CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Oficina promove reflexão sobre papel docente na era digital

Realização contempla os Recursos Educacionais Abertos como possibilidades para inovar em sala de aula


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Oficina promove reflexão sobre papel docente na era digital
Professores durante a realização de uma das atividades da oficina
Foto: João Paulo Barbosa Oficina promove reflexão sobre papel docente na era digital
Oficina realizada num dos laboratórios de informática, no campus II
Foto: João Paulo Barbosa Oficina promove reflexão sobre papel docente na era digital
Adriana, Danielle, Maria Elisa e Raquel, do mestrado em Educação

Professores de diferentes cursos de graduação da Unoeste participam de oficina sobre o “Perfil docente na era digital: os Recursos Educacionais Abertos (REA) e as possibilidades para inovar a (na) sala de aula”, nesta quarta-feira (25). A realização acontece em um dos laboratórios de informática no bloco B2, no campus II. A oferta faz parte do programa de formação continuada do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep), vinculado à Pró-reitoria Acadêmica (Proacad), que tem o aporte de pesquisadores vinculados ao Programa de Mestrado em Educação, junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).

O primeiro momento consiste na utilização de recurso tecnológico de nível virtual, articulado a um grupo no Facebook, no qual os professores apresentaram suas expectativas com relação à oficina a ser desenvolvida; conduzida por Raquel Rosan Christino Gitahy, Adriana Aparecida de Lima Terçariol e Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, com a articulação de Maria Eliza Nogueira Oliveira. Posteriormente, foram instigados a refletirem sobre informação e construção do conhecimento em plataformas digitais. Para isso, uma dinâmica proporciona que tenham conhecimento de diferentes repositórios educacionais.

“Utilizamos repositórios nacionais e internacionais, além de portais que oferecem cursos on-line gratuitos; discutindo as possibilidades de uso para o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem”, disseram Raquel e Adriana. “Depois, solicitamos que elaborassem uma sequência didática, a partir de uma das disciplinas com as quais atuam, utilizando, de forma colaborativa, Recursos Educacionais Abertos (REA). Tais condições foram socializadas entre os participantes da oficina em um grupo no Facebook e em mural virtual”, explicaram. A oficina é desenvolvida em dois períodos: manhã e tarde.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem