CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Saúde no Brasil Novo recebe adesão da Medicina Veterinária

Programa interdisciplinar e interinstitucional pratica humanização indicada pelo SUS no atendimento primário


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Saúde no Brasil Novo recebe adesão da Medicina Veterinária
Reunião sobre o projeto Promoção de Saúde no Brasil Novo
Foto: João Paulo Barbosa Saúde no Brasil Novo recebe adesão da Medicina Veterinária
Ilse conduziu a reunião de professores e estudantes

O maior programa não governamental de atendimento primário à saúde pública em Presidente Prudente está no sétimo ano consecutivo e entra o segundo semestre de 2016 ampliando os serviços para além da medicina humana, ao incluir a medicina veterinária. O Programa de Extensão em Promoção à Saúde no Bairro Brasil Novo é uma iniciativa da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp), desenvolvido junto a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, implantado em 2010 e que recebe a adesão do curso de Medicina Veterinária. Agora são dez cursos atuando em caráter interdisciplinar no programa interinstitucional.
 
São outras duas instituições envolvidas: a Prefeitura Municipal por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Esporte; e da Igreja Presbiteriana Independente (IPI) com a Associação Bethel – Projeto Mão Amiga. São seis os cenários para o atendimento à população: Unidade Básica de Saúde (UBS) Miguel Roberto Krasucki (saúde); escolas municipais de Ensino Fundamental Rui Carlos Berbet e de Educação Infantil Jovita Terim (educação), Quadra Coberta Brasil Novo (esporte); Associação Bethel e visitas domiciliares. Os atendimentos são praticados com o conceito de clínica ampliada, uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização que põe em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, equidade e integralidade.   
 
Os serviços e atendimentos são prestados por estudantes sob orientação e acompanhamento dos professores de Nutrição, Fisioterapia, Estética e Cosmética, Enfermagem, Medicina Veterinária, Fonoaudiologia, Biomedicina, Farmácia, Odontologia e Medicina. Estão diretamente envolvidos, os docentes Ilse de Lima Arruda Storel (coordenadora do programa), Adriana Falco de Brito, Aline Duarte Ferreira, Ana Paula Coelho Freire, Renata Augusta Beloni Digiovani, Eliane Szucs dos Santos, Francis Lopes Pacagnelli, Grace Francéli Quintana Facholli Garcia, Juliane Avancini, Karine Takahashi, Natália Thais de Castilho Hammaoud, Rosana Leal do Prado, Sandra Lustosa, Rosa Maria Barilli Nogueira, Rogério Giuffrida e Vamilton Álvares Santarém.
 
O programa segue as diretrizes operacionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF), mediante o levantamento do diagnóstico de saúde no bairro, com o preenchimento do cadastro da família. A atuação acadêmica ocorre em estreita relação com os profissionais de saúde, contemplando o desenvolvimento de competências que no âmbito geral inserem atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, educação permanente, administração e gerenciamento. Seguindo as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), a Famepp pratica o ensino para construir o médico com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.
 
Os alunos são capacitados para atuar, mediante “princípios éticos, em processos de saúde/doença em seus diferentes níveis de atenção, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação à saúde, na perspectiva da integralidade da assistência, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano”, de acordo com as DCNs. Conforme Ilse, os estudantes são preparados na prática para o exercício da liderança, o trabalho em equipe e o desenvolvimento da comunicação, junto a população de aproximadamente 5 mil moradores do bairro que nasceu com 1250 lotes urbanizados e outros 400 comerciais e industriais, na zona norte da cidade.
 
Pela primeira vez em sete anos do programa, antes do início de mais uma etapa foi realizada uma reunião geral nesta quinta-feira (11), no Teatro César Cava, envolvendo a Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) sendo representada pela coordenadora de extensivas gerais, Cidinha Martines e a coordenação do projeto, professores e estudantes. Os universitários presentes tomaram conhecimento das ações desenvolvidas em cada graduação com uma exposição do programa em sua integralidade, pelo qual são realizadas visitas domiciliares para o cadastro da família, inserindo perfil socioeconômico e diagnóstico de saúde; resultando no atendimento com ações educativas, preventivas e de recuperação.
 
“A atuação dos acadêmicos compreendem em visitas domiciliares para cadastrar as famílias, conhecer o perfil da população e fazer o diagnóstico de saúde. São desenvolvidas propostas interdisciplinares com ações educativas, preventivas e de recuperação da saúde. É promovida assistência humanizada. Em todas as atividades é ressaltada a importância da prevenção e dos hábitos de vida saudáveis. Assim, o programa tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais comprometidos com as diretrizes curriculares nacionais, que atuem com visão holística em equipe interdisciplinar e interinstitucional promovendo a melhoria das condições de vida e saúde da comunidade”, conforme exposição feita por Ilse aos participantes da reunião preparatória para mais um período de aplicação do programa.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem