CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Veterinária promove Dia de Campo sobre gado de leite

Iniciativa no distrito de Floresta do Sul foi realizada em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Presidente Prudente


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Gabriela Oliveira Veterinária promove Dia de Campo sobre gado de leite
Participantes do evento visualizaram os tópicos apresentados nas palestras

No Pontal do Paranapanema, entre 70 e 80% das propriedades têm abaixo de 50 hectares, sendo que 70% são de agricultura familiar. Outra estatística interessante é que 80% desses pequenos produtores têm como atividade principal a pecuária leiteira. Diante desse cenário, o curso de Medicina Veterinária da Unoeste promoveu, nesta sexta-feira (24), o 1º Dia de Campo sobre o assunto. Realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Presidente Prudente, a iniciativa ocorreu em Floresta de Sul, distrito de Presidente Prudente.
 
“Para abrigar esse evento, escolhemos a propriedade Recanto dos Velhos que está iniciando na pecuária leiteira e que recebe a assistência técnica do Senar”, comenta Luis Carlos Vianna, docente da universidade e responsável pela disciplina de Extensão Rural. Ele comenta que esse local possui um sistema de produção com pasto irrigado, que é uma tecnologia preconizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). “Essa prática viabiliza maiores lotações de animais a um custo mais baixo”.
 
Durante a atividade, Vianna e os acadêmicos do 7º termo de Veterinária apresentaram palestras sobre mastite, sanidade da glândula mamária, pastagem e irrigação. Os momentos foram enriquecidos por meio do debate entre os produtores e os universitários, mediados pelo instrutor do Senar e engenheiro agrônomo, José Wanderley Quintero. Além disso, houve uma demonstração prática sobre o manejo de irrigação das pastagens.
A futura veterinária Dayane Ribeiro Timóteo pontuou diversos aspectos ligados à pastagem desde a escolha da forrageira até os tratos culturais. “A alimentação é muito importante, pois contribui para que o gado demonstre todo o seu potencial genético que é visualizado na produção do leite”. Revela que é a primeira vez que fala para um público de produtores. “Acho essa experiência importante, pois agrega um conhecimento diferenciado à minha formação, principalmente porque pretendo atuar na área de grandes animais”, conclui.
 
Para Quintero essa interação entre os estudantes e produtores foi de grande relevância. “Houve um intercâmbio de ideias bem interessante, onde os alunos passaram um pouco do embasamento técnico e os produtores apresentaram a vivência no campo”. Marcelo Junqueira, coordenador do Senar em Prudente e secretário do Sindicato Rural no município, avalia que a parceria com a Unoeste na idealização desse evento foi muito positiva. “Ações desse tipo são fundamentais, pois despertam o interesse dos produtores por novos conhecimentos e também possibilita uma abertura para que eles esclareçam suas dúvidas”, diz.
 
Cristina Massako Hattori, do sítio São João, esteve no Dia de Campo. “Esse contato com os acadêmicos foi muito bom e enriquecedor”. Lembra ainda, que desde que começou a participar das iniciativas do Senar, a realidade na sua propriedade mudou. “A produção de leite aumentou e adquiriu mais qualidade. Acho importante que possamos ter acesso às informações que podem contribuir com a nossa atividade”, conclui.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem