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Geografia

Licenciatura | 6 semestres letivos | Noturno

Pesquisa Científica


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Resumo:
Este projeto tem por objetivo realizar a distribuição espacial da taxa de analfabetismo e de desemprego nos municípios do Pontal do Paranapanema para o ano de 2010. O método consiste das seguintes etapas: (1) revisão da literatura (2) levantamento e organização dos dados de taxa de analfabetismo e de desemprego; (3) projeto cartográfico dos mapas temáticos e (4) elaboração do mapa de analfabetismo e de desemprego. Tais mapas possibilitarão analisar se há um padrão na distribuição dos casos de analfabetismo e de desemprego na região do Pontal. Além disso, será possível identificar se há ou não uma relação entre a taxa de analfabetismo e a taxa de desemprego em cada um dos 32 municípios em estudo ou, mesmo, apontar quais são os municípios com os maiores problemas de analfabetismo e (ou) de desemprego. Os resultados desta pesquisa podem auxiliar no planejamento de ações estratégias de desenvolvimento social e (ou) em ações públicas direcionadas à minimização de desigualdades socioterritoriais nos municípios da região do Pontal do Paranapanema.

Protocolo: 3139 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2016 - 6/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): RAFAEL GONCALVES FELIPPO
MARCOS ARAUJO LIMA DA SILVA
LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
Esta pesquisa se propõe a discutir o processo de ambientalização curricular na educação superior, definido como a internalização da preocupação ambiental no currículo da graduação, tomando a Universidade do Oeste Paulista como espaço de análise. Dentro dos processos de ambientalização serão destacadas as disciplinas ambientalmente orientadas, as quais explicitam dimensões socioambientais nos seus planos de ensino. A pesquisa buscará verificar o papel destas disciplinas na formação acadêmica e profissional dos discentes, a partir das perspectivas de professores e de alunos. A metodologia utilizada consistirá num questionário diagnóstico com os coordenadores dos cursos de graduação do Unoeste, além de revisão bibliográfica .

Protocolo: 3055 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2016 - 1/2018 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
AUGUSTA BOA SORTE OLIVEIRA KLEBIS
ANA PAULA ALVES FAVARETO
CAMELIA SANTINA MURGO

Resumo:
A poluição atmosférica há muito têm sido alvo de abordagem e discussão, assim como os seus efeitos adversos provocados na saúde humana. Acredita-se que esses efeitos interfiram na qualidade da saúde em geral, mais especificamente na saúde respiratória de indivíduos diretamente expostos. Apesar de haver muitos estudos sobre os efeitos da poluição atmosférica sobre o sistema respiratório, ainda são escassos estudos investigando os efeitos da poluição atmosférica durante a prática de exercícios físicos regulares em ambientes abertos com constate fluxo veicular. Objetivos: Analisar a concentração de monóxido de carbono no ar exalado e percepção de esforço físico em praticantes de exercícios físicos regulares em um parque a céu aberto. Métodos: Serão convidados a participar do estudo indivíduos com idade entre 18 anos e 40 anos, de ambos os gêneros, praticantes de exercícios aeróbicos que frequentam um parque à céu aberto na cidade de Presidente Prudente/SP nos horários de pico de tráfego veicular. Responderão a um questionário sobre o nível de atividade física; seguido de avaliação dos dados vitais e antropométricos, por fim a mensuração do monóxido de ar exalado. Durante a caminhada supervisionada de 60 minutos, os pesquisadores avaliarão a percepção do esforço físico por meio da escala de Borg, mais detalhada adiante. Após a caminhada, os participantes serão reavaliados quanto o monóxido de ar exalado e sinais vitais, e por fim responderão a um questionário de sintomas respiratórios. Para análise de resultados será confeccionado um banco de dados eletrônicos criado no Excel®. Os dados serão descritos através das média e desvio padrão das variáveis, porcentagens e frequências simples.

Protocolo: 2931 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2016 - 1/2017 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GEIELI PAIXAO DE ANDRADE
LUIZ FELIPE MARQUES NOVAES
ALINE PORTO CARNEIRO
ISABELA CRISTINA DUARTE ARAUJO
VICTOR CESAR BELLONI DOS SANTOS
JULIANA FELIPE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
RENATA CALCIOLARI ROSSI
MARCUS VINICIUS PIMENTA RODRIGUES
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
Em Presidente PrudenteSP, o Parque do Povo é um espaço verde urbano que se constitui o principal espaço público de lazer e esportes da cidade, intensamente frequentado para o uso de seus gramados, calçadas circundantes, quadras esportivas e pistas de cooper, ciclismo e skate. Considerações a respeito da relação direta e positiva entre qualidade urbana ambiental satisfatória e parques verdes urbanos são constantemente trazidas em estudos recentes. Entre inúmeros benefícios, esses locais promovem oportunidades para a prática de atividades físicas. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo verificar o perfil dos praticantes de atividades físicas em parques urbanos, e em especial no Parque do Povo em Presidente Prudente-SP. A metodologia recairá numa pesquisa de abordagem quantitativa que será realizada em duas etapas. O nível de atividade física e características do uso/usuários do parque serão coletados através do System for Observing Play and Recreation in Communities (SOPARC). Este instrumento que se baseia em observações sistemáticas (scans) de áreas alvo selecionadas tem se mostrado confiável, sendo largamente utilizado a nível internacional para avaliar parques e espaços públicos abertos e recentemente foi utilizado no Brasil. Também será feito o uso de questionário construído para atingir os objetivos propostos, que será aplicado a 200 frequentadores do parque que sejam maiores de 18 anos e estejam praticando atividade física no local da pesquisa. Para a análise sistemática dos resultados será necessária uma analogia entre as literaturas selecionadas na revisão bibliográfica e as informações coletadas.

Protocolo: 2802 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2015 - 7/2016 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): CARLOS ROBERTO MOREIRA JUNIOR
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
JAIR RODRIGUES GARCIA JUNIOR
ALINE DUARTE FERREIRA

Resumo:
O estudo da bacia hidrográfica do alto curso do rio Santo Anastácio foi motivado por sua importância no abastecimento da cidade de Presidente Prudente, pólo regional do oeste paulista. O alto da Bacia Hidrográfica do rio Santo Anastácio localiza-se a oeste do Estado de São Paulo, compreendendo uma área total de aproximadamente 197,70 km2, abarcando, em sua extensão territorial, parte dos municípios de Álvares Machado, Anhumas, Pirapozinho, Presidente Prudente e Regente Feijó (DIBIESO, 2013). Surge, portanto, a necessidade de se realizar estudos na região desta bacia hidrográfica com a finalidade de levantar aspectos relacionados a distribuição hídrica local, identificando os corpos e cursos d´água. Para a realização deste estudo, têm-se como objetivo fundamental a utilização de técnicas cartográficas como ferramenta para o seu desenvolvimento, uma vez que esta ciência é uma forma eficiente para a transmissão de informações, tornando-se essencial no processo de planejamento ambiental e apoio à tomada de decisões. Deste modo, o propósito deste trabalho será realizar o mapeamento cartográfico e produzir cartas temáticas, relacionadas aos recursos hídricos, da região do alto da bacia hidrográfica do rio Santo Anastácio. Como subsídio para a elaboração dessas cartas serão utilizadas fotografias aéreas disponibilizadas pela EMPLASA (2010, 2011) e programas de geoprocessamento. A partir dos resultados obtidos, dever-se-á apresentar a análise quantitativa das classes temáticas definidas no projeto cartográfico, evidenciando as condições a que essa bacia hidrográfica se encontra em termos de proteção de seus mananciais

Protocolo: 2612 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2015 - 5/2017 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): JOSE GUILHERME MARQUES CHITERO
RODRIGO BERNARDO SOLDA
CAROLINA MORENA DUARTE BARBOSA
GERALDO AUGUSTO MAXIMIANO FERDIN
NORTON DE BIASI SANTOS
LUCAS PRADO OSCO
BRUNO MAGRO RODRIGUES
LETICIA APARECIDA COSTA
CINTIA RAMOS LOPES EVANGELISTA
NANGLY XAVIER RIBEIRO
MATEUS EDERLI
MARIA CLARA PISSOLATO
ALESSANDRA SANTOS
LUCELIA MARIA CASA GRANDE
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
MUNIR JORGE FELICIO
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O presente projeto tem por objetivo analisar a formação do professor em um curso de Licenciatura em Geografia de uma instituição de ensino superior privada, buscando compreender as proposições, concepões e ações que norteiam os cursos que propiciam uma formação com qualidade. A pesquisa se justifica pela necessidade de reflexão sobre a formação dos docentes e sua posterior atuação, buscando apontar os avanços e as limitações desse processo, com vistas a sua redimensão. A pesquisa se configurará em uma perspectiva qualitativa e estará apoiada em revisão da literatura e análise documental (projeto pedagógico do curso). O trabalho permitirá desvelar o conjunto de elementos que, de forma direta ou indireta, direcionam e definem o processo de formação do licenciado e compreender como esse processo contribui para uma futura atuação docente na educação básica cujas habilidades e competências revelem identidade e a profissionalização docente

Protocolo: 2400 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2013 - 7/2014 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MARCIA CARBONERA CAVALCANTI
Professor(es): RAIMUNDA ABOU GEBRAN
MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
A UGRHI-22 (Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos), ou bacia hidrográfica do Pontal do Paranapanema, pode ser vista como uma região estratégica, pois abarca o encontro dos rios Paraná e Paranapanema. A área, entretanto, é palco de uma degradação ambiental constante, decorrente de um histórico ocupacional errôneo, que persiste em assolar os recursos naturais remanescentes. Conquanto, os recursos, tal qual como se encontram, também representam a herança deixada por uma paisagem naturalmente fragilizada. Neste sentido, sua configuração apresenta características próprias, que devem ser avaliadas com o intuito de compreender melhor o ambiente regional. Justifica-se, portanto, a delimitação de unidades de paisagem para a área. Adianta-se, a este trabalho, o enfoque teórico-metodológico ao campo da geomorfologia, uma vez que melhor retrata o reflexo dos processos internos e externos da paisagem em superfície. Entende-se, portanto que estas unidades apresentem configurações específicas, com comportamentos díspares. Diante disto, o presente projeto procura associar as potencialidades e fragilidades paisagísticas da UGRHI-22, em específico em relação aos recursos hídricos, sejam estes superficiais ou subterrâneos.

Protocolo: 2156 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O atual Código Florestal, Lei 12.651/12 e suas respectivas alterações, vêm sofrendo críticas quanto sua real função na proteção das florestas e demais formas de vegetação nativa, da biodiversidade, do solo, dos recursos hídricos e do sistema climático, como proposto no Inciso I do Art. 1ºA. Diante desta discussão, este trabalho objetiva a comparação entre as Áreas de Preservação Permanente (APP) identificadas a partir da interpretação do atual e antigo Código Florestal (Lei 4.771/65), discutindo a problemática da redução das APP´s diante da dinâmica natural da alta bacia do ribeirão Areia Dourada, Marabá Paulista (SP). Estudos indicam que a preservação contemplada pelo antigo Código Florestal, com maior abrangência frente à dinâmica natural, é mais eficiente na proteção dos recursos naturais, enquanto a partir do atual Código Florestal a preservação não contempla tal proteção, o que contribui para agravar a problemática ambiental das áreas em estudo. Desta maneira, este projeto tem como finalidade levantar na bacia do alto curso do ribeirão Areia Dourada, as áreas de preservação permanentes de acordo com os Códigos Florestais de 1965 e de 2012, e verificar a eficiência dos dois códigos florestais associando a eficiência de conter os processos de erosão na bacia em questão.

Protocolo: 2160 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam, por meio da geometria dos terrenos, identificar os setores potencialmente mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Para isso será utilizada a metodologia proposta por Mendes (1993), com objetivo de verificar a eficácia dos mapas de morfometria do relevo no contexto específico da alta bacia do Ribeirão Areia Dourada, em Marabá Paulista (SP). Assim, este trabalho discutirá os dados obtidos mediante as cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo, em associação a dados sobre as características físicas, edáficas e geomorfológicas da bacia, obtidos através de levantamentos em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, as informações adquiridas devem contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõem a paisagem.

Protocolo: 2157 Início e Fim: Mês/Ano: 7/2014 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): RODRIGO COLADELLO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
Em seu desenvolvimento ao longo de diversas pesquisas, as avaliações morfométricas vêm contribuindo significativamente nos estudos geomorfológicos, pois possibilitam identificar os terrenos mais suscetíveis a processos erosivos e gravitacionais. Com base na metodologia proposta por Mendes (1993), com o uso das técnicas de De Biasi (1970), Spiridonov (1981) e Mauro et. al (1991), e com objetivo de verificar sua eficácia no contexto específico da área estudada, este projeto prevê a elaboração das cartas de declividade, dissecação horizontal, dissecação vertical e energia do relevo do rio Santo Anastácio, Estado de São Paulo. Aliada as cartas morfométricas, devem ser consideradas ainda, as características litológicas, dos solos e das feições erosivas da área, a serem levantadas em bibliografias, imagens orbitais e trabalhos de campo. Como resultado, espera-se que os dados obtidos possam contribuir de forma significativa na compreensão da configuração da bacia, principalmente na interdependência dos elementos físicos que compõe a paisagem, permitindo orientar o uso da terra e contribuir no ordenamento das atividades antrópicas de forma mais adequada à dinâmica natural da bacia.

Protocolo: 2161 Início e Fim: Mês/Ano: 6/2014 - 6/2016 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): LUCAS PRADO OSCO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
ANA PAULA MARQUES RAMOS

Resumo:
O presente trabalho tem objetivo delimitar a potencialidade do uso do solo para auxiliar no planejamento da exploração dos recursos naturais da bacia do córrego do Limoeiro, situada nos município de Presidente Prudente e Alvares Machado. Aplicar-se-à uma metodologia de análise empírica da fragilidade ambiental, através da elaboração de Inventário e Diagnóstico Ambiental, mapeando as características físicas e de uso da terra, empregando programas especializados. Pretende-se discutir os limites da potencialidade de uso do solo verificando se bacia está protegida da erosão, quais os fatores e as condições atuais e avaliar a qualidade sanitária da Bacia

Protocolo: 1820 Início e Fim: Mês/Ano: 10/2013 - 5/2015 Programa: PPD - Programa de Pesquisa Docente/PPG - Programa de Pesquisa de Pós-Graduação
Aluno(s): ANDRE TURIN SANTANA
MURILO MENDES DE ANGELO
ANDERSON MURILO DE LIMA
TAMIRIS GARBIATTI DE OLIVEIRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
EDILENE MAYUMI MURASHITA TAKENAKA
MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE
PATRICIA ALEXANDRA ANTUNES
MARCOS NORBERTO BOIN
MILENA PINOTTI SEGATO
ANA PAULA ALVES FAVARETO

Resumo:
O presente projeto tem por objetivo analisar a identidade da formação do professor em cursos de Licenciatura em Geografia de duas instituições de ensino superior (pública e privada) de Presidente Prudente, buscando compreender as proposições, concepções e ações que norteiam os cursos. A pesquisa se justifica pela necessidade de reflexão sobre a identidade profissional do docente de Geografia proposta por esses cursos, buscando apontar os avanços e as limitações desse processo, com vistas a sua redimensão. A pesquisa se configurará em uma perspectiva qualitativa, estará apoiada em revisão da literatura, análise documental (projeto pedagógico dos cursos) e entrevistas com docentes, alunos e docentes egressos dos cursos. O trabalho permitirá desvelar o conjunto de elementos que, de forma direta ou indireta, direcionam e definem o processo de formação do licenciado e compreender como esse processo contribui para uma futura atuação docente na educação básica cujas habilidades e competências revelem identidade e a profissionalização docente.

Protocolo: 1576 Início e Fim: Mês/Ano: 5/2013 - 2/2015 Programa: PPD - Projeto de Pesquisa Docente
Aluno(s): EDICLEIA DA SILVA CUSCHENIER DUARTE
Professor(es): HELENA FARIA DE BARROS
RAIMUNDA ABOU GEBRAN
MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
O estudo visa verificar por meio da história brasileira como se deu a ascensão e a formação profissional da mulher docente no Brasil, verificando também, a percepção da imagem da mulher na sociedade, tanto pelos seus próprios olhos, como para o mundo masculino. A partir da carreira no magistério, analisar os meandros das políticas educacionais no Brasil, a questão da formação dos educadores e sua (des)valorização profissional, assim como o histórico de falta de qualidade da educação básica pública nacional.

Protocolo: 197 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2010 - 2/2011 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): JANAINA APARECIDA DA SILVA
ROSIMEIRE CARVALHO DOS SANTOS MASUDA
Professor(es): MARCOS LUPERCIO RAMOS

Resumo:
Este projeto tem por finalidade apontar as diferenças entre educação rural e a educação urbana, e também na percepção de relação com o futuro, levantando hipóteses da necessidade de transformação desse meio devido o avanço de métodos educacionais decorrentes a globalização. Oferecendo uma nova visão na perspectiva de busca no mercado de trabalho. Trata-se de estimular novo conceito na escola rural, desenvolvendo novas perspectivas para o ingresso no ensino superior. Desta forma este projeto tem com objetivo contribuir para formação do estudante ampliando sua visão sobre o ensino superior

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 1/2009 - 11/2009 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): SAMIA PAIVA DA SILVA
LAIS ALVES DO NASCIMENTO
Professor(es): MARCOS LUPERCIO RAMOS

Resumo:
A presente pesquisa intitulada: Recursos hídricos superficiais e subterrâneos no Município de Presidente Bernardes: Distribuição, proteção e relação com os diferentes aspectos fisiográficos, têm por objetivo, fazer um estudo dos recursos hídricos no Município de Presidente Bernardes em suas dimensões superficiais e subterrâneas. Analisar o estado de conservação dos recursos hídricos e sua área de proteção, ou seja, as áreas de vegetação que o protegem, a qualidade das águas e suas eventuais fontes de contaminação. Justifica-se o presente projeto pela importância que a água assume nos dias atuais, especialmente em alguns municípios do oeste paulista onde os recursos hídricos superficiais e também os do subsolo apresentam exaustão em sua quantidade, e sua qualidade exige tratamentos para o consumo humano. A intenção é de contribuir para o melhor planejamento econômico, social e ambiental do município de Presidente Bernardes, visando conhecer e, poder propor medidas de utilização racional dos recursos hídricos, assim como práticas de conservação. A pesquisa será norteada pelas seguintes ações: levantamentos dos principais tipos de ocorrência, através de seus condicionantes ambientais: geologia; geomorfologia; hidrologia; e cobertura vegetal. Espera-se com o presente projeto, um aprofundamento teórico sobre a temática em questão bem como contribuir para o debate no meio acadêmico cientifico e social. Os resultados obtidos com a pesquisa serão apresentados em encontros e congressos realizados interna e externamente à Universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 8/2008 - 12/2009 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): MAITHE ALVES DE LIMA
Professor(es): MARCOS NORBERTO BOIN

Resumo:
O acesso à educação é fundamental, ela é um dos caminhos mais concretos para que os indivíduos possam transformar o seu meio, desenvolver seu papel social e de contribuir na sua própria formação. Com base nessas premissas, a educação se tornou, ao longo do tempo, um elemento-chave para o desenvolvimento social. Em outra perspectiva, é possível afirmar que o processo educacional é longo. Pois, nos dias atuais a educação formal encontra-se organizada desde a infância até a fase adulta do ser humano, que são as chamadas Educação Infantil, Educação Básica e o Ensino Superior. Todas essas fases e períodos da formação educacional do indivíduo são de direito e devem estabelecer o acesso a todos os cidadãos. No entanto, nem todos têm a possibilidade desse acesso de forma homogenia. O Brasil, ainda é um país marcado por grandes contrastes sociais e econômicos que infelizmente criam espaços de segregação, nos mais diversos segmentos da sociedade. Essa relação demonstra que há estruturas da cidadania não tão claros e próximos à população. Portanto, isso significa dizer que mesmo à educação sendo direito de todos, nem todos tem a mesma qualidade de ensino. Todavia, mesmo tendo escola para todos nem todos possuem a mesma escola. É a materialização da dialética na vida em sociedade, baseada nas desigualdades e combinações estratégicas do capital. Aqueles que não tiverem um padrão de ensino com qualidade terão dificuldades de inserir-se em uma faculdade (ensino superior), devido ao processo seletivo da universidade pública ou pela impossibilidade de pagar uma universidade particular. Por conseguinte, esse difícil acesso ao ensino superior restringe as chances de ocorrer um desenvolvimento social para as pessoas que sempre estiveram à margem da sociedade, como por exemplo, os moradores de bairros da periferia das inúmeras cidades brasileiras, no caso dessa pesquisa como o Humberto Salvador, situado na área urbana da cidade de Presidente Prudente/SP. Nesse sentido, cabe analisar com mais profundidade a questão do acesso ao ensino superior, para se possa ter uma compreensão de uma equalização de oportunidades aos indivíduos ou de uma autêntica dissimulação do nosso sistema.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 11/2008 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): WILLIAM FERNANDO CAMILO QUEIROZ
Professor(es): DENIS RICHTER

Resumo:
A presente pesquisa intitulada Expansão da cana-de-açucar: um estudo dos impactos socioambientais no oeste paulista tem por objetivo, fazer um estudo sobre os impactos ambientais causados pela expansão da cana-de-açucar e seus efeitos sociais. Justifica-se o presente projeto pela importância em debater o tema proposto no meio acadêmico cientifico bem como difundir por meio de publicações, os resultados obtidos com a pesquisa. Desenvolver-se-a a partir de leitura e análise bibliográfica pertinente, observação "in locu", análise comparativa de casos existentes apresentadas por pesquisas já realizadas sobre o assunto. Visando atingir um determinado fim, a pesquisa será norteada pelas seguintes ações: Fazer levantamento bibliográfico de pesquisas existentes sobre a temática proposta; Fazer leitura e análise bibliográfica do tema proposto; Mapear áreas de plantio dessa cultura no oeste paulista; Fazer análise socioambiental dos impactos causados expansão dessa cultura; bem como outras ações que poderão ser acrescentadas no decorrer da pesquisa. Espera-se com o presente estudo, um aprofundamento teórico sobre a temática em questão bem como contribuir para o debate no meio acadêmico científico e social. Os resultados obtidos com a pesquisa serão apresentados em encontros e congressos realizados interna e externamente a universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 3/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): ROBERTA OLIVEIRA DA FONSECA
THAIS SANCHES VIVIAN
LEANDRO APARECIDO DA SILVA
FRANCIANE LETICIA LOURENCO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
A presente pesquisa intitulada Presidente Bernardes: um estudo histórico-geográfico da evolução e declínio a partir da implantação e extinção da estrada de ferro sorocabana tem por objetivo, fazer um estudo sobre os fatores que contribuíram à ascensão e declínio econômicos da cidade de Presidente Bernardes. Justifica-se o presente projeto pela importância em debater o tema proposto no meio acadêmico cientifico bem como difundir por meio de publicações, os resultados obtidos com a pesquisa, visto que não se tem conhecimento da existência de pesquisa sobre o tema proposto. Desenvolver-se-a a partir de leitura e análise bibliográfica pertinente, investigação em, jornais, revistas entre outros, que retratem a história do município. Visando atingir um determinado fim, a pesquisa será norteada pelas seguintes ações: Reelaborar breve histórico do município; Fazer leitura e análise bibliográfica do tema proposto; identificar as atividades econômicas desenvolvidas no período de implantação da estrada de ferro Sorocabana; Fazer análise histórico-geográfico-ambiental do processo de evolução e declínio do município relacionando-a as atividades econômicas desenvolvidas; bem como outras ações que poderão ser acrescentadas no decorrer da pesquisa. Espera-se com o presente estudo, um aprofundamento teórico sobre a temática em questão bem como contribuir para o debate no meio acadêmico científico e social. Os resultados obtidos com a pesquisa serão apresentados em encontros e congressos realizados interna e externamente a universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2008 - 4/2008 Programa: PROBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica
Aluno(s): MAITHE ALVES DE LIMA
VALDOMIRO CASAROTI FILHO
ADELAIDE NABOR GALVAO
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
A presente pesquisa intitulada Cidade e meio ambiente: um estudo sobre os impactos ambientais causados por despejos de resíduos sólidos tem por objetivo, fazer um estudo sobre os impactos ambientais causados por despejos de resíduos sólidos em Presidente Prudente SP. Justifica-se o presente projeto pela importância em debater o tema proposto no meio acadêmico cientifico bem como difundir por meio de publicações, os resultados obtidos com a pesquisa. Desenvolver-se-a a partir de leitura e análise bibliográfica pertinente, observação "in locu", análise comparativa de casos existentes apresentadas por pesquisas já realizadas. Visando atingir um determinado fim, a pesquisa será norteada pelas seguintes ações: Fazer levantamento bibliográfico de pesquisas existentes sobre a temática proposta; Fazer leitura e análise bibliográfica do tema proposto; Identificar áreas de despejos de resíduos sólidos na cidade de P. Prudente; Fazer análise socioambiental dos impactos causados pelos despejos de resíduos sólidos em P.Prudente, bem como outras ações que poderão ser acrescentadas no decorrer da pesquisa. Espera-se com o presente estudo, um aprofundamento teórico sobre a temática em questão bem como contribuir para o debate no meio acadêmico científico e social. Os resultados obtidos com a pesquisa serão apresentados em encontros e congressos realizados interna e externamente a universidade.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 2/2007 - 10/2007 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): GILMAR RICARDO DE OLIVEIRA
Professor(es): MARIA HELENA PEREIRA MIRANTE

Resumo:
Levando em consideração a riqueza e a importância que se constituem os recursos hídricos, o presente projeto se justifica, pois se propõe a discutir e a analisar os impactos ambientais causados na microbacia do Córrego do veado na cidade de Presidente Prudente/SP. Desta forma, justifica-se investigar a situação do Córrego do Veado, enfatizando as causas e conseqüências da sua degradação, e as vantagens e desvantagens do crescimento urbano, e saber porque não houve um preocupação com este córrego que corta o município, que poderia ser um atrativo para a população. No local em que ele corta hoje é um parque Parque do Povo, onde é uma área de lazer e ponto turístico de Presidente Prudente. Portanto o presente trabalho tem como objetivo principal, entender a relação crescimento urbano e a manutenção dos recursos hídricos, analisando a importância dos recursos hídricos para o desenvolvimento urbano, visando apresentar ações à preservação do córrego do Veado, uma vez que este é afluente do Rio Santo Anastácio, um dos responsáveis pelo abastecimento de água do município.

Protocolo: 0 Início e Fim: Mês/Ano: 3/2006 - 12/2006 Programa: PEIC - Programa Especial de Iniciação Científica
Aluno(s): LUCILENE RODRIGUES FEIL TERRA
Professor(es): ALBA REGINA AZEVEDO ARANA
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