Presidente Prudente, 20 de Setembro de 2017
   

     

  • TV Facopp
  • Web Radio Facopp
  • Portal  ECO
  • Agência Facopp
  • Assessoria
  • Fotografia
  • GEPEC
  • NEXU
BAIXE AQUI O SEU CERTIFICADO

Portal como página inicial
  •  
  •  
Home  »  Notícias  »  Ver notícia

Notícias

Recesso escolar pode ser oportunidade para se qualificar, segundo especialista

20/06/2017 às 09:00 - Atualizado em: 28/06/2017 às 09:46
Marcos Júnior

Guilherme Suzuqui

Imagem Notícia

Segundo especialista, as empresas buscam profissionais que tenham um diferencial no mercado de trabalho

Enfim as férias de julho chegaram para os alunos da Facopp. O período é visto por muitos como um momento de “recompensa”, quando é possível descansar e voltar a atenção para outros afazeres que não os estudos. Porém, nem todo mundo tem essa mentalidade e existem aqueles que preferem aproveitar o tempo livre para se qualificar ainda mais. 
 
A Larissa Rodrigues Biassoti, estudante de Jornalismo prestes a ir para o 4º termo, é um destes exemplos. A aluna conversou com o Portal Facopp e disse que pretende usar o tempo livre para fazer quatro cursos a distância, sendo eles "As mídias digitais e as relações humanas", a "Ética nas organizações", ambos de uma faculdade privada, e, também, mais dois cursos oferecidos pelo Senado Federal, um sobre a "Lei Maria da Penha" e outro intitulado “Teoria e História”.
 
A estudante, de apenas 18 anos, se mostra bastante determinada e enfatiza que além dos cursos acima ainda pensa em fazer um quinto, que seria sobre o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, com o objetivo de estar afinada com a nova gramática.
 
“Eu vou fazer estes cursos pelo simples fato de querer saber sempre mais, seja na minha área, no caso que envolva a comunicação na era digital ou qualquer outro, que pode ser sobre comportamento das empresas, conhecimentos mais amplos, curiosidades em geral. Acredito que quanto mais você explora, mais você consegue aplicar na sua rotina, fazer associações com os conteúdos, até mesmo para saber conversar sobre tudo, ter uma bagagem maior, então eu acabo fazendo por gosto mesmo”. 
 
Larissa explica, ainda, que alguns cursos serão feitos juntos com sua irmã, já que ambas ‘não conseguem ficar paradas’. Ela explica que é quase uma necessidade delas aprender algo novo e que este é um hábito que vem desde que eram pequenas. “Tínhamos o hábito de ler muito, fazer essas aulas online, enfim. Acaba sendo um passatempo, né? E claro, bastante útil”, compartilha.
 
São atitudes como essas, de ir atrás, não parar só pelo fato de estar de férias, que acaba refletindo no futuro, segundo a própria Larissa. A fala da jovem casa muito bem com o pensamento do pedagogo e mestrando em educação Leandro Vitoriano da Silva. 
 
Para o especialista, é preciso levar em consideração, antes de tudo, que o recesso escolar é também muito importante para o próprio descanso dos alunos, pois essa pausa no processo pedagógico é necessária para que o estudante possa assimilar todo o conteúdo absorvido ao longo do semestre. 
 
Apesar disso, segundo Leandro, aquele formando que aproveita o período do recesso escolar para buscar cursos de qualificação acaba investindo em si mesmo a longo prazo. “Quando o estudante busca novos cursos, sejam privados ou públicos, ele fica um passo a frente dos demais, já que ele se aperfeiçoa e acaba consumindo um conteúdo maior do que os demais” explica. 
 
Em busca deste algo a mais, quem também está se planejando para começar um curso durante as férias é o estudante de Jornalismo Fábio Reis, de 21 anos. Ele, que está no último ano da faculdade, disse ao Portal Facopp que vai começar um curso online de inglês oferecido pelo Ministério da Educação. 
 
“Eu verifiquei os requisitos do curso e notei que me encaixava. Felizmente ele é gratuito e ainda oferece certificado. Não pensei duas vezes, pois é algo que vai me ajudar tanto na minha vida pessoal quanto na profissional, e acho que para a minha área é fundamental ter uma segunda língua no currículo”, conta.
 
Por fim, o especialista afirma que a escolha pelo curso deve ser feita a partir da ótica de que todo conhecimento é válido. Leandro ressalta que hoje, mais do que nunca, as empresas buscam por profissionais que sejam especialistas em sua área, mas que tenham aquele diferencial e muitas vezes, segundo ele, este algo a mais vem justamente desta visão macro adquirida pelo profissional por meio de cursos de qualificação, por exemplo.

O Portal Facopp deseja a todos os alunos boas férias!
 

     



Compartilhe:
Compartilhar |
Conteúdo RSS
 

Notícias anteriores

[ Pesquisar ]


Identidade Científica  |  Vagas de Estágio  |  Ex-alunos  |  Pout Pourri Cultural

Faculdade de Comunicação Social "Jornalista Roberto Marinho" de Presidente Prudente