Você está em: Cursos Livres | Inclusão: Conceitos Básicos Sobre a Pess...

Inclusão: Conceitos Básicos Sobre a Pessoa Com Deficiência Visual

Duração do curso: 40 dias

O Curso

A Pessoa com Deficiência Visual e o seu desenvolvimento enquanto sujeito cultural e as suas condições de aprendizagem por meio da percepção sensorial tem sido forte objeto de estudo nos últimos anos, especialmente a partir do paradigma inclusivista inaugurado no Brasil com a Constituição Federal de 1988.
Entre outros meios, a Pessoa com Deficiência Visual utiliza recursos de Tecnologia, além do Sistema Braille e do Soroban, para aprender e ensinar. As questões adaptativas para a sua aprendizagem acarretam em um processo de uso de diferentes estratégias, meios e recursos didáticos específicos.
Os meios utilizados pelas Pessoas com Deficiência Visual são os caminhos isotrópicos (Vygotsky), criados para substituir o órgão ou sentido que está limitado.
A compensação é realizada no estado psicológico, por meio de uma readaptação mental das funções sensoriais, e pode receber os estímulos por outras vias receptoras. No processo educacional, determinados elementos são importantes para a construção do conhecimento desse sujeito, tais como os estímulos aos quais são expostos diariamente, sejam esses visuais, sonoros, motores, táteis, olfativos e gustativos.
O curso se justifica pela necessidade de compreender o indivíduo com Deficiência Visual, suas singularidades e recursos que podem ser utilizados para superar suas dificuldades.

Investimento: Clique aqui e consulte
Curso totalmente on-line!
De R$ 139,00 por

R$ 119,00

No boleto ou dividido no cartão sem juros!

Mais Informações

Aula 1: Acessibilidade e Braille
Aula 2: AEE para Deficiência Visual
Aula 3: Recursos de Tecnologia Assistiva para Deficiência Visual
Aula 4: Cartografia Tátil


Metodologia:

O curso é totalmente on-line, está organizado em 04 aulas e por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem - Aprender Unoeste serão disponibilizados o conteúdo on-line, as videoaulas e as atividades práticas. A avaliação acontecerá ao final do curso por meio de um questionário eletrônico.

A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste.

Diferenciais
O curso é totalmente on-line e interativo. Você mesmo conduz os estudos, conforme o tempo disponível e a dedicação. Assim que uma aula é finalizada, outra tem início até você concluir o curso. Essa flexibilidade só a Educação a Distância oferece e isso é o que possibilita conciliar trabalho, lazer e estudo com tranquilidade.

Abordar os conceitos fundamentais para a compreensão sobre o processo de inclusão educacional de Pessoas com Deficiência Visual.

Carga Horária:
40 horas

Duração:
40 dias

Coordenação
Profa. Dra. Thais Rubia Ferreira Lepre

NEAD - Núcleo de Educação a Distância - Campus II Bloco B1 Rodovia Raposo Tavares Km 572, Bairro Limoeiro CEP 19067-175 - Presidente Prudente - SP fone/fax: (18) 3229-3260 e-mail: extensao.ead@unoeste.br

OBS: A data de início do curso é determinada a partir do primeiro acesso a ele no ambiente virtual de aprendizagem Aprender Unoeste. Os certificados dos cursos de extensão são disponibilizados somente em formato digital para impressão na área do aluno.

Nós ligamos para você

Código de Segurança Verificação Captcha
Alguma mensagem