CAMPUS:
Telefone 0800 771 5533
Você está em: Graduação | Ciência da Computação | Pesquisa Científica

Ciência da Computação

Bacharelado | 8 semestres letivos | Integral

Pesquisa Científica


Buscar projeto por

Resumo:
Introdução: Grande parte da área de atuação do cirurgião dentista é efetuada em espaços reduzidos e a avaliação do desempenho do aluno quanto a realização de preparos pelo docente é de difícil execução, da mesma forma como é complexa percepção pelo discente de como aprimorar seus preparos. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar o escaneamento de preparos para coroa total realizados por alunos de graduação como ferramenta objetiva de ensino/aprendizagem. Material e Método: Será utilizado um manequim odontológico de Protese Fixa (Pronew) no qual será confeccionado um preparo padrão de coroa total no dente 36. Serão realizados três escaneamentos (itero/Allign) de cada preparo para analisar se existe divergências entre um mesmo modelo. O mesmo procedimento de escaneamento será executado com outros 10 preparos do mesmo dente realizados por alunos de graduação do sétimo termo que serão selecionados aleatoriamente. Os mesmos preparos serão avaliados visualmente por dois professores de prótese Fixa. Após aquisição, os dados serão transferidos para o software Meshmixer onde serão sobrepostas as imagens para análise da precisão dos preparos. Forma de Análise dos Resultados: Será avaliada a precisão de escaneamento de um mesmo preparo e a comparação de todos os preparos com o padrão. De modo que seja possível analisar os parâmetros necessários para atribuir uma nota ao aluno com valores objetivos. Esta nota será comparada a avaliação feita visualmente pelos professores. Os dados tabulados serão submetidos à análise estatística, sendo o nível de significância de 5. Resultados Esperados: Espera se comprovar a eficiência do uso de escaneamento e analise virtual de preparos como ferramenta facilitadora de ensino/aprendizagem.

Protocolo: 5645 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2019 - 8/2020 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIA ELISA CALDERAN
RAISSA DE SOUZA LOURES TEIXEIRA
NELLY SANDERS SANTOS CANDIDO
Professor(es): GRAZIELA AVILA GALHANO LOGAR
HUGO ALBERTO VIDOTTI

Resumo:
O uso de tecnologias de reconhecimento facial vem se popularizando no Brasil e no mundo. Esse processo é acelerado pela criação de aplicações variadas para o recurso. O avanço nas técnicas de inteligência artificial tem aumentado a precisão tanto da capacidade de reconhecimento de pessoas quanto do mapeamento de diferentes expressões faciais. A expressão facial é a forma mais básica e comum de expressão de emoções, sendo um dos meios de comunicação mais importante nas relações interpessoais. Toda comunicação depende de sinais transmitidos através da linguagem corporal e, principalmente, através das expressões faciais. No mundo hoje, inúmeras empresas utilizam dessa técnica para obter um feedback sobre as emoções dos clientes ao utilizarem seus produtos, fazer uma pessoa ter um maior envolvimento em um filme com imagens mais realísticas e até mesmo reconhecer quando uma pessoa está com sono durante uma viagem de avião, para que a tripulação lhe ofereça uma xicara de café. O reconhecimento de micro expressões quando comparado ao reconhecimento facial, ainda se encontra com poucas técnicas de implementação, abrindo oportunidade para um maior desenvolvimento de novas ideias e soluções de problemas. Este trabalho visa utilizar técnicas para o reconhecimento de micro expressões faciais por meio de imagens digitais, utilizando como base métodos já existentes na literatura.

Protocolo: 5519 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2019 - 5/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL CAMILO MARIOTO
SANTIAGO DE BIASI SANTOS
FELIPE MOREIRA DOS SANTOS
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
O Aprendizado por Reforço é uma das principais subdivisões do Aprendizado de Máquina e pode ser visto como uma maneira eficiente de fazer com que um agente consiga realizar ações otimizadas com base no estado do ambiente em que está inserido. Neste trabalho serão explorados os principais conceitos dessa técnica com foco no algoritmo Q-Learning. Para isso, é realizado o desenvolvimento de um agente capaz de analisar e executar comportamentos apropriados quando inserido em um ambiente, sendo que para este trabalho será utilizado o jogo PacMan para a realização do experimento. Por fim, é efetuada uma análise acerca da eficiência do agente considerando diferentes ambientes e situações. Por meio dos resultados obtidos, pretende-se generalizar as técnicas de implementação para outras aplicações do mundo real, com um enfoque especial ao campo dos jogos digitais.

Protocolo: 5245 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2019 - 2/2020 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): HENRIQUE RAMOS RICCI
BRUNO VIANA DA SILVA
Professor(es): MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
Introdução: O rápido crescimento do número de smartphones e computadores com acesso à internet, propiciou a criação de diversos aplicativos para complementar tratamentos de saúde. Mesmo com o crescimento ao acesso de tecnologia no país, as informações disponíveis na internet sobre tratamentos para abandono do tabagismo apresentam alguns problemas de qualidade, pois não apresentam um suporte sistemático para ajudar esses fumantes, além de apresentarem uma cobertura limitada dos tópicos recomendados pela diretriz de tratamento ao tabagismo, principalmente os aplicativos em português. Objetivos: Analisar os efeitos da utilização de um aplicativo de celular na cessação tabagística e na satisfação de participantes de um programa especializado. Métodos: Participarão do estudo 20 tabagistas participantes de um programa de cessação tabagística especializado. Serão incluídos em um programa especializado para cessação do tabagismo que utiliza abordagem intensiva no auxílio para a cessação por um período de 12 semanas. Ao início do programa os participantes serão aleatorizados em dois grupos de intervenção: Grupo Aplicativo (GApp), que participará de todas as etapas do programa de cessação presencialmente e adicionalmente, também utilizará um aplicativo de celular, Para os participantes alocados no GApp, será ofertada além de todas as etapas do programa presencial, a associação de recursos adicionais por meio de um aplicativo de celular (Smokerstop), disponível gratuitamente para dispositivos IOS e Android. O segundo grupo (Grupo Controle - GC) será formado por indivíduos que participarão apenas no programa de cessação (todas as etapas), entretanto sem a utilização do aplicativo de celular. Após o período de finalização do programa serão analisados o percentual de cessação tabagística, a intensidade dos sintomas de abstinência em ambos os grupos e para o GApp será aplicado um questionário de satisfação analisando sua experiência com o aplicativo de celular. Análise de dados: Inicialmente será criado um banco de dados eletrônico com todos os dados coletados. Para análise de comparação entre o percentual de cessação tabagística entre os dois grupos será aplicado teste de Qui-quadrado. As análises de comparação sobre os índices de satisfação serão analisados pelo Teste T de Student não pareado ou Mann Whitney de acordo com a normalidade dos dados. O nível de significância utilizado será de 5.

Protocolo: 5051 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2019 - 1/2020 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA MARTINS PERUQUE
BRUNA DE SOUZA GOULART
MARIANE MAGRO MARCELINO SOARES
TAINA OLIVEIRA LOPES
ESTER TEIXEIRA SANTOS
LUCAS PEREIRA DE LIRA
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO
ANA PAULA COELHO FIGUEIRA FREIRE

Resumo:
O avanço da tecnologia das últimas décadas tem proporcionado muitas comodidades para a humanidade em várias aplicações, e a tecnologia de reconhecimento facial é uma delas. Tecnologias de detecção facial já estão sendo utilizadas em áreas da segurança, com aplicações de reconhecimento de face automatizando o processo de autenticação, buscando substituir o uso de senhas e impressões digitais. Também estão sendo utilizadas para reconhecer pessoas suspeitas ou procuradas pela polícia em locais públicos, como em aeroportos. No entretenimento e aplicações de realidade virtual, o reconhecimento de face e movimentos da cabeça vem tornando a experiência de uso cada vez mais imersiva. No mundo dos negócios, há diversas empresas testando tecnologias para reconhecimento de funcionários em vez de usar o ponto eletrônico, reconhecimento de clientes que entram em lojas, controle de presença de alunos em escolas. Existem várias técnicas de reconhecimento de faces implementadas, no entanto ainda há muito espaço para novas ideias e melhorias das que já existem, e também existem vários problemas a serem resolvidos, como variação de iluminação do ambiente, mudança das características físicas do rosto, variação de equipamentos utilizados e resolução das imagens utilizadas. Este trabalho busca contribuir com o desenvolvimento de uma metodologia utilizando recursos de visão computacional e aprendizado de máquina para detecção e reconhecimento de faces, e efetuar uma análise de comparação e eficiência com os métodos existentes mais comumente utilizados.

Protocolo: 5037 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2018 - 11/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO LUZ DE SOUSA
LUCAS JOSE DA COSTA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
O manejo de doenças como Hipertensão Arterial Sistêmica e a Diabetes Mellitus são uns dos principais desafios para saúde pública no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo são hipertensas e a prevalência mundial do Diabetes dobrou nos últimos três anos e continua a crescer (NAGHAVI, 2015). Ambas doenças relacionadas com altos índices de morbidade e mortalidade mundial. Sabe-se que a maior parte de internações de pacientes com essas patologias poderiam ter sido evitadas, levando em consideração que o motivo do agravamento da doença é a falta de cuidados que cada patologia necessita, a informação e conscientização dos cuidados com a doença é crucial para o tratamento. Neste caso a reabilitação do paciente é essencial. Com esses dados e estudos em Realidade Virtual, a reabilitação em RV possibilita uma interface avançada entre o usuário e o sistema computacional, simulando ambientes reais por meio do ambiente virtual. Diante dessas informações o projeto objetiva a reabilitação de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus por meio de uma aplicação de RV interativa que visa auxiliar o paciente a lidar com essas patologias. Como resultados espera uma avaliação qualitativa e quantitativa da aplicação por meio de um teste de usabilidade baseada na heurística de nielsen.

Protocolo: 4984 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATHALIA RODRIGUES FONSECA
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO
ANA PAULA COELHO FIGUEIRA FREIRE

Resumo:
Atualmente o tabagismo afeta cerca de 40 da população adulta, levando à absorção de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas pelo organismo humano, sendo considerado um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento de diversas doenças respiratórias, entre elas bronquite, doenças pulmonares (DPOC), além de vários tipos de câncer e doenças cardiovasculares. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece de forma gratuita tratamento ao tabagismo, porém muitas vezes não é suficiente para abranger a grande parcela de fumantes e garantir um tratamento para que fique livre da dependência. O uso de recursos tecnológicos e aplicações de Realidade Virtual (RV) e Aumentada (RA) vem sendo coadjuvantes no tratamento e reabilitação de pacientes em diversas enfermidades, disponibilizando ambientes virtuais interativos que motive e auxilie o paciente em seus tratamentos. Dentro deste contexto, este projeto visa desenvolver uma aplicação que auxilie no tratamento do tabagismo, fazendo uso de técnicas de Realidade Virtual e Aumentada para auxiliar os fisioterapeutas e proporcionar, aos pacientes, experiências inovadoras por meio de ambientes virtuais elaborados e recomendados pelo profissional responsável. Como resultados esperados, será realizado uma análise de usabilidade, realizada por professores, pesquisadores e fisioterapeutas, visando avaliar e qualificar aplicação. Além disso, serão utilizadas técnicas de levantamento de informações, como por exemplo, questionários para obter dados relacionados à eficiência e eficácia da aplicação visando qualificar e quantificar o seu desempenho. Vale ressaltar que tais informações serão obtidas diretamente da opinião de profissionais da área, pacientes não serão submetidos a essas avaliações.

Protocolo: 4994 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2018 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ISABELA MARTINS PERUQUE
BRUNA DE SOUZA GOULART
LUCAS PEREIRA DE LIRA
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO
ANA PAULA COELHO FIGUEIRA FREIRE

Resumo:
A Doença de Parkinson (DP) é uma das principais doenças neurológicas existentes no mundo. Ainda não existe uma cura definitiva para esta enfermidade. Assim, a realização de medidas de intervenção que visem a reabilitação e a disponibilidade de uma melhor qualidade de vida fazem-se necessárias. Analisando este assunto através do contexto tecnológico, sessões fisioterapêuticas disponibilizadas a partir de equipamentos imersivos, isto é, que disponibilizem uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, por meio da simulação de ambientes reais projetados em ambientes virtuais interativos, os quais os usuários podem visualizar e manipular; tem apresentado resultados benéficos relevantes. Diante disto, este estudo terá como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação que possa ser aplicada no tratamento fisioterapêutico a DP, por meio da simulação de exercícios específicos a esta doença, contemplados computacionalmente através do uso de ambientes virtuais tridimensionais, avatares e sensores de captação de movimentos. Como resultado esperado serão realizados testes de usabilidade por profissionais da área, visando obter avaliações que permitam melhorar, quantificar e qualificar a aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 4993 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2018 - 10/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MARIANE PEREIRA DOS REIS SANTOS
TAMIRES DA SILVA FLORIANO BARBOSA
ERSHILEY DA SILVA LIMA
RUBIA STEFANY MOREIRA GALVAO
YAGO RAFAEL COUTINHO DE MENEZES
Professor(es): RENATA APARECIDA DE OLIVEIRA LIMA
FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Atualmente a tecnologia está todos os lugares e nos ajuda em coisas triviais como acordar cedo e também nos proporciona cálculos complexos que antes seriam impossíveis de serem calculados. Vemos esta mesma tecnologia sendo usada no âmbito educacional e trazendo bons resultados; sendo através de Jogos educativos, aplicativos com conteúdo dinâmico para ensinar um determinado assunto ou mesmo classes de aula dinâmicas através da WEB. Este trabalho objetiva desenvolver uma metodologia para escolha e recuperação de informação de livros com uma maior acurácia, bem como aplicar o resultado encontrado fazendo uso da Realidade Aumentada para direcionar o usuário até o livro, permitindo minimizar o tempo de busca dos livros nas prateleiras pelos usuários da biblioteca do IFSP de Presidente Epitácio. Como resultados esperados este será avaliado qualitativamente e quantitativamente, visando verificar o desempenho, usabilidade e acurácia na busca de livros.

Protocolo: 4969 Início e Fim: Mês/Ano: 4/2019 - 3/2020 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): WILLIAN CANDIDO DOS SANTOS
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) geralmente é diagnosticado por um profissional qualificado por meio da análise visual da imagem do crânio obtida por tomografia ou ressonância magnética. O diagnóstico além de classificar o tipo de AVC em isquêmico ou hemorrágico, também realiza a demarcação manual do local lesionado. O diagnóstico pode ser comprometido devido à dificuldade em se detectar visualmente a doença nas primeiras horas, entretanto, por se tratar de uma disfunção que atinge o sistema nervoso de forma brusca e que pode levar o paciente a um estado crítico em questão de minutos, o tempo se torna crucial para evitar ou diminuir as sequelas da doença. A presente proposta visa identificar a presença do AVC em imagens obtidas por tomografia computadorizada, classificando o tipo da doença em isquemia e hemorragia e segmentando a região encefálica lesionada.

Protocolo: 4951 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2018 - 8/2019 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA KUSHIKAWA SILVA
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO
MICHAEL GABARRON COSTA

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um modelo matemático-computacional capaz de simular multidões em situações de risco iminente utilizando um sistema multiagentes. O trabalho utilizará o conceito instintivo de multidões em situações de altos níveis de stress para configurar as interações dos agentes e do ambiente. O modelo pretende simular diferentes tipos de pessoas e com diferentes capacidades motoras, de modo que se possa diagnosticar a segurança de um ambiente fechado de maneira mais eficiente do que os métodos atuais, assim reduzindo o tempo necessário para as inspeções feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Protocolo: 4586 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2018 - 8/2019 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS PAES DA COSTA
Professor(es): HELTON MOLINA SAPIA
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no Brasil, dentre elas a hipertensão arterial. A redução dos gastos energéticos por conta do mundo modernizado colabora com o sedentarismo, que por sua vez é um dos causadores da obesidade, outro fator contribuinte ao desenvolvimento de HA. Estudos demonstram a possibilidade de controlar a pressão sanguínea de pacientes apenas modificando seu padrão de respiração, esses exercícios inclusive podem ser realizados pelo paciente em sua própria casa. Analisando o assunto pelo contexto tecnológico, recursos terapêuticos têm sido adjuvantes, como é o caso da Realidade Virtual (RV) que disponibiliza uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, simulando ambientes reais por meio de ambientes virtuais interativos, os quais os usuários podem visualizar e manipular. Esse trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta para auxiliar o fisioterapeuta durantes as sessões de fisioterapia respiratória em pacientes cardiopatas, fazendo uso de ambientes virtuais e equipamentos eletrônicos para analisar o estado do paciente e dar um feedback em tempo real ao fisioterapeuta. Ao final do trabalho espera-se avaliar usabilidade da ferramenta por profissionais da área, visando obter avaliações que permitam melhorar, quantificar e qualificar esta aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 4327 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2017 - 12/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS VIANA DA SILVA
ALEXANDRE LEAL BUTTIN
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Ansiedade e fobia são estados afetivos penosos, caracterizados pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, diante do qual o indivíduo se julga indefeso. A sensação pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o carro) por causa do desconforto que sentem. O transtorno de fobias de direção é dos tipos de transtorno psicológicos comuns, que muitas vezes fazem uso de técnicas de exposição por imaginação ou in vivo para o tratamento. Apesar da eficácia, expõe o paciente a alguns riscos como, por exemplo, expor o paciente fóbico ao trânsito real, aumentando a chance de novos acidentes ou variáveis que não podem ser controladas durante o tratamento. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar e desenvolver uma aplicação que faz uso de conceitos da Realidade Virtual e Aumentada, visando auxiliar no tratamento de transtornos de fobias de direção por meio de ambientes virtuais. Como resultados, será realizada, por profissionais, uma avaliação da usabilidade da aplicação, onde os resultados analisados permitiram aprimorar, quantificar e qualificar a aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 3979 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): IGOR ANDRADE BRITO
THALYA NOVAES MARTINEZ
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO
KARINE AMARAL MAGALHÃES

Resumo:
A voz humana é um sinal aperiódico e complexo. Na voz alterada a complexidade do sinal e aperiodicidade é maior, fazendo com que os métodos tradicionais de avaliação acústica fiquem ineficazes para avaliação tradicional uma vez que esses métodos pressuporem a periodicidade do sinal. Assim uma análise humana deste tipo de voz é totalmente inviável e se faz necessário uso de ferramentas computacionais para uma análise precisa e robusta. Inserido neste contexto, o presente projeto visa implementar um software robusto capaz de realizar a Reconstrução do Espaço Fase de sinais caóticos de voz. Para tal implementação será necessário o uso de um amplo ferramental estatístico e matemático, haja visto que a Reconstrução do Espaço Fase é fundamentada sob a teoria do Caos.

Protocolo: 3823 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2017 - 8/2018 Programa: PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PEDRO DO CARMO MORATO
Professor(es): HELTON MOLINA SAPIA
DÉBORA GODOY GALDINO
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
De modo geral, instituições de ensino armazenam dados de seus alunos (qualitativos e quantitativos). A transformação destes dados em conhecimento é um enorme desafio, principalmente devido a complexidade existente no processo de análise, sendo totalmente inviável de ser realizadas manualmente por humanos. Deste modo, este projeto visa fazer uso do amplo ferramental matemático e estatístico da área de Aprendizado de Máquina de modo a extrair conhecimento e padrões a partir destes dados. Este projeto pretende responder perguntas como "Qual o perfil de aluno está mais suscetível a desistência?" e "Qual o perfil do aluno que conclui um curso específico?". Do ponto de vista prático, este projeto é de suma importância na gestão estratégica das Universidade e do ponto de vista computacional apresenta uma aplicação utilizando um novo método e muito promissora.

Protocolo: 3850 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): AUGUSTO CESAR SILVA CRUZ
Professor(es): HELTON MOLINA SAPIA
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
Plants under stressful conditions can have their growth and development affected in both beneficial and harmful ways. Classification of plants on such effects is fundamental for the agricultural sector. This proposal is to aid in the classification task of plants under conditions using Convolutional Neural Networks(CNN). CNN have been demonstrating a very positive impact on pattern recognition, overcoming the state of the art in several works. A dataset with information on plants in stressful conditions will be used to train and test the CNN architecture. Different machine learning approaches will be applied together in the proposed problem serving as a basis for future researches.

Protocolo: 3888 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2017 - 7/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO VITOR CREPALDI FACHOLLI
Professor(es): HELTON MOLINA SAPIA
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
As doenças cardiovasculares (DCV) são as principais causas de óbito no mundo. Em contrapartida, muitas pessoas que possuem DCV sobrevivem e, portanto, tornam-se necessárias medidas de intervenção que sejam eficazes na reabilitação cardiovascular (RCV) destes. Analisando este assunto pelo contexto tecnológico, recursos terapêuticos têm sido adjuvantes à reabilitação, como é o caso da Realidade Virtual (RV) que disponibiliza uma interface avançada entre o usuário e um sistema computacional, simulando ambientes reais por meio de ambientes virtuais interativos, os quais os usuários podem visualizar e manipular. Diante disto, este estudo terá como objetivo desenvolver uma aplicação que possa ser aplicada na reabilitação cardiovascular (RCV) e analisar sua influência nos aspectos relacionados à monitorização cardíaca e adaptação ao novo recurso; este será desenvolvido através do uso de ambientes virtuais tridimensionais, avatares e dispositivo de controle cardíaco que permitirá a cardiopatas realizar um programa de RCV. Este dispositivo utiliza de luz infravermelha para captar alterações no fluxo sanguíneo e deve estar acoplada ao pulso do usuário e, além disso, permitirá que os dados provenientes dos pacientes e das sessões sejam armazenados e exibidos em forma de planilhas e gráficos que poderão ser acessados e avaliados posteriormente. Como resultado esperado serão realizados testes de usabilidade por profissionais da área, visando obter avaliações que permitam melhorar, quantificar e qualificar a aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 3592 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2016 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL JACOMELI CHIROLLI
Professor(es): FRANCIS LOPES PACAGNELLI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Grande parte dos avanços obtidos na área de Aprendizado de Máquina nas últimas décadas devem-se, principalmente, à utilização, criação e combinação de métodos matemáticos e estatísticos. Inserida neste contexto, esta proposta de pesquisa visa aplicar diferentes metodologias matemáticas pouco exploradas no âmbito de aprendizado de máquina e aprendizado em profundidade visando trazer avanços à área de pesquisa. O projeto será atacado em quatro diferentes frentes, são elas: (i) aplicação de um novo método de otimização no ajuste preciso de parâmetros de métodos de aprendizado de máquina, (ii) utilização de espaços complexos estendidos como quatérnion e octonions em métodos meta-heurísticos de otimização de parâmetros, (iii) aplicação da metodologia de Aritmética Intervalar em aplicações que possuem dependência espacial e/ou temporal; e (iv) utilização do poderoso ferramental do Método de Elementos Finitos para criação de classificadores supervisionados/não-supervisionados. Outros objetivos incluem a orientação e co-orientação de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.

Protocolo: 3495 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2016 - 9/2020 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
Ansiedade é estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, diante do qual o indivíduo se julga indefeso. A sensação pode ser tão desconfortável que, para evitá-la, as pessoas deixam de fazer coisas simples (como usar o elevador) por causa do desconforto que sentem. O transtorno de ansiedade é dos tipos de transtorno psicológicos mais comuns, apenas atrás da depressão e dependência do álcool, afetando 5 da população. Constitui, também, um fardo para a própria sociedade em que o sujeito se insere dada a taxa de mortalidade e desemprego associado a esta patologia. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar e desenvolver uma aplicação que faz uso de conceitos da Realidade Virtual e Aumentada, visando auxiliar no tratamento de transtornos de ansiedade por meio de ambientes virtuais. Como resultados, será realizada, por profissionais, uma avaliação da usabilidade da aplicação, onde os resultados analisados permitiram aprimorar, quantificar e qualificar a aplicação. Os testes práticos com pacientes não serão aplicados no contexto deste trabalho.

Protocolo: 3474 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 6/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): NATALIA FAVARETO
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O presente projeto de pesquisa visa aplicar métodos computacionais de Aprendizado Profundo na área de meio ambiente, mais especificamente aplicar RBM e CNN para a realização de predição de zonas de desertificação, previsão de vazão de rios e identificação de padrões em epidemias.

Protocolo: 3325 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2016 - 8/2017 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO DE OLIVEIRA MASIERO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
HELTON MOLINA SAPIA
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
O presente artigo visa desenvolver considerações sobre os desvios fonológicos com ocorrência na população infantil, e propor a reflexão sobre a importância do uso de ferramentas computacionais em terapia. Tem como objetivo verificar a aplicabilidade do uso de um software na classe de sons fricativos em terapia fonoaudiologica em uma clínica escola de fonoaudiologia do interior do estado de São Paulo. A fala é a principal ferramenta utilizada para manter comunicação em seu meio social, no público infantil encontramos crianças que ainda não desenvolveram a aquisição da linguagem de forma eficaz, neste caso há falhas na comunicação, o chamado desvio fonológico. A terapia fonoaudiologica é eficaz durante esses desvios, e conjuntamente com uso de ferramentas computacionais pode-se obter resultados ótimos. A metodologia utilizada será a produção de um software especifico para a classe de sons fricativos e assim verificar sua aplicabilidade, a amostra será composta por 10 participantes de ambos os sexos, com idade entre 5 e 10 anos e apresentem desvio fonológico na classe dos sons fricativos, os 5 participantes farão utilização do software durante a terapia, 5 participantes (grupo controle) que realização a terapia convencional. Trata-se de um estudo de campo, qualiquantitativo e de caráter transversal. O teste Exato de Fisher será utilizado para análise dos dados quantitativos e o teste do Qui-quadrado para os dados qualitativos. Os dados serão analisados no programa BioEstat 5.3. O nível de significância será de 5 em ambos os testes. Enfim o resultado apresentará reflexões científicas para futuras pesquisas.

Protocolo: 3357 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2016 - 11/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): JEAN CARLOS DE SA ANDREATTA
RENATA MARTINS DA SILVA
Professor(es): SANDRA SILVA LUSTOSA DEARO
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
Os VANTs (Veículos Aéreos não Tripulados) nos dias de hoje são muito utilizados para realizar as mais variadas atividades em diversos campos de atividades, como mapeamento aéreo georreferenciado de áreas rurais para ser usado pela agricultura, mapeamento aéreo de áreas urbanas para ser usado pela administração pública, monitoramento aéreo para segurança, entre muitas outras. Embora, com a grande evolução da tecnologia, o surgimento de modelos e marcas no mercado, e do aumento do número de aplicações dos VANTs, a aquisição de um desses modelos comerciais ainda é bem custosa. Busca-se com este trabalho integrar tecnologias e materiais de baixo custo, facilmente encontrados no mercado, para propor uma solução mais viável para ser utilizada no campo da pesquisa científica, para tomadas aéreas em áreas pequenas. Propõe-se com este trabalho o desenvolvimento de um VANT autônomo no formato de um quadrirrotor, além de todo o desenvolvimento de uma controladora embarcada, toda a parte de comunicação, e o software da estação de controle em solo. Vários experimentos necessitarão ser realizados na busca de uma eficiência de voo e confiabilidade de todo o sistema proposto.

Protocolo: 3069 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE ANDRADE MESCOLOTI
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
Com os atuais avanços na área de Processamento Digital de Imagens (PDI), esta temática vem ganhando aplicações nas diversas áreas da ciência e tecnologia. Na área médica não é diferente, o processamento digital de imagens vem auxiliando na precisão dos diagnósticos de doenças complexas seja gerando fontes para análise ou até mesmo fazendo uma prévia análise. Inserido neste contexto, encontra-se uma problemática de suma importância, que é o diagnóstico de doenças motoras degenerativas; entre estas podemos citar o mal de Parkinson. De modo geral, os diagnósticos não ocorrem na fase inicial, assim, só é detectada quando os principais sintomas já estão evidentes. Distinguir uma pessoa que possui uma má coordenação motora de uma outra que possua a doença de Mal de Parkinson, é uma tarefa onerosa e dificílima. Através de testes específicos em pessoas normais e pessoas portadoras deste mal, pretende-se aplicar técnicas de processamento de imagem para detectar pequenas variações nos traços dos indivíduos envolvidos. Esta etapa de pré-processamento será posteriormente combinada com métodos de aprendizado de máquina, de modo a extrair conhecimento. Para este fim, será aplicado um teste no qual é fornecido um gabarito para uma pessoa, e esta deve seguir com uma caneta o gabarito fornecido. Após a digitalização da imagem e posterior processamento, serão feitas análises de variações nos traços e da distância entre o traço base e o traço feito pela pessoa. Pretende-se utilizar esta metodologia na busca de padrões singelos e evidentes, com o intuito de diagnosticar a doença em uma etapa inicial ou descartar a hipótese de Mal de Parkinson. A análise destas imagens será feita utilizando a biblioteca de processamento de imagens OpenCV (Open Computer Vision Library), já consolidada no mercado, se mostra uma biblioteca confiável e robusta capaz de apoiar a criação de qualquer técnica de processamento de imagem. Juntamente com a biblioteca OpenCV a linguagem C++ será utilizada no projeto para todo o seu desenvolvimento pois esta linguagem se mostrou igualmente robusta em comparação com as demais disponíveis no mercado. A biblioteca OpenCV foi desenvolvida pela Intel inicialmente com o objetivo de tornar algoritmos complexos de visão computacional otimizados e acessíveis. Por ser uma biblioteca de código aberto ela rapidamente ganhou o mercado e vem a cada ano sendo aperfeiçoada e melhorada.

Protocolo: 2692 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2016 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JOAO PAULO DE OLIVEIRA MASIERO
Professor(es): DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
O uso de veículos aéreos não tripulados (VANTs) do tipo quadrirrotor tem chamado à atenção de diversas pesquisas nos dias de hoje. Os motivos vão desde o custo reduzido para a realização de um serviço que despenderia de um veículo não miniaturalizado, até o ganho de manobrabilidade que se tem ao comparar o VANT do tipo quadrirrotor com outros, como aviões ou helicópteros. Estas pesquisas foram/estão sendo bem desenvolvidas e trazem resultados positivos. Quando acoplada uma câmera filmadora/fotográfica a um VANT as aplicações relacionadas ao processamento de imagens fazendo o uso do veículo aéreo miniatura são várias e trazem diversos benefícios nas mais diferentes áreas. O presente trabalho de iniciação científica visa à construção de um VANT do tipo quadrirrotor para a obtenção de imagens aéreas a fim de realizar o processamento dessas imagens, com o uso de técnicas de super-resolução, para a obtenção de um maior nível de detalhamento destas, fornecendo assim possibilidades diversas de aplicações onde se é necessário do máximo detalhamento das imagens, como no reconhecimento de pessoas ou análise de plantações, por exemplo.

Protocolo: 2700 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUILHERME HENRIQUE SANTOS MIRANDA
JOAO PAULO DE OLIVEIRA MASIERO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
Sistemas Colaborativos são ferramentas utilizadas em redes de computadores para facilitar o trabalho em grupo. Essas ferramentas oferecem aos usuários formas de interação e a comunicação entre as partes envolvidas que compõe o grupo, em locais separados geograficamente, e que a forma de interação aconteça em tempo real ou não. Associados aos sistemas colaborativos, a área da Visualização da Informação, que favorece a análise e compreensão dos dados por meio de técnicas de computação gráficas, pode contribuir para uma análise e tomada de decisão. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar um estudo sobre dados Meteorológicos e a área da Visualização da Informação, visando avaliar e aplica-lo no desenvolvimento de uma ferramenta de trabalho colaborativo sobre incidências meteorológicas. Com o resultado, espera-se disponibilizar uma ferramenta a usuários do INPE e INMET, a qual pode ser usada para discussões sobre eventos meteorológicos.

Protocolo: 2677 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 8/2016 Programa: PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação/PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL JACOMELI CHIROLLI
LUCAS DANIEL AZAMBUJA DOS SANTOS
LEONARDO BORRI CADETE
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Atualmente, com os avanços das tecnologias, a sociedade contemporânea idealiza novas formas de ensinar e aprender, introduzindo no processo de ensino-aprendizado recursos computacionais como a realidade virtual (RV) e a realidade aumenta (RA), visando produzir objetos de aprendizado interativos reutilizáveis que possam proporcionar a todos um ensino de qualidade, mesmo que deslocados fisicamente da sala de aula. Entretanto, existe uma dificuldade operacional em conceber e codificar aplicações que utilizem tais tecnologias. O objetivo desse projeto é criar uma ferramenta web multiplataforma que possibilite o desenvolvimento de aplicações interativas em Realidade Virtual e Aumentada para usuários que não possuam conhecimentos em programação de computadores, de forma, que essas aplicações possam auxiliar no processo de ensino-aprendizado de alunos de ensino a distância e de ensino comum. Uma vez concluído o projeto espera-se uma mudança de perspectiva no ensino a distância e presencial, uma maior participação de realidade virtual e aumentada dentro do âmbito acadêmico proporcionado pela adesão da ferramenta por profissionais que antes não tinham acesso a essas tecnologias, já que não possuem o conhecimento prático em programação de computadores, e a quebra de paradigmas ao viabilizar a adoção de um novo meio para construção de objetos de aprendizagem tridimensionais. Além disso, será realizado diversos testes qualitativos e quantitativos com professores, alunos e interessados, visando avaliar a ferramenta e sua aplicabilidade na construção de Objetos de Aprendizagem na área de computação.

Protocolo: 2640 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2015 - 10/2018 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO CAVICHIOLLI PRADO
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O hemograma é um exame importante para o diagnóstico de várias patologias, muito utilizado por médicos para diagnosticar doenças. Para que seja obtido o resultado deste exame é feita a análise do sangue, a maioria dos laboratórios clínicos utiliza o método de contagem manual/visual, porém este método é cansativo e com isso pode ocorrer erros. Para auxiliar o método convencional, este trabalho propõe a automatização de algumas etapas para a obtenção do hemograma, com o avanço da tecnologia por meio do Processamento Digital de Imagens (PDI) para o tratamento e a análise das imagens do microscópio, tornando o exame mais rápido e confiável. Apesar de existir sistemas que realizam este processo de contagem e identificação de anomalias nas células de modo automatizado, o seu custo de aquisição é muito alto, não permitindo que pequenos centros ou locais com poder aquisitivo baixo possam adquiri-los, assim busca-se nesse trabalho obter um sistema com baixo custo.

Protocolo: 2412 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LARISSA EMY NAKAZATO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
Smart-Tvs são televisores digitais inteligentes que permitem executar aplicações, disponibilizando recursos de hardware e software mais sofisticados e novos mecanismos para realizar interações, como, por exemplo, reconhecimento de gestos e voz. Logo, tem-se um ambiente com potencial para desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. Combinando os recursos de hardware e software de uma Smart-Tv e do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, este projeto tem como objetivo desenvolvimento de uma aplicação de Realidade Aumentada para Smart-Tv, que permita identificar informações recebidas através da programação digital, refinar e apresentar conforme o interesse do usuário por meio de um ou mais objetos virtuais em Realidade Aumentada, voltados para visualização e interação com o usuário.

Protocolo: 2361 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2015 - 12/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GISELE FERNANDA ALVES DE AZEVEDO
LUCAS FELIPE KUNZE
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O uso da Visualização da Informação aplicado aos avanços tecnológicos favorece na análise e compreensão de conjuntos de dados, através de técnicas de computação gráficas interativas. Entretanto, ao aplicar a Realidade Virtual (RV), o ser humano é capaz de imergir e interagir com situações imaginarias, como os cenários de ficção, envolvendo objetos virtuais estáticos e em movimento. Este trabalho tem como objetivo o estudo estrito da Meteorologia e Realidade Virtual, visando avaliar e aplicar no desenvolvimento de uma ferramenta de Visualização da Informação de eventos meteorológicos.

Protocolo: 2121 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 5/2015 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUAN ANTONIO MANFRE SILVA
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
Aprendizagem de máquina é uma sub-área da inteligência artificial que utiliza métodos capazes de aprender automaticamente a partir de exemplos, extraindo padrões dos mesmos. Métodos de aprendizado de máquina são geralmente utilizados para classes de aplicações nas quais se deseja extrair conhecimento a partir de um conjunto de amostras. Estes métodos possuem um ampla gama de aplicações como, por exemplo: diagnóstico médico, detecção de fraudes em cartões de crédito, filtragem de spam em e-mails e análise de investimentos financeiros, dentre outras. O desempenho e acurácia dos métodos de aprendizado de máquina são fortemente influenciados pela escolha de parâmetros internos dos algoritmos e pela seleção das características que serão utilizadas no processo de classificação. Desse modo, uma boa escolha destes parâmetros internos é uma seleção cuidadosa das características são cruciais para obtenção de bons resultados. Esta etapa é referenciada como ajuste de parâmetros internos ou otimização/seleção de parâmetros.Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa objetiva o estudo e desenvolvimento de métodos para otimização de parâmetros em técnicas de aprendizado de máquina. Esta Proposta de Pesquisa Docente (PPD) visa focar em algoritmos de otimização evolucionistas, dado que os mesmos tem sido amplamente utilizado em várias tarefas de otimização propiciando soluções elegantes e rápidas. Outro ponto importante deste projeto é que não são muitos os trabalhos na linha de pesquisa acima citada; sendo, então estas uma das principais contribuições deste projeto. Objetiva-se, ainda, aplicar um método de otimização não-linear desenvolvido pelo pesquisador em seu doutorado no contexto do presente projeto de pesquisa, dado que tal técnica não foi utilizada para otimização de algoritmos de aprendizado de máquina.

Protocolo: 2091 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 7/2016 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): GUALTHER HUGO ARAGAO
GUILHERME FERNANDES SEKINE
Professor(es): DANILLO ROBERTO PEREIRA

Resumo:
A Física, como uma ciência fundamental, tem por objetivo o estudo dos fenômenos naturais de nosso universo. Quando se trata desses fenômenos geralmente vêm à mente aqueles que estão ligados diretamente com a natureza macroscópica de nosso cotidiano, deixando-se de considerar, por diversas situações, aqueles fenômenos naturais microscópicos observados exteriormente a nosso organismo, assim como em seu interior. Dessa forma, a proposta desse projeto é desenvolver uma pesquisa minuciosa a respeito, inicialmente, dos conceitos da Física que são mais úteis no entendimento das ciências médicas e biomédicas e, posteriormente, da aplicação desses conceitos sobre as diversas situações envolvendo o contexto, mais especificamente, da biomedicina. Para tal, serão investigados, de início, as áreas da biomedicina que envolvem, em seu fundamento, conceitos físicos (básicos e/ou avançados), como por exemplo o diagnóstico por imagem envolvendo o uso de radiação ionizante ou não ionizante, ou até mesmo fenômenos da biofísica tais como o transporte de substâncias através da membrana celular. Finalmente, toda essa pesquisa de caráter preferencialmente teórico dar-se-á por um processo investigativo que será baseado nas referências, nacionais e internacionais, já existentes a respeito desses assuntos, assim como aquelas adquiridas em possíveis congressos, colóquios, encontros, workshops e afins. Sendo assim, o maior interesse desse projeto é, com o produto obtido em função de seu desenvolvimento, fornecer um material que sirva também de referência para os cursos da área médica que envolvem estudos de biofísica, física das radiações ou qualquer outra área correlata.

Protocolo: 1669 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2013 - 12/2014 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): RAFAEL HENRIQUE RIBEIRO DE OLIVEIRA
PRISCILA SILVA FIABANI
VITOR AFONSO PIRES DA SILVA
Professor(es): JOÃO LUCAS CORREIA SILVA

Resumo:
O presente projeto de pesquisa nasceu do projeto de prestação de serviços a comunidade "Texto e Cidadania", desenvolvido pela FIPP-Faculdade e Informática de Presidente Prudente e que se encontra na 15ª edição e revelou aspectos preocupantes quanto aos idosos residentes em locais de acolhimento no município. Visa pesquisar o perfil histórico sócio econômico do idoso em locais de acolhimento em Presidente Prudente. O município, de acordo com o IBGE, possui 21.518 idosos que corresponde a mais ou menos, 10 da população. Apesar disso, é escasso o conhecimento das características e das demandas dos residentes em locais de acolhimento. A pesquisa focará a Vila da Fraternidade, o Lar São Rafaellocais onde residem casas indivíduos dessa faixa etária. Além do objetivo de dar visibilidade a esses idosos e revelar a realidade histórico social dos mesmos, a pesquisa visa, também, subsidiar com informações úteis, planejamento de ações das entidades assistenciais e sociedade em geral, em prol desses idosos. Serão aplicados questionários individuais, nos referidos locais já citados, a fim de computar dados relevantes para a formação do perfil dessa população. Os dados coletados serão quantificados em gráficos e analisados à luz de teóricos, citados na bibliografia, que tratam de diferentes aspectos do idoso que, no Brasil, é cerca de 13 milhões.

Protocolo: 1460 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2013 - 12/2013 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): HIGGOR SOARES PAULINO
FABRICIO SALOMAO
VICTOR BONIFACIO DOS SANTOS
ALISSON PEREIRA ANJOS
Professor(es): EDIMA DE SOUZA MATTOS

Resumo:
O reconhecimento de caracteres manuscritos tem sido alvo de inúmeras pesquisas, devido ao fato de sistemas existentes que se propõem a resolver esse problema ainda apresentarem falhas. Esse trabalho objetiva estudar o reconhecimento de caracteres de forma off-line, visando melhorias qualitativas em relação ao reconhecimento, sendo assim, existe a propõe-se a aplicação de um paradigma de programação que se apresenta como uma solução adequada, que são as redes neurais.

Protocolo: 1406 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 12/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLARIANE SILVA MENEZES
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI
ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O reconhecimento facial é o processo de identificação mais comum entre os seres humanos. Apesar de parecer simples este processo é extremamente complexo se realizado por máquinas, embora existe atualmente diversos estudos e técnicas que podem ser utilizados para a criação de um sistema de reconhecimento facial. O presente trabalho propõe o estudo e a experimentação de algumas técnicas existentes e posteriormente aliar uma delas com um modelo de registro gráfico bastante conhecido: o código de barras QR-CODE. A idéia é criar aplicativos que possam gerar e reconhecer documentos de identificação pessoal.

Protocolo: 1291 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATO OLIVEIRA SILVA
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO

Resumo:
Organizações para serem bem sucedidas em desenvolvimento de software necessitam garantir a qualidade de seus produtos e, portanto, a utilização de padrões de codificação é necessária. Padrões de projeto são descrições de objetos e classes comunicantes que precisam ser personalizadas para resolver um problema geral de projeto e que possa ser reutilizado futuramente. Portanto, o presente projeto de pesquisa objetiva realizar a codificação de padrões de projetos orientados a objetos promovendo uma base de estudos a ser utilizada por profissionais envolvidos com atividades de desenvolvimento de software.

Protocolo: 1252 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA MENEZES VIEIRA SOUZA
Professor(es): EMERSON SILAS DORIA
FRANCISCO VIRGINIO MARACCI

Resumo:
Organizações para serem bem sucedidas em desenvolvimento de software necessitam garantir a qualidade de seus produtos e, portanto, as atividades de garantia da qualidade de software são necessárias. Entre estas atividades o teste de software é responsável por analisar o comportamento da aplicação com objetivo de encontrar defeitos. O presente projeto objetiva a comparação entre ferramentas de teste de software disponíveis no mercado objetivando a categorização das ferramentas em um documento que futuramente será utilizado como subsidio para a construção de um laboratório de teste de software.

Protocolo: 1281 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 7/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE JUN TSUKAMOTO
Professor(es): EMERSON SILAS DORIA
FRANCISCO VIRGINIO MARACCI

Resumo:
Com a expansão da evolução tecnológica, empresas que pretendem manterem-se ativas no mercado, necessitam do uso de software para abordagem de seus dados/informações. Software esses que para armazenamento de informações utilizam bases de dados. Em consequência do avanço da tecnologia essas fontes de armazenamento tornam-se antigas e com recursos poucos flexíveis se comparados aos bancos de dados atuais. Nesse contexto surge a necessidade da migração de dados, onde empresas precisam migrar seus dados/informações para uma nova base de dados. Portanto, esse trabalho visa desenvolver uma ferramenta que dará suporte ao administrador no processo de migração de dados entre bancos de dados. A ferramenta tem como propósito permitir que atributos e tabelas do banco de dados de origem possam ser mapeados para a base de dados de destino, de acordo com os requisitos da nova modelagem, sempre preservando a integridade dos dados/informações.

Protocolo: 1215 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): TAMIRIS FERNANDA MALACRIDA
Professor(es): AGLAE PEREIRA ZAUPA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
Com o aumento significativo da quantidade de informações, os sistemas de informação deverão auxiliar o usuário a encontrar soluções que atendam às suas necessidades de forma mais eficiente e eficaz. Para isso são usados sistemas baseados em conhecimento, os quais propõem facilitar a gerência dessas informações dentro de um escopo delimitado. Porém, para a extração do conhecimento podem ser usadas algumas técnicas como, por exemplo, técnicas manuais baseadas em entrevistas, em modelos ou em acompanhamento. O módulo de representação do conhecimento é responsável recuperar e ordenar instâncias da ontologia que estão armazenadas nos índices semânticos em resposta a uma consulta Além disso, esse módulo também é responsável por interpretar consultas semânticas. Dessa forma, para que as pessoas possam interoperarem os dados adquiridos, escreverem regras, constituírem vocabulários entre outras funções, é necessário o desenvolvimento de uma web semântica que é a forma mais detalhada de se publicar uma página. Essas informações devem ser inteligíveis através da definição de regras a serem aplicadas. O sistema de recuperação de informação deve usar técnicas que auxiliem suas buscas, como Stopwords e Stemming. Estas técnicas consistem em fazer cálculos que retorne um resultado aproximado da relevância do documento recuperado para a consulta realizada pelo usuário, evitando que sejam retornados documentos não relevantes ou documentos vazios. Não podemos garantir que todos os documentos retornados são importantes para a consulta ou que sejam os documentos esperados pelo usuário, tem-se apenas métodos que procuram retornar documentos que ocorram termos da consulta, sendo estes os mais próximos da resposta esperada. Com isso, neste projeto se propõe elaborar um sistema baseado em ontologia para auxiliar na estruturação e recuperação de informações de um manual de melhores práticas (body of knowledge).

Protocolo: 1401 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2012 - 2/2013 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LORENA VALQUIRIA SERRAGLIO
Professor(es): MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
O sensoriamento por varredura a laser possibilitou a construção de modelos tridimensionais de mapas topográficos. Tais modelos são muito úteis no estudo das características do terreno de uma região. A partir do conjunto de pontos gerados pela varredura a laser, torna-se necessário classificar este conjunto, através de interpolação ou triangulação. Triangular o conjunto de pontos é garantir que apenas os pontos do conjunto farão parte da malha de triângulos, sem perda de informação; o que é uma vantagem sobre a interpolação, que além da excessiva massa de dados, ocorrem perdas de informações. Entretanto, o que o conjunto de pontos gerado apresenta é um Modelo Digital de Elevação, onde estão contidos árvores, carros, prédios, etc. Num Modelo Digital de Terreno não há nada além de terra e água. Ao longo dos últimos anos várias pesquisas resultaram na criação de métodos de filtragem, que a partir do Modelo Digital de Elevação gera-se um Modelo Digital de Terreno. A corrente pesquisa tem por objetivo estudar os princípios que envolvem os principais métodos de filtragem, desenvolver um método baseado nos métodos estudados e apresentar as conclusões quanto aos resultados obtidos.

Protocolo: 1144 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WALLACE FELIPE FRANCISCO CARDOSO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
Atualmente as redes sociais têm atraído milhões de usuários, pois são ambientes favoráveis para o estudo de vários temas da computação (sistemas distribuídos, padrões de trafego na internet, mineração de dados, sistemas multimídias, entre outros). O conteúdo criado em redes sociais tornouse um tema chave em pesquisas relacionadas a tratamento e organização de grande quantidade de dados. Nesse contexto, este trabalho propõe uma aplicação que seja capaz de coletar dados compartilhados na rede social Twitter, processar esses dados e gerar informações de modo a obter resultados que permitam identificar prováveis concentrações de casos suspeitos de certa doença em determinado local e período, auxiliando a epidemiologia.

Protocolo: 1342 Início e Fim: Mês/Ano: 9/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNO NEVES SANTOS
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
DANIELA TEREZA ASCENCIO RUSSI

Resumo:
Para se ter uma criação de frangos com bons rendimentos, faz-se necessário um monitoramento constante por parte do produtor, onde as questões ligadas ao bem-estar animal deve ser visto como um benefício econômico e não uma exigência. Atualmente com os grandes avanços da computação e com a atual capacidade de processamento de imagens, é possível baseando-se em quadros (frames) de vídeos, extrair dados necessários para monitorar o ambiente em que os frango de corte estão, verificando-se se este encontra-se adequado.

Protocolo: 1127 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ALYNE YUMI KODAMA SALTORATTO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
ANA CLAUDIA AMBIEL CORRAL CAMARGO
LILIAN FRANCISCO ARANTES DE SOUZA
PAULO CLAUDEIR GOMES DA SILVA

Resumo:
A extração rodovias em imagens digitais é um problema contínuo nas mais variadas comunidades científicas e como a desatualização cartográfica do país é uma realidade, as pesquisas nessa área são de grande valia. As imagens aéreas geralmente possuem variações, o que envolve uma análise complexa e caracteriza um problema desafiador na área de Visão Computacional. Neste contexto, este trabalho propõe uma metodologia para a extração de sementes de rodovias em imagens aéreas coloridas de forma automática.

Protocolo: 1114 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ELY FRANCA DOS SANTOS FERREIRA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
Com a evolução da imagem digital, a sua manipulação se tornou muito frequente no dia a dia, a utilização de sistemas de reconhecimento de faces, a localização de objetos em imagens de satélite, sistemas de visão computacional vem sendo muito comum no cotidiano das pessoas. Entretanto, para poder localizar objetos/faces em uma imagem digital é necessário um processo de segmentação, ou seja, dividir uma imagem digital em múltiplas regiões que são conjuntos de pixels, que tem por objetivo mudar a representação para facilitar sua análise. Dessa forma o projeto visa desenvolver uma aplicação em Ambiente iOS que a partir de algoritmos de segmentação de imagens seja capaz de realizar a localização de placas rodoviárias e seus respectivos caracteres para sua análise posterior.

Protocolo: 1038 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2012 - 12/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): KAIO HENRIQUE VICK FERNANDES
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
Para extrair informações a partir de imagens deve-se observar, em primeira instância, a resolução e aplicação da mesma. Essa resolução depende, basicamente, das características físicas do sensor responsável pela captura dessas imagens, ou seja, a disposição das lentes, resolução radiométrica, posicionamento, tamanho do mesmo, que determina o tamanho do pixel, dentre outros fatores técnicos. A análise das imagens adquiridas por um sensor de baixa qualidade fica comprometida, necessitando do auxílio de técnicas que permitam a geração de imagens de alta resolução a partir de uma sequência de imagens, para recuperar informações desta cena. Isso é útil em várias aplicações, como para a identificação de placas de veículos, identificação facial de pessoas suspeitas em imagens de circuito fechado, e também na geração de imagens aéreas de alta resolução, a partir de uma sequência de imagens. Para se estabelecer uma imagem de alta resolução utilizando-se de uma sequência, há a necessidade de se estabelecer os parâmetros de registro das imagens para se retificar todas em relação à de referência. Depois de estabelecida a retificação, o processo de fusão deve ser executado de duas maneiras: pela média aritmética entre os níveis de brilho dos pixels e pelo método de minimização dos erros a partir de uma imagem de alta resolução inicial.

Protocolo: 938 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2011 - 12/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TIAGO ELIAS VICENTE
Professor(es): LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
Em sistemas de mapeamento móvel os dados são obtidos com câmaras e com sistemas de navegação e posicionamento embarcados em veículos que trafegam pelas ruas e avenidas das cidades. Uma das aplicações destes sistemas é o georreferenciamento de pontos de interesse, como lojas, bancos etc. Porém existem situações onde o trânsito de veículos não é permitido e o georreferenciamento tem que ser feito de forma manual. Deseja-se com a realização deste projeto desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que seja capaz de georreferenciar pontos de interesse de maneira automática onde os sistemas de mapeamento móvel não podem transitar.

Protocolo: 913 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2011 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LETICIA APARECIDA DE MOURA CAMELO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
Em uma cidade grande definir uma rota com vários pontos a serem percorridos sem um planejamento prévio acarreta em alto custo e o tempo demasiado. A falta de segurança também é considerado um problema, pois não se conhece exatamente qual a real trajetória percorrida e o tempo a ser gasto com o trajeto. Deseja-se com a realização desta pesquisa a investigação dos algoritmos de caminho mínimo (Dijkstra, Ford, Dantzig, Floyd), implementá-los, e verificar qual deles tem o melhor comportamento para a aplicação a ser desenvolvida. A aplicação será constituída por duas partes, a primeira aplicação rodará em dispositivos móveis com sistema operacional Android, onde será informado os endereços desejados, o algoritmo definirá a melhor rota e será responsável pelo envio de informações das coordenadas atuais para o servidor. O segundo aplicativo será responsável por mostrar as rotas percorridas por todos os dispositivos móveis que fazem comunicação com ele.

Protocolo: 912 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2011 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GABRIEL ALTAFINI NEVES DA SILVA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
Os Sistemas Móveis de Mapeamento (SMM) permitem a obtenção de pares de imagens, as quais podem ser utilizadas para medir e analisar pontos, marcação de pontos nas imagens, para fins de mapeamento topográfico, avaliação das condições das vias de transporte, realizar marcações de fachadas, árvores, postes etc. A integração da cartografia com as tecnologias computacionais proporcionou o desenvolvimento dos sistemas de Informação Geográfica (SIG´s) que são poderosas ferramentas para organizar, administrar e processar os grandes volumes de informação gerados pelos SMM, permitindo assim um melhor armazenamento destas informações, tal que se possa depois estudar as mesmas e realizar as medições.

Protocolo: 911 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2011 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ELIVANIA BARROS DE OLIVEIRA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA) são duas tecnologias computacionais de novas interfaces do usuário, que facilitam as interações entre homem e as aplicações computacionais que permitem a imersão do mundo virtual no mundo real gerados em tempo real, permitindo ou não o uso de dispositivos multissensoriais. Este trabalho tem com objetivo desenvolver uma ferramenta na web que facilite a criação de aplicações de Realidade Aumentada utilizando a biblioteca Flartoolkit através de uma interface simples e programada visualmente.

Protocolo: 915 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2011 - 7/2012 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNNO RODRIGUES SCANDOLIERI
Professor(es): ROBSON AUGUSTO SISCOUTTO

Resumo:
O objetivo deste Projeto de Pesquisa é desenvolver um software que permita simular reações de organismos vegetais na presença de estímulos externos. Para tal finalidade será necessário realizar estudos dos parâmetros que são considerados minimamente importantes no processo de desenvolvimento de um organismo vegetal. Essa é uma área de pesquisa recente, na qual se pretende utilizar um ambiente virtual para simular determinadas situações de forma mais rápida do que os resultados obtidos por estudos de campo. A expectativa é que os resultados alcançados neste projeto permitam o desenvolvimento de futuros projetos de pesquisa de tal forma a implementar a simulação por meio de dispositivos robóticos, configurando-se no que se chama de "plantoide", um sistema biológico vegetal representado por um sistema robótico.

Protocolo: 735 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2011 - 7/2012 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): FELIPE GONCALVES DE TOLEDO
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL
ROBSON QUINTILIO
GUSTAVO MAIA SOUZA

Resumo:
O estudo e utilização da realidade aumentada vêm a alguns anos despertando interesse de muitos investidores em tecnologia. Trata-se de uma sobreposição de uma projeção virtual em cima de um cenário real, proporcionando assim uma interação do computador com o mundo e seus usuários. O que há alguns anos atrás se mostrava como ficção, atualmente é uma tendência. Os conceitos de realidade aumentada hoje se tornam cada vez mais populares entre os usuários de computador, alguns até que implicitamente utilizam da tecnologia sem sequer saber que o que está usando faz parte do estudo da realidade aumentada. Em filmes de ficção é comum observar informações que surgem na tela de algum dispositivo dos personagens, onde tais dispositivos mostram características de objetos do cenário real. É esta sobreposição ou interação que é chamada num modo simples de realidade aumentada.

Protocolo: 505 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2010 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): WALLACE FELIPE FRANCISCO CARDOSO
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
ALMIR OLIVETTE ARTERO
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
A detecção de faces é um problema de visão computacional, que consiste basicamente em utilizar algoritmos para identificar a presença de faces em imagens, e em caso positivo determinar a localização destas faces na imagem. Esta detecção se torna uma tarefa não muito fácil em imagens não controladas, onde variam ângulo de visão, iluminação, etc. Outro fator que dificulta a detecção de faces é a existência de óculos, chapéu, bigode, barba, etc. Deseja-se com a realização desta pesquisa realizar a detecção de uma ou mais faces de pessoas em imagens digitais utilizando a biblioteca para Visão Computacional OpenCV.

Protocolo: 490 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDERSON AKIO GOHARA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
O estudo de algoritmos e técnicas de programação, como uma das primeiras disciplinas de um curso superior na área de Computação e Informática, tem se apresentado como um dos principais responsáveis pela crescente e constante desistência de alunos nos diversos cursos dessa área no País. Nessa perspectiva, vários estudos estão sendo conduzidos em busca de melhorar as metodologias e técnicas de ensino de algoritmos e de programação, consequentemente, possibilitando minimizar os efeitos do fator desistência em cursos dessa área. A definição de novas alternativas para o ensino de algoritmos e de programação é imprescindível para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dessa temática nos cursos da área de Computação e Informática. O objetivo do projeto é desenvolver um framework baseado na linguagem de programação "C´ e/ou Java, contendo funções básicas para construção de jogos em duas dimensões (2D). Portanto, o projeto prevê a construção de um conjunto de classes, objetos e relacionamentos que possibilite a criação e movimentação de elementos na tela de um computador. Ao realizar a manipulação de elementos na tela do computador, por meio do framework simulando um jogo, os usuários estarão utilizando conceitos básicos de seleção e repetição que são essenciais para o ensino de algoritmos e programação. O desenvolvimento de um framework para a construção de jogos simples de entretenimento possibilitará práticas laboratoriais direcionadas para o ensino de estruturas de seleção, repetição, modularização e de armazenamento de informações. Os professores das disciplinas poderão utilizar os recursos disponibilizados pelo framework objetivando melhorar a compreensão de utilização das estruturas de seleção e repetição, que estão embutidas nas funções do framework.

Protocolo: 478 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TIAGO ELIAS VICENTE
Professor(es): EMERSON SILAS DORIA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
Os processos de avaliação do ensino superior têm grande importância na garantia de qualidade na formação de pessoal acadêmico e de mercado. Como importante elemento do processo avaliativo, o SINAES destaca o autoconhecimento, que deve gerar ações que direcionem o crescimento da Instituição. Portanto, o material produzido pelas Comissões Próprias de avaliação (CPAs) tem extrema importância no processo avaliativo da Instituição e na construção de diretrizes administrativas e acadêmicas, sendo importante subsídio para a elaboração do seu PDI. Com base nisso, o presente projeto propõe analisar a série histórica dos dados sobre o perfil dos alunos ingresssantes da Unoeste coletados por meio dos procedimentos atuais de autoavaliação, identificando características e tendências. Tal estudo deve ser utilizado como suporte (pré-requisito) para ações da comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unoeste e setores administrativos.

Protocolo: 472 Início e Fim: Mês/Ano: 11/2010 - 11/2011 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): APARECIDA DARCY ALESSI DELFIM
LUCIMARA CARVALHO DE ANDRADE SANCHES
ROBSON QUINTILIO
CRISTIANE MACIEL RIZO

Resumo:
O estudo de pseudolinguagens auxilia no desenvovimento de projetos envolvendo programação em computadores e o desenvolvimento de linguagens de programação. Através do estudo e desenvolvimento de uma ferramenta automatizada de tradução da pseudolinguagem em linguagens já implementadas em computador, como C, Pascal, Javascript, o aluno terá condições de visualizar o produto gerado pela implementação de algoritmos desenvolvidosa em pseudolinguagem, que antes era obtido somente através de teste de mesa, de forma manual e sujeita a inconsistências

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2004 - 8/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN

Resumo:
A tecnologia informacional está sendo aplicada à obtenção do conhecimento dos profissionais modernos e as organizações do conhecimento habitam o cenário dos recursos da TI, superando riscos e modismos do processo organizacional padrão. Adicionalmente, há uma complexidade quanto à capacitação dos profissionais no ambiente corporativo, em razão de sua frequente necessidade de atualização.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2004 - 7/2005 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CLEUSA MARIA BORDINI COLUCCI
Professor(es): ALVARO JOSE PERIOTTO

Resumo:
NO CONTEXTO DESTE TRABALHO, PARA O REGISTRO E RETIFICAÇÃO, DEVERÁ SER UTILIZADA A TRANSFORMAÇÃO PROJETIVA. DEPOIS ENTRE OS NÍVEIS DE BRILHO DOS PIXEIS E PELO MÉTODO DE MINIMIZAÇÃO DOS ERROS. TODAS ESTAS ETAPAS, COM EXCEÇÃO DO REGISTRO DAS IMAGENS SERÃO IMPLEMENTADAS. A IMPLEMENTAÇÃO SERÁ REALIZADA UTILIZANDO-SE O AMBIENTE NETBEANS QUE SUPORTA A BIBLIOTECA JAVA DA SUN, BIBLIOTECA ESTA, QUE AINDA SE ENCONTRA EM FASE DE TESTES. OS EXPERIMENTOS SERÃO REALIZADOS COM DADOS SIMULADOS E REAIS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
O PRESENTE TRABALHO DE PESQUISA PRETENDE DESENVOLVER PROJETOS DE PLATAFORMAS ROBÓTICAS GENÉRICAS DE BAIXO CUSTO, PERMITINDO APLICAÇÕES NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS. OS PROJETOS QUE DEVERÃO SER DESENVOLVIDOS IRÃO SE CONCENTRAR NA ESPECIFICAÇÃO COMPLETA DAS DIFERENTES BASES MECÂNICAS, ESTUDANDO E INDICANDO SOLUÇÕES PARA POSICIONAMENTO DE MOTORES, FONTES DE ALIMENTAÇÃO, PLACAS CONTROLADORS, SENSORES, ETC.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL

Resumo:
O PRESENTE PROJETO DE PESQUISA PRETENDE DESENVOLVER UM PROGRAMA DE COMPUTADOR (SOFTWARE) QUE SEJA UM AUXILIAR NO ENSINO DOS CONCEITOS DE ARQUITETURA DE COMPUTADORES, BEM COMO POSSA SER UTILIZADO EM EVENTOS E DEMONSTRAÇÕES COM A FINALIDADE DE DIVULGAÇÃO TECNOLÓGICA, DEMONSTRANDO A LEIGOS QUAIS OS PRNCIPIOS QUE REGEM O FUNCIONAMENTO DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 12/2005 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL

Resumo:
O estudo de algoritmos e técnicas de programação, como uma das primeiras disciplinas de um curso superior na área de Computação e Informática, tem se apresentado como um dos principais responsáveis pela crescente e constante desistência de alunos nos diversos cursos dessa área no País. Nessa perspectiva, vários estudos estão sendo conduzidos em busca de melhorar as metodologias e técnicas de ensino de algoritmos e de programação, consequentemente, possibilitando minimizar os efeitos do fator desistência em cursos dessa área. A definição de novas alternativas para o ensino de algoritmos e de programação é imprescindível para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem dessa temática nos cursos da área de Computação e Informática. O objetivo do presente projeto é desenvolver um conjunto de programas utilizando a linguagem de programação "C´ e/ou PHYTON, contendo erros sintáticos e semânticos. A definição e construção de um pacote de programa contendo erros (sintáticos e semânticos) injetados propositalmente, considerando as principais estruturas de programação desenvolvidas nas disciplinas básicas de algoritmos e programação, possibilitarão o desenvolvimento de práticas laboratoriais direcionadas. Os professores das disciplinas poderão utilizar os recursos disponibilizados pelos ambientes de desenvolvimento como mecanismo que leve o aluno a deixar a postura passiva de receptor de informações para assumir uma postura ativa de construtor do conhecimento, capaz de reconhecer o problema, identificar o erro e apresentar uma solução. A compreensão dos erros, bem como, as formas de correção poderão ser de extrema importância no processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e técnicas de programação.

Protocolo: 479 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2011 - 12/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDERSON ROBERTO DEIZEPE
Professor(es): EMERSON SILAS DORIA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA
MÁRIO AUGUSTO PAZOTI

Resumo:
A Integração de esquemas é algo desejável em muitos sistemas da atualidade. Neste contexto, a realização de consultas sobre as bases integradas torna-se fundamental. Este trabalho tem a finalidade de permitir a execução de consultas em bases de dados integradas a fim de visualizar os dados de ambos os esquemas como se fossem únicos.

Protocolo: 330 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2010 - 5/2011 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VICTOR HUGO MASUTANI
DIEGO COSTA TUMITAN
Professor(es): AGLAE PEREIRA ZAUPA

Resumo:
Este projeto tem como objetivo a implementação de um DC (Device Controller) para o MHC (Mobile House Control), que é um sistema de automação residencial. O MHC permite controlar dispositivos presentes em um local, pela Internet, através de um dispositivo móvel. O DC deverá reconhecer os dispositivos nele conectados e trocar mensagens, de maneira segura, com outros componentes do sistema.

Protocolo: 271 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2010 - 12/2010 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): PAULO CESAR ALVES FEITOSA JUNIOR
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
O presente projeto tem como objetivo estudar e avaliar as técnicas utilizadas no desenvolvimento de jogos, bem como os frameworks e as linguagens de programação adequadas ao desenvolvimentos desses complexos softwares. O estudo culminará com a implementação de um jogo com modelagem 3D que será aplicado como ferramenta de apoio ao ensino da linguagem de programação Java.

Protocolo: 230 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2009 - 10/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ED WILLIAM FERREIRA JUNIOR
ALAN KAZUO HIRAGA
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO

Resumo:
Este projeto tem como objetivo definir um protocolo de comunicação seguro para o MHC (Mobile House Control), que é um sistema de automatização residencial. O MHC permite a manipulação de dispositivos presentes em um local (ex: residência, escritório, etc.), através da Internet, a partir de um dispositivo móvel. Tal protocolo definirá regras de como será realizada a manipulação dos dispositivos presentes no local e como será realizado o reconhecimento dos mesmos.

Protocolo: 159 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2010 - 9/2010 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCAS VIEIRA FRANCISCO
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
A implantação de um Servidor de Boot Remoto permite disponibilizar em um ou mais servidores, uma imagem de um sistema operacional com os aplicativos necessários para o funcionamento das estações de trabalho conectadas à rede local. Isso facilita o gerenciamento do sistema, pois as atualizações e instalações de novos programas são realizadas diretamente no servidor e compartilhadas para todas as estações de trabalho, possibilitando também o armazenamento dos arquivos criados pelos usuários, que podem acessar remotamente os seus documentos através de uma estação cliente, apenas informando seu login e senha.A estrutura de Boot Remoto do sistema operacional Linux apresenta uma medida importante para a segurança do sistema, já que um usuário não pode acessar documentos gravados por outra pessoa em diretórios particulares ou restritos.O objetivo deste projeto foi a implantação de um Servidor de Boot Remoto do sistema operacional Linux com todos os softwares necessários, para auxiliar os alunos e professores da FIPP em disciplinas que utilizam o sistema operacional Linux como ferramenta prática de aula.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIANO MATOSO GAMBA
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
ESTE PROJETO PROPÕE O ESTUDO DA BIBLIOTECA GRÁFICA OPENGL, QUE TEM GERADO UMA GRANDE REVOLUÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE PROGRAMAS GRÁFICOS, COMO OS APLICATIVOS PROFISSIONAIS USADOS EM PROJETOS DE ENGENHARIA/ARQUITETURA E SIMULAÇÃO, OU MESMO OS JOGOS NA ÁREA DE ENTRETENIMENTO, QUE TEM APRESENTADO CADA VEZ MAIS UM ALTO GRAU DE REALISMO GRÁFICO. OS RECURSOS DA BIBLIOTECA SERÃO USADOS PARA IMPLEMENTAR UM AMBIENTE DE VISUALIZAÇÃO DE OBJETOS GRÁFICOS COMO PONTOS, LINHAS, CILINDROS, CONES E OUTROS OBJETOS, NECESSÁRIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS DE VISUALIZAÇÃO CIENTIFICA E DE INFORMAÇÃO. AL´ME DA GERAÇÃO DAS CENAS, TAMBÉM ESTÃO PREVISTAS FORMAS DE INTERAÇÃO COM O AMBIENTE TRIDIMENSIONAL GERADO, COMO POR EXEMPLO TRANSLAÇÃO, ROTAÇÃO E MODIFICAÇÃO DE ESCALA, OU AINDA SELECIONAR OBJETOS. A IMPLEMENTAÇÃO SERÁ REALIZADA USANDO A LINGUAGEM PASCAL, DISPONÍVEL NO AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO DELPHI 6.0, DA BORLAND INCORPORATION, USANDO O SISTEMA O SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS, ENTRETANTO, A BIBLIOTECA OPENGL FOI ESCOLHIDA PORQUE APRESENTA ALTA PADRONIZAÇÃO, PODENDO SER FACILMENTE PORTADO PARA O SISTEMA LINUX.003

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR RODRIGO ROSAN
Professor(es): ALMIR OLIVETTE ARTERO

Resumo:
ESTE TRABALHO VISA ESTUDAR E IMPLEMENTAR FORMAS DE CONTROLE DE DISPOSITIVOS EXTERNOS A UM MICROCOMPUTADOR PC UTILIZANDO O BARRAMENTO USB EM VEZ DA PORTA PARALELA. ESPERA-SE DESENVOLVER A DOCUMENTAÇÃO E O HARDWARE NECESSÁRIO PARA A AUTOMAÇÃO DE DISPOSITIVOS VIA PC.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VANDERLEI GARCIA GALDEANO
Professor(es): ROBSON QUINTILIO

Resumo:
ESTE TRABALHO PROPÕE A CONSTRUÇÃO DE HARDWARE E SOFTWARE NECESSÁRIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE MNITORAMENTO DE AMBIENTES, USANDO IMAGENS CAPTURADAS COM CAMERAS DE VIDEO, E TRANSMITIDAS PARA UM COMPUTADOR REMOTO, USANDO A INTERNET. O POSICIONAMENTO DAS CÃMERAS DE VÍDEO DEVERA SER REALIZADO USANDO MOTORES E TAMBÉM DISPOSITIVOS ROBÓTICOS, ACIONADOS REMOTAMENTE, A PARTIR DAS IMAGENS OBTIDAS. PARA ISSO, UM COMPUTADOR LOCAL, DEVERÁ SER USADO PARA SE COMUNICAR COM O ROBÔ E TAMBÉM PERMITIR O CONTROLE ATRAVÉS DE OUTROS COMPUTADORES CONECTADOS À INTERNET (ACESSO PARA O CONTROLE DO ROBÔ FEITO ATRAVÉS DE IDENTIFICAÇÃO POR MEIO DE SENHAS)

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2005 - 1/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RODRIGO ALVES NUNES
Professor(es): ALMIR OLIVETTE ARTERO

Resumo:
O USO DE EQUIPAMENTOS E MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA A MOVIMENTAÇÃO DE DISPOSITIVOS ROBÓTICOS NÃO É MUITO DIFUNDIDO NO BRASIL. A MAIORIA DOS PROJETOS UTILIZAM MOTORES QUE SÃO PESADOS E RUIDOSOS E QUE, EM ALGUMAS SITUAÇÕES PODERIAM SER SUBSTÍTUIDOS POR OUTROS MATERIAIS COMO OS CHAMADOS MÚSCULOS ELETRÕNICOS, QUE SÃO LIGAS ESPECIAIS QUE POSSUEM PROPRIEDADES QUE FAZEM COM QUE POSSAM SE CONTRAIR EM RESPOSTA AO AQUECIMENTO, QUE PODE SER CAUSADO PELA PASSAGEM DE UMA CORRENTE ELÉTRICA, POR EXEMPLO. NOSSA PROPOSTA É ESTUDAR E DOCUMENTAR AS CARACTERÍSTICAS DESSE MATERIAL E A VIABILIDADE DE IMPLEMENTARMOS APLICAÇÕES EM SUBSTITUIÇÃO AOS MOTORES.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MIRIAN ELAINE FERNANDES CACULA
Professor(es): ROBSON QUINTILIO

Resumo:
A ÁREA DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS VEM SENDO OBJETO DE CRESCENTE INTERESSE POR PERMITIR VIABILIZAR O APRIMORAMENTO DE INFORMAÇÕES PICTÓRIAS PARA INTERPRETAÇÃO HUMANA E A ANÁLISE AUTOMÁTICA POR COMPUTADOR DE INFORMAÇÕES EXTRAÍDAS DE UMA CENA. EM VISÃO COMPUTACIONAL, A ANÁLISE DE IMAGENS CONSISTE EM EXTRAIR INFORMAÇÕES A PARTIR DE UMA IMAGEM. ESSAS INFORMAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA MEDIR, DESCREVER E COMPARAR OBJETOS, COMO POR EXEMPLO, EM UMA LINHA DE PRODUÇÃO COM INSPEÇÃO AUTOMÁTICA, PODE-SE DETECTAR PRODUTOS QUE NÃO CORRESPONDAM A UMA CERTA ESPECIFICAÇÃO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS HENRIQUE DIAS DE SOUZA
Professor(es): LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
EXISTEM ORGANIZAÇÕES QUE POSSUEM UM GRANDE NÚMERO DE COMPUTADORES DISPOSTOS EM REDES DISTINTAS. PARA PROTEGER CADA REDE, FAZ-SE NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE FIREWALLS. É FUNÇÃO DO ADMINISTRADOR DE REDES CONFIGURAR E MANTER CADA FIREWALL DE UMA REDE. PARA DIMINUIR A CARGA DE TRABALHO DOS ADMINISTRADORES, É IMPORTANTE A UTILIZAÇÃO DE UMA FERRAMENTA QUE POSSIBILITE O GERENCIAMENTO DE FIREWALLS A PARTIR DE UM PONTO CENTRALIZADO. NESSE SENTIDO, O ADMINISTRADOR DE REDES EFETUA A CONFIGURAÇÃO DE TODOS OS FIREWALLS DE SUA REDE EM UMA FERRAMENTA LOCAL, E POSTERIORMENTE, TRANSMITE AS CONFIGURAÇÕES REALIZADAS AOS RESPECTIVOS FIREWALLS. ATUALMENTE NO GRUPO NETBUILDER, ENCONTRA-SE EM DESENVOLVIMENTO UMA FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE FIREWALLS HETEROGÊNEOS A PARTIR DE UMA NOTAÇÃO GRÁFICA. PARA QUE A MODELAGEM GRÁFICA POSSA SER CONVERTIDA PARA OS ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO DE FIREWALLS HETEROGÊNEOS, OPTOU-SE POR REPRESENTA-LA SEGUINDO UM PADRÃO XML, QUE TAMBÉM ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO NO GRUPO NETBUILDER. NESSE SENTIDO, DOCUMENTOS XML ESCRITOS NESSE PADRÃO, PODEM SER CONVERTIDOS PARA OS ARQUIVOS DE CONFIGURAÇÃO DO FIREWALL E POSTERIORMENTE TRANSMITIDOS PARA OS MESMOS.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DENILSON MASSAKAZU NAGAI
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
As configurações de firewalls de código aberto são mais complexas, porque devem ser feitas via console, dificultando o trabalho do administrador da rede. Devido as vantagens apresentadas por estes firewalls alguns desenvolvedores criaram sistemas gerenciadores de firewalls com interfaces gráficas para o usuário (GUI). Quando o usuário faz alguma modificação nas configurações do firewall, o software gerenciador precisa se conectar a um agente residente no firewall para transferir tais configurações. O agente recebe as configurações e as atualiza no firewall. Enviar regras para o firewall sem utilizar nenhum mecanismo de segurança pode ser perigoso, pois um atacante poderá interceptar as regras pela rede e/ou enviar regras modificadas para o mesmo. Garantir a segurança durante a transmissão significa que serão respeitados aspectos de: confidencialidade, integridade e autenticação. Para garantir a confidencialidade e a integridade dos dados utiliza-se a criptografia. Esta ciência pode ser usada para codificar os dados antes que eles sejam enviados por vias de comunicação, dificultando a decodificação dos mesmos, e garantindo a privacidade dos dados em caso de uma possível interceptação. Dados podem ser encriptados (codificados) através de algum algoritmo de criptografia. Para decriptá-los (decodificá-los), é necessário conhecer o algoritmo e a chave utilizada. A criptografia utilizada foi a de chave assimétrica, na qual são usadas duas chaves ligadas matematicamente. Se uma chave é utilizada para encriptar os dados, a outra deve ser utilizada para decriptá-los. Uma das duas chaves é mantida em segredo sendo referenciada como chave privada. A outra chave, denominada pública, é disponível a todos. Qualquer pessoa pode enviar dados confidenciais apenas utilizando chave pública, mas esses dados só poderão ser decriptados com a chave privada do destinatário. O objetivo deste projeto foi desenvolver uma biblioteca, em Java, e um agente de comunicação, em linguagem C, que transfire as regras de um host para outro, respeitando os aspectos de segurança acima descritos. Nesse contexto, o desenvolvedor de um gerenciador de firewalls não precisará conhecer técnicas de criptografia e autenticação, pois a biblioteca disponibiliza essas funções, simplificando a implementação da comunicação entre o agente e o software gerenciador do firewall.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VANIA REGINA SAVIO RODENAS
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Com a existência da necessidade de plataformas robóticas especializadas para a implementação de projetos acadêmicos e o alto custo de sua aquisição, surgiu-se a idéia de desenvolver projetos estruturais completos deste tipo de plataforma, deixando em aberto para o futuro usuário desta plataforma definir que tipos de sensores e circuitos eletrônicos de controle serão incorporados ao mesmo. Isso permite uma flexibilidade raramente encontrada em outros sistemas disponíveis. O projeto portanto enfoca a construção de plataformas de baixo custo e que atendam as especificações de outros projetos da UNOESTE e/ou outras universidades que apresentem implementações de controles autônomos em que seja importante a utilização de plataformas especificas em suas aplicações.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ELIAS ARMINIO ZAMPIERI
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL

Resumo:
A área de Arquitetura de Computadores trata-se de um conteúdo estritamente teórico e alheio à linha principal do curso, que normalmente tem um enfoque mais voltado à programação e sistemas. Logo os alunos sentem dificuldades para a compreensão correta de alguns conceitos, neste sentido as animações do softwares estaria ajudando no ensino de tal matéria. Outro aspecto interessante é a aplicação voltada para divulgação tecnológica, visando a inclusão digital de pessoas que possuem dificuldades no acesso a essas informações

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2005 - 2/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RAPHAEL PALACIO SOARES
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL

Resumo:
LIVROS TEM SIDO O REPOSITÓRIO FAVORITO PARA INFORMAÇÕES DESDE A INVENÇÃO DA ESCRITA, INDEPENDENTEMENTE DA MÍDIA QUE OS VEICULAM. ISTO ACONTECE PORQUE ELES APRESENTAM UMA SÉRIE DE VANTAGENS, COMO, POR EXEMPLO, O AGRUPAMENTO DE INFORMAÇÕES PERTINENTES EM UM ÚNICO LOCAL. UMA DE SUAS UTILIZAÇÕES MAIS COMUNS É NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ATUALMENTE, A MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA, OU EDUCAÇÃO Á DISTÂNCIA (EAD), TEM RECEBIDO MUITA ATENÇÃO. SEGUNDO PRATA (2003) HÁ UM GRANDE MOVIMENTO PARA A CRIAÇÃO, USO E DISSEMINAÇÃO DESSA CATEGORIA DE ENSINO. PERCEBE-SE ASSIM, UMA UTILIZAÇÃO MAIS ACENTUADA DE LIVROS E PRINCIPALMENTE CONTEÚDOS DIGITAIS/HIPERMÍDIA COMO MEIO DE VEICULAÇÃO DAS INFORMAÇÕES. ISTO OCORRE, PRINCIPALMENTE, DEVIDO À SEPARAÇÃO EXISTENTE ENTRE PROFESSOR E APRENDIZ. NO ENTANTO, A CRIAÇÃO DE HIPERMÍDIA NA WEB TEM SIDO FEITA DE FORMA DESREGRADA, MUITAS VEZES DIFICULTANDO A COERÊNCIA DAS INFORMAÇÕES APRESENTADAS, OU AINDA DA ESTRUTURA EM QUE A MESMA ESTÁ ORGANIZADA, SEJA ELA, DE APRESENTAÇÃO, OU NAVEGAÇÃO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): LIDIANE DE ANDRADE PARISI
LILAN QUEIROZ SOUZA
Professor(es): MARCELO VINICIUS CRERES ROSA
CAETANO BOCCHI PEDROSO

Resumo:
O USO DE MÓDULOS TRANSMISSORES DIGITAIS HÍDRIDOS FACILITA ENORMEMENTE O PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE CIRCUITOS TRANSMISSORES DE INFORMAÇÕES DIGITAIS. NESTE PROJETO PRETENDE-SE IMPLEMENTAR UMA SOLUÇÃO ECONÔMICA E AO MESMO TEMPO SEGURA PARA A TRANSMISSÃO DE SINAIS DIGITAIS EXTRAÍDOS DE PORTAS DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES TIPO PC, PARA CONTROLE DE DISPOSITIVOS À DISTÂNCIA. TAIS SINAIS DEVEM SER CODIFICADOS NA TRANSMISSÃO E DECODIFICADOS NA RECEPÇÃO DE FORMA A EVITAR INTERFERÊNCIA EM OUTROS DISPOSITIVOS. COMO APLICAÇÃO DESTA SOLUÇÃO, PRETENDE-SE CONTROLAR À DISTÂNCIA UM PROTÓTIPO DE MECANISMO MOVIMENTADO POR UMA LIGA COM MEMÓRIA DE FORMA, DESENVOLVIDO EM PROJETO PARALELO.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MATHEUS PASCHOAL RAPHAEL
Professor(es): ROBSON QUINTILIO

Resumo:
Nos dias de hoje as empresas detentoras de informação procuram oferecer diversos meios de interação e comunicação com o público externo. Devido ao grande volume de informações pertencentes às empresas e a variedade de solicitações deste público nos canais de comunicação existentes, confundem ou dificultam a obtenção das informações desejadas. Uma forma de minimizar esta deficiência está no atendimento direto promovido pelos Call Centers, no entanto, a demanda de solicitações supera a capacidade do mesmo por questões de ordem técnica, e estes atendimentos são repassados para especialistas da área que por sua vez pode não atender a solicitação. Acredita-se que um sistema computacional que consiga entender e interpretar a linguagem de escrita do ser humano possa servir de instrumento para melhorar esses atendimentos. Este trabalho pretende continuar um sistema já iniciado e que realiza consultas em um banco baseado em processamento de Linguagem Natural. Neste trabalho serão investigados e desenvolvidos novos mecanismos de consulta e introduzida a linguagem AIML. A idéia é que o sistema possa ter um certo nível de inteligência e que possibilite uma forma de diálogo com perguntas e respostas, as respostas seriam baseadas nos resultados de consultas em uma base de dados.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 12/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDRE DAMASCENO AOKI
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
MARCELO VINICIUS CRERES ROSA

Resumo:
O SOH (Security on Hands), é um software capaz de configurar um firewall, a partir de componentes gráficos. Tais componentes foram projetados para representar configurações de qualquer firewall disponível no mercado. O projeto proposto consiste em desenvolver um plug-in do SOH, para a conversão de documentos no padrão FwXML para regras nativas do firewall IPTables. O plug-in será desenvolvido com o intuito de aumentar o campo de atuação do SOH permitindo que o usuário possa escolher o firewall utilizado.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DALBERSON CHIZZOLINI NOVO
ADILSON DIRENE ATALLA
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Até pouco tempo atrás, a cada um ano e meio, segundo a Lei de Moore, conseguia-se dobrar o poder dos processadores. Esse benefício era obtido porque os pesquisadores inventavam técnicas para aproximar os transistores do processador, diminuindo o espaço que os elétrons precisavam percorrer. No entanto, atualmente os pesquisadores tem encontrado sérias dificuldades em aproximar e diminuir os transistores, devido a fenômenos físicos que causam o aquecimento do processador e uma conseqüente perda de desempenho. Para melhorar o poder de processamento dos computadores atuais, mesmo diante da impossibilidade de o aumento de relógios de máquina dos processadores, as empresas que desenvolvem processadores optaram por adicionar dois ou mais núcleos em um único processador. Na prática, uma máquina que possui um processador com mais de um núcleo pode ser comparada, a grosso modo, com outra máquina que possui mais de um processador. Devido a natureza dos processadores multi-núcleos, os sistemas operacionais atuais precisam estar preparados para escalonar o tempo de processamento de todos os núcleos de modo que eles sempre tenham um processo em execução. Entretanto, os sistemas operacionais não permitem executar partes de um mesmo processo em núcleos diferentes. Esse trabalho deve ser feito pelo programador utilizando técnicas e ferramentas de programação concorrente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): BRUNA DIB DE AGUIAR
THAIS PUPO DE OLIVEIRA MACHADO
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Até pouco tempo atrás, a cada um ano e meio, segundo a Lei de Moore, conseguia-se dobrar o poder dos processadores. Esse benefício era obtido porque os pesquisadores inventavam técnicas para aproximar os transistores do processador, diminuindo o espaço que os elétrons precisavam percorrer. No entanto, atualmente os pesquisadores tem encontrado sérias dificuldades em aproximar e diminuir os transistores, devido a fenômenos físicos que causam o aquecimento do processador e uma conseqüente perda de desempenho. Para melhorar o poder de processamento dos computadores atuais, mesmo diante da impossibilidade de o aumento de relógios de máquina dos processadores, as empresas que desenvolvem processadores optaram por adicionar dois ou mais núcleos em um único processador. Na prática, uma máquina que possui um processador com mais de um núcleo pode ser comparada, a grosso modo, com outra máquina que possui mais de um processador. Devido a natureza dos processadores multi-núcleos, os sistemas operacionais atuais precisam estar preparados para escalonar o tempo de processamento de todos os núcleos de modo que eles sempre tenham um processo em execução. Entretanto, os sistemas operacionais não permitem executar partes de um mesmo processo em núcleos diferentes. Esse trabalho deve ser feito pelo programador utilizando técnicas e ferramentas de programação concorrente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): DANILO JOSE DE SOUZA CORREA
RODRIGO VEIGA DA SILVA
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
A idéia principal deste projeto consiste na pesquisa e a criação de uma ferramenta para gerar código-fonte de aplicações na linguagem de programação Java para web, basicamente utilizando as tecnologias de Servlets e JSP. Estas aplicações especificamente seriam programas, compostos basicamente de cadastros de informações, buscas de informações, relatórios e exibições para disponibilização de informações na internet. Quando a ferramenta for construída, seu uso se fará por um programador, que dentre outras coisas deverá modelar e construir o banco de dados que será utilizado na aplicação web. Após o banco de dados ter sido construído, o que o programador deverá então fazer é parametrizar a ferramenta para que ela possa gerar o código-fonte baseado na estrutura de construção de aplicações MVC da aplicação desejada. Este projeto de pesquisa propõe a investigação da linguagem de programação Java, assim como as tecnologias de Servlet e JSP e alguns frameworks Java para desenvolvimento de uma ferramenta capaz de gerar aplicações para tratar informações na web. As aplicações seriam geradas segundo uma estrutura de interfaces e funcionalidades pré-definidas pela própria ferramenta.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS RENATO DE SOUZA PERRI
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
A idéia principal deste projeto consiste na pesquisa e a criação de uma ferramenta para gerar código-fonte de aplicações na linguagem de programação Java para web, basicamente utilizando as tecnologias de Servlets e JSP. Estas aplicações especificamente seriam programas, compostos basicamente de cadastros de informações, buscas de informações, relatórios e exibições para disponibilização de informações na internet. Quando a ferramenta for construída, seu uso se fará por um programador, que dentre outras coisas deverá modelar e construir o banco de dados que será utilizado na aplicação web. Após o banco de dados ter sido construído, o que o programador deverá então fazer é parametrizar a ferramenta para que ela possa gerar o código-fonte baseado na estrutura de construção de aplicações MVC da aplicação desejada. Este projeto de pesquisa propõe a investigação da linguagem de programação Java, assim como as tecnologias de Servlet e JSP e alguns frameworks Java para desenvolvimento de uma ferramenta capaz de gerar aplicações para tratar informações na web. As aplicações seriam geradas segundo uma estrutura de interfaces e funcionalidades pré-definidas pela própria ferramenta.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 12/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAURICIO RODRIGUES DE OLIVEIRA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA

Resumo:
O presente trabalho expõe a criação de um software que utiliza a tecnologia Microsoft DirectSound para simular um equipamento chamado de processador de efeitos, utilizado por guitarristas para obter efeitos em tempo real no som produzido pela guitarra elétrica. O software deverá realizar a captura do sinal recebido da entrada do microfone, processá-lo adicionando os efeitos disponíveis com seus parâmetros e retornar o sinal processado na saída padrão de áudio da placa de som, consideração que o atraso entre a entrada e saída do som deverá ser a menor possível.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DIEGO COTINI DO COUTO
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO

Resumo:
A telefonia pela internet, também conhecida como VoIP (Voz sobre protocolo IP), tornou-se uma realizadade, atualmente milhares de usuários utilizam essa tecnologia para conversar gratuitamente pela internet, porém com a falta da regulamentação e de leis eficientes esse tipo de serviço pode ser utilizado para cometer crimes semelhantes aos utilizados hoje na telefonia convencional. O objetivo desse projeto é desenvolver um protótipo de uma ferramenta para investigação de conversas. Este protótipo deverá realizar a interceptação de chamadas telefônicas antes dos dados serem codificados e enviados pela internet. O projeto contará com dois programas, um que ficará oculto no computador do usuário capturando o áudio diretamente da placa de áudio e a enviando por stream para um segundo programa que residirá e uma outra máquina. A maneira utilizada para investigação de crimes na telefonia é a interceptação telefônica, ou seja, quando uma pessoa legalmente autorizada intercepta uma chamada, sem o conhecimento dos interlocutores, e grava uma duplicata da chamada ou a encaminha a um órgão de segurança pública. No entanto a telefonia VoIP é praticamente imune a tal medida já que os protocolos estão cada vez mais seguros, o que dificulta a decodificação dos dados e a investigação dos crimes. Inicialmente será realizado um levantamento bibliográfico sobre VoIP, redes de computadores, conexões com sockets, streaming media. Após o estudo do levantamento bibliográfico será iniciado a construção do protótipo, finalizando o projeto com testes e a escrita da monografia. O projeto será desenvolvido na FIPP, onde será utilizado o laboratório de estudos do NetBuilderGrupo de Pesquisa em Redes de Computadores da FIPP, que disponibiliza de infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto proposto. Os softwares utilizados serão livres, não sendo necessário a aquisição dos mesmos. Serão utilizados livros disponíveis na biblioteca e materiais disponíveis na internet.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 12/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO MARTINS CRUZ
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Os aviões convencionais possuem algumas desvantagens em relação aos dirigíveis não tripulados, estes não são silenciosos e possuem um custo muito elevado de operação. Já os dirigíveis permitem que sejam efetuadas manobras silenciosas em locais com pouco espaço e de difícil acesso, ou em velocidades mais baixas e pouca altitude. O objetivo deste projeto é desenvolver um protocolo de comunicação para dirigíveis não tripulados. O protocolo terá como objetivo coordenar a comunicação entre o dirigível e a estação de solo, enviando dados de telecomandos e dados de telemetria. Os dados de telecomando são provenientes da estação de solo e estes deverão atuar no controle remoto do dirigível e também acionar a captura de imagens (fotos) quando o operador desejar. Os dados de telemetria são os dados gerados pelos sensores do dirigível que serão capturados em um intervalo de tempo pré determinado, retornando indicadores de estado do dirigível, como por exemplo, sua altitude, velocidade e coordenadas GPS. Vale ressaltar que o desenvolvimento do dirigível bem como seu hardware não faz parte do escopo deste projeto, sendo assim a comunicação será feita a partir da porta serial simulando a estação solo e o dirigível. O projeto será iniciado por uma revisão bibliográfica sobre o funcionamento de protocolos de comunicação e portas como a serial, seguido0 de estudos práticos e definição do protocolo e então a sua implementação. O projeto será desenvolvido na FIPP, onde será utilizado o laboratório de estudos do NetBuilderGrupo de Pesquisa em Redes de Computadores da FIPP, que disponibiliza de infra-estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto proposto. Serão utilizados livros disponíveis na biblioteca e materiais disponíveis na internet.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): FABIANO BRANCHER
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Para se construir um Banco de Imagens Distribuído na Web, precisa-se ter mecanismos para controle e gerenciamento dos servidores. Os servidores seriam máquinas de estações de trabalho compostas de certo poder de processamento e memória. O controle e gerenciamento do sistema distribuído diz respeito ao: controle da distribuição dos dados do Banco de Dados; respostas de requisições realizadas por um servidor para todos os outros do grupo; gerenciamento do registro de novos servidores, bem com a exclusão de um já existente; entre outras atividades necessárias.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO DONHA IBANEZ
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
Um Banco de Imagens além de armazenar imagens e informações sobre essas imagens necessita de um sistema de recuperação adequado para permitir a recuperação das mesmas. Essa recuperação pode ser realizada de várias maneiras, como por exemplo: por forma, por similaridade de imagens, cor, textura, por consultas utilizando linguagem natural e por palavras-chave. Porém, a primeira etapa a ser realizada com cada imagem antes da consulta para recuperação é a descrição e a publicação das mesmas. Para isto, pensou-se na criação de um módulo para a descrição e publicação de imagens, bem como um módulo para prover uma melhor visualização dos resultados obtidos nas consultas. Estes módulos devem prover interfaces com funcionalidades adequadas e devem ser utilizadas em um ambiente Web.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDERSON MARTINS VIEIRA
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
Para se construir um sistema capaz de permitir armazenar e recuperar imagens de maneira satisfatória verifica-se a necessidade de se utilizar técnicas especiais de buscas. Sabe-se que atualmente a técnica mais utilizada é a associação de palavras com descrições associadas às imagens. Todavia, esta técnica é considerada muito simples e não atinge um nível satisfatório em suas buscas. A recuperação de imagens através da técnica de busca por forma consiste em realizar buscas de imagens utilizando um objeto (contorno ou forma). A técnica de busca por similaridade consiste na utilização de uma imagem base na tentativa de encontrar imagens no banco de imagens com características similares. Acredita-se que com o uso destas técnicas é possível realizar buscas mais eficientes e com resultados mais relevantes.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): THIAGO BONETTI DOS SANTOS
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
No desenvolvimento de ferramentas específicas para recuperação de imagens em que se obtenha resultados aceitáveis é necessário utilizar-se de métodos especiais de pesquisas. Mas para isso deve-se existir algoritmos eficientes para recuperação de imagens de maneira que os resultados obtidos sejam realmente o desejado. Comumente utilizam-se técnicas de recuperação de imagens através da incidência de uma determinada palavra na descrição da imagem. Porém, este método de busca é considerado simples e ineficaz, em que os resultados retornados são insatisfatórios. Contudo, a dificuldade na recuperação de imagens realmente desejadas leva à utilização de outras técnicas para retornar o maior número de imagens relacionadas à pesquisa solicitada. A recuperação de imagens através de cor e textura apresenta um novo contexto na recuperação de imagens digitais, em que representa uma nova vertente de pesquisas na área de processamento digital, mostrado-se com um grande potencial de inovação para banco de imagens. Enfim, acredita-se que é possível, através destes métodos, recuperar imagens com maior eficiência e obtendo resultados aceitáveis às pesquisas realizadas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ELIAS ARMINIO ZAMPIERI
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
O uso de módulos transmissores digitais híbridos facilita enormemente o projeto e desenvolvimento de circuitos transmissores de informações digitais. Neste projeto pretende-se implementar uma solução econômica e ao mesmo tempo segura para a transmissão de sinais digitais extraídos da porta paralela de computadores tipo PC, para controle de dispositivos à distância. Tais sinais devem ser codificados na transmissão e decodificados na recepção de forma a evitar interferência em outros dispositivos. Como aplicação desta solução, o sinal a ser transmitido poderá habilitar ou não aparelhos transceptores individualmente.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RENATO HENRIQUE BERG NEVES
Professor(es): ROBSON QUINTILIO

Resumo:
Nos últimos anos o uso de imagens digitais tem aumentado de forma significativa, principalmente após o surgimento da internet, que possibilita a comunicação e a troca de informações entre pessoas de todo o mundo. Isto tem ocasionado um enorme desafio na área de segurança, que garanta direitos autorais, proteção de propriedade e integridade de imagens digitais. Para enfrentar tal desafio, a técnica de marca d água digital foi definida. Uma marca d água é um código identificador, visualmente imperceptível, embutido numa imagem digital. Uma outra técnica é a Esteganografia que consiste em ocultar informação de tal forma que sua existência não seja percebida. Este trabalho visa investigar as pesquisas nessa área e desenvolver algoritmos capazes de por em prática o uso dessas técnicas.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): DANIELA MEDEIROS ELER
Professor(es): FRANCISCO ASSIS DA SILVA
LEANDRO LUIZ DE ALMEIDA

Resumo:
O Linux possui várias distribuições, mas nenhuma das distribuições encontradas no mercado são voltadas para estudantes que estão iniciando na área da programação. Tais estudantes não têm conhecimento sobre comandos, filosofia do sistema operacional e têm dificuldade em instalar o Linux. Esses fatores fazem com que os iniciantes em programação de computadores desconheçam o potencial de trabalho desse sistema operacional e até mesmo desista de utilizá-lo. Nas universidades, professores têm dificuldades de ensinar aos alunos a buscarem ferramentas alternativas que o Linux tem a oferecer, formando alunos despreparados e acomodados com o que já sabem, deixando de evoluir e ampliar seu próprio conhecimento. O objetivo do projeto é criar uma distribuição para alunos iniciantes na programação e computação, chamado BUSiX. Tal disponibilizará fácil acesso a ferramentas de desenvolvimento de software e a documentação de referência para as linguagens de programação disponibilizadas. O projeto ajudará várias instituições que ensinam computação ensinar e preparar melhor seus alunos para soluções de código aberto . O projeto inicia-se com pesquisas de compiladores, ambientes de desenvolvimento integrado e documentação das linguagens de programação. O próximo passo será implementar os resultados obtidos em pesquisas. O projeto será desenvolvido na Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP), onde será utilizado o laboratório de estudos do grupo NetBuilder - Grupo de Pesquisas em Rede de Computadores da Faculdade de Informática de Presidente Prudente que disponibiliza a infra estrutura necessária para o desenvolvimento do projeto proposto.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2007 - 12/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): BRENO MALACRIDA DOS SANTOS
DANIEL GASPARIN
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
O presente trabalho consiste no estudo do áudio digital e suas diversas aplicações na informática. O produto final desse estudo será a criação de pequenos módulos de sistemas que exploram as potencialidades do pacote Java API Sound em diversas aplicações, dentre elas, a telefonia, o processamento digital do som, a reprodução e o reconhecimento da voz.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VINICIUS HENRIQUE DIAS DE SOUZA
Professor(es): SILVIO ANTONIO CARRO

Resumo:
Neste trabalho pretende-se desenvolver um sistema simples para reconhecimento de códigos binários estampados na forma de barras claras/escuras. Tal sistema pode ter diversas aplicações como: conter informações direcionais para dispositivos robóticos, controle de armazenamento e manuseio de produtos diversos, etc. O sistema deve ser constituido de solução em Hardware e Software própria utilizando componentes de baixo custo e facilmente encontrados no mercasdo especializado

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ANDERSON MARTINS VIEIRA
Professor(es): ROBSON QUINTILIO

Resumo:
No mercado existem diferentes tipos de firewalls, cada qual com suas particularidades de configuração. Tais configurações são formadas por um conjunto de regras que controlam o trafego entre as redes protegidas pelo firewall. Organizações que possuem várias redes conectadas à Internet, provavelmente precisarão de um firewall para cada uma de suas redes. Entretanto, devido a vários fatores como custo e tipo tecnologia, esses firewalls podem não ser sempre do mesmo tipo, dificultando o gerenciamento dos mesmos devido a problemas de treinamento de pessoal. Um problema maior pode ser encontrado no desenvolvimento de uma ferramenta para realizar o gerenciamento centralizado e integrado desses firewalls.O SOH é uma ferramenta desenvolvida em JAVA para gerenciamento centralizado de firewalls heterogêneos. Ele utiliza a SPML, que consiste em uma notação gráfica formada por um conjunto de componentes relacionados a redes de computadores. Utilizando o SOH, o administrador da rede modela graficamente a configuração de seus firewalls e transfere tais configurações para os mesmos. O SOH cria um documento XML que reflete o modelo SPML. Tal documento é lido e convertido em configurações nativas dos firewalls. Para cada tipo de firewall é necessário um plug-in de tradução.Este projeto tem por objetivo criar um plug-in de tradução escrito em JAVA para o firewall NetFilter (IPTables) do sistema operacional Linux. O projeto será iniciado por uma pesquisa bibliográfica sobre firewalls NetFilter seguida por um estudo de caso prático desse tipo de firewall. O passo seguinte é estudar como foi implementado o plug-in de tradução para Packet Filter com o intuito de seguir o padrão de implementação utilizado para facilitar a integração do plug-in com o SOH. Finalmente o software será implementado utilizando a linguagem JAVA. O teste funcional será realizado colocando os arquivos gerados pelo software desenvolvido em um firewall NetFilter.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): GUSTAVO MARTINS CRUZ
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Atualmente encontra-se em desenvolvimento uma ferramenta chamada SOH (Security On Hands) para gerenciamento de firewalls hetergêneos a partir de uma notação gráfica denominada SPML (Security Police Modeling Language). O SOH está em um estágio inicial de desenvolvimento. Nesse sentido, o software não contém muitos parâmetros de configuração. Essa falta de parametrização não permite que o software se adeque às necessidades da rede modelada. O objetivo deste projeto é definir quais parâmetros deverão ser configuráveis no SOH e implementa-los, de modo que o software possa se adequar a vários tipos de implantação de firewalls. Algumas configurações já foram definidas, no entanto outras possibilidades deverão ser investigadas. Como exemplo de parâmetros de configuração pode-se citar configurações de transmissão (protocolos de criptografia, tipos de certificados digitais, tamanho da chave de criptografia, senha de assinatura do certificado digital, local de armazenamento dos certificados recebidos, etc...), configurações da linguagem (tipos de firewalls disponíveis para que a tradução seja realizada, permitir a associação de um componente firewall a tipo de firewall disponível para a tradução, etc...) e configuração dos plugins de tradução (quais plugins estão instalados e como eles podem ser encontrados pelo SOH).

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JULIO CESAR SANCHES VICENTE
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
Este projeto propõe a implementação de um sistema de processamento de imagens a ser usado no laboratório de análises biológicas da Unoeste (Campus I). O sistema a ser implementado deverá oferecer as operações necessárias às análises das amostras, como a quantidade e as medidas dos objetos imageados (células). A implementação será realizada usando a linguagem C++, disponível no ambiente de programação C++ Builder, da Borland Incorporation, que opera com o sistema operacional Windows.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LIVIA DELGADO VOLPE
Professor(es): ALMIR OLIVETTE ARTERO

Resumo:
Este trabalho trata da identificação facial de pessoas, usando técnicas da superposição de imagens. No caso da identificação de cadáveres, utiliza-se uma imagem obtida com uma fotografia da pessoa e uma imagem obtida com uma fotografia do crânio da pessoa. As técnicas investigadas serão implementadas em uma ferramenta que deverá operar de maneira semi-automática, ou seja, aproveitando o potencial humano de analisar padrões para auxiliar a realização da tarefa de superposição das imagens. Assim, o operador deverá verificar visualmente se as imagens usadas são compatíveis, o que é feito com uso de rotinas que permitem exibir uma transição, controlada pelo usuário, entre as duas imagens em análise, além de rotinas de rotação e controle de escala global, que em geral são diferentes nas duas fotos.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): VITOR RODRIGO ROSAN
Professor(es): RITA DE CASSIA BOMFIM LEITÃO HIGA
ALMIR OLIVETTE ARTERO

Resumo:
HCI (Human-Computer Interaction) é o estudo das interações entre pessoas (usuários) e computadores. Essas interações se dão por meio de interfaces, que incluem tanto o software quando o hardware, e têm como objetivo tornar a comunicação do usuário com os computadores mais fácil e amigável.A SPML (Security Police Modeling Language) é uma notação que possibilita a modelagem gráfica da estrutura de um firewall através de diagramas padronizados. Seus objetivos são proporcionar uma visão geral das configurações dos firewalls de uma rede de maneira mais intuitiva que arquivos texto utilizados pelos mesmos e permitir a modelagem de diferentes tipos de firewalls independente de tecnologia. O SOH (Security On Hands) foi construído com base na SPML e tem como objetivo a configuração de diversos tipos de firewalls a partir de uma interface gráfica intuitiva e amigável. Para tanto, os diagramas SPML são traduzidos em um documento XML padrão que representa configurações de firewalls, que por sua vez pode ser traduzido para as suas configurações nativas e então enviado ao mesmo para que entrem em produção.O objetivo deste projeto é aplicar os conceitos de HCI ao SOH para melhorar sua usabilidade e torná-lo mais simples e intuitivo tornando a interface de comunicação com o usuário mais amigável, pois caso a interface não seja amigavel ao usuário, o mesmo poderá optar por um outro software ou aprender as regras de firewalls devido a complexidade gráfica.Para realizar este projeto, primeiramente será realizado um estudo bibliográfico de HCI para que seus conceitos possam ser entendidos e aplicados posteriormente. No próximo passo será realizada uma avaliação do SOH em seu estado atual para que possa haver a descrição dos possíveis problemas e como eles serão resolvidos. Finalmente, ocorrerá a implementação das alterações sugeridas resultando em uma nova versão do software.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): RENAN CAMPANHARO ESTACIO
Professor(es): KLEBER MANRIQUE TREVISANI

Resumo:
O presente trabalho enfoca o estudo de novos algoritmos criptográficos oferecidos atualmente, bem como análise de desempenho e aplicabilidade sob o ponto de vista de viabilizar o uso de conceitos da física quântica como item a revolucionar a área de criptografia.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 7/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAIMUNDO BERNARDES COSTA NETO
Professor(es): ANA PAULA DOMENEGHETTI PARIZOTO FABRIN

Resumo:
O objetivo deste Projeto de Pesquisa é estudar os problemas e soluções encontradas na automatização de irrigação em agricultura. É uma técnica relativamente nova, sendo que a idéia básica é ter um computador controlando o acionamento da água, segundo a resposta de sensores. Deve-se considerar neste controle as necessidades do solo, bem como as condições climáticas no momento da irrigação.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2006 - 12/2006 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): TATIANA SILVA DE GOIS
Professor(es): FLAVIO PANDUR ALBUQUERQUE CABRAL
Alguma mensagem