CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Moradores da zona oeste recebem serviços de promoção à saúde

Semana da Responsabilidade Social é encerrada com a realização da Caravana da Saúde no Jardim São Gabriel


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Moradores da zona oeste recebem serviços de promoção à saúde
Atendimento por estudantes do curso de Farmácia

Durante a manhã de sábado (17) centenas de pessoas passaram por atendimentos de prevenção e promoção da saúde na Fundação São Damião, localizada no Jardim São Gabriel, na zona oeste de Presidente Prudente. Foram beneficiados com a Caravana de Saúde moradores do bairro e das adjacências, como nos casos dos conjuntos habitacionais Cohab e Cecap. O evento marcou o encerramento da Semana da Responsabilidade Social, iniciativa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) que mais uma vez contou com a parceria da Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), na condição de mantenedora da Unoeste.

Em sua 52ª edição, a caravana ocorreu das 8h30 às 12h na instituição de caridade que é vinculada à Paróquia São Francisco de Assis e pela terceira vez foi contemplada com o evento da Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente (Acipp); realizado juntamente com a Unoeste, através da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) que mantém o “Programa Mutirão de Saúde e Cidadania – Região de Presidente Prudente”. Foram ofertados vários serviços como aferição da pressão arterial (hipertensão) e teste de glicemia capilar (diabetes).

Como parte das ações preventivas, três atendimentos ofertados contemplaram cuidados em relação ao câncer: de boca, próstata e ginecológico. Outros parceiros envolvidos foram o Hospital do Câncer, a escola de cabelereiro Impacto Hair, Associação de Apoio ao Paciente Renal Crônico (Carim) e Serviço de Urologistas de Presidente Prudente e Região Associados (Suppera). A Unoeste envolveu estudantes de 14 cursos, orientados e acompanhados pelos professores Edson Maréco, Olga Boscoli, Luciana Calvo, Mário Colnago, Luciane Romero, Rosângela Cristóvão e Meire Judai; com a logística proporcionada pela Proext, através do assessor de integração comunitária Darci Galbiati.

Conforme a professora Rosângela, no âmbito regional e na área de saúde a caravana é o maior projeto de responsabilidade social e que nos últimos nove anos vem proporcionando orientação, prevenção e promoção de saúde, tendo beneficiado mais de 75 mil atendimentos. Como exemplo da importância dessa realização, cita o caso de um senhor que passou pelo teste de glicemia, quando foi detectado elevado índice de glicose. Foi orientado a ir ao hospital e ao chegar lá teve que ser internado, depois disse que não saberia o que teria acontecido se não tivesse sido atendido pela caravana.

“Muitas pessoas não se dão conta de determinados desequilíbrios na saúde, até pela correria do dia a dia. Como a caravana é no sábado, acabam aproveitando a oportunidade. Têm pessoas que nunca fizeram teste de glicemia ou aferiram a pressão. Os maiores números de problemas detectados são de hipertensão e diabetes. Outro fator muito importante é o da orientação sobre uso racional e seguro sobre medicamentos. Também orientamos às pessoas a buscarem os serviços médicos de saúde pública”, comentou Rosângela que vê a Semana da Responsabilidade Social como iniciativa elogiável e que estimula instituição como a Unoeste a atuar o ano inteiro.

A superintendente da Acipp, Maria Eugênia Leandro, disse que a caravana é uma ação de responsabilidade social da classe empresarial e que, na parceira com a Unoeste, se encaixa perfeitamente com a proposta da ABMES. “É um evento que visa a qualidade de vida da população local e regional. É muito solicitado e tem interessado na fila de espera para o próximo ano”, contou. O estudante do 9º termo do curso de Farmácia, Caio Lucas Zuntini Diamante, aprova totalmente a prática de responsabilidade social durante os anos de formação para o mercado de trabalho.

“É a primeira oportunidade de contato com as pessoas, as quais futuramente serão nossos clientes. Praticar a responsabilidade social é mais que necessário, é uma lição de vida. Para mim é um encontro com Deus e com a profissão que escolhi, pois sinto que prestar serviços à comunidade recarrega minhas energias. Já são quase cinco anos de extensão, desde que ingressei no curso”, comentou Diamante que, inclusive, no ano passado fez parte da equipe da Unoeste no Projeto Rondon, em Acorizal, no interior do Mato Grosso.

A trabalhadora de serviços gerais e moradora da Cecap, Maria Salete Novaes de Andrade, esteve sábado na Fundação São Damião, passou pelos serviços e os avaliou como ótimos. “Esta é a segunda vez que venho. A outra foi no ano retrasado. Fora a diabetes que venho tratando, está tudo bem com a minha saúde. Como tenho pouco tempo durante a semana, esse evento de final de semana é ótimo, por dar essa oportunidade de fazer testes e receber orientações”, disse. Estiveram na caravana as reportagens do jornal O Imparcial e da TV Fronteira/Globo.

Participaram os seguintes cursos da Unoeste: Farmácia, Biomedicina, Medicina, Gastronomia, Ciências Biológicas, Radiologia, Nutrição, Fisioterapia, História, Artes, Matemática, Pedagogia, Fonoaudiologia e Estética e Cosmética.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem