Oficina instrui organização ao projetar iniciação científica
Realização faz parte da oferta de formação continuada e do estímulo à produção de pesquisa na graduação
Pelo menos quatro vezes ao ano são ofertadas oficinas de formação continuada aos professores da Unoeste, organizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep) e produzidas por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. Na tarde desta terça-feira (26) ocorreu a oficina “Organização dos Projetos de Iniciação Científica”, ministrada pelo Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa, que também atua no Departamento de Psicologia. Essa realização atende ao incentivo à produção de pesquisa nos cursos de graduação.
A abordagem compreendeu questões estruturais do projeto, incluindo o processo de construção teórica e metodológica em conformidade com o nível da pesquisa, considerando a iniciação. Conforme a coordenadora pedagógica institucional Aparecida Darcy Alessi Delfim, a oficina teve o objetivo de oferecer subsídios à estruturação necessária de uma proposta capaz de atender as exigências postas por comitês internos e externos. Pessoa abriu a exposição de conteúdo anunciando que utilizaria suas vivências em pesquisa e de parecerista de revistas científicas.
Enalteceu o interesse dos professores e comentou que as 45 vagas oferecidas foram preenchidas rapidamente. Propôs a realizar um encontro dialogado, visando à troca de experiências entre diferentes áreas das ciências, incluindo sua atuação com interface entre psicologia e educação. Para ele, o tema da pesquisa, como norteador da dimensão do trabalho científico deve passar pela balança do interesse do aluno e da temática em que atua o professor; vislumbrando a chance de obtenção de bom resultado, e incluindo a publicação de artigos científicos.
Outro fator importante para o pontapé inicial está no perfil do aluno, o qual deve apresentar os seguintes requisitos: hábito de leitura, domínio da língua escrita, disponibilidade de tempo, saber fazer boas perguntas e ter habilidade na construção de relações conceituais entre teóricos. A oficina transcorreu durante a tarde em uma das salas no Bloco B-2, no campus II. Sua realização, assim como as demais, recebeu as parcerias da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).
Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste