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Oficina instrui organização ao projetar iniciação científica

Realização faz parte da oferta de formação continuada e do estímulo à produção de pesquisa na graduação


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Foto: João Paulo Barbosa Oficina instrui organização ao projetar iniciação científica
Participantes da oficina sobre projeto de iniciação científica

Pelo menos quatro vezes ao ano são ofertadas oficinas de formação continuada aos professores da Unoeste, organizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep) e produzidas por pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação. Na tarde desta terça-feira (26) ocorreu a oficina “Organização dos Projetos de Iniciação Científica”, ministrada pelo Dr. Alex Sandro Gomes Pessoa, que também atua no Departamento de Psicologia. Essa realização atende ao incentivo à produção de pesquisa nos cursos de graduação.

A abordagem compreendeu questões estruturais do projeto, incluindo o processo de construção teórica e metodológica em conformidade com o nível da pesquisa, considerando a iniciação. Conforme a coordenadora pedagógica institucional Aparecida Darcy Alessi Delfim, a oficina teve o objetivo de oferecer subsídios à estruturação necessária de uma proposta capaz de atender as exigências postas por comitês internos e externos. Pessoa abriu a exposição de conteúdo anunciando que utilizaria suas vivências em pesquisa e de parecerista de revistas científicas.
Foto: João Paulo Barbosa Dr. Alex Pessoa foi quem ministrou a oficina
Dr. Alex Pessoa foi quem ministrou a oficina


Enalteceu o interesse dos professores e comentou que as 45 vagas oferecidas foram preenchidas rapidamente. Propôs a realizar um encontro dialogado, visando à troca de experiências entre diferentes áreas das ciências, incluindo sua atuação com interface entre psicologia e educação. Para ele, o tema da pesquisa, como norteador da dimensão do trabalho científico deve passar pela balança do interesse do aluno e da temática em que atua o professor; vislumbrando a chance de obtenção de bom resultado, e incluindo a publicação de artigos científicos.

Outro fator importante para o pontapé inicial está no perfil do aluno, o qual deve apresentar os seguintes requisitos: hábito de leitura, domínio da língua escrita, disponibilidade de tempo, saber fazer boas perguntas e ter habilidade na construção de relações conceituais entre teóricos. A oficina transcorreu durante a tarde em uma das salas no Bloco B-2, no campus II. Sua realização, assim como as demais, recebeu as parcerias da Pró-reitoria Acadêmica (Proacad) e da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG).

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

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