CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saber inglês faz diferença para estudante ou profissional

Universitários contam como o idioma abriu portas na carreira e de estudo fora do Brasil


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Saber inglês faz diferença para estudante ou profissional
Domínio do idioma fez Paula Tokawa conquistar intercâmbio na Austrália e para João Rodolfo Brambilla ajudou no estágio


Do you speak english? Sim, eles falam inglês e esse domínio de um outro idioma abriu portas profissionais e de estudo fora do Brasil. Assim contam João Rodolfo Brambilla, aluno de Ciência da Computação e Paula Keiko Anadão Tokawa, que cursa Medicina Veterinária, ambos na Unoeste.

Certamente quem domina outro idioma pode ter mais oportunidades de estudo e profissionais. No caso do futuro cientista da computação, o conhecimento de uma língua estrangeira foi fundamental para a conquista do estágio. “Passei por seleção para trabalhar com um profissional alemão em Presidente Prudente (SP) e a entrevista foi toda em inglês, já que ele não falava português. Tenho certeza que isto me garantiu a vaga”, diz Brambilla.

Desde a adolescência, o jovem mantém contato com o idioma, por meio de jogos e websites. “Inicialmente era uma curiosidade, mas depois percebi a importância de falar inglês e procurei uma escola para me aperfeiçoar”.

No caso de Paula, o conhecimento na língua inglesa foi fundamental para a realização de intercâmbio pelo programa do governo federal Ciência sem Fronteiras (CsF). “Para ser aceita na Universidade de Sydney, na Austrália, tive que fazer um teste aqui na Unoeste. Se não fosse a boa base que tenho, não teria sido aprovada nessa etapa da seleção”.

A viagem feita pela estudante ampliou os conhecimentos. “Há alguns anos cursei inglês em uma escola especializada e depois intensifiquei meus estudos para o processo seletivo do intercâmbio. Toda a bagagem adquirida me preparou para enfrentar os desafios que terei pela frente”.

Cintia Camargo Furquim Caseiro, docente do curso de Letras da Unoeste, explica que o inglês é o idioma oficial dos negócios. “As oportunidades para as pessoas que dominam essa língua são bem maiores. O mercado de trabalho é um exemplo disso, quem possui esse conhecimento tem mais chance de conquistar bons cargos e ótimos salários”.

Se você acha que falar inglês é difícil, ela revela que todos são capazes de aprender. “Como cada pessoa tem interesse diferente, o mais indicado é procurar escolas ou professores que atendam a sua necessidade”.

Siga a dica –
Quando se fala em dominar um idioma estrangeiro, a professora Cintia destaca que as pessoas precisam compreender que o processo de alfabetização depende de empenho e tempo disponível. “Faça tarefas de casa, converse com pessoas de outra nacionalidade pela internet, pesquise artigos, assista seriados, filmes legendados e ouça músicas internacionais. Todo esforço é válido e quanto mais ativo for o seu aprendizado, mais rápido o seu objetivo será alcançado”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem