CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste oferece tratamento gratuito para fumantes

Interessados podem se inscrever em ação promovida pelo curso de Fisioterapia


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Unoeste oferece tratamento gratuito para fumantes
Estima-se que 10,8% da população brasileira é fumante
Foto: Gabriela Oliveira Unoeste oferece tratamento gratuito para fumantes
Professora Ana Paula Freire coordena o programa

Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o tabagismo é a principal causa das mortes que poderiam ser evitadas, influenciando no surgimento de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como por exemplo, o câncer. No Brasil, estima-se que 10,8% da população é fumante, sendo que estudos demostram que 80% desse público deseja parar de fumar mas não consegue e apenas 3% torna-se ex-fumante por conta própria.

São informações que tornam relevante o desenvolvimento de iniciativas como o Programa de Intervenção e Tratamento para População Tabagista, idealizado pelo curso de Fisioterapia da Unoeste. De caráter extensionista e multidisciplinar, a ação totalmente gratuita e aberta para a comunidade de Presidente Prudente e região será desenvolvida em parceria com os cursos de Medicina, Odontologia, Nutrição e Fonoaudiologia da universidade.

Podem participar jovens e adultos de qualquer idade e sexo, independentemente do estado de saúde. No caso de menores de idade fumantes que desejam ingressar na ação precisam estar acompanhados pelo pai ou responsável. “Os interessados devem entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da Unoeste pessoalmente ou pelo telefone (18) 3229-1086”, explica a coordenadora do programa, professora Ana Paula Coelho Figueira Freire.

Segundo ela, os atendimentos começam em breve e serão às quartas-feiras, das 18h às 19h, na Clínica de Fisioterapia da Unoeste, localizada no campus I. “O tratamento que utilizaremos é recomendado pelo Mistério da Saúde e baseado nas diretrizes do Instituto Nacional do Câncer, considerado por estudos científicos o mais eficiente para cessação do tabagismo”.

Nesse primeiro momento será feita a captação de pessoas interessadas em participar do programa. “Temos a consciência de que muitos desejam parar de fumar, só que não conseguem sem ajuda especializada. É por isso que estamos nos prontificando a auxiliá-los com essa iniciativa, que envolve as terapias cognitiva-comportamental e medicamentosa”, destaca a professora.

Serviço – Mais informações na Clínica de Fisioterapia da Unoeste pelo telefone (18) 3229-1086.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem