CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

TCC abre portas no mercado e para pós-graduação

Trabalho de Conclusão de Curso é exigido pela maioria das graduações; etapa gera apreensão, mas pode ser recompensadora


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira TCC abre portas no mercado e para pós-graduação
Victor Silva, Mayla Hondo, André Beltrami e Maitê Coura recém-formados em Engenharia Civil na Unoeste
Foto: Cedida TCC abre portas no mercado e para pós-graduação
Pesquisa desenvolvida na graduação foi essencial na seleção de Bruna Bortoleti no mestrado

O ingresso no ensino superior é momento de alegria e sensação de dever cumprido. Assim como em tudo, na vida acadêmica também existem objetivos a alcançar... Você já ouviu falar em Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC? Essa etapa final, exigida pela maioria das graduações, gera apreensão, mas quando concluída pode ser recompensadora!       

O TCC pode ser o pontapé inicial para a carreira desejada! Contribui na conquista de uma vaga no mestrado ou doutorado e até abre portas para o mercado de trabalho. Bruna Taciane da Silva Bortoleti, 22, formou-se em Biomedicina pela Unoeste, em dezembro de 2014, e na sequência, já ingressou no mestrado em ciências da saúde pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. O trabalho de conclusão, segundo ela, foi essencial no processo de seleção.

“O estudo era inédito e, na época, estava sendo submetido à revista científica, possibilitando uma melhor pontuação”. Bruna conta que já no 3º termo do curso procurou a professora que queria como orientadora, com foco no assunto que seria abordado na pesquisa. “A realização do projeto experimental exige dedicação dos envolvidos”, salienta a ex-aluna.

A professora no curso de Odontologia, Cristhiane do Amaral, lembra que as dúvidas são compreensíveis. “O TCC é visto como um momento decisivo, pois somente terá o diploma quem o concluir com êxito. É importante que o estudante tenha esse trabalho como produção do saber, nunca como um problema”.

Outra dica da docente para que o trabalho seja desenvolvido com mais tranquilidade é antecipar-se. “O tema deve ser escolhido por afinidade, tanto em relação ao orientador quanto ao assunto, assim, será executado de forma prazerosa”. Para Cristhiane, além de gerar campo de trabalho, também desperta interesse em pós-graduação. “Fatos como produzir pesquisa científica e ter artigo publicado são ganhos enormes. O bom profissional também deve ter em mente que nunca pode deixar de estudar”.

Os recém-formados em Engenharia Civil da Unoeste, Victor Silva, Mayla Hondo, André Beltrami e Maitê Coura concluíram no último semestre o TCC. Eles acreditam que todo esforço valeu a pena para a conquista do diploma de ensino superior.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem