Mutirão do Lixo Eletrônico será sexta e sábado em Prudente


  • há 7 anos
  • Assessoria de Imprensa da Unoeste

No primeiro dia acontecerá nos distritos e no sábado será no bairro Ana Jacinta e Parque do Povo

Foto: João Paulo Barbosa Mutirão do Lixo Eletrônico será sexta e sábado em Prudente
Del Trejo, Galbiati, Haroldo Alessi e Rogério Alessi com os prêmios

O 10º Mutirão do Lixo Eletrônico de Presidente Prudente tem sua programação distribuída em dois dias. Na sexta-feira (9) haverá coleta nos distritos de Ameliópolis, Eneida, Floresta do Sul e Montalvão. No sábado (10): das 9h às 13h no conjunto Ana Jacinta e das 8h às 16h no Parque do Povo.
 
Embora esteja na décima edição, o evento está no nono ano, já que no primeiro ocorreram duas edições, em meses diferentes. A realização envolve a Prefeitura e a Unoeste, respectivamente através da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e a Faculdade de Informática de Presidente Prudente (Fipp).
 
O secretário municipal de Tecnologia da Informação, Rogério Marcus Alessi, tem a previsão de envolver 4 mil pessoas e arrecadar cerca de 60 toneladas. Haroldo César Alessi, um dos coordenadores da de cursos da Fipp, anuncia que estão sendo mobilizados 230 alunos para atuarem nos pontos de coleta.
 
Para o diretor da Fipp, Moacir Del Trejo, a importância maior continua sendo o envolvimento das pessoas, inclusive de pais e filhos ou avôs e netos atuando na prática da promoção de educação ambiental. “Nosso interesse maior é criar na comunidade a cultura de proteção ao meio ambiente”, disse o diretor.
 
Como estímulo à participação da população, os organizadores oferecem premiação através de sorteios que acontecem ao final de cada edição. Mais uma vez a Unoeste destinou dez bicicletas, videogame, notebook e tablete. Ao entregar o lixo eletrônico, a pessoa recebe um cupom para participar dos sorteios feitos no Parque do Povo.
 
Conforme Del Trejo, o envolvimento da direção, professores e alunos da Fipp no mutirão, em atuação voluntária, tem o caráter de extensão e conta com o apoio da Reitoria e dos pró-reitores Acadêmico, Dr. José Eduardo Creste, e de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Dr. Adilson Eduardo Guelfi.
 
O relações públicas da Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), Darci Galbiati, disse que toda a logística para o evento vem sendo preparada há mais de um mês, com intensificação nestes últimos dias. Dentre outras providências, está a instalação de barracas no Parque do Povo para abrigar o serviço de apoio aos voluntários.
 
O montante arrecadado será recolhido por empresa devidamente certificada pelos órgãos ambientais, por dar descaracterização e reciclagem de eletrônicos. Mais uma vez a Brasil Reservo – Gerenciamento de Descartáveis, com sede em Nova Odessa na região de Campinas, se prontificou em receber o que for coletado.