Presidente Prudente, 24 de Novembro de 2017
   

   

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Estudantes reformulam Informativo Paroquial da Igreja Santa Bibiana

13/06/2017 às 10:56 - Atualizado em: 15/06/2017 às 20:39
Bruna Leite e Bianca Pereira

Juliane Rigolo

Imagem Notícia

O novo informativo contou com a impressão de 1.700 exemplares no mês de junho

Na noite de segunda-feira (12/06), os alunos do 8º termo de Jornalismo Bianca Santos, Gabriel Buosi, Leonardo Jacomini, Marlene Reverte e Pedro Costa apresentaram no Auditório Jacarandá o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado “A aplicabilidade da comunicação católica na reformulação jornalística do informativo paroquial da igreja Santa Bibiana”. Os professores presentes na banca eram Roberto Mancuzo, Aline Blaschesi e Fabiana Alves, orientadora do grupo.

Enfrentar a banca de defesa não é uma tarefa fácil, mas mesmo com tanta ansiedade e nervosismo a equipe demostrou durante a apresentação que dominava o tema abordado, e conseguiu mostrar como se deu todo o processo de reformulação do Informativo Paroquial da Igreja Santa Bibiana de Martinópolis.

O trabalho

A aluna Bianca Santos explica que a ideia de reformulação do jornal da igreja surgiu em decorrência da sua proximidade com o local.  “Eu sempre frequentei a Paróquia de Santa Bibiana e via que o jornal. apesar de ter o nome Informativo Paroquial, não cumpria a missão de informar, porque a comunidade lia apenas para olhar a tabela de missas. São oito páginas que deveriam ser bem aproveitadas”. Foi por notar falhas na comunicação do jornal, que Bianca sugeriu a reformulação do informativo para os colegas de equipe e também para a Pastoral da Comunicação (Pascom), sendo aceita por todos.

A formanda ainda afirma que a maior dificuldade foi na peça prática, durante o período da quaresma. “É um tempo de espera para a comunidade católica, 40 dias de reflexão, então os padres estavam em período de confissão pela região, buscando ajudar as comunidades distantes”, explica.

Segundo Gabriel Buosi, o grupo buscou compreender como se dá a comunicação católica e a comunicação organizacional, pois a igreja é uma instituição. “Analisamos 12 edições do ano de 2016, realizamos análises também nos documentos do site do Vaticano e utilizamos diversos livros”, comenta.

Foi realizada a reformulação jornalística, gráfica e editorial do jornal. Gabriel conta que atualmente o jornal integra as 22 capelas e três comunidades pertencentes à paróquia. “Agora o informativo valoriza eventos da comunidade católica, possuiu conteúdo jornalístico, e foi mantida e padronizada a tonalidade azul no projeto gráfico”. Foram impressos na edição de junho 1.700 exemplares e a segunda edição conta com 500 exemplares do novo informativo da Paróquia de Santa Bibiana.

Feedback

Para Bianca, foi uma experiência sensacional, pois, além de aprender a teoria da comunicação católica e do jornalismo impresso, pode colocar todos esses conhecimentos obtidos ao longo do curso em prática.  “Eu trabalhei em prol da comunidade que nasci, e acho que é essa a função da peça prática de um TCC, fazer algo que depois de apresentado tenha continuidade. Os padres adoraram e nos parabenizaram pelo projeto. Disponibilizamos o projeto gráfico e editorial para a Pascom que faz o informativo. Além do mais, eu agora sou integrante da pastoral e ajudo no que for possível”, finaliza.

Gabriel diz que a palavra que define esse fechamento de ciclo é gratidão. “Foi um TCC que deu muito certo, todos ajudaram, quando chegou a apresentação, eu estava muito nervoso, mas graças a Deus deu tudo certo”.

Dalva Jacomini, mãe de Leonardo, um dos integrantes do grupo, conta que o filho sempre gostou muito da área de comunicação. “É um orgulho para mim, como mãe, ver meu filho formado e seguindo agora a carreira pela qual ele é tão apaixonado”, afirma.  Já Sileide de Jesus, mãe de Gabriel, estava muito emocionada e se diz honrada em poder ver seu filho agora jornalista. “Ele sempre foi muito dedicado, estudioso, hoje eu entendo que todo o sacrifício foi válido.  Espero que ele seja um excelente profissional de muito sucesso”, conclui.

 

 

    



Mídia

Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente