CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Encontro do CRF na Unoeste reúne profissionais e alunos

Evento teve o objetivo de discutir questões importantes sobre a profissão farmacêutica


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Mariana Tavares Encontro do CRF na Unoeste reúne profissionais e alunos
Marcos Machado, diretor do CRF-SP, salientou a importância de ter a presença de profissionais e acadêmicos de farmácia

Para debater temas relacionados à profissão farmacêutica, foi realizado na noite dessa quarta-feira (9), no campus II da Unoeste, o XVII Encontro Paulista de Farmacêuticos do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP). Com a presença de representantes do órgão, docentes e estudantes da graduação da universidade, foram discutidos temas como o fortalecimento da profissão como saúde estética, atuação clínica, consultório farmacêutico, vacinação em farmácias, piso salarial, condições de trabalho, graduação à distância e regulamentação dos técnicos.

De acordo com o diretor tesoureiro do CRF-SP, Marcos Machado, são 28 seccionais do órgão espalhadas por todo o estado. Ele explica que o foco do evento é falar da profissão com os colegas. “É um encontro com a diretoria para expor as necessidades e também dos problemas que atingem a categoria farmacêutica. A ideia é mostrar a situação e ouvir as opiniões. Temos alguns pontos na profissão, por exemplo, como a questão do ensino a distância, que é uma reflexão importante, estamos em uma era em que a tecnologia existe e as pessoas estão se acostumando a fazer esses cursos. É uma discussão ampla e nós queremos ouvir os colegas”, salienta.

Machado conta ainda que outra questão importante discutida durante o evento foi sobre o técnico em farmácia, que ainda não é uma profissão regulamentada do ponto de vista do órgão de classe, porém, o CRF tem lutado para mudar este quadro. “Ao longo dos anos as escolas foram abrindo cursos e formando profissionais nesta área. Acreditamos que é preciso regulamentar e inscrever esses profissionais dentro do Conselho para responsabilizá-los eticamente, além de ter um controle sobre as ações deles. Nós queremos definir qual o âmbito de atuação do técnico e quais as funções que ele pode exercer dentro de um estabelecimento de farmácia”, explica.

Foto: Mariana Tavares Docentes e também membros do CRF-SP recepcionam diretoria do Conselho no campus II da Unoeste
Docentes e também membros do CRF-SP recepcionam diretoria do Conselho no campus II da Unoeste
Sobre o encontro acontecer na Unoeste e com a presença de acadêmicos, ou seja, futuros profissionais, o diretor comenta que a universidade presta um grande serviço para a categoria. “Ao abrir suas portas, a instituição nos dá oportunidade de reunir os colegas e aproximar a diretoria do Conselho Regional, que é o maior do país. Quando os estudantes do curso têm a possibilidade de estar em contato com a diretoria do CRF e entendem a importância do que é um conselho da profissão, isso muda todo o futuro da classe. Só temos a agradecer!”, diz.

Docente do curso de Farmácia da Unoeste e diretora regional do CRF-SP, Rosilene Martins Viel também acredita que a união entre o órgão e a universidade só tem a acrescentar para os dois lados. “Temos alguns projetos e atividades em parceria com o Conselho que contam com a participação de acadêmicos da Unoeste, como cursos de capacitação e atividades de extensão. Essa junção para o CRF é importante, pois já vem estreitando relações com estes futuros profissionais desde a graduação”, conta. 

Além de Marcos Machado e Rosilene Martins Viel, também estiveram presentes na reunião a vice-presidente do CRF-SP, Raquel Rizzi, o professor do curso de Farmácia da Unoeste e conselheiro do órgão, Adriano Falco, a também conselheira, Luciana Canetto e o coordenador da graduação na universidade, Luis Ortega. 

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem