CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Unoeste atua em bairro periférico de Prudente há 8 anos

Através dos cursos da área da saúde, acadêmicos oferecem diversos atendimentos no Brasil Novo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Unoeste atua em bairro periférico de Prudente há 8 anos
Aluna Loiane Rocha acolhe Maria Regina Ribeiro de Oliveira, que está entre pessoas agraciadas com novas vidas pela UBS/Unoeste

Das 11 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Rede Municipal de Saúde de Presidente Prudente, a do Brasil Novo tem o diferencial em serviços, que vão além de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia, ao incluir Nutrição, Odontologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Estética e Cosmética, Biomedicina, Psicologia e Medicina Veterinária. Inclusão que decorre de parceria com a Unoeste. Outro diferencial está nas visitas domiciliares feitas pelos universitários; uma prática fora da estrutura das unidades e própria das 24 Estratégias de Saúde da Família (ESFs) que atendem em outros territórios que não os das unidades.

Outras questões distintas estão no acompanhamento permanente aos portadores de doenças crônicas, tais como hipertensos e diabéticos, e atendimentos nas escolas aos alunos da pré-escola e ensino básico. Há diferença também na realização de exames, pela agilidade das clínicas da universidade. Os usuários são contemplados com a escuta qualificada, pelos estudantes treinados em ouvir e prestar atenção, inclusive no que não é dito. Tudo isso voltado em promover resolutividade; no sentido de dar solução ao que implica em fragilidade do paciente isoladamente ou dentro de sua estrutura familiar.

Com atendimentos multidisciplinares, a comunidade acadêmica, plenamente incorporada à paisagem humana do bairro, segue a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (Humaniza SUS), voltada às trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. “Somos bem acolhidos por todos”, conta a coordenadora do Programa de Extensão em Promoção à Saúde, Ilse de Lima Arruda Storel, pelo qual responde desde a implantação em 2010.

A enfermeira gerente da UBS Carlota Souza Scarelli, afirma que os universitários dão total assistência à população e conta que as equipes da unidade e da universidade trabalham em plena harmonia, oferecendo aos usuários um porto seguro. Como parte da prevenção são feitas palestras, inclusive aos 130 portadores de doenças crônicas, conforme a professora do curso de Medicina, Natália Thais de Castilho Hammaoud. O trabalho nas escolas, sobre educação e saúde, ocorre uma vez por mês, de acordo com Ana Paula Coelho Freire, do curso de Fisioterapia.
 
Atendimento – Em média são 300 atendimentos por dia, sendo mais de 100 exclusivos pela universidade. O bairro possui infraestrutura urbana e 6,2 mil habitantes. Implantado pela prefeitura em 1990, com a doação de 1.638 lotes para famílias de baixa renda, hoje possui 1.559 edificações. A UBS atende de segunda a sexta, das 7h às 17h.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem