O “Hackathon FIPP” é um evento anual que reúne alunos dos cursos da Faculdade de Informática de Presidente Prudente (FIPP/Unoeste) para uma maratona de atividades técnicas relacionadas a um tema pré-estabelecido, cujo objetivo é propor modelos, soluções e ideias, inovadoras nas mais diversas áreas do conhecimento.

Diferente de outros, o “Hackathon FIPP” é precedido de um bootcamp, ou seja, primeiro o aluno é imerso em um treinamento específico sobre o tema proposto e depois parte para a maratona. Esse formato permite que o aluno aprenda na prática em um ambiente descontraído, porém desafiador e inovador.

O evento é lançado durante cada edição da INFOESTE e tem duração de dois dias. No primeiro
dia, um profissional com notoriedade no mercado, na área do tema proposto, conduz o bootcamp. Já o segundo dia é dedicado à maratona de desenvolvimento na qual os alunos têm a oportunidade de experimentar uma situação do mundo real, simulando problemas e desafios de um trabalho em grupo, onde o tempo e a concorrência são elementos presentes.

Regras Gerais

O “Hackathon FIPP” é uma iniciativa da FIPP/Unoeste, que é responsável pelo planejamento estratégico, definição de regras, julgamentos e premiações. As seguintes regras compõem a organização do evento:

1) Poderão participar equipes de alunos/egressos dos cursos oferecidos pela FIPP/Unoeste, devidamente inscritos na INFOESTE;

2) As vagas serão limitadas a um total de 8 (oito) equipes, sendo compostas por 4 (quatro) participantes;

3) As equipes deverão se inscrever até a data estabelecida;

4) No primeiro dia, os alunos receberão um treinamento sobre o tema (bootcamp) e no segundo dia, participarão da maratona;

5) O aluno que não comparecer ao bootcamp não poderá participar da maratona;

6) Os resultados obtidos pelas equipes são de propriedade intelectual de seus idealizadores, mas poderão ser utilizados/publicados de forma integral, parcial ou adaptados para implementações reais. Portanto, os idealizadores cederão direito de uso parcial ou integral dos resultados à entidade promotora;

7) Os recursos, incluindo logotipos, imagens e marcas utilizados nas atividades da maratona são propriedade de seus respectivos detentores legais e, em caso de utilizações indevidas, a FIPP/Unoeste se exime de qualquer responsabilidade;

Regras Específicas

TEMA: Desafio de Interfaces

A temática escolhida para edição de 2019 é interfaces de software. Atualmente, no desenvolvimento das atividades propostas no programa de Estágio Supervisionado da FIPP/Unoeste identifica-se uma grande carência na qualidade e inovação do projeto de interfaces. A expectativa com a realização do “Hackathon FIPP” é criar novos modelos de interface, considerando as melhores práticas existentes, para servir como referencial acadêmico para futuros projetos.

15/05 - 1º DIA - Bootcamp

O bootcamp será conduzido por Paulo Carneiro. Designer Gráfico, Pós-graduando pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação - IGTI no MBA em Design de Interação, Usabilidade e Estética de Aplicativos, Websites e Sistemas Desktop. Atua como Lead Designer na empresa Foregon, maior marketplace de produtos financeiros do Brasil.

Horário: das 19h00 às 22h30.

Conteúdo Programático:

Neste dia, será apresentado o tema da maratona, ou seja, a necessidade de um cliente fictício para o qual os alunos deverão desenvolver uma interface baseada no conteúdo programático do bootcamp.

16/05 - 2º DIA - Maratona

Horário: das 9h00 às 17h00

Programação:

09h00 às 16h00 – desenvolvimento da interface:

a)   Cada equipe deverá elaborar um projeto para a problemática proposta;
b)   Durante essa etapa os mentores ficarão à disposição das equipes auxiliando com direcionamentos.

16h00 às 17h00 – julgamento:

a)   Cada equipe terá um pitch de venda de seu produto de 7 minutos;
b)   A banca de jurados se retira para discutir os resultados e retorna para anunciar os vencedores.

Premiação

Os membros da equipe vencedora (1º lugar) ganharão um day use no Terra Parque Eco Resort - um voucher por integrante da equipe.

Placas de premiação com a descrição do evento e certificado de participação aos melhores projetos (1º lugar, 2º lugar e 3º lugar);

Certificados de participação para as equipes que participaram nos dois dias do evento.

Inscrição

De 25 a 29 de abril, preenchendo o formulário disponível no link: https://forms.gle/8omVp9Yqk8sxguX89

Critérios para Julgamento

Aderência ao Tema;
Design:

  1. Os tamanhos dos blocos de texto estão adequados?
  2. As dimensões e resoluções das imagens estão adequadas?
  3. A tipografia está adequada?
  4. A utilização de paleta de cores está adequada?

Usabilidade:

  1. A interface é de fácil aprendizagem?
  2. A interface é de fácil uso?
  3. O usuário terá prazer em utilizar a interface?

Comunicabilidade:

  1. A interface transmite de forma eficaz e eficiente as intenções e princípios de interação que guiaram o design da mesma?

Coordenador do Hackathon FIPP: Desafio de Interfaces

Fenella

(Unicórnio Azul)
Fenella é apaixonada por computação e sempre está preocupada com a experiência do usuário durante o uso de interfaces. Defensora da ideia de que a tecnologia deve se adaptar às pessoas e não o contrário, esta simpática criatura ocupa-se em participar de eventos que divulgam técnicas de desenvolvimento de interfaces focadas na usabilidade dos sistemas. Fenella estará presente na 32ª INFOESTE coordenando o 2º Hackathon FIPP - Desafio de Interfaces.

Comissão Julgadora

Comissão Julgadora

Comissão Organizadora

Aglaê Pereira Zaupa
Ana Carolina Nicolosi da Rocha Gracioso
Sidinei de Oliveira Sousa
Silvio Antonio Carro

Unoeste