CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Universidade é representada em evento para gestores do SUS

Dra. Édima Mattos integra o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina e esteve em São Paulo


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: Cedida Universidade é representada em evento para gestores do SUS
Édima, com o pesquisador Dr. Tiago da Veiga Pereira, coordenador da Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde/HAOC

Inserida nas principais discussões e propostas da área da saúde, a Unoeste esteve mais uma vez representada em evento voltado aos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), na capital paulista, nos últimos dias 9 e 10 de maio. A professora doutora Édima Mattos, que integra o Núcleo de Avaliação Tecnológica em Saúde (Nats) da Faculdade de Medicina da maior universidade do oeste paulista, participou da capacitação voltada às três esferas de gestão pública, para solicitar e interpretar criticamente estudos de avaliação de tecnologia em saúde. O evento também teve o objetivo de habilitar os profissionais atuantes no SUS a identificar as melhores evidências científicas para a tomada de decisão na gestão em saúde.

“O evento oportunizou momentos de conhecimento e reflexão em Avaliação Tecnológica em Saúde (ATS), com ênfase em inovação, pesquisa e educação. Foi exposta a linha do tempo dos Núcleos de Avaliação de Tecnológica em Saúde, da Rebrats/MS – Rede Brasileira de Avaliação Tecnológica do Ministério da Saúde, da concepção até os dias atuais, destacando a importância dos Nats em instituições de saúde e na graduação universitária”, destacou Édima.

A recepção de acolhimento foi realizada por Leticia Serpa, diretora acadêmica; Lígia Spinel, responsabilidade social do Hospital Alemão Osvaldo Cruz/HAOC e Vânia Canuto, representante do Ministério da Saúde. Conforme a docente da Unoeste, as palestrantes destacaram que o cuidado pleno à saúde acontece na harmonia entre o conhecimento e acolhimento, visando, principalmente, a segurança do paciente num âmbito protagonista e colaborativo; enfatizaram ainda os pilares da saúde privada: inovação, pesquisa, educação e responsabilidade social.  

O pesquisador Dr. Tiago da Veiga Pereira, coordenador da Unidade de Avaliação de Tecnologias em Saúde/HAOC, expôs sobre os principais modelos de ATS: multicêntricos, prospectivos, longitudinal, contínuo e adaptativo. “Enfatizou que a maioria dos estudos primários prospectivos em ATS tem alto rigor científico”, disse Édima. Já a Dra. Flávia de Miranda Corrêa, médica do Instituto Nacional de Câncer (Inca/MS), proferiu a palestra “Você sabe com quem está “ATS”ando?”, apresentando as recomendações sobre a importância da aplicação, parceria e organização de estudos em ATS. Expôs ainda sobre a otimização na compra de medicamentos para o SUS.
 
Mesa de debate
“O Iceberg dos Equipamentos Médicos” composta por: Diana Lima, mestre em Saúde Coletiva (UFBA) e Eduardo Coura Assis, engenheiro clínico e consultor em gestão de tecnologias médico hospitalares do Ministério da Saúde, foi outra atividade do evento. “De suma importância para conhecimento da evidência custo-efetividade em Avaliação Tecnológica em Saúde. Destacaram que integralidade, equidade e universalidade são os objetivos principais do SUS”, completou Édima.

Além desses assuntos, foram abordados: elementos estruturantes em ambiente de aprendizagem EAD, Praticando e Disseminando Avaliação de Tecnologia em Saúde: A Experiência de Mato Grosso; ABC da Conitec, Dinâmicas envolvendo alunos e tutores, Vídeo debate “Ciência picareta” e Teatro “Minimizando meus custos”.

GALERIA DE FOTOS

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem