CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Maquiagem adequada mantém ritual de beleza saudável

Também é importante atentar-se aos rótulos dos produtos e seguir orientação profissional


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Maquiagem adequada mantém ritual de beleza saudável
Oleosa ou ressecada? Produtos de maquiagem devem ser apropriados para o tipo de pele
Foto: Mariana Tavares Maquiagem adequada mantém ritual de beleza saudável
Yasmin, aluna de Biomedicina, analisa a quantidade de chumbo em batons

Qual é o item de beleza que não pode faltar no seu dia a dia? Alguns são comuns entre as mulheres, mas será que você faz o uso correto e escolhe as maquiagens adequadas para manter esse ritual de forma saudável? Um batom pode conter chumbo, sabia? Por isso, atente-se também aos rótulos dos produtos e siga as orientações de um profissional.

A boa notícia para quem não sai de casa de “cara lavada” é que o uso diário da maquiagem não é prejudicial, “desde que o produto seja adequado para o tipo de pele”, afirma a dermatologista e professora do curso de Medicina da Unoeste, Deusita Fernandes Gandia Soares. Quem tem pele oleosa deve escolher base livre de óleo, e pele ressecada, produto com hidratante. “Quanto às maquiagens para as áreas dos olhos deve-se verificar nos rótulos se foram testadas oftalmologicamente e escolher, de preferência, as hipoalergênicas. Também é necessário observar a validade em qualquer item”.

Quem tem alergia deve evitar algumas substâncias específicas. “Muitas pessoas desenvolvem a intolerância com o uso, então, o ideal é observar qualquer reação e procurar um dermatologista para, se necessário, fazer o teste de contato”. O uso do protetor solar é imprescindível, sendo que uma boa opção é o com cor, que substitui a base. Já existe também o pó compacto com filtro. “Independentemente da opção, o protetor deve ser aplicado três vezes ao dia, pois nenhum permanece na pele mais que 5h”, reforça.

Batom em foco – Parece inofensivo, mas esse produto presente em qualquer bolsa de mulher também merece atenção. No curso de Biomedicina está em andamento o estudo “Identificação e quantificação de chumbo em batons”, desenvolvido pela aluna Yasmin Castelani de Azevedo do Carmo, com orientação da professora Angélica Grigoli Dominato. A estudante explica que existe um limite mínimo de chumbo, que pode ser detectado no corante utilizado (20 ppm – parte por milhão). “O uso diário de batom com grande concentração de chumbo pode desencadear problemas hematológicos, lesões na pele, indução da carcinogênese, fertilidade reduzida em ambos os sexos e durante a gestação pode causar a má formação fetal”, frisa Yasmin.

Conforme a orientadora, o chumbo é um metal que interfere na produção de hemoglobina na medula óssea e outro fator é sua capacidade de armazenamento no tecido ósseo. “Por ser um produto que dificilmente deixará de ser utilizado, é importante que no momento da compra sejam escolhidas as marcas mais conhecidas e de grande circulação, o que minimiza os riscos de contaminações pelos agentes tóxicos. Outra sugestão é evitar os batons de tons escuros ou de cores vibrantes, como vermelho e marrom”.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem