CAMPUS:
0800 771 5533
Área do Egresso Aprender Unoeste
Você está em: Notícias

Produções científicas geram benefícios sociais e econômicos

Em seis mestrados e quatro doutorados já foram produzidos mais de 900 estudos científicos finalizados


email facebook twitter whatsapp Linkedin

Foto: João Paulo Barbosa Produções científicas geram benefícios sociais e econômicos
Dr. Marcos Francisco: 70% dos egressos do mestrado em Educação estão no mercado

Produzir conhecimento científico e tecnológico tem sido fundamental aos processos de tomadas de decisões que sejam mais efetivas, gerando maiores benefícios sociais e econômicos. Em sua ampla gama de estudos científicos, nas diferentes áreas do conhecimento, a Unoeste responde a esse compromisso enquanto universidade.

Os números de produções de estudos científicos da pós-graduação stricto sensu são os seguintes nos mestrados: Educação – 405, Ciência Animal – 187, Agronomia – 169, Meio Ambiente – 80, Ciências da Saúde – 15 e Odontologia – 9. Nos doutorados: Agronomia – 23 e Ciência Animal – 19, sendo que o de Meio Ambiente está na segunda turma e o da Educação na primeira, de tal forma a não terem projetos finalizados.

Novo Doutorado 

Neste âmbito da pós-graduação stricto sensu, a novidade da Unoeste é o doutorado em Educação. Para o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e extensão Dr. Adilson Eduardo Guelfi essa é mais uma conquista de impacto regional, especialmente pela colocação no mercado de professores atualizados e com capacidade de inovação. “Isso provoca melhor emprego, renda e desenvolvimento econômico”, afirma.                    

O coordenador do programa que oferta mestrado desde 1994 e agora passa a oferecer doutorado, Dr. Marcos Vinicius Francisco, reafirma a fala do pró-reitor, com a informação sobre pesquisa mostrando que esse segmento do ensino superior, que é produtor de novos conhecimentos, promove impacto social a partir do entorno da instituição e com irradiação para outras regiões.

Inserção no mercado 

O mestrado em Educação é um reflexo dessa realidade. Levantamento junto aos egressos constatou-se que 70% estão inseridos na carreira acadêmica, no ensino superior brasileiro. A Unoeste tem recebido alunos de todas as regiões do país, inclusive no processo seletivo para a primeira turma do doutorado que, no sentido de sul a norte, teve candidato de Maringá (PR) a Porto Velho (RO). 

O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação é o mais antigo dentre os ofertados pela Unoeste. Foi implantado há 26 anos com o mestrado e agora tem o doutorado, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação (MEC).

Conquista regional 

O que para o coordenador do programa, Dr. Marcos Vinicius, é uma conquista regional, por pelo menos três motivos: a atuação de pesquisadores alinhados com temáticas que possam atender as demandas regionais; o impacto no desenvolvimento social e econômico; e o atendimento à demanda da formação de doutores nessa área.

Dr. Guelfi enfatiza que o profissional em busca de titulação adquire diferencial de mercado, pois quem sabe mais fica mais próximo das oportunidades, inclusive pelo conhecimento de assuntos discutidos mundialmente. No segmento da pós, a internacionalização ocorre em maior intensidade, por intercâmbios, participações em eventos e publicações em periódicos científicos de alto impacto ou na mídia.

Dimensão global 

Exemplo são publicações de estudos sobre sífilis no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e China; experimentos em rede internacional sobre a eficiência do uso de nitrogênio em sistemas de produção agropecuária, envolvendo pesquisadores do Brasil e do Reino Unido; trabalho da dispersão da leishmaniose visceral que ganhou espaço na Folha de S.Paulo, em outras mídias nacionais e foi apresentado na Escócia e em Portugal; recentes estudos sobre a Covid-19 também ganharam a dimensão global. 

Foto: João Paulo Barbosa Dr. Adilson Guelfi: produção de conhecimento gera impacto social e econômico
Dr. Adilson Guelfi: produção de conhecimento gera impacto social e econômico

Notícia disponibilizada pela Assessoria de Imprensa da Unoeste

Alguma mensagem