CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Campanha de sustentabilidade na Unoeste é lançada no Enaext

Reitoria cria programa e estabelece a aplicação de Plano de Gestão de Logística Ambiental Sustentável


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Campanha de sustentabilidade na Unoeste é lançada no Enaext
Lançamento da campanha de divulgação Unoeste Sustentável

Durante a abertura do 14º Encontro Anual de Extensão (Enaext), inserido no 21º Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (Enepe), ocorreu o lançamento da campanha de divulgação do Programa Unoeste Sustentável, recentemente criado pela Reitoria. A apresentação foi feita pela coordenadora do mestrado em Meio e Desenvolvimento Regional Alba Regina Azevedo Arana, que também coordena a Comissão de Sustentabilidade, responsável por colocar em prática o Plano de Gestão de Logística Ambiental Sustentável.

Conforme Alba, a iniciativa da Unoeste atende as exigências normativas da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, instituída em 2010, e está em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) ao tratar de responsabilidade social. Um dos objetivos do programa institucional é articular as ações já existentes na universidade, realizadas por diferentes setores, e estimular novas ações. “O Plano é uma ferramenta administrativa extremamente importante, com metas, objetivos e prazos”, disse Alba.

Cada novo projeto ou atividade vinculada à sustentabilidade, criados nos cursos de graduação ou pós-graduação, deverá ser inserido no Programa Unoeste Sustentável, em seu protocolo específico junto à Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext). Como parte dos objetivos do programa, formalizado em oito eixos, estão à redução do consumo de energia elétrica, água e esgoto; campanha de coleta seletiva nos campi; redução do consumo de papel; e gerenciamento de resíduos sólidos, com foco em redução e reuso.

Há um apelo para que os professores incentivem os alunos a participar do programa e para contribuir na construção da consciência ambiental. A campanha possui vídeo exclusivo do programa, exibido durante o lançamento, e outros meios de divulgação espalhados pela universidade, visíveis para as comunidades acadêmica e científica, bem como aos funcionários e visitantes. O programa conta com alguns projetos, sendo um deles o de fotos sobre as diferentes espécies de aves que têm como habitat a ampla área verde do campus II.

As fotos do Projeto Aves já estão expostas num grande painel afixado no segundo piso do Bloco B3, no campus II, no primeiro corredor do lado esquerdo do acesso pela rampa. A equipe da comissão, coordenada por Alba, envolve profissionais que atuam no corpo técnico administrativo, no corpo docente e no corpo discente da universidade, que são os seguintes: Aline Paiva Blasechi Garcia, Carlos Augusto Simoneti Becegato, Leila Maria Sotocorno e Silva, Paulo Henrique Teixeira, André Turin Santana, Fábio Ferreira Morong, Leila Maria Couto Esturaro, Nelissa Garcia Balarim e Érico Rubira Cuice. O site do Programa é o www.unoeste.br/sustentavel

Lançamento de livros – Como parte da programação do Enaext houve o lançamento de livros, conduzido pela coordenadora da Rede de Bibliotecas da Unoeste Regina Liberati Silingovschi, que ocorreu às 14h30 no auditório Ipê e são os seguintes:

Da sala de estar à sala de aula: educação musical por meio de jogos eletrônicos. Autoras: Luciana Carolina Fernandes de Faria; Raquel Rosan Christino Gitahy e Helena Faria de Barros. Editora: Paco Editorial

Fórum Ambiental – Uma Visão Multidisciplinar da Questão Ambiental. Autores: Allan Leon Casemiro da Silva; Sandra Medina Benini e Leonice Seolin Dias. Editora: Anap – Associação Amigos da Natureza.

Gestão de riscos – obras especiais de engenharia. Autor: Erickson de Lima Arving. Editora: FSC – Clube de Autores.
DryWall + PEX – o início. Autor: Erickson de Lima Arving. Editora: FSC – Clube de Autores

Estudos urbanos: uma abordagem interdisciplinar da cidade contemporânea. Autoras: Sandra Medina Benini e Jeane Aparecida Rombi de Godoy Rosin. Anap – Associação Amigos da Natureza.

Política ambiental integrada: um estudo sobre a Gestão Ambiental em Universidades. Autoras Alba Regina Azevedo Arana e Leila Maria Couto Esturaro. Editora: Editora e Livraria Appris.
Novas tendências em Educação Física: Educação Física escolar, treinamento e saúde. Autores: Jair Rodrigues Garcia Júnior e Alessandro Pierucci.  Swimeditora.

A comunicação persuasiva: teoria e prática. Autor: João Adalberto Campato Jr. Editora: HN Editorial.
Manual de literaturas de língua portuguesa: Portugal, Brasil, África lusofona e Timor-Leste. Autor: João Adalberto Campato Jr. Editora: CRV/Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa.

Livros on-line – Todos pela editora Anap Tupã:

Educação ambiental: conceitos, metodologias e práticas. Autores: Leonice Seolin Dias; Antonio Cezar Leal; Salvador Carpi Junior (organização).

Educação Ambiental em Foco – 2ª Edição. Autores: Leonice Seolin Dias (organização); Eraldo Medeiros Costa Neto (revisor).

Estudos ambientais aplicados em Bacia Hidrográficas. Autoras: Leonice Seolin Dias; Sandra Medina Benini (organização).

Gestão e Qualidade dos Recursos Hídricos: conceitos e Experiências em Bacias Hidrográficas. Autoras: Juliana Heloisa Pinê Américo-Pinheiro; Maria Helena Pereira Mirante e Sandra Medina Benini (organização)

Biogeografia: conceitos, metodologias e práticas. Autores: Leonice Seolin Dias e Raul Borges Guimarães.

Bioenergia: ...desde a América Latina. Autores: Leonice Seolin Dias; José Manuel Mateo Rodriguiz e Jorge Luís Fontenla Rizo.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem