglomerante visando à fabricação de um tijolo ecológico do tipo adobe. Como agente aglomerante pretende-se utilizar o solo local, o reboco oriundo de restos da construção civil e a garrafa pet e o isopor ambos provenientes da coleta seletiva da COOPERLIX. Como aditivo será utilizado o vinhoto que é um resíduo das usinas de açúcar e álcool da região. Além da revisão bibliográfica que acompanhará todo o desenvolvimento deste projeto, destaca-se a metodologia a ser empregada para o estudo das proporções dos materiais que integram o bloco ecológico. Os materiais sólidos serão particulados e mesclados ao vinhoto em diferentes proporções. A produção do adobe se dará através da elaboração de corpos de prova prensados em uma prensa hidráulica e em seguida secados ao sol. A avaliação das proporções empregadas na fabricação do adobe bem como os parâmetros utilizados na prensagem e o tempo e a temperatura de secagem ao sol se dará através dos resultados apresentados pelas medidas mecânicas destes materiais. Espera-se que os resultados apresentados após a implementação deste projeto sirvam de auxílio para outras pesquisas subsequentes e que tais resultados possam contribuir para um desenvolvimento sustentável Os resultados serão disponibilizados a Universidade do Oeste Paulista, buscando soluções para o acúmulo dos resíduos sólidos na área urbana das cidades e também para a conscientização ambiental da população, visando melhorias na qualidade de vida.

Protocolo: 2063 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2014 - 7/2015 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JADER GEA GARCIA
Professor(es): MARIA EUNICE CARVALHO TOSELLO
REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
Com a revolução industrial pode-se perceber o crescimento desenfreado do consumismo, a partir deste crescimento surgiu uma grande quantidade de materiais que são descartados após ou até mesmo sem o uso, esses materiais descartados são denominados resíduos, o aumento na quantidade de resíduos gerados atualmente tem gerado um grande problema, pois muitas vezes são descartados de forma inadequada contribuindo para o aumento do aquecimento global e também prejudicando a saúde do ser humano, tendo em vista este problema tem sido alvo de muita preocupação os resíduos gerados a partir dos serviços realizados na área da saúde, isso se da devido ao seu alto grau de risco, a partir disto órgãos brasileiros como o Conselho Nacional do Meio Ambiente e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária desenvolveram normas para que fosse possível o tratamento correto destes tipos de resíduos, com base nessas normas tem sido possível elaborar planos de gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde tanto internos como externos. Porém é importante ter conhecimento de que tais normas tratam dos resíduos de serviços de saúde de uma forma generalizada, o objetivo deste trabalho será analisar o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde em um laboratório de patologia clinica veterinária em Presidente Prudente-SP. Serão coletados dados de observação direta intensiva que envolve a observação dos fatos. E os resultados obtidos poderão contribuir para adequação do programa de gerenciamento do laboratório objeto do estudo.

Protocolo: 2223 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2014 - 12/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUANA ALVES LOURENCO
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
A cada dia que passa, a população se preocupa mais com sua saúde e busca melhorá-la através da alimentação. Para isso, é importante que haja o equilíbrio entre os nutrientes, ingerindo de forma variada as frutas, verduras e legumes. Sendo assim, para facilitar as preparações, existem os alimentos minimamente processados, mas como todo alimento, podem afetar a saúde se forem mal manipulados. Este estudo tem como objetivo fazer uma avaliação parasitológica e microbiológica dos minimamente processados crus no município de Presidente Prudente. Os microrganismos pesquisados serão enterobactérias, como Salmonela sp e E. coli. As análises de Coliformes a 35ºC e de Coliformes a 45°C/g e E. coli, Bolores e Leveduras e Salmonella sp/25g, serão realizadas segundo Silva, Silveira e Junqueira (1997). Serão utilizados os métodos de Faust e Hoffman segundo Vallada (1988) mediante análise do sedimento obtido após lavagem das amostras em solução de detergente neutro (0,5) recém-preparada em solução fisiológica a 0,9 de acordo com Oliveira e Germano (apud SILVA, 2006, p. 35).

Protocolo: 2045 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2014 - 3/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAREN NATSUMI TOGAWA
MARCELA DE ANDRADE BERNAL FAGIANI
PEDRO HENRIQUE NAHAS CHAGAS
FERNANDA LELI DILLIO
Professor(es): MARIA APARECIDA DA SILVA
NAIR TOSHIKO TASHIMA
TELMA REGINATO MARTINS

Resumo:
Embora o controle químico de pragas tenha reduzido o índice de doenças para homens e animais e incrementado a produção agrícola, agentes químicos podem permanecer ativos no meio ambiente por longos períodos, afetando os ecossistemas. Os efeitos desses agentes ao longo do tempo representam um grande risco para a saúde pública, sendo necessários o monitoramento e a vigilância desses produtos em águas, solos, alimentos e ar. A infertilidade e outros problemas relacionados ao sistema reprodutor masculino por estar associado à contaminação crônica por organoclorados, que embora o seu uso esteja proibido no território brasileiro, ainda sofremos os impactos causados pela utilização exagerada desse pesticida nas últimas décadas. Acredita-se que as moléculas dos organoclorados interajam com a estrutura dos espermatozoides humanos, modificando-os quimicamente, fato este, gerador de anomalias no sistema reprodutor masculino. O presente projeto visa identificar as alterações químicas de esperma humano exposto ao metolacloro por meio de Espectroscopia de Espalhamento Raman. Sendo assim, amostras de esperma humano expostas ao metolacloro in vitro e amostras controle (não expostas) serão caracterizadas espectrometricamente e através de seus espectros vibracionais será possível verificar alterações químicas ocorridas pela exposição.

Protocolo: 2006 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 10/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FERNANDA SANCHES RODRIGUES
GUILHERME RODRIGUES FIGUEIREDO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
A utilização desenfreada de agrotóxicos está contribuindo com o agravamento da poluição ambiental, pois na maioria das vezes a forma de aplicação desses produtos facilita a contaminação de solos e recursos hídricos, afetando espécies aquáticas e terrestres, podendo ainda interferir na saúde das pessoas que estão envolvidas diretamente e indiretamente com a aplicação. Considerando a extensa área ocupada por cana-de-açúcar na Região do Oeste Paulista, e também a quantidade significativa de herbicidas utilizados para eliminação de plantas daninhas na produção desta cultura, este estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que visa à avaliação de parâmetros de qualidade espermática humana e da interação espermatozóide-herbicida, por meio de Espectroscopia de Espalhamento Raman, após a exposição in vitro à diferentes concentrações de atrazina e 2,4-D. Serão selecionadas amostras de acordo com os parâmetros normais de testes que avaliam a qualidade espermática como liquefação, viscosidade, aparência, volume, pH, concentração de espermatozóides, morfologia e motilidade. Estas amostras serão expostas aos herbicidas de estudo, variando o tempo e a concentração, e serão feitas novamente análise da motilidade e outro parâmetro que será de vitalidade, analisando as interferências. Desta forma então será estipulado um tempo e uma concentração, para o estudo por Espalhamento Raman que caracterizará as possíveis interações químicas que estes herbicidas podem causar a nível molecular em espermatozóide humano.

Protocolo: 1843 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 2/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LEON FERREIRA MARQUES MILANI
VIVIANE RIBAS PEREIRA
TAMIRIS GARBIATTI DE OLIVEIRA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
O presente trabalho tem objetivo delimitar a potencialidade do uso do solo para auxiliar no planejamento da exploração dos recursos naturais da bacia do córrego do Limoeiro, situada nos município de Presidente Prudente e Alvares Machado. Aplicar-se-à uma metodologia de análise empírica da fragilidade ambiental, através da elaboração de Inventário e Diagnóstico Ambiental, mapeando as características físicas e de uso da terra, empregando programas especializados. Pretende-se discutir os limites da potencialidade de uso do solo verificando se bacia está protegida da erosão, quais os fatores e as condições atuais e avaliar a qualidade sanitária da Bacia

Protocolo: 1820 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): ANDRE TURIN SANTANA
MURILO MENDES DE ANGELO
ANDERSON MURILO DE LIMA
TAMIRIS GARBIATTI DE OLIVEIRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA
MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARCOS NORBERTO BOIN
MILENA PINOTTI SEGATO
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
A agricultura, na região do Pontal do Paranapanema, é uma das principais fontes de emprego e de renda, tendo como destaque o cultivo da cana de açúcar, que desde as últimas décadas se tornou a cultura dominante nas áreas rurais. Entretanto, juntamente com a expansão da área cultivada tem ocorrido um aumento substancial na utilização de herbicidas nestas plantações, já que com o desenvolvimento tecnológico novas formulações químicas foram criadas para estes fins específicos. Dentre os mais variados herbicidas existentes no mercado nacional, o glifosato, Roundup®, aparece com grande relevância nos dias atuais, pois é considerado de amplo espectro e bastante eficiente, porém a sua utilização também acaba gerando impactos ambientais indesejados, como a alteração na microbiota do solo e raiz pivotante. Em face destes problemas, este estudo pretende observar como ocorre a degradação do glifosato em um reator biológico sob condições anóxicas, utilizando como meio de suporte polímeros hidroabsorventes, também muito utilizado nas plantações da região. O objetivo central é de se avaliar a eficiência de tratamento no reator biológico em diferentes concentrações do herbicida e os efeitos causados na microbiota do solo. Para este fim será construído um reator de PVC (cloreto de polivinila) com uma altura de 0,50 m que deverá atuar de forma desnitrificante em todo o seu comprimento. As determinações das concentrações de glifosato serão obtidas por ensaios espectrofotométricos, seguidas de tratamento estatístico e confecção de gráficos e tabelas.

Protocolo: 1787 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2014 - 1/2015 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): THOMAS YUZO TUKAMOTO
CAIQUE JOSE MENDES DE ANGELO
VITOR GUILHERME SACCOMANI SERVILHA
MURILO MENDES DE ANGELO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
O Brasil alcançou em 2009 o primeiro lugar no ranking mundial de consumo de agrotóxicos, embora não seja o principal produtor agrícola mundial. Algumas publicações relatam que no Brasil trabalhadores expostos a agrotóxicos, apresentam alta incidência de neuropatias periféricas e também a presença de perdas auditivas do tipo neurossensorial de grau leve a moderado. Com apenas dias de exposição, pode-se apresentar perda auditiva, variando o grau de leve a profunda. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo fazer uma descrição do perfil audiométrico do morador e do trabalhador da região agrícola alocado na região do pontal do Paranapanema, para verificar a influência dos agrotóxicos sobre a audição e discutir a necessidade de programas preventivos destinados a essa população. Serão selecionados 06 municípios para o desenvolvimento da pesquisa, levando-se em consideração os municípios que utilizam agrotóxicos em maior escala. A coleta dos dados ocorrerá com a aplicação de audiometria tonal liminar completa, compreendendo pesquisa de limiares auditivos por via aérea, via óssea, logoaudiometria e Imitanciometria. Na pesquisa por via aérea serão investigadas as freqüências de 250 a 12KHz, caracterizando estudo de alta freqüência. Alem da aplicação de um questionário com perguntas fechadas. Ao final da coleta de dados, os sujeitos da pesquisa receberão orientações sobre conservação auditiva, bem como questões ergonômicas e o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e a partir desse momento será realizada uma análise estatística qualitativa nominal e quantitativa descritiva dos dados.

Protocolo: 1799 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 11/2014 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JAMILE SILVEIRA TOMIAZZI
MEIRE APARECIDA JUDAI BARRETTO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES

Resumo:
O consumo de água de qualidade é muito importante para o equilíbrio da saúde. Sendo assim é necessário ter certeza de que a água ao ser utilizada obedece ao padrão de potabilidade para consumo humano. Dessa forma este trabalho pretende avaliar o teor de cloro residual e flúor em amostras de água de abastecimento público de Bastos - SP. Estes dois parâmetros são considerados muito importantes e são objetos de estudos semelhantes de outros autores em outras regiões do Brasil. Serão coletadas quinze amostras de água na cidade, priorizando locais de uso coletivo como escolas e também os bairros mais afastados, que consequentemente são locais onde a população vive sob condições mais precárias. Os métodos de análise seguirão as normas internacionais, de acordo com a Associação de Saúde Pública Americana (APHA), referência mundial no assunto. Com os dados obtidos será possível comparar os resultados obtidos com os valores divulgados pela Sabesp, empresa responsável pelo tratamento da água na cidade, e com a legislação brasileira sobre o assunto, possibilitando avaliar a qualidade da água distribuída e se o tratamento realizado está adequado.

Protocolo: 1762 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 7/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCOS PIRES MEDEIROS
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
O cuidado com o cabelo sempre foi uma preocupação para mulheres e homens modernos. À tempos a forma e a apresentação do cabelo indicava o status das pessoas como, por exemplo, se eram serviçais, aristocratas, rei ou plebe; porém hoje, os mesmos cabelos podem indicar o estado de saúde do individuo, seu nível de cuidado pessoal além de autoestima e aspirações individuais de elegância. A busca pelo cabelo ideal, sem volume, brilhante, forte e com vida, ultrapassa qualquer barreira. É nessa procura pelo cabelo considerado perfeito que entra um item fundamental, do qual poucas pessoas se importam: os riscos que os produtos químicos podem causar a quem os utiliza para conseguir essa utopia. Existe no mercado uma gama de opções quando falamos de cabelo. A utilização da química também pode ser benéfica desde que utilizada de forma correta. Os perigos dos tratamentos estéticos não são conhecidos por todos. Dúvidas quanto à ação dos cosméticos sobre a saúde do corpo e dos cabelos estão mais presentes que nunca nas consultas ao dermatologista. Poucas pessoas sabem realmente o que acontece na fibra, no couro cabeludo e na saúde dos fios quando determinados produtos entram em contato com os mesmos. Este projeto de pesquisa visa investigar a presença e quantidade de formaldeído em produtos para alisamento capilar, bem como relacionar a presença e quantidade do formaldeído com a ocorrência de irritações, alergias e mal estar em pessoas que utilizam este tipo de tratamento. A relação será feita a partir de análises químicas e um questionário aplicado aos usuários após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. As amostras serão coletadas em salões de cabelereiros que fazem tratamentos capilares a base de formaldeído na cidade de Iacri, SP e serão analisadas pelo método de identificação e doseamento de formaldeído livre e doseamento global do formaldeído por colorimetria com acetilacetona de acordo com o Guia de Controle de Qualidade de Produtos Cosmético publicado pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Protocolo: 1761 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WELLER JEAN BERGAMO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES

Resumo:
A necessidade de proteger a pele contra os males causados pelo sol sempre foi uma preocupação desde a antiguidade, civilizações gregas e egípcias já usavam roupas de algodão, chapéus, luvas e sombrinhas e os povos tibetanos cobriam o corpo com folhagem de ervas, para proteger a pele do sol. Com a evolução da humanidade surgiram os protetores solares, também chamados de fotoprotetores. Neste sentido, e com o objetivo de oferecer preparações com maior eficácia, ou seja, produtos com melhor eficiência em proteção, maior estabilidade química e que seja acessível à população, o mercado tem exigido dos formuladores grande aperfeiçoamento técnico e dos fabricantes de matéria-prima, pesquisa e desenvolvimento de novos filtros solares. Atualmente, o filtro solar tornou-se um recurso indispensável na prevenção do câncer de pele. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o fator de proteção solar em loções cremosas. Para isso, serão selecionadas para as análises três marcas de protetores solares consideradas como as mais consumidas pela população brasileira, todas com registro no Ministério da Saúde. Dentre as marcas selecionadas, serão analisadas amostras de FPS 15, 30 e 60. As amostras serão analisadas, em triplicata, em espectrofotômetro de absorção molecular, aplicando-se a metodologia de Mansur, cujas leituras de absorbância serão registradas na faixa de 290 a 390 nm em intervalos de 5 nm. Os resultado serão expostos em tabelas, analisados estatisticamente por ANOVA, e comparados com os rótulos das verificação de conformidade.

Protocolo: 1745 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 6/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUANA CAROLINA MALDONADO DE LUNA
MIRIAN SOUZA
Professor(es): MARCOS ALBERTO ZOCOLER

Resumo:
Cachaça é uma bebida produzida no Brasil. Sua produção pode ser industrial ou artesanal. O modo de fabricação (industrial ou artesanal) está diferenciado na escala e equipamentos disponíveis, assim como o controle do produto final. Durante o processo de fermentação, para obtenção da bebida, são formados outros tipos de álcoois sendo eles desejáveis ou não. Dentre os álcoois indesejáveis está o metanol. Trata-se de um álcool de baixo peso molecular responsável por intoxicações agudas, através de inalação, absorção pela pele e ingestão onde na maioria dos casos já existentes mesmo em que doses menores do que o permitido ocorreu cegueira e em alguns casos evoluem levando a óbito. O objetivo desta pesquisa será identificar e quantificar o metanol em cachaças brasileiras de diferentes origens por meio de método cromatográfico e comparar os resultados com a legislação brasileira, já que a cachaça hoje é a segunda bebida alcóolica mais consumida no Brasil. O método utilizado será cromatografia gasosa e a técnica será headspace. Os resultados serão analisados por meio de análise estatística descritiva.

Protocolo: 1725 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 1/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AMANDIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR
DANIEL ANGELO MACENA
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO

Resumo:
Os aços inoxidáveis, nas últimas décadas, vem ganhando uma grande utilidade em virtude de suas características de excelente resistência à corrosão, resistência mecânica elevada, boa conformação mecânica, facilidade de reciclagem, versatilidade, forte apelo estético, higiene/assepsia, facilidade de limpeza e longo ciclo de vida. Devido a essas propriedades os estudos envolvendo os aços inoxidáveis são frequentes, afim de aperfeiçoar aplicações específicas, adequar novas aplicações, inibir processos de corrosão e, consequentemente, diminuir custos de produção e reposição de peças. As mais variadas formas de utilização dos aços inoxidáveis os expõem a diversas situações de temperatura, pressão e contato com as mais variadas substâncias. Desta forma a corrosão ocorre mesmo eles apresentando uma boa resistência. Este trabalho tem como objetivo estudar o efeito inibidor do benzotriazol (BTAH) e o nitrato de sódio (NaNO3) na corrosão do aço em diferentes concentrações e temperaturas. Para o desenvolvimento do projeto serão utilizadas como técnicas eletroanalíticas: impedância eletroquímica, potencial de circuito aberto, curva de polarização e análise óptica.

Protocolo: 1754 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIS FERNANDO DOS SANTOS
JAQUELINE NASCIMENTO DA SILVA
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES

Resumo:
As bactérias podem ser encontradas em toda parte, na água, no ar, no solo e inclusive em objetos inanimados. Esses microrganismos podem causar variados tipos de doenças, que vão desde infecções superficiais até infecções mais graves como osteomielite. A contaminação por microrganismos patogênicos pode ser relacionada ao contato com superfícies inanimadas como os vasos sanitários, por exemplo. Os agentes antimicrobianos atuam de varias maneiras para inibir ou matar o crescimento dos microrganismos, dividindo-se em duas classes, os agentes físicos e agentes químicos. O presente projeto terá como objetivo avaliar a atividade bactericida de alguns desinfetantes comerciais, comparando a concentração dos princípios ativos e verificar se a ação continua mesmo após a abertura da embalagem.

Protocolo: 1569 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VALERIA ESMENIO DA SILVA
AMANDA BORGES COLLETE
Professor(es): MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES

Resumo:
O setor sucroalcooleiro é de grande importância econômica, social e ambiental, principalmente na Região Oeste do estado de São Paulo. Dentre as atividades desenvolvidas pelo setor, a produção do açúcar merece destaque devido à demanda desse produto no mercado nacional e internacional. No entanto, para sua obtenção, dentro dos padrões de qualidade, faz-se necessário clarificar o caldo de cana-de- açúcar. O processo de clarificação tradicional utilizado pelas agroindústrias sucroalcooleiras é caracterizado por uma etapa conhecida por sulfitação, onde ocorre a introdução do enxofre na forma de dióxido de enxofre (SO2), sendo este um insumo que libera resíduos prejudiciais à saúde do ser humano e ao meio ambiente. Desta forma, com o intuito de produzir um açúcar de boa qualidade e livre de resíduos tóxicos diferentes pesquisas tem sido realizadas com o intuito de substituir o dióxido de enxofre por outros produtos menos agressivos porém que sejam viáveis do ponto de vista técnico e econômico. Pelo exposto, o presente trabalho, tem por objetivo apresentar uma alternativa tecnicamente viável à substituição do enxofre no processo de clarificação do caldo, com a adição de taninos extraídos das folhas, caule e coração da bananeira, visando minimizar os resíduos e emissões gerados, dando alternativa a produtos orgânicos nos processos para a produção do açúcar.

Protocolo: 1583 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 11/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCELO DE OLIVEIRA SOUZA
ALINE DE FRANCA TEIXEIRA
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
A indústria de cosméticos vem crescendo e revolucionando o mercado brasileiro, lançando vários produtos para modificar os cabelos. Porém alguns desses produtos contêm concentrações elevadas de substâncias que causam problemas à saúde, ao cabelo e são proibidas pela ANVISA, como o glutaraldeído usando como conservante em cosméticos e clandestinamente, como alisante. A concentração máxima de glutaraldeído permitida pela ANVISA é de 0,1, portanto concentrações acima desta, e seu uso indevido como alisante, causa sérios danos tanto ao usuário que como ao profissional que aplica o produto. Em vista disto, o presente estudo tem como objetivo determinar presença de glutaraldeído e sua concentração em produtos para alisamento capilar. A determinação do glutaraldeído será realizada pelo método de volumetria (titulação potenciométrica), a partir do qual serão analisadas amostras de produtos para alisamento capilar de diferentes salões de beleza. As amostras serão coletadas em salões localizados em um município do interior do estado de São Paulo. Os resultados serão analisados por meio de análise de variância ANOVA.

Protocolo: 1637 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 1/2014 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SAMANTHA CARVALHO
JESSICA CRISTINA SOARES CENTURIAO
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO

Resumo:
O café é um produto mundialmente famoso, consumido por milhões de pessoas, tornando-se um dos mais importantes produtos de exportação no Brasil, o que levou a um movimento constantemente a economia do país. Para que a planta cafeeira gere bons frutos e consequentemente bons lucros, é necessário que a planta tenha a sua disposição os nutrientes que necessita para seu desenvolvimento, nutrientes estes que dificilmente estão em quantidade necessária presentes no solo. Para oferecer os nutrientes as plantas são utilizados fertilizantes inorgânicos, que oferecem a quantidade de nutriente adequada para a sobrevivência das plantas, mas apenas uma parte dos nutrientes são absorvidos, outra parte fica retida no solo. Quando o fertilizante sintético fica retido no solo, com o passar dos tempos haverá o acumulo desses sais, provocando erosões e o processo de salinização. Os fertilizantes orgânicos possuem características diferentes não geram resíduos no solo. A palha do café é um fertilizante orgânico de baixo custo, que possui características favoráveis, como por exemplo, faz com que o solo permaneça úmido por mais tempo e provem nutrientes que auxiliam na adubação do solo sem gerar resíduos. Pelo exposto, este trabalho tem como objetivo estudar a eficiência da palha do café como adubo da agricultura cafeeira com o intuito de aproveitar a palha do café, diminuir a poluição do solo causada pelos fertilizantes inorgânicos e diminuir os gastos sem diminuir a qualidade do produto. Por meio de analises físico-químicas será quantificado os nutrientes presentes no solo, palha do café e planta, comparando os resultados por meio de tabelas e então poderá ser verificado se a palha do café é um adubo eficiente ou não.

Protocolo: 1736 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AIRISON WILIAN DE ANGELI
JESSICA TAEKO SANCHES KOHARA
Professor(es): MILENA PINOTTI SEGATO

Resumo:
Atualmente, existe uma grande preocupação com a qualidade da água, pois é do conhecimento geral que muitos rios, lagos e outras fontes de recursos hídricos encontram-se em processo de degradação, com altos índices de substâncias orgânicas e inorgânicas muito prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A poluição das águas pode ser resultado de várias atividades, tais como domésticas, industriais e agrícolas. Desta forma, é de grande utilidade dispor de indicadores adequados para averiguar possíveis fontes de contaminação. Um potencial indicador de contaminação antrópica é a cafeína, uma substância amplamente consumida pela população. A cafeína é amplamente utilizada na composição de medicamentos e está presente em varias bebidas e alimentos frequentemente utilizados na dieta humana, como refrigerantes, chá, chocolate, café e outros. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é investigar a presença de esgoto doméstico, por meio da determinação de cafeína, na água do rio Paraná, localizado no município de Presidente Epitácio/SP. Para isso, serão coletadas amostras de água em diferentes pontos do rio, que serão extraídas e pré-concentradas por meio de extração em fase sólida, e a concentração de cafeína será determinada por espectrofotometria de absorção na região do ultravioleta-visível.

Protocolo: 1572 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 11/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUIZA APARECIDA CONCEICAO DE SOUZA
EWERTON DOS SANTOS CAVALCANTE
Professor(es): MILENA PINOTTI SEGATO

Resumo:
A estética dos cabelos é uma constante preocupação, pois a forma e a cor indicam as características individuais. São muitos os produtos vendidos para os salões de beleza que contém formaldeído, em sua composição e que são utilizados como alisantes capilares de maneira deliberada, o que pode caracterizar utilização imprópria da substância. Esta utilização se tornou frequente, pois torna o processo mais barato, mais rápido, deixa os fios com um brilho intenso e forma um filme endurecedor ao longo do fio que o impermeabiliza, mantendo-o rígido e liso. A legislação sanitária da ANVISA não permite a utilização de formaldeído como alisante, considerando a prática de adição desta substância ao alisantes capilares como infração sanitária considerada de risco à saúde e crime hediondo pela legislação brasileira. O uso indevido do formol como alisante capilar pode causar danos aos usuários e aos profissionais que fazem a utilização e manipulação desta substância. Os objetivos desse trabalho serão determinar a quantidade de formaldeído e produtos alisantes de cabelo de diferentes marcas e salões da cidade de Presidente Prudente. As amostras serão analisadas por meio de colorimetria com acetilacetona, onde o formaldeído reage com acetilacetona em presença do acetato de amônio para formar a 3,5-diacetil-1,4-dihidrolutidina. Esta é extraída com 1-butanol. A absorbância do extrato é determinada a 410 nm. Os resultados serão analisados por meio de curva de calibração, cálculos e tabelas.

Protocolo: 1486 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 7/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JESSICA GONCALVES SOUZA
LUCAS MURILLO CUSTODIO
Professor(es): DIEGO ARIÇA CECCATO

Resumo:
Na rotina atual da população há pouco tempo para uma boa dieta rica em fibras, proteínas e biomoléculas com atividade antioxidante. Desta forma há uma maior exposição aos radicais livres que são gerados durante eventos bioquímicos naturais, como a respiração celular, e processos patológicos, como a inflamação. Uma dieta rica em antioxidantes como o beta caroteno, alfa tocoferol e Butil-hidroxitolueno (BHT), são importantes para combater a ação dos radicais livres, que causam consequências desagradáveis ao corpo humano, como oxidação de proteínas, lipídeos de membranas e DNA. Este projeto tem como objetivo fazer um estudo comparativo e determinar a eficácia na captura dos radicais livres sintéticos, DPPH (1,1´-difenil-2-picrilhidrazil) e ABTS (2,2´-azinobis(3-etilbenzotiazolina-6-ácido sulfônico), além de espécies reativas do oxigênio (ERO) como o oxido nítrico (NO) e radical hidroxil (HO-) e espécies oxidantes como o peróxido de hidrogênio (H202) e o ácido hipocloroso (HOCl), pelas substâncias antioxidantes alfa tocoferol, BHT e beta caroteno. A determinação do potencial supressor das substâncias antioxidantes em estudo será realizada por técnicas espectrofotométricas (UV/vis), empregando radicais sintéticos como o ABTS e DPPH, além de ensaios de supressão de espécies oxidantes pela emprego do agentes indicadores como o tetrametilbenzidina (TMB) e ácido 5-5´-ditio-2-nitrobenzóico (DTNB). As análises realizadas irão determinar a eficiência de cada substância antioxidante em estudo, em suprimir espécies reativas do oxigênio e agentes oxidantes, que compõe esta pesquisa.

Protocolo: 1571 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2013 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FRANCIELE PEREIRA DOS SANTOS
CASSIANO JOSE DA CRUZ NETO
Professor(es): RICARDO ALEXANDRE HAKIME SILVA

Resumo:
A Azadirachta india A. Juss, conhecida popularmente como Neen ou Nem, é uma árvore milenar originária da Ásia. Seus extratos são utilizados para vários fins na medicina, na agricultura como herbicidas, como medicamentos naturais e fitoterápicos. Os efeitos benéficos de produtos naturais, como o Neen, podem ser atribuídos a um ou mais compostos fitoquímicos, incluindo antioxidantes, flavonóides e outras substâncias. O projeto consiste em analisar o teor de fenóis totais, flavonoides totais, capacidade antioxidante e a toxicidade do extrato e frações das folhas de A. indica. A determinação de fenóis totais e flavonóides totais serão realizados por espectrofotometria através da técnica do reativo de Folin-Ciocalteu (para fenóis totais) e cloreto de alumínio (para flavonóides totais). Para os controles, serão utilizados o ácido gálico (para fenois totais) e quercetina (para flavonoides totais), nas mesmas concentrações dos extratos testados. O teste de atividade antioxidante será determinado pela concentração mínima do extrato capaz de suprimir em 50 (IC50) o radical químico sintético difenilpicrilhidrazina (DPPH); o teste de toxicidade será realizado com Artemia salina Leach, determinando os valores de CL50 para o extrato bruto e frações. Esse trabalho será enriquecedor para os alunos envolvidos no projeto, aprimorando suas habilidades técnicas e científicas.

Protocolo: 1415 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2012 - 11/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIRCEU CAMARA JUNIOR
DEVANIR DANTAS
Professor(es): RICARDO ALEXANDRE HAKIME SILVA

Resumo:
Laurus nobilis L. é um arbusto ou árvore da família das Laureaceae, utilizado na culinária, e no campo fitoterapêutico para o tratamento de afecções gástricas, reumáticas, nevralgias e outros. Em sua fitoquímica, há presença de Óleo essencial (eugenol, metileugenol, pineno), com propriedades antioxidantes. Neste contexto, o nosso tranbalho tem como objetivo o estudo de fenóis e flavonóides totais presentes no extrato de L. nobilis, bem como suas participações na atividade anti-radicalar frente os radicais químicos DPPH e ABTS.

Protocolo: 1400 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SIMONE CRISTINA DE SOUZA BARRETO OLIVEIRA
MAYARA MACERA
Professor(es): RICARDO ALEXANDRE HAKIME SILVA

Resumo:
Atualmente, com o avanço na área da conservação do meio ambiente existe uma maior preocupação tanto por parte das empresas tanto por parte do governo na preservação dos recursos naturais da nação. Percebe-se a existência de uma adequação a um comportamento mais conservacionista em relação ao meio ambiente. Tanto as organizações governamentais e as não governamentais têm se voltado para problemas que ultrapassam as considerações meramente econômicas, atingindo um patamar mais amplo, envolvendo preocupações de caráter político-social, como controle da poluição, segurança e qualidade dos produtos e proteção ao consumidor. Este comportamento está relacionado com as atividades que o homem realiza visando reduzir o impacto sobre o meio ambiente no qual está situado. Um exemplo desta preocupação é o maior rigor no tratamento de águas residuárias, pois com a crescente preocupação com o meio ambiente e o impacto sobre ele, têm proporcionado interesse em estudos e pesquisas, no intuito de aprimorar os sistemas de tratamento de efluentes e também melhorar a eficácia da fiscalização, evitando dessa maneira a degradação ambiental. O tratamento destes efluentes se faz necessário com o intuito de diminuir a matéria orgânica até atingir níveis aceitáveis, para que posteriormente a água utilizada nestes processos industriais seja devolvida ao meio ambiente sem prejudicá-lo, ou seja, reaproveitada no próprio processo. A indústria do couro se caracteriza por consumir grande quantidade de água nos processos produtivos, gerando efluentes líquidos com altas concentrações de matéria orgânica demonstrada por elevados níveis de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio) e DQO (Demanda Química de Oxigênio) e por empregar produtos tóxicos como cromo e sulfetos. Cada vez mais estas empresas estão buscando o emprego de novas técnicas que sejam menos agressivas ao meio ambiente, isto se da também devido à exigências de leis ambientais, seguindo a tendência de eliminar ou minimizar o impacto ambiental. Dessa forma, tendo em vista a importância da indústria de curtimento de couro para a economia da região de Presidente Prudente e o impacto ambiental causado por esta atividade econômica, o presente trabalho irá realizar um estudo buscando otimizar o tratamento de efluentes gerados no setor de produção de curtimento de couro, levando em consideração a alteração de parâmetros físico-químico para melhorar o tratamento biológico. São comuns em pesquisas situações em que se necessita estudar o efeito de várias propriedades ao mesmo tempo na tentativa de se estabelecer quais propriedades físico-químicas podem ou não contribuir para a variação da resposta do experimento (tratamento dos resíduos). Neste estudo propõem-se realizar um planejamento fatorial com três parâmetros (pH, oxigênio dissolvido e quantidade de nutrientes) e dois níveis (superior e inferior) para a análise e a otimização do comportamento dos resultados que serão obtidos através do tratamento biológico.

Protocolo: 1378 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2012 - 11/2013 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SEBASTIAO PEREIRA NEIVA NETO
ANDREIA DE MENEZES OLIVO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
Vários estudos têm sido realizados com o intuito de conscientizar a população sobre a importância de se manter uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas, fibras e minerais para prevenir doenças crônicas. Com isso, a demanda de alimentos considerados saudáveis vem crescendo nos últimos tempos e essa situação vê-se mais agravada com o aumento da população mundial que já somam sete bilhões de habitantes e a estimativa é que para daqui a 4 anos, estima-se 80 milhões de pessoas a mais para cada ano. Entre os alimentos considerados saudáveis encontra-se a alface, uma verdura muito consumida no Brasil, devido ao fato de ser considerada uma hortaliça rica em fibras, minerais e vários nutrientes, além de apresentar baixo valor econômico e alta produtividade durante todo o ano. Porém, devido ao cultivo contínuo o solo acaba se desgastando, ficando pobre em nutrientes, o que leva os agricultores a suprirem tal deficiência com a utilização de adubos inorgânicos a base de nitrogênio, fósforo e potássio (NPK), que quando utilizados de forma indevida saturam o solo com esses nutrientes que podem se acumular nas plantas. Entre os nutrientes, passíveis de se acumularem nas plantas tem-se o nitrogênio, na forma de nitrato. Nos últimos anos, pesquisas têm mostrado que o nitrato acumulado em alimentos pode trazer riscos à saúde como, por exemplo, a metahemoglobinemia que causa morte por asfixia e até mesmo câncer de estomago. Devido ao exposto, este trabalho tem como objetivo quantificar nitrato em alfaces tipo crespa comercializadas no município de Presidente Prudente, a fim de identificar se as mesmas comercializadas estão dentro dos padrões de qualidade da legislação vigente.

Protocolo: 1468 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 10/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MICHELE SILVESTRE DE ARAUJO
EVAIR MOCO RISSI
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
Atualmente, têm se tornado constante as denúncias de adulteração tanto da gasolina quanto das bombas revendedoras. Essa prática além de trazer prejuízos para o consumidor e aos cofres públicos pode, também, ocasionar danos ao ambiente e à saúde. Tal situação vê-se ainda mais agravada em cidades de pequeno porte onde a fiscalização é ainda mais escassa. Desta forma, a presente pesquisa tem como objetivo avaliar a qualidade da gasolina comum do tipo C comercializada na cidade de Presidente Bernardes/SP. Para isso serão coletadas amostras nos diferentes postos de combustíveis da cidade e analisados os seguintes parâmetros físico-químicos: aspecto e cor, teor de álcool anidro e massa específica. Para verificar a adulteração na vazão da bomba distribuidora será analisado o volume adquirido. As análises serão realizadas nos laboratórios de química da UNOESTE e os resultados comparados com a legislação vigente assim como com os resultados obtidos diretamente nos postos distribuidores.

Protocolo: 1402 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2012 - 6/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS LUIS DE SA
TELMA MIRIAN RUIZ
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
As atividades antrópicas, bem como, a ocupação territorial desordenada propiciam uma alteração na dinâmica ambiental, afetando os recursos naturais principalmente a água e o solo, essa situação pode ser verificada com frequência em assentamentos rurais, onde a distribuição de terras é realizada, muitas vezes, sem infra-estrutura adequada para ocupação. Assim o objetivo deste trabalho será avaliar a qualidade da água subterrânea nos assentamentos Santa Zélia e Santa Terezinha da Alcídia, localizados no município de Teodoro Sampaio região do Pontal do Paranapanema estado de São Paulo. O estudo será baseado na qualidade da água subterrânea utilizada para consumo humano, na caracterização da área quanto ao tipo de solo, manejos agropecuários e disposição dos resíduos sólidos. A metodologia utilizada para a realização do presente projeto será a pesquisa aplicada com trabalho de campo baseada na pesquisa experimental com a realização de ensaios físico-químicos e microbiológicos nas águas subterrâneas e físico-químicas no solo. Com base nos resultados alcançados pretende-se contribuir não só com a pesquisa acadêmica, mas principalmente com a comunidade assentada que poderá utilizar os resultados como ferramenta para reivindicação de melhoria nas condições de infra-estrutura e qualidade da água para consumo.

Protocolo: 1376 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2013 - 11/2013 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ALINE RIBEIRO DOS SANTOS
ANDRE TURIN SANTANA
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
Com o avanço na área da conservação do meio ambiente, atualmente tem-se uma preocupação maior por parte das empresas e do governo na preservação dos recursos naturais da nação. Percebe-se que existe uma adequação a um comportamento mais conservacionista em relação ao meio ambiente. As organizações têm se voltado para problemas que ultrapassam as considerações meramente econômicas, atingindo um patamar mais amplo, envolvendo preocupações de caráter político-social, tais como controle da poluição, segurança e qualidade dos produtos, proteção ao consumidor. Tal comportamento está relacionado com as atividades que o homem realiza visando reduzir o impacto sobre o meio ambiente no qual está situado. O rigor no tratamento de águas residuárias tem sido maior atualmente, pois com a crescente preocupação com o meio ambiente e o impacto sobre ele, têm proporcionado maior interesse em estudos e pesquisas, no intuito de aprimorar os sistemas de tratamento de efluentes e também a maior fiscalização, evitando dessa maneira a degradação ambiental com tais efluentes. O tratamento destes efluentes se faz necessário, com o intuito de diminuir a matéria orgânica até atingir níveis aceitáveis, para que posteriormente a água utilizada nestes processos industriais seja devolvida ao meio ambiente sem prejudicá-lo ou reaproveitá-la no próprio processo. A indústria do couro se caracteriza por consumir grande quantidade de água nos processos produtivos, gerando efluentes líquidos com altas concentrações de matéria orgânica demonstrada por elevados níveis de DBO e DQO, e por empregar produtos tóxicos como cromo e sulfetos. Cada vez mais estas empresas estão buscando o emprego de novas técnicas menos agressivas ao meio ambiente, isto se da também devido á exigências de leis ambientais, seguindo a tendência de eliminar ou minimizar o impacto ambiental. Em função deste panorama, muitos estudos têm sido realizados buscando desenvolver tecnologias capazes de minimizar o volume e a toxicidade dos efluentes, para isso existem técnicas universalmente utilizadas na descontaminação de efluentes industriais, como por exemplo as de lagoas aeróbicas e lodos ativados. Neste tratamento aeróbio, os microorganismos, mediante processos oxidativos, degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte de energia. Dentre os processos aeróbios, o processo de lodo ativado é um dos mais aplicados e também, de maior eficiência. Dessa forma, tendo em vista a importância da indústria de curtimento de couro para a economia da região de Presidente Prudente e o impacto ambiental causado por tal atividade econômica, o presente trabalho tem como objetivo otimizar o tratamento de efluentes gerados no setor de produção de curtimento de couro, levando em consideração parâmetros físico-químicos e parâmetros biológicos como a DBO, bem como avaliar sua tratabilidade por meio de lagoas aeróbias e sistema de lodo ativado. São comuns em pesquisas, situações em que se necessita estudar o efeito de várias propriedades ao mesmo tempo. Visando estabelecer quais propriedades físico-químicas contribuem para a variação da resposta do experimento (tratamento dos resíduos), propõem-se realizar um planejamento fatorial para análise e otimização do comportamento dos resultados que serão obtidos através do tratamento biológico.

Protocolo: 1209 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 8/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA DE SOUZA CHAVES
JESSICA FERNANDA RODRIGUES
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI

Resumo:
Este projeto de pesquisa terá como objetivo otimizar a fabricação de filmes de EVA/amido de milho e EVA/bagaço de cana em diferentes proporções e combinações via prensagem a quente, fabricá-los e caracterizá-los via métodos analíticos. Este projeto visa também proporcionar o aprofundamento do conhecimento em técnicas experimentais de caracterização de materiais e intensificar colaborações entre pesquisadores da FACLEPP/UNOESTE (Faculdade de Ciência, Letras e Educação de Presidente Prudente/Universidade do Oeste Paulista), junto ao grupo da FCT/UNESP (Faculdade de Ciência e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) e ao grupo de polímeros do MMADRE/UNOESTE (Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional/Universidade do Oeste Paulista). Com sua interdisciplinaridade, este projeto contribuirá para diversos ramos da ciência, dando assim um aprofundamento nas propriedades dos materiais fabricados. Estes materiais serão fabricados via prensagem a quente utilizando o EVA como matriz e os biopolímeros amido de milho e bagaço de cana-de-açúcar como aditivos. Os materiais fabricados serão caracterizados quanto suas propriedades físicas e químicas via espectroscopia vibracional (absorção no infravermelho com transformada de Fourier (FTIR)), análises térmicas (análise termogravimétrica (TG), calorimetria exploratória diferencial (DSC)) e microscopia eletrônica de varredura (MEV).

Protocolo: 1186 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 6/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME DOGNANI
Professor(es): REBECA DELATORE SIMOES

Resumo:
A ocupação desordenada de um território pode ocasionar diversos tipos de problemas ambientais, entre eles poluição tanto do solo como das águas, sejam elas superficiais ou subterrâneas. Neste contexto, a Região do Pontal do Paranapanema, conhecida pelos diversos conflitos agrários e subsequente mau uso da terra, pode ser inserida, principalmente, se for levado em consideração o fato de que a região foi a que mais recebeu processos de assentamentos rurais, muitas vezes caracterizado por diversos problemas de ordem de infra estrutura que dificultam a fixação do trabalhador rural no local.. Entre os municípios da região o de Teodoro Sampaio conta, aproximadamente, com 850 famílias assentadas, divididas em 20 assentamentos, que apresentam diferentes problemas, como por exemplo, falta de coleta de esgoto e lixo. Tal situação pode vir a contaminar a água utilizada para o consumo humano, devido ao fato de esta ser proveniente de poços artesianos ou semi artesianos.. Nesse sentido o presente projeto tem por objetivo realizar o levantamento da qualidade da água subterrânea a partir dos poços utilizados pelos assentados do assentamento Santa Zélia, localizado no município de Teodoro Sampaio.

Protocolo: 1169 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2012 - 8/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAYARA DE OLIVEIRA VIDOTTO
ANDRE TURIN SANTANA
Professor(es): ANDRE TURIN SANTANA

Resumo:
Os registros de episódios de intoxicações exógenas ocorrem diariamente em humanos. Estes casos acontecem também em animais domésticos de estimação, muitas vezes por curiosidade das vítimas, ou ainda por falta de segurança na manipulação dos produtos químicos. Inúmeras são as substâncias tóxicas existentes, sendo que a origem pode ser animal, vegetal, mineral ou sintética. Estes agentes químicos podem ser capazes de causar danos aos seres vivos, considerando a toxicidade dos mesmos, dose, via de exposição e tempo decorrido para os primeiros socorros. O Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (SINITOX) divulga os registros nacionais de intoxicação humanas registrados por meio dos centros especializados de informações e atendimentos toxicológicos, e os casos atendidos em hospitais, porém nem todos os eventos tóxicos são registrados, mesmo tratando de notificação compulsória. Poucos dados existem em relação aos animais, por tratar-se de não obrigatoriedade de notificações. O objetivo desta pesquisa será realizar um levantamento sobre os casos de intoxicação em animais domésticos, bem como identificar as principais substâncias tóxicas envolvidas na rotina de um laboratório de análises toxicológicas de uma universidade do interior do estado de São Paulo, num período de 10 anos (2003-2012). Realizar exames laboratoriais solicitados ao laboratório de análises toxicológicas, para pesquisa de agentes tóxicos que forem solicitados no período de julho a outubro de 2012. Os resultados obtidos serão analisados por meio de estatística descritiva.

Protocolo: 1147 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 1/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIELE APARECIDA DOS SANTOS
RENATA MARIA MARUSO
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO

Resumo:
Devido à preocupação mundial em manter um desenvolvimento sustentável tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental, existe uma perspectiva de aumento significativo da demanda por fontes de energia e combustíveis renováveis, principalmente o etanol. O processo tradicional de obtenção do etanol envolve a fermentação do açúcar do caldo da cana, que representa apenas um terço (1/3) da energia presente na planta, e o etanol obtido por esta via é denominado de 1ª geração. Para se obter uma maior produção de etanol, sem a necessidade de aumentar significativamente a área cultivada e evitar uma competição com a produção de alimentos, a alternativa mais discutida tem sido o aproveitamento do restante da biomassa da cana, constituída pela palha e pelo bagaço. Esta biomassa lignocelulósica pode ser aproveitada para produção de etanol de 2ª geração, ou etanol celulósico, desde que submetida a processos hidrolíticos químicos e/ou enzimáticos gerando açúcares fermentescíveis. Neste trabalho, serão avaliados alguns procedimentos de pré-tratamento para a quebra do material lignocelulósico residual da cana-de-açúcar (palha e bagaço) e, posteriormente, o material será submetido à etapa de hidrólise química (ácido ou ésteres derivados do óleo de mamona) e/ou enzimática para a quebra dos polissacarídeos em unidades de açúcares que, na etapa seguinte, serão fermentados por microorganismos formando como produto principal o etanol. Os resultados obtidos em cada etapa do processo de obtenção do etanol celulósico serão analisados por técnicas analíticas que incluem difração de raios X, microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia no infravermelho, a partir das quais serão investigadas mudanças provocadas pelos pré-tratamentos à estrutura física e química dos materiais; serão determinados os teores de açúcares redutores empregando reagentes específicos e espectroscopia de absorção na região do ultravioleta-visível; a cromatografia em camada delgada será utilizada para investigação dos produtos obtidos após hidrólise e fermentação; e, finalmente, a cromatografia gasosa para a quantificação do teor de etanol obtido a partir de cada tipo de resíduo de biomassa.

Protocolo: 999 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 6/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CAMILY APARECIDA BASSO
RAFAEL SILVA BARCELOS
Professor(es): ANGELICA AUGUSTA GRIGOLI DOMINATO
MILENA PINOTTI SEGATO

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer o levantamento do perfil de automedicação de acadêmicos de cursos noturnos de uma faculdade do interior do estado de São Paulo. Serão entrevistados 1084 universitários, jovens e adultos de ambos os sexos, da FACLEPP. A metodologia utilizada será a aplicação de questionários com perguntas específicas por meio do sistema eletrônico de Avaliação (SAV) da UNOESTE. As perguntas presentes no questionário visam esclarecer os seguintes pontos: a) principais motivos que levam a automedicação, b) conhecimento sobre riscos envolvidos nessa prática, c) hábitos de interações medicamentosas e d) principais medicamentos consumidos e motivos. As respostas serão comparadas com relação a faixa etária. Os resultados serão apresentados em forma de tabelas e gráficos e será realizada estatística descritiva para análise dos dados.

Protocolo: 957 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2012 - 11/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CRISLAINE BARRETO
JACQUELINE PEREIRA SANTANA
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
A contaminação do meio aquático por esgotos domésticos, industriais e fertilizantes agrícolas, pode levar ao comprometimento da qualidade de água tendo como conseqüência o desequilíbrio ecológico, tal desequilíbrio, na maioria das vezes põe em risco a saúde humana. Essa situação vê-se ainda mais agravada na medida em que se torna mais intenso e diversificado o uso dos recursos hídricos sendo necessário, portanto, definir formas de manejo sustentado e de gestão ambiental para tais recursos. Nesse intuito, órgãos de fiscalização e controle, como por exemplo, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), mantém sistemas de monitoramento sistemático, o qual resulta em séries temporais de dados que permitem avaliar a evolução da qualidade do corpo aquático e conhecer as tendências de sua variação. Como conseqüência desse monitoramento, os dados acumulados são abundantes e de difícil interpretação. Por esse motivo, tais órgãos recorrem à utilização de índices de qualidade, que resumem em um único ou em poucos valores o conjunto de informações obtidas. Dentre os índices utilizados pela CETESB há o Índice de Qualidade das Águas (IQA), que incorpora 9 parâmetros considerados relevantes para a avaliação da qualidade das águas, tendo como determinante principal a utilização das mesmas para abastecimento público e o Índice do Estado Trófico (IET- Carlson, 1977) que permite uma avaliação limnológica bastante aproximada do nível de enriquecimento nutricional de um corpo aquático abrangendo apenas três parâmetros. Levando-se em consideração esses aspectos, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade da água do Córrego dos Bandeirantes que se situa na bacia do Pontal do Paranapanema.

Protocolo: 958 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO HENRIQUE DOS SANTOS FERNANDES
LEANDRO DOS SANTOS BATISTA
NIKELE MAIARA MILANI
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
Este plano de pesquisa tem por objetivo realizar um levantamento dos resíduos químicos gerados nas aulas práticas de química inorgânica I e II dos cursos de licenciatura e bacharelado em química da FACLEPP e oferecer metodologias de segregação, armazenamento e tratamento dos resíduos químicos gerados. As propostas de segregação, tratamento e descarte levarão em consideração as características físico-químicas dos resíduos e sua toxicidade, sempre em consonância com o preconizado na legislação. É também parte integrante desse projeto a apresentação de propostas que visem a minimização dos resíduos gerados nas aulas práticas quer seja através de métodos para recuperação de substâncias com uso posterior na mesma ou em outras disciplinas, quer seja pela diminuição da escala dos experimentos ou substituição de reagentes de maior toxicidade, sempre que seja possível e sem prejuízo didático para o aluno. Os proponentes deste projeto estarão em contato freqüente com a central de resíduos instalada no campus II da UNOESTE com o objetivo de desenvolver um trabalho em conjunto. Por fim, espera-se que o presente projeto resulte em uma economia de recursos e também no oferecimento de ferramentas básicas permitindo assim aos alunos que desenvolvam sua profissão de maneira limpa e se tornem cidadãos compromissados.

Protocolo: 970 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2012 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIELE TAKATA
SILVANA MAYARA DOS SANTOS
Professor(es): CESAR VANDERLEI NASCIMENTO

Resumo:
O glifosato [N-(fosfonometil)glicina] é um herbicida de amplo espectro de ação utilizado em várias plantações ao redor do mundo. O surgimento de culturas transgênicas, resistentes à sua ação, fez do glifosato o herbicida mais utilizado em todo o mundo. O glifosato é absorvido pelas plantas causando a inibição da enzima 5-enol-piruvil-chiquimato-3-fosfatosintaseEPSPS, o que acarreta no bloqueio da biossíntese dos aminoácidos aromáticos essenciais como, por exemplo, a fenilalanina, a tirosina e o triptofano, que são precursores de outras substâncias importantes para as plantas. Apesar desta classe de compostos ser menos tóxica do que a classe dos compostos organofosforados, há vários estudos comprovando a sua toxicidade em peixes, ratos e anfíbios. Atualmente, observa-se o aumento de ervas daninhas resistentes ao glifosato, o que conduz ao uso de antigos herbicidas, mais tóxicos que o glifosato. Uma das possíveis causas desta resistência seria a mutação que ocorre na prolina da posição 106 da enzima EPSPS por uma leucina. Considerando a importância deste herbicida para a sociedade atual, este trabalho tem o intuito de verificar através de cálculos computacionais a nova interação que está ocorrendo entre a enzima mutante e o glifosato. Este estudo deverá indicar os motivos pelos quais o glifosato tem a sua atividade biológica diminuída.

Protocolo: 753 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 8/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA BONILHA DE ALMEIDA
ALYNE VALERIA CARRION PEREIRA
CASSIANO JOSE DA CRUZ NETO
Professor(es): HAMILTON MITSUGU ISHIKI
ANTONIO FLUMINHAN JUNIOR

Resumo:
As plantas representaram, durante séculos, a única fonte terapêutica para o homem. Atualmente, apesar do grande desenvolvimento da síntese orgânica e de novos processos biotecnológicos, grande parte dos medicamentos prescritos nos países industrializados são originários de plantas e de compostos de origem natural. O estudo fitoquímico de plantas medicinais constitui uma estratégia alternativa na procura de novos agentes terapêuticos. Tanto o levantamento bibliográfico como o conhecimento popular serve de base para a identificação da atividade farmacológica de plantas medicinais. O Parque Estadual do Morro do Diabo será objeto de estudo do projeto em razão deste conter a maior reserva de Mata Atlântica da região de Presidente Prudente e uma quantidade expressiva de plantas para fins medicinais. Os óleos essenciais ou voláteis são definidos como os produtos obtidos de partes de plantas através de destilação por arraste a vapor. São misturas complexas de substâncias voláteis, lipofílicas, geralmente odoríferas e líquidas. Estes óleos têm como principais características fisico-químicas a volatilidade e o aroma agradável e intenso, diferenciando-se dos óleos fixos e misturas de substâncias lipídicas. O objetivo deste trabalho é realizar um estudo analítico da extração e quantificação do óleo essencial das folhas das espécies Aristolochia triangulares (cipó mil homens) e Achillea millefolium L (mil folhas) existentes no Parque Estadual do Morro do Diabo. Com estes estudos, será possível determinar as condições ótimas da extração do óleo essencial das espécies envolvidas, bem como as principais propriedades fisicas, para uma posterior aplicação para fins medicinais.

Protocolo: 512 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2010 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME RODRIGUES FIGUEIREDO
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo fazer o levantamento etnobotânico de plantas com usos terapêuticos entre os acadêmicos de uma universidade do oeste paulista. e estimar a diversidade de espécies usadas. Serão entrevistados 1084 universitários, jovens e adultos de ambos os sexos, da FACLEPP. A metodologia utilizada será a aplicação de questionários com perguntas específicas por meio do sistema eletrônico de Avaliação (SAV) da UNOESTE. As perguntas presentes no questionário visam esclarecer os seguintes pontos: O costume do uso de alguma planta medicinal; qual planta utilizada; finalidade do uso; forma utilizada e o costume do uso dessas plantas entre os acadêmicos. As respostas serão comparadas com relação a faixa etária e também, comparadas com as recomendação sobre o uso de plantas medicinais ditadas pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA).Os resultados serão apresentados em forma de tabelas e gráficos e será realizada estatística descritiva para análise dos dados.

Protocolo: 511 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2011 - 1/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIELE APARECIDA DOS SANTOS
Professor(es): PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
Devido a crescente demanda por água pela sociedade moderna, as fontes superficiais se apresentam cada vez mais deterioradas e escassas. Como alternativa de abastecimento, diversas cidades optaram pelo uso de águas subterrâneas, pois, geralmente, estas apresentam boa qualidade e baixos custos de exploração. No entanto, devido à exploração inadequada dos solos, assim como, sua frequente utilização como destinatário de resíduos sólidos e líquidos, os lençóis freáticos correm o risco de terem suas águas poluídas por diferentes compostos, entre eles, nitrato, pesticidas, metais pesados, organismos patogênicos e etc. Presidente Prudente, além de ser abastecida por fontes superficiais também conta com captações de águas subterrâneas. No entanto, a cidade possui algumas características que podem contribuir para a contaminação de suas águas subterrâneas, como por exemplo, a disposição final de resíduos sólidos em ambiente inadequado (lixão), cemitério, tubulações de esgoto antigas entre outras. Estudos anteriores revelaram a presença de compostos, como por exemplo, nitrato, acima dos níveis permitidos pela legislação vigente. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma avaliação da concentração de nitrato e coliformes totais em amostras de águas colhidas em diferentes poços localizados na área urbana de Presidente Prudente.

Protocolo: 313 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 1/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): SHARISY HORACIO ALVES
CALEBE FERREIRA VICENTINI
VALERIA GARCIA DE OLIVEIRA
TANIA MARTINS ANTUNES
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA

Resumo:
Devido às normas mais restritivas com relação à emissão de poluentes nos corpos receptores, os sistemas de tratamento de águas residuárias (domésticas e industriais) devem se adequar de maneira que a qualidade de seus efluentes satisfaça às exigências estabelecidas por lei. No entanto, para que esta nova realidade não se traduza em custos de tratamentos cada vez mais elevados, muitos pesquisadores direcionam sua atenção para o estudo e desenvolvimento de processos voltados não somente para a qualidade final do efluente, mas, também, que demandem menores recursos financeiros. Diversas são as atividades industriais cujos efluentes representam séria ameaça ao meio ambiente. Entre elas encontram-se as indústrias processadoras de mandioca, cujo principal efluente, denominado manipueira, apresenta, além de elevadas cargas orgânicas, concentrações significativas de compostos cianogênicos, que durante processos de tratamento biológicos geram íons cianeto conhecidamente tóxicos a muitos organismos presentes nos processos biológicos de tratamento convencionais. Devido a isso, as indústrias encontram grande carência com relação às metodologias de baixo custo aplicáveis para o tratamento de seus efluentes. No entanto, de acordo com a literatura, organismos heterótrofos desnitrificantes são bastante versáteis quanto a utilização de material orgânico e diversos são os estudos nos quais os mesmos são utilizados para a biorremediação de compostos tóxicos, como por exemplo, fenol, benzeno, tolueno etc.. Pelo exposto, o presente projeto tem por proposta avaliar o processo de remoção de matéria orgânica via processo de desnitrificação na presença de íons cianeto utilizando reator vertical com leito fixo. Com esse trabalho, também se pretende avaliar as máximas concentrações de cianeto suportadas pela comunidade microbiana e como tais concentrações interferem no rendimento do processo de remoção da matéria orgânica.

Protocolo: 303 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2010 - 4/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JACQUELINE RISSI NASCIMENTO
LIGIA ROEFERO
LEANDRO HARUO SAWAMURA
Professor(es): RENATA MEDICI FRAYNE CUBA
Alguma mensagem