Equipamentos da Estética tratam celulite, estrias e flacidez
Investimentos da Unoeste na graduação permitem embasamento prático diferenciado ao aluno

Celulite, estrias e flacidez são enfrentadas pela maioria das mulheres. Entretanto, existem técnicas e aparelhos específicos para o tratamento destes problemas. Acompanhando as tendências da área, o curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética da Unoeste possui modernos equipamentos de diferentes procedimentos para embasar, na prática, os acadêmicos da graduação.
Bruna Corral Garcia Valsoni, docente responsável pela disciplina de Recursos Tecnológicos Avançados, explica que a graduação disponibiliza instrumentos como o Heccus, Spectra, Vibrocell e Stimulus R. “O primeiro é destinado à terapia por ultrassom, correntes de média frequência e combinada”. Ela revela que é indicado para combate à celulite, gordura localizada, drenagem linfática, hidrolipoclasia, fortalecimento muscular, pré e pós-cirúrgico, drenagem de hematomas, ionização e eletrolipólise.
Já o Spectra é um equipamento de radiofrequência que permite realizar tratamentos faciais e corporais de forma indolor e não invasiva. “Este recurso provoca um calor intenso, que gera efeitos fisiológicos como a vasodilatação e o aumento da circulação sanguínea, estimulação da atividade metabólica e enzimática, diminuição da viscosidade dos fluidos corporais e alteração do tecido colagenoso com a estimulação da neocolagênese”. Conforme Bruna, ele é apontado para aderências e fibroses HLDG, gordura localizada, flacidez tissular e envelhecimento cutâneo.
Sobre o Vibrocell, ela descreve que este instrumento de massagem mecânica foi desenvolvido para auxiliar o profissional na realização de massagem/percussão, o que reduz a fadiga do profissional e facilita o tratamento. “O seu uso é intuitivo e funciona como uma extensão da mão do operador, sendo utilizado para ajudar no alívio de dores musculares e lombares e também agindo como coadjuvante nos tratamentos de celulite”.
A professora explana que o Stimulus R é um equipamento completo de corrente excitomotora. “Ele possui várias correntes, na qual utilizamos na graduação à russa e eletrolipólise trasncutânea. Dentre os benefícios deste recurso. contribui no processo de hipertrofia e no ganho de potência de um músculo debilitado. Além disso, aumenta a irrigação sanguínea, o retorno venoso e linfático e minimiza a flacidez”.
Conforme Bruna, estes instrumentos fornecem uma formação prática diferenciada. “O investimento da universidade nestes instrumentos é de grande importância, pois permite aos acadêmicos conhecer o que há de mais moderno em relação a cuidados estéticos específicos”.
Para o coordenador do curso superior de tecnologia, Marcos Alberto Zocoler, estas vivências fortalecem o embasamento dos futuros profissionais. “Cabe salientar que o curso de Estética e Cosmética da Unoeste é diferenciado. Visualizamos isso durante a participação de feiras, congressos e cursos, pois nestas ocasiões verificamos que contamos com uma infraestrutura atualizada e que está atenta às necessidades do mercado”.