CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Trote solidário da Veterinária arrecada 1,4 mil kg de ração

Durante realização de pedágio até morador de rua contribui e elogia a iniciativa


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Trote solidário da Veterinária arrecada 1,4 mil kg de ração
Solenidade de entrega de ração para a associação e às pastorais

Pela quarta vez o trote solidário do curso de Medicina Veterinária da Unoeste arrecada ração para cães e gatos cuidados por associação e pastorais de proteção aos animais de Pirapozinho, Narandiba e Presidente Prudente. Foram arrecadados 1.410 kg, conseguidos em diferentes ações, incluindo pedágio no qual os alunos envolvidos tiveram uma grande surpresa: a contribuição de um morador de rua.

Ana Luiza Ferro Novais, caloura inserida no trote, contou que o homem tinha R$ 15 e deu R$ 5. Comovidos com a atitude, os estudantes quiseram registrar o momento numa selfie para compartilhar nas redes sociais, como exemplo de generosidade. Ele recusou. Elogiou a boa ação. Elogio feito com a compreensão de quem conhece de perto o sofrimento dos animais abandonados, que também vivem na rua.

O abandono de animais tem sido cada vez maior ao ponto da SOS Animais de Pirapozinho estar passando por um período de superlotação em seu abrigo. São 120 cães adultos e 23 filhotes, além de 43 gatos e mais de 20 cães encaminhados para lares temporários, em casas de famílias, conforme Daniela Marques Bertasso. Em Narandiba são tantos, que tem sido difícil encontrar quem adota, mesmo depois de castrados.

A Pastoral São Francisco de Assis, de Narandiba, e a Prefeitura estão empenhadas na instalação de comedouro comunitário, para que os animais de rua possam se alimentar. A médica veterinária Katia Caroline Venturim conta que após a castração, feita em parceria com a Unoeste, é buscado o lar temporário para garantir os cuidados pós-cirúrgicos. Porém, passado esse período, o animal volta à sua origem: a rua.

Em Presidente Prudente, a Pastoral São Francisco de Assis, vinculada à Paróquia Nossa Senhora do Carmo que fica na vila Maristela, trocou o abrigo por lares temporários. Ao receber os 470 kg, resultado da divisão por três, em relação ao montante arrecadado, Vanessa Iliana Mendes Cintra apresentou uma relação dos lares para os quais enviará ração e enalteceu o trote solidário.

Ao falar para os estudantes, Vanessa desejou que a caminhada dos futuros médicos veterinários seja marcada pelo mesmo empenho demonstrado na ação solidária, com o mesmo amor e carinho pelos animais. A diretora do curso, Gláucia Prada Kanasghiro, manifestou sua surpresa com o empenho que resultou em arrecadação maior que a do ano anterior, em quase meia tonelada.

O professor Haroldo Alberti disse que os calouros contaram com o apoio dos veteranos, da Associação Acadêmica Atlética de Medicina Veterinária e do Centro Acadêmico Doutor José Giometti (Cageo). “Além de contribuir nos cuidados com os animais, o trote promove a integração dos alunos que estão chegando com aqueles que aqui já estavam”, comentou o diretor de eventos da Atlética, João Victor Alexandre e Souza.

Para a segunda secretária do Cageo, Heloiza Pesquero Perelli, a ação em prol dos animais faz parte da formação dos médicos veterinários. O trote também foi elogiado pelo pró-reitor de Extensão e Ação Comunitária, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, que participou, na tarde desta sexta-feira (17), da entrega da arrecadação para a associação e às pastorais. Solenidade realizada em frente ao Hospital Veterinário da Unoeste.

O evento está cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) e sua realização está incluída nas várias ações de responsabilidade social, promovidas por diferentes cursos na recepção aos calouros, que juntas compõem o Trote do Bem, da Unoeste.  O Trote Solidário do curso de Medicina Veterinária já arrecadou e distribuiu cerca de 5,5 toneladas em quatro anos: 1t em 2014, 2t em 2015, 1t em 2016 e 1,4t em 2017. 

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem