CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Simulação de evacuação predial envolve mais de 2 mil pessoas

Ação promovida pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) ocorreu no campus II


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Simulação de evacuação predial envolve mais de 2 mil pessoas
Vítima em um cenário de incêndio foi resgatada pela equipe de brigadistas
Foto: Ector Gervasoni Simulação de evacuação predial envolve mais de 2 mil pessoas
Funcionários e acadêmicos participaram da proposta e foram deslocados a espaço próximo à capela Nossa Senhora Aparecida
Foto: Gabriela Oliveira Simulação de evacuação predial envolve mais de 2 mil pessoas
Coordenador do Seesmt, Paulo Henrique Teixeira, fez algumas considerações gerais da ação

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Seesmt) da Unoeste promoveu na manhã desta terça-feira (17), o 2º Simulado de Desocupação Predial e Primeiro Socorros. A iniciativa, que ocorreu no bloco B3 do campus II, reuniu cerca de 2 mil pessoas entre acadêmicos e funcionários da universidade. Participaram ainda uma equipe de brigadistas composta por 60 integrantes que é treinada por Osvaldo Natal Ramos, 2º tenente reformado do Corpo de Bombeiros e integrante do corpo docente da Unoeste.
 
De acordo com o coordenador do Seesmt, Paulo Henrique Teixeira, trata-se da área de maior edificação da universidade com 36 mil metros quadrados. Ele conta que a evacuação durou apenas seis minutos. “Simulamos um princípio de incêndio, que foi contido com o uso de extintores pelos os brigadistas que também fizeram o resgate de uma vítima, levando-a para o atendimento de primeiros socorros. Realizamos a evacuação dos ocupantes do prédio, que foram encaminhados para um local seguro, neste caso, o pátio da capela Nossa Senhora Aparecida, localizado próximo ao bloco”.
 
Maria Aparecida Farias, médica do trabalho na Unoeste conta que a suposta vítima apresentou queimaduras de 2º grau com lesões superficiais de face. “Fizemos os atendimentos prévios e, posteriormente, a transferimos para um hospital de referência da cidade”.
 
Teixeira avalia que a segunda edição da simulação atingiu as expectativas. “Percebemos uma participação maciça de toda a comunidade acadêmica, sendo que todos os professores, funcionários e alunos demonstraram comprometimento com esta iniciativa importante para a universidade, pois prepara e organiza todos meios existentes que podem ser utilizados no salvamento de vidas durante a ocorrência de uma situação perigosa”. O engenheiro em segurança do trabalho da Unoeste acrescenta que iniciativas assim servem para o aperfeiçoamento da equipe de brigadistas e levantamento de informações para futuras melhorias, se necessário. “Estamos programando outras ações que serão promovidas no período da noite e sem aviso prévio”, frisa.
 
Israel Alves de Siqueira atua como eletricista na universidade e durante a simulação cumpriu a sua função de brigadista. “É uma sensação muito boa se sentir capaz de proteger e salvar vidas. Por meio dos treinamentos conseguimos orientar e encaminhar os ocupantes do prédio para um local seguro”.
 
O docente de Medicina Veterinária, Dr. Rogério Giuffrida, destaca que é um trabalho necessário para detectar fragilidades e melhorar as estratégias de salvamento e evacuação. Raquel Melinda, do 8º termo de Administração, informa que se sente mais segura ao saber que a universidade conta com equipe de brigadistas. “Temos que levar a sério essas iniciativas, pois nos preparam para situações inusitadas e que podem acontecer a qualquer hora e lugar”. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem