CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Prudente sedia simpósio sobre a base alimentar para o gado

Durante dois dias estão em discussão à produção, qualidade e uso de sementes de forrageiras tropicais


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Prudente sedia simpósio sobre a base alimentar para o gado
Presidente Belleggia: contribuição da Unoeste para fortalecer o setor

A Associação Nacional dos Produtores de Sementes Forrageiras (Anprosem) realiza em Presidente Prudente o 2º Simpósio sobre produção, qualidade e uso de sementes de forrageiras, nestas quarta (29) e quinta-feira (30). Com o envolvimento de representantes de vários setores deste segmento no país, o evento ocorre no auditório da Casa do Advogado, a sede da 29ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). A realização conta com o apoio da Unoeste, através do envolvimento do Grupo de Pesquisa Agropecuária do Oeste Paulista.

Para o pró-reitor acadêmico da Unoeste, o engenheiro agrônomo José Eduardo Creste não existe agropecuária forte sem a força do setor de pastagem forrageira. No seu entendimento o simpósio é fundamental para o avanço dessa área que consiste na base alimentar da bovinocultura de corte e leite. Foi esse o tom de seu pronunciamento na cerimônia de abertura, quando reafirmou que a universidade está à disposição para contribuir com os produtores brasileiros de sementes forrageiras.
 
O presidente da Anprosem Adrian Belleggia falou sobre a contribuição da Unoeste para o engrandecimento do setor que é o mais pulverizado de todos da cadeia agropecuária, pelo fato de 95% das 800 empresas serem familiar. “Daí a dificuldade de concentrar esforços em prol do setor”, disse fazendo apelo aos participantes do simpósio: “Nós temos que enxergar a força que o setor tem, mas para isso é preciso nos organizar”.

Foto: João Paulo Barbosa Pró-reitor Creste: Unoeste à disposição do setor de produção de sementes
Pró-reitor Creste: Unoeste à disposição do setor de produção de sementes
O estado tem promovido reformulações em departamentos da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de tal forma que está pronto para oferecer serviços aos produtores agropecuários; conforme disse o diretor do departamento de sementes, mudas e matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), Ricardo Lorenzini Bastos que representou o secretário Arnaldo Jardim, participante da primeira edição do simpósio, em maio do ano passado, em Campinas.

Fizeram parte da mesa composta pelo cerimonial o diretor da Cati regional em Prudente, Marcos Aurélio Fernandes; o presidente da Comissão de Sementes e Mudas de São Paulo, Edson Coutinho; o diretor executivo da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem), Paulo Campante; e o presidente do Sindicato Rural de Prudente e delegado da Federação da Agricultura do Estado de São Paulo (Faesp), o ex-prefeito Carlos Roberto Biancardi.

A realização do simpósio em Prudente é motivada por ser a cidade sede da Anprosem, pelo fato da região ser um polo produtor de sementes forrageiras, na qual está concentrado o maior rebanho bovino do estado, com quase 2 milhões de cabeças. Também por ter na Unoeste um centro de pesquisa agronômica, através do programa de pós-graduação stricto sensu com a oferta de mestrado e doutorado, trabalhando com as seguintes linhas de pesquisa: fisiologia e tecnologia da produção vegetal, genética e biotecnologia, solos e nutrição de plantas.

Durante os dois dias, o simpósio ocorre na Casa do Advogado, nos períodos da manhã e tarde. A palestra de abertura sobre opções de mitigações climáticas foi ministrada pelo Dr. Marcos Siqueira Neto, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena/USP). Das 16 atividades programadas, quatro contam com envolvimento de pesquisadores da Unoeste e Gpagro: palestrantes – Carlos Sérgio Tiritan, Tiago Aranda Catuchi e Edemar Moro; moderadores – Nelson Barbosa Machado Neto e Ceci Castilho Custódio.

Os palestrantes são presenteados com licores e doces produzidos pela Unoeste, entregues pela diretoria executiva da Anprosem; a engenheira agrônoma Sandra Regina Dias que está à frente da organização do simpósio. Na solenidade de abertura, a Anprosem homenageou a profissional engenheira agrônoma Doris Groth, autora de livros, ex-funcionária do Ministério da Agricultura, livre docente pela Unicamp e que, mesmo aposentada, continua contribuindo para o avanço da ciência, participando de eventos nacionais e internacionais. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem