CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Ação alerta sobre riscos causados por diabetes e hipertensão

Cursos de Farmácia e Medicina levam serviços e orientações para usuários do ambulatório de especialidades


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Ação alerta sobre riscos causados por diabetes e hipertensão
Aferição de glicemia feita por estudantes da Unoeste

Com atendimento estimado para cerca de 300 pessoas, uma ação envolvendo os cursos de Farmácia e Medicina promove alerta sobre os riscos provocados por diabetes e hipertensão. Durante duas tardes, de terça (21) e quarta (22), foram auferidos o nível glicêmico e pressão arterial de usuários do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). Cadastrada na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, a ação ocorreu com o mesmo nome da Campanha Acelera Saúde, realizada pela Secretaria de Saúde do Governo de São Paulo.

A iniciativa interinstitucional resulta da preocupação em orientar a comunidade, para que os atendidos atuem como agentes multiplicadores, para a prevenção de tais doenças e promoção de saúde. Caso não seja tratado, o diabetes aumenta o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de cegueira, além de ser a principal causa de amputações de membros inferiores no Brasil. Mais de 16 milhões de brasileiros adultos (8,1%) sofrem de diabetes e a doença mata 72 mil pessoas por ano, de acordo com relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), divulgado em abril do ano passado.

Foto: João Paulo Barbosa Serviços prestados pela Unoeste no pátio de espera do AME
Serviços prestados pela Unoeste no pátio de espera do AME
No país existem 30 milhões de hipertensos (Portal Brasil, 2015). Os males cardiovasculares são responsáveis por 300 mil mortes por ano, ou seja, 820 por dia, 30 por hora ou uma a cada dois minutos, conforme a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH, 2016).  Doença cardiovascular é a primeira causa de morte no Brasil. Diante de tal realidade, as ações de saúde são importantes para contribuir com a difusão de informações sobre essas doenças que são silenciosas, não apresentam sintomas e podem ficar escondidas por anos e surgir de repente, podendo levar à morte.    

A proponente da ação junto à Proext, professora Rosângela Cristóvão Ferreira, do curso de Farmácia, disse que o objetivo principal esteve voltado para conscientizar a comunidade em relação aos cuidados, prevenção e controle do diabetes e hipertensão, a fim de promover a qualidade de vida. Também estiveram envolvidas na organização e supervisão dos alunos as professoras Cláudia Álvares Calvo Alessi e Luciana Álvares Calvo, da Faculdade de Medicina de Presidente Prudente (Famepp/Unoeste).

Os alunos de Farmácia fizeram a aferição do nível glicêmico nesta quarta-feira (22). Os de Medicina mediram pressão arterial, ontem (21). Foram atendidos usuários e acompanhantes, no pátio de espera para exames. As orientações prestadas para portadores de doenças foram no sentido de adotar precauções para reduzir os danos, complicações e sofrimentos que comprometem a vida saudável. A campanha começou no sábado (18) e se estende até o próximo dia 25, incluindo outras ações no Hospital Regional (HR) “Dr. Domingos Leonardo Cerávolo”; conforme a enfermeira líder do Serviço Integrado de Qualidade em Saúde e coordenadora do Grupo de Humanização do AME, Carla Francisca Santos Neves.

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem