Projeto Horta Suspensa será implantado em escolas públicas
Iniciativa do Acervo Educacional de Ciências Naturais está em desenvolvimento e tem caráter multidisciplinar

Em Presidente Prudente, escolas públicas municipais de tempo integral serão contempladas com o projeto de extensão Horta Suspensa. Proposta que está em desenvolvimento na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) da Unoeste, por iniciativa do Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin).
O envolvimento de alunos e professores de diferentes cursos confere o caráter multidisciplinar. Há em tudo um apelo ambiental que abrange a utilização de embalagens recicláveis, a exemplo de garrafas pets, e a produção de compostagem com a utilização de lixo orgânico.
Outro aspecto é o da questão alimentar, voltado à importância de crianças adquirirem o hábito de comer verduras. A metodologia é elaborada para que o projeto possa ser apresentado à Secretaria Municipal de Educação (Seduc), visando sua aplicação nas escolas de tempo integral inseridas no Programa + Educação, do governo federal, e o Cidadescola, mantido pela administração municipal.
Atualmente três equipes estão envolvidas nas seguintes formulações: 1- compostagem com o aproveitamento do lixo orgânico produzido na própria escola, 2- elaboração do storyboard de criação de uma cartilha de divulgação e 3- formulação de proposta do designer em prateleiras ou em forma de pirâmide para sustentar os recipientes de cultivo das verduras.
Quando o projeto estiver formulado, a etapa posterior será a de capacitação de professores. Somente a partir daí haverá o projeto piloto numa das escolas para servir como multiplicador. As informações, para os alunos do primeiro ciclo do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano, serão levadas através de cartilha e por meio de teatro de fantoche.
Num primeiro momento estão envolvidos estudantes e professores da Unoeste, dos cursos de Engenharia Ambiental, Agronomia, Pedagogia, Arquitetura e Comunicação Social O projeto está aberto à participação de outros cursos, conforme a supervisora do Aecin, Graziella Plaça Orosco de Souza, que conduziu mais uma reunião preparatória nesta sexta-feira (16), juntamente com a coordenadora de Ações Extensivas Gerais da Proext, Cidinha Martines. Estiveram presentes os professores Pedro Baldotto, da Agronomia, e Josué Pantaleão, que leciona em cursos das áreas da educação e de comunicação.
Pela Engenharia Ambiental compareceram os alunos Maria Pollyana de Oliveira Catarino, Mariane Aparecida dos Santos Moreira, Namgly Xavier Ribeiro, Ana Paula de Lima Costa, Letícia Aparecida Costa, Bruno Magro Rodrigues e Vitor Hugo Garcia de Souza. Pela Arquitetura: Beatriz Minatti e Cláudia Jacqueline Sawada. Pela Comunicação, Driely Pinotti, da Rádio Facopp.