CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ministério contempla Unoeste com certificado institucional

Reconhecimento da participação no Projeto Rondon 2015 é prestado pelo Exército, Marinha e Aeronáutica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ministério contempla Unoeste com certificado institucional
Creste, Tristão, Raquel, Guelfi, Maria Nilda, Diamante e Ana Flávia
Foto: João Paulo Barbosa Ministério contempla Unoeste com certificado institucional
Apresentação do balanço da participação da Unoeste no Rondon

A participação da Unoeste no Rondon 2015 tem o reconhecimento do Ministério da Defesa – que integra Exército, Marinha e Aeronáutica – mediante certificado institucional, enviado pelo coronel chefe-de-divisão Walmir Almeida Schneider Filho, na condição de coordenador geral do projeto. Feita por rondonistas, a entrega ocorreu na manhã desta terça-feira (25) à Reitoria, representada pelos pró-reitores em reunião mensal da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad).  A equipe que esteve prestando serviços de extensão na Operação Bororos manifestou orgulho em ser Unoeste.
 
“Foi uma experiência indescritível para os alunos”, disse a coordenadora da equipe, professora Raquel Camargo, ao apresentar o balanço das atividades desenvolvidas nas férias de julho em Acorizal, município de 5 mil habitantes e localizado a 70 km de Cuiabá (MT).  Seguindo ordem cronológica, a inscrição aconteceu em 2013 e a submissão da proposta se deu em dezembro de 2014. Em fevereiro de 2015 aconteceu a seleção das instituições de ensino superior. Para que a proposta fosse acatada, foram importantes a criatividade, o plano bem definido e as ações inovadoras.
 
Ao citar o trabalho em equipe para que tudo desse certo, Raquel destacou o amplo apoio das coordenadoras dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia, respectivamente Maria Nilda Camargo de Barros Barreto e Maria Cristina Alves Corazza, e da professora extensionista do curso de Medicina, Cláudia Alvares Calvo Alessi. A viagem precursora aconteceu em abril e serviu para conhecer lideranças, espaços e a realidade, além de definir questões como as de alojamento, transporte e alimentação. A partir de então, feita a seleção de oito alunos titulares e dois suplentes, foram dois meses de treinamento para as atividades.
 
A viagem foi em 9 de julho, com desembarque no aeroporto de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Nos dias 10 e 11 visitaram a Assembleia Legislativa e a Arena Pantanal, ficaram alojados no 44º Batalhão de Infantaria Motorizada, onde aconteceram os preparativos e a solenidade de abertura envolvendo 30 equipes de diferentes instituições, sendo destinadas duas equipes para cada uma das 30 cidades inseridas na operação. A Unoeste teve a parceria da PUC de Curitiba (PR), que chegaram a Acorizal no dia 12 e lá permaneceram até o dia 25, sendo que no retorno ficaram mais dois dias no batalhão do Exército.
 
Durante a permanência em Acorizal, com as equipes alojadas na Escola Estadual Pio Machado, foram desenvolvidas atividades todos os dias. Os serviços compreenderam realizações como as feiras da saúde e da profissão. Entre outras considerações, Raquel comentou que ser rondonista é utilizar as férias para trabalhar, aprender e trocar experiências; acordar cedo, dormir no chão, tomar banho gelado, aprender a conviver e trabalhar. Tudo isso associado ao orgulho em ser Unoeste, sentimento reforçado mediante aos elogios do coordenador da Operação Bororos, capitão José Antônio Gomes da Silva, e dos parceiros da PUC.
 
Também falaram na reunião da Proacad – que envolve pró-reitores, diretores e coordenadores – os representantes dos alunos inseridos na equipe rondonista: Ana Flavia Mello Tomioso Figueiró, jornalista que agora cursa Publicidade, e Caio Lucas Zuntini Diamante, do curso de Farmácia. Para Ana, o preparo, o material disponibilizado e o apoio foram essenciais para que tudo desse certo. Diamante manifestou gratidão aos colegas, à Unoeste e ao coordenador do seu curso, professor Luís do Nascimento Ortega. Sobre experiências de vida, a mais impactante para eles foi lavar roupa.
 
Ana contou que já não anda mais só de meia, pois aprendeu com é difícil lavá-la. Diamante disse que, quando se casar, a primeira providência para sua casa será uma máquina de lavar roupas. Outro fato que impactou o estudante de Farmácia foi acompanhar a reunião dos alcoólicos anônimos, onde predomina a solidariedade, cada um abraçando o problema do outro. “Aqui, a gente às vezes deixa de emprestar a matéria para um colega”, comentou. Ao finalizar sua fala, a professora Raquel contou que a participação no Rondon rendeu 12 trabalhos inscritos no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), em outubro, e que a Unoeste será representada no Congresso Rondon, em setembro.
 
Além de Ana e Diamante, a equipe de alunos contou com Bianca Gonçalves Orbolato e Valéria Caldeira dos Santos, da Fonoaudiologia; Fernanda Akemi Takabatake e Lorena de Carvalho Santos, da Enfermagem; Regina Rafael Teixeira, da Biomedicina; e Thiago Constantino Barbosa, da Educação Física. Os preparativos, a estrutura e a logística para a participação no Rondon foram proporcionados pela Reitoria, por intermédio dos pró-reitores de Extensão e Ação Comunitária, Acadêmico e de Pesquisa e Pós-graduação, respectivamente Angelita Ibanhes de Almeida Oliveira Lima, José Eduardo Creste e Adilson Eduardo Guelfi. Todos os envolvidos diretamente com o projeto alimentam a expectativa de que essa tenha sido a primeira de várias outras vezes que a Unoeste estará representada no novo formato do Rondon, retomado em 2015, após dez anos inativo.
 
O coordenador adjunto da equipe, professor Willys Tristão, convidou os pró-reitores presentes à reunião Guelfi e Creste para receberem o certificado, em nome da Reitoria. “Esse projeto foi muito bem elaborado, tendo como grande impulsionadora a Maria Nilda”, disse Creste e a convidou para o foto oficial da cerimônia. Maria Nilda contou que foi rondonista em 1982 no interior do Ceará, numa cidade a 100 km de Fortaleza, sendo que nunca esqueceu as experiências vividas. A apresentação do balanço do Rondon foi aplaudida com entusiasmo, numa aprovação ao estado de espírito do orgulho em ser Unoeste.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem