Fipp é campeã regional e vai à final nacional de competição


  • há 12 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

Decisiva da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação ocorre em novembro

Foto: Cedida Fipp é campeã regional e vai à final nacional de competição
Vitoriosos da Unoeste: Guilherme Sekine, Artur Correia e Guilherme Potje


Pela quarta vez, e pelo segundo ano consecutivo, o curso de Ciência da Computação da Unoeste está classificado para a grande final nacional da 18ª Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Com excelente desempenho inicial, a equipe Unoeste AG^2 foi a 1ª de 23 participantes na fase regional, de um total de 586 competidores em abrangência de todo o país. Agora é hora de intensificar os estudos e treinar, para mandar bem de novo, desta vez em 8 e 9 de novembro, em Uberlândia (MG).

A persistência é uma das chaves do sucesso da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp/Unoeste), de acordo com o professor Mário Augusto Pazoti. “A vitória demonstra a competência e a qualidade da Fipp! Estamos no caminho certo, já que várias universidades participam da maratona e os problemas a serem resolvidos têm alta complexidade”, declara ele, que foi um dos treinadores dos acadêmicos. Segundo a organização do evento, os três componentes do time tentam resolver o maior número possível de problemas em cinco horas, com acesso a um computador e a material de apoio. Após construírem as possíveis soluções, recebem aprovação ou não de juízes.

O acadêmico do 8º termo de Ciência da Computação da Unoeste, Guilherme Augusto Potje, participou da maratona em 2012, mas esta é a primeira vez que chega à finalíssima. “Vamos nos esforçar ainda mais para adquirirmos conhecimento e termos uma chance lá em Uberlândia”, diz o aluno, sempre interessado por programação. O trio do qual ele participa tem Artur Jordão Lima Correia, do 8º termo, e Guilherme Fernandes Sekine, do 7º, treinados por Pazoti e pelos docentes Dr. Francisco Assis da Silva e Marcelo Vinícius Creres Rosa.

Cenário próspero – Na fase regional eliminatória, em 14 de setembro, em Araçatuba (SP), a Unoeste esteve representada com mais duas equipes: Unoeste O RULLLSSI e Unoeste RAM, classificadas, respectivamente, em 6º e 7º lugares. Não foram à final, pois apenas as duas melhores têm o mérito, sendo que a vice-colocada foi a #kabumba, do Centro Universitário de Lins (Unilins). A Unoeste O RULLLSSI é formada por Bruno Eduardo Nakahara (8º termo), Caio César Russi (6º) e Elvis Cristian de Souza (4º). Os componentes da Unoeste RAM são Alisson Pereira Anjos (4º), Mateus Messias Cavichioli Coelho (6º) e Rogério Kazuhiro Okabe (8º).

A Fipp já participou de três finais nacionais da Maratona de Programação, e no ano passado, com a equipe Unoeste WJR, ficou em 37º lugar (dentre 545), o que garantiu a melhor posição frente às universidades particulares. Em 2009, o desempenho foi de 44º dentre 410 times, e em 2007 a Fipp/Unoeste obteve a 48ª colocação de um total de 288 adversários.