CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste tem ações para conter “vilões” do consumo de energia

Ar-condicionado e iluminação são responsáveis por 70% do consumo na universidade


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gustavo Justino Unoeste tem ações para conter “vilões” do consumo de energia
Ar-condicionado pode ser desligado ao sair da sala
Foto: Gustavo Justino Unoeste tem ações para conter “vilões” do consumo de energia
São 474 equipamentos no campus I e 776 no campus II
Foto: Gustavo Justino Unoeste tem ações para conter “vilões” do consumo de energia
Avisos estão espalhados nas salas para a colaboração de todos

Um simples toque no botão para desligar uma luz ou o ar-condicionado. Ações como estas podem fazer a diferença quando o assunto é consciência ambiental e desperdício de energia. Pensando nisso, a Unoeste dá continuidade a um trabalho que foi iniciado há cerca de 4 anos visando inovação e economia.

“A ideia foi trocar as lâmpadas mais antigas em um trabalho gradual que ainda vem sendo feito. Muitos fabricantes nos emprestam as lâmpadas para testes, para medir o consumo antes de adquiri-las. O outro passo é a conscientização de estudantes e funcionários, visando não desperdiçar energia, os avisos estão espalhados”, explicou o engenheiro eletricista responsável pela iluminação Ednei Ailton Zaupa.

Por isso, nas salas da universidade não é difícil encontrar pequenos recados dando orientações como: evite o desperdício de energia, apague a luz e desligue o ar-condicionado ao sair, ou seja, contribua com o nosso planeta. “Só o fato de não deixar as salas vazias com as luzes e equipamentos ligados, já se consegue economizar 10% do total. O que é sim muito relevante”, segundo Ednei.

A dica é fundamental! Porque o ar-condicionado é considerado o “vilão” da energia, já que é o responsável por 50% do consumo na universidade. Na Unoeste, são 1.250 aparelhos em todos os campi, sendo 474 no campus I, e 776 equipamentos no campus II. Ainda sobre o consumo, a iluminação é responsável por 20% deste consumo e outras máquinas ficam com o restante do percentual.

O consumo de energia está relacionado à educação ambiental de cada pessoa, segundo a coordenadora do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Leila Maria Sotocorno e Silva, já que dentro do processo de inovação acadêmica, o controle do ar-condicionado é ativado dentro da sala de aula. “É uma atitude simples. Se saiu da sala desliga tudo. Alunos e funcionários precisam pensar no meio ambiente. Nossa missão é de formar e conscientizar”, pontuou.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem