Parceiros planejam ações para megaevento no ‘Pé de Galinha’


  • há 12 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Unoeste, Itesp e Prefeitura de Mirante elaboram proposta de serviços aos produtores da agricultura familiar

Foto: João Paulo Barbosa Parceiros planejam ações para megaevento no ‘Pé de Galinha’
Reunião sobre o Agita São Bento, realizada em Mirante do Paranapanema


Pelo programa extensionista Agita Pontal está confirmado para o dia 21 de setembro o Agita São Bento, um sábado, durante toda a manhã no assentamento Pé de Galinha. A parceria da Unoeste com a Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) recebe o envolvimento da Prefeitura de Mirante do Paranapanema. Seus representantes estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (21), na Escola Municipal Professora Sofia Aguilera Assis, para planejar ações do megaevento.

Em nome do prefeito Carlos Alberto Vieira, a primeira dama Rosa Maria de Almeida Vieira recepcionou os participantes da reunião. “Nós recebemos esse evento com um grande prazer, envolvendo a Unoeste, o Itesp e a Prefeitura. A gente só tem a agradecer, e que seja o primeiro de vários outros”, disse Rosa. Em nome do Itesp, Odjalma Betramello disse que o Agita não é apenas um evento pontual. “Problemas são identificados e passam a ter o acompanhamento através de ações do ensino, da pesquisa e da extensão”, comentou.

A Unoeste esteve representada pela equipe da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), com Cidinha Martines, Afife Salim Sarquis Fazzano, Décio Gomes de Oliveira e Darci Galbiati, acompanhados das professoras dos cursos de Enfermagem e de Medicina, respectivamente Celi Quiroga e Cláudia Alessi. Em nome da pró-reitora Angelita Lima, Cidinha apresentou as propostas formuladas na primeira reunião de planejamento do Agita São Bento e exibiu um videodocumentário sobre o Agita Areia Branca, realizado em março deste ano em Marabá Paulista.

Entre as ações previstas para o Pé de Galinha, na área de saúde três cursos já de manifestaram. O de Enfermagem oferecerá aferição de pressão arterial e promoverá entrevista, orientação e encaminhamento, se for o caso. A Nutrição fará a verificação de peso e estatura, medirá o Índice de Massa Corporal (IMC), fará a verificação de circunferência da cintura e orientação nutricional. A Medicina aplicará testes de acuidade visual, orientará sobre hipertensão, fará teste sobre escoliose e, entre outros serviços, disponibilizará o DST/Aids.

Outras participações da Unoeste serão da Faculdade de Ciências, Letras e Educação (Faclepp), da Faculdade de Comunicação Social (Facopp), do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e dos cursos de Agronomia e de Arquitetura e Urbanismo. Ainda devem confirmar envolvimento os cursos de Medicina Veterinária, Fisioterapia, Radiologia e Odontologia, além de outras propostas que poderão surgir nos próximos dias. Os serviços serão prestados na escola do assentamento, de tal forma que também existe o envolvimento da Diretoria Regional de Ensino de Mirante.

Pelo Itesp também estiveram na reunião de hoje Eliane de Jesus Mazini, Lourdes Azedo, Roseleine Gacomini, Carlos Alberto da Silva, Edson Luiz da Silva e Paulo Sérgio Rodrigues. Participaram os secretários municipais da Educação, Edith Figueiredo; de Esportes, Moura Aquino; de Administração, Márcio Aurélio Lourenço; de Saúde, Fernanda Bernardes Santos; e da Agricultura, Júnior Cavalcante.

Outros participantes foram a presidente do Centro Comunitário de Mirante, Dinalva Biano da Silva Lisboa; Cláudia Reis Silva e Antonia Cavalcante, da Escola Estadual da Fazenda São Bento; a coordenadora do Programa Escola da Família, Ester Garcia Barbosa; e a representante do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Viviane Bordão.