CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Experiências com ILP ganham projeção internacional

Pesquisador da Unoeste, Dr. Edemar Moro, é referência no assunto sendo procurado pela imprensa até de outros países


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Experiências com ILP ganham projeção internacional
Jornalista inglês Alastair Stewart visitou propriedade que adotou Integração-Lavoura-Pecuária na região de Prudente
Foto: Gabriela Oliveira Experiências com ILP ganham projeção internacional
Globo Rural entrevistou Carlos Viacava, pecuarista que recebeu o suporte da Unoeste para adoção da ILP na Fazenda Campina
Foto: Gabriela Oliveira Experiências com ILP ganham projeção internacional
Americano Owen Cortner (dir.) acompanha durante um mês o trabalho desenvolvido por Moro (esq.)

No Brasil existem cerca de 50 milhões de hectares de áreas degradadas, que se recuperadas por meio dos sistemas de Integração-Lavoura-Pecuária (ILP) e Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), podem se tornar potencialmente produtivas. A Unoeste desenvolve um trabalho pioneiro no oeste paulista sobre o assunto, em aulas na graduação e pós-graduação em Agronomia, além do desenvolvimento de pesquisas e a realização de ações que beneficiam também o produtor rural.

Docente na área de agrárias, o Dr. Edemar Moro é um dos estudiosos considerados referência nacional, atraindo olhares de todo o mundo. Exemplo disso foi uma visita realizada esta semana à região de Presidente Prudente, pelo jornalista inglês Alastair Stewart, correspondente na América do Sul da DTN (The Progressive Farmer), maior agência de notícias especializada na agricultura do mundo. Na ocasião, o profissional sob o acompanhamento de Moro esteve em propriedades que adotaram sistemas integrados, como a Fazenda Campina, em Caiuá (SP), que recebe consultoria da universidade.

“De uma forma geral, o Brasil tem grande visibilidade no exterior, pois é um dos poucos países produtores que tem uma extensa área agrícola e com capacidade de expansão, podendo intensificar ainda mais a produção de grãos e da pecuária”, comenta Stewart.

Produzindo uma série de matérias sobre os sistemas integrados, o jornalista revela que apesar do assunto ter grande repercussão nacional, ainda é desconhecido lá fora.  “Acredito que a integração abra um leque de possibilidades para a recuperação de áreas como a do oeste paulista, que é predominantemente de solos arenosos. Por isso, entrei em contato com o Dr. Edemar Moro, para abordar o assunto, que pode ser visualizado também como uma forma de expansão da fronteira agrícola”.

Para Stewart, a experiência no oeste paulista foi enriquecedora. “Percebi que a Unoeste é muito proativa, se colocando dentro dos sistemas ILP e ILPF, mas indo além do sentido do ensino e da pesquisa, porque está comprometida em ir a campo para ajudar os produtores”. Sobre as suas viagens pelo Brasil, ele verificou que a falta de treinamento técnico atrapalha o crescimento da integração. “O que reforça a importância da postura da Unoeste, que permite a formação de profissionais com uma visão diferenciada, podendo ser capazes de atuar nesse segmento em ascensão”.

Televisão – Quem também esteve nesta semana na região foi uma equipe de jornalismo do programa Globo Rural, que na companhia de Moro, visitou propriedades que utilizam sistemas integrados. “Falei sobre a fragilidade dos solos arenosos, destacando que a inserção da soja como uma atividade secundária na pecuária pode aumentar em até dez vezes a produção de carne, por meio da recuperação da pastagem”. Na quarta-feira (7), a equipe da TV Globo esteve na Fazenda Campina, onde o repórter César Dassie conversou com Carlos Viacava, pecuarista que resolveu olhar para a sua propriedade de um jeito diferente, aderindo ao sistema ILP.

Internacionalização – Os sistemas integrados também estão sendo visualizados pelo americano Owen Cortner, 28. Graduado em Ciências Ambientais, faz mestrado em Desenvolvimento Internacional de Agricultura na Universidade da Califórnia e está no Brasil para desenvolver parte dos seus estudos. Uma das suas paradas foi na Unoeste, em Presidente Prudente, onde ficará até o fim de outubro.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem