CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Mestrado em Meio Ambiente abre oportunidade para estrangeiro

Página de divulgação on-line está em quatro idiomas e edital sobre seleção é encaminhado a outros países


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Mestrado em Meio Ambiente abre oportunidade para estrangeiro
Alba Arana: internacionalização do mestrado em Meio Ambiente

Ao publicar novo edital sobre seleção de alunos regulares, o Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional apresenta uma novidade que responde ao processo de internacionalização junto à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).  Essa abertura abre oportunidade para estudantes estrangeiros. Sua página de divulgação on-line ganhou outros três idiomas, além do português: inglês, francês e espanhol. Algumas incursões estão sendo feitas junto a alguns setores da comunidade científica internacional, no sentido de captar alunos que possam enriquecer os estudos e as pesquisas com outras visões de mundo, conforme anuncia a coordenadora Dra. Alba Regina Azevedo Arana.

As inscrições para a nova turma de alunos regulares estão abertas e poderão ser feitas até dia 4 de novembro, com a oferta de 20 vagas. O processo seletivo será desenvolvido em cinco fases, começando com a avaliação do pré-projeto que, se aprovado, deverá ser apresentado para uma banca e o candidato passará pela arguição dos avaliadores, consistindo na segunda etapa. A terceira será prova escrita, no dia 29 de novembro, das 14h às 18hs. São dez temas previamente definidos no edital, acompanhados por sugestão de bibliografia. Na quarta fase, a prova será de suficiência em língua inglesa e ocorrerá em 30 de novembro, das 8h às 12h.

A quinta etapa compreenderá a análise de currículo. O resultado será divulgado em 12 de dezembro e serão aprovados os candidatos com média igual ou superior a 7,0. As aulas ocorrerão a partir de março de 2017, com os novos alunos regulares já inseridos em suas linhas de pesquisa: 1- avaliação e análise de impacto ambiental e 2- planejamento ambiental e desenvolvimento regional. A participação de candidatos estrangeiros está contemplada no Regimento da Unoeste, sendo estimulada pelo pró-reitor da Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.

As perspectivas sobre os candidatos estrangeiros, em caso ou casos de aprovação, são de contribuição para enriquecer os estudos científicos ao tratarem de problemas ambientais semelhantes em seus países de origem e no Brasil, num procedimento de intercâmbio científico-cultural com os alunos brasileiros. As parcerias para estimular inscrições de candidatos de outros países são feitas, inicialmente, com centros educacionais de ensino superior da América Latina e da África do Sul. Alba também mantém entendimentos com as embaixadas de vários países no Brasil.

Serviço – Inscrições e mais informações no site da Pós Unoeste.
 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem